As 10 melhores chapinhas de 2022

As 10 melhores chapinhas de 2022

Independente de querer ter um cabelo mais liso ou simplesmente ajeitar um cabelo bagunçado, muitas pessoas buscam chapinhas no mercado. Uma boa chapinha consegue fornecer o resultado desejado dentro de alguns minutos e pode durar um bom tempo, ainda mais se for combinado com progressiva.

A chapinha também é responsável por fazer cachos e outros tipos de penteados diferenciados, independente do seu tipo de cabelo, se é ondulado, encaracolado, grosso ou fino, você pode ter resultados incríveis com a boa utilização desse aparelho composto por duas placas de cerâmicas que são aquecidas.

Para te ajudar, no meio de tantas opções do mercado, a escolher a melhor chapinha para seu uso, separamos uma lista com os principais modelos disponíveis e também diferenciar os modelos para uso domésticos, para você fazer sua chapinha no conforto de sua casa, ou profissionais, para você deixar o cabelo de seus clientes incríveis.

Além disso, também iremos responder as dúvidas mais comuns relacionados a chapinha, como escolher a melhor chapinha para você, qual é a melhor chapinha para progressiva e se as chapinhas danificam seu cabelo. Por fim, também teremos um guia de como você pode fazer chapinha no seu cabelo tomando o máximo de cuidado para não danificar seus fios.

Melhores chapinhas de 2022

Agora, veja quais são as melhores chapinhas disponíveis em 2022 para você fazer alisar, fazer cachos ou progressiva em seu cabelo e ter um resultado melhor:

  • Melhor chapinha profissional: Chapinha Lizze Extreme
  • Melhor chapinha para progressiva: Chapinha Taiff Titanium 450 Colors
  • Melhor chapinha para fazer cachos: Chapinha Gama Italy Elegance LED Keration Pro
  • Melhor chapinha de Titanium: Chapinha Babyliss Pro Nano Titanium
  • Melhor chapinha Tourmaline: Chapinha Mondial Golden Rose P-20
  • Melhor chapinha custo-benefício: Chapinha Gama Italy Eleganza Plus Profissional
  • Melhor chapinha de cerâmica: Chapinha Taiff Cerâmica Red Ion Profissional
  • Melhor chapinha para alisar o cabelo: Chapinha Gama Italy Eleganza Infinity One
  • Melhor chapinha rosa: Chapinha Gama Italy Bloom Ceramic Ion Rosa

Chapinha Lizze Extreme (melhor chapinha profissional)

Chapinha Lizze Extreme (melhor chapinha profissional)

A primeira chapinha da nossa lista e a melhor disponível no mercado, é a Lizze Extreme. Essa chapinha tem tudo que uma chapinha de ponta precisa ter e oferece isso por um excelente custo-benefício.

A Lizze Extreme é uma chapinha que conta com placa de cerâmica com revestimento em Titânio, que permite que a temperatura se espalhe mais rápido e deixe seu trabalho muito mais prático. Com esse tipo de revestimento, você não precisa ficar esperando muito tempo para passar a chapinha ou repetir o processo de alisar diversas vezes, o material que aguenta temperaturas bastante elevadas permite que o calor forneça um alisamento mais rápido.

Para combinar com a tecnologia de Titânio, a chapinha Lizze Extreme também consegue fornecer uma boa temperatura máxima de 250ºC, que é um valor excelente para profissionais da área de beleza que buscam uma prancha alisadora para seu salão. Com esta temperatura máxima, você conseguirá alisar cabelos mais difíceis, como crespos, ondulados e indisciplinados com muito mais eficácia. Vale a pena ressaltar que o tempo de aquecimento dessa chapinha é mais rápido, graças a sua tecnologia de aquecimento ultra rápido.

Esta chapinha também possui controle de temperatura, assim você consegue ajustar a temperatura de acordo com os fios de seu cabelo, se você tiver um cabelo liso, pode usar uma temperatura mais baixa, se tiver um cabelo crespo ou indisciplinado, pode usar uma temperatura maior. Todo esse controle de temperatura pode ser verificado através de seu visor de LED, merece destaque por melhorar o design desse modelo.

Por trabalhar com altas temperaturas, essa prancha alisadora também possui tecnologia de emissão de Íons negativos, assim as cutículas dos seus fios são seladas, fornecendo muito mais umidade e proteção contra danos nos seus cabelos, evitando frizz, ressecamento, além de dar resultados mais sedosos e brilhantes.

Para oferecer mais praticidade durante o processo de alisamento, essa chapinha também conta com cabo giratório. Com isso, você não precisa ficar fazendo malabarismo com o cabo para utilizar sua chapinha, basta apenas você fazer o movimento que deseja enquanto o cabo giratório facilita sua vida.

Para quem está buscando uma chapinha de ponta, a Lizze Extreme é uma excelente opção para você colocar na sua lista. Vale ressaltar que das chapinhas premium, a Lizze Extreme é a que tem sido mais buscada tanto para uso doméstico quanto pelos profissionais de salão.

Melhor preço

Chapinha Taiff Titanium 450 Colors (melhor chapinha para progressiva)

Chapinha Taiff Titanium 450 Colors (melhor chapinha para progressiva)

A Taiff Titanium Colors é uma das melhores chapinhas do mercado, mas além de ser uma chapinha com características incríveis, a primeira coisa que chama atenção nela é seu design. Aqui temos uma chapinha um pouco mais grossa, na cor preta e com detalhes que podem ser laranja ou rosa, depende da cor que você pegar. Certamente é um modelo de chapinha que irá embelezar seu quarto ou salão profissional, feita para aqueles que querem exclusividade.

A Taiff é uma placa de cerâmica que conta com revestimento em Titânio, que é um material que distribui o calor mais rápido pela chapa e aguenta maiores temperaturas, com isso você reduz o número de passadas nas mechas do cabelo por mais da metade. Essa é uma tecnologia muito útil para aqueles que buscam uma chapinha com o principal intuito de fazer progressivas e penteados definitivos.

A Titanium 450 Colors da Taiff também conta com o sistema de placas flutuantes chamado Flutação Orbital, tecnologia que permite a movimentação 3D da placa de cerâmica em vários sentidos, garantindo que suas passadas sejam cada vez mais uniformes, evitando cabelos amassados e desgrenhados.

Assim como as outras pranchas do mercado, essa prancha de Titânio também conta com tecnologia de emissão de Íons negativos, tecnologia essencial para proteger os fios grossos ou fios lisos do seu cabelo contra danos da alta temperatura. A tecnologia de emissão de Íons negativos sela as cutículas dos fios do seu cabelo, mantendo a umidade e evitando que o calor se distribua pela parte interna e deixe seus cabelos com aspectos ressecados ou com frizz.

O modelo apresenta um controle de temperatura, onde é possível controlar as temperaturas entre 200ºC e 230ºC, que é sua temperatura máxima. Com essa alta temperatura, você consegue garantir a eficácia da sua chapinha nos mais diferentes tipos de cabelos, seja com fios grossos, finos, cacheados, ondulados.

Melhor preço

Chapinha Gama Italy Elegance LED Keration Pro (melhor chapinha para fazer cachos)

Chapinha Gama Italy Elegance LED Keration Pro (melhor chapinha para fazer cachos)

A Gama Italy LED Keration Pro é uma chapinha que se encontra no valor intermediário, mas que conta com excelentes tecnologias, algumas delas sendo exclusivas, e um belo design, leve e compacta. Você pode utilizar essa prancha tanto para uso doméstico quanto para uso profissional em seu salão.

A Gama Italy Elegance LED Keration Pro é uma chapinha que possui sua placas de cerâmica, com esse revestimento você tem o calor da sua chapinha bem distribuído, que permite que você alise os cabelos com mais facilidade e de maneira uniforme. Para esquentar a chapa de cerâmica mais rápido, essa prancha conta com uma tecnologia chamada Quick Heat, que permite que a placa esquente em questões de segundos.

Essa chapinha também possui controle de temperatura, onde é possível você ajustar a temperatura de 130ºC até 230ºC graus, então não importa tanto se você quer fazer uma progressiva definitiva ou apenas fazer cachos, com esse controle de temperatura, você consegue ter muito mais versatilidade para executar penteados diferentes. Além disso, é possível acompanhar a temperatura atual através dos seus indicadores de LED, o que é bem útil para você ter mais controle da temperatura da sua chapinha.

O modelo conta com tecnologia de emissão de Íons negativos, que é uma tecnologia utilizada para selar as cutículas dos seus fios, enquanto você passa a chapinha pelo seu cabelo. Para combinar com essa tecnologia, o modelo também conta com a tecnologia Micro Glitt, que protege a queratina natural do cabelo, tornando seu resultado final um cabelo muito mais brilhante e sedoso.

Melhor preço

Chapinha Babyliss Pro Nano Titanium (melhor chapinha de Titanium)

Chapinha Babyliss Pro Nano Titanium (melhor chapinha de Titanium)

Por muito tempo, a Babyliss Pro Nano Titanium dominou a lista como melhor chapinha em diversos comparativos. E, ainda hoje, é uma das melhores, se não a melhor chapinha do mercado. A Babyliss Pro Nano Titanium foi uma das pioneiras no seu tipo de placa de Titânio, que é capaz de conduzir melhor o calor das duas placas, tornando suas alisadas ou progressivas definitivas muito mais rápidas e com melhores resultados.

A Pro Nano Titanium também possui uma tecnologia de aquecimento rápido, fazendo com que sua chapinha atinja a temperatura máxima em questão de segundos. Para suportar todo esse calor, a chapinha também conta com uma tecnologia chamada Habitação Ryton, que é o revestimento externo capaz de suportar altas temperaturas.

A temperatura máxima atingida por esta chapinha é de 230ºC, que é um ótimo valor até para quem busca fazer uso profissional dentro de salões. Além disso, também é possível controlar sua temperatura, que vária de 150ºC até 230ºC, que torna possível trabalhar desde cabelos mais lisos e finos, até cabelos grossos e rebeldes. O controle de temperatura pode ser acompanhado no visor de LCD, que fica na parte lateral da chapinha.

Este modelo também conta com placa flutuante, que faz com que as placas da sua chapinha sejam movimentadas em várias direções, oferecendo um cabelo sem amassados na hora de passar a chapinha.

A Babyliss Pro Nano Titanium também com emissão de Íons negativos, tecnologia feita para selar as cutículas do seu cabelo e evitar danos nos fios. Com essa tecnologia, você terá um cabelo com menos frizz, mais brilhante e hidratado. E para complementar, esta chapinha também conta com infravermelho, que é uma tecnologia utilizada para eliminar as toxinas do cabelo e deixar os mesmos com um aspecto mais saudável.

E por fim, esta chapinha também conta com cabo giratório, que torna sua vida muito mais fácil enquanto passa e desliza a prancha sobre seu cabelo. Com este recurso, você não precisa ficar fazendo movimentos para desembaraçar o cabo.

Melhor preço

Chapinha Mondial Golden Rose P-20 (melhor chapinha Tourmaline)

Chapinha Mondial Golden Rose P-20 (melhor chapinha Tourmaline)

A Mondial Golden Rose P-20 é uma das melhores chapinhas em termos de custo-benefício. Ela oferece tecnologias de ponta e ainda sim consegue ser oferecida no mercado por um bom preço. Ela também conta com boas opções de temperatura, que você pode usar tanto em casa, quanto no salão profissional, para os mais diversos tipos de cabelo.

A primeira coisa que chama atenção nessa chapinha é seu design, um rosa bem claro com uma combinação em preto, que dá um aspecto mais digital para a chapinha. Embora ela não tenha um Display que mostre a temperatura, ela possui um controle de temperatura analógico atrás das placas de cerâmica. Do lado da chapinha também temos um botão de trava de segurança, onde é possível bloquear e desbloquear a chapinha para uso.

As chapas da Mondial Golden Rose são feitas em cerâmica, que é um ótimo material para conduzir altas temperaturas. Mas mais importante que isso, a placa de cerâmica é revestida em Turmalina, que é um mineral que potencializa a ação dos Íons negativos. Um detalhe que vale a pena ressaltar, é que as placas dessa prancha também são placas flutuantes, que são placas que se movimentam conforme a direção que está sendo puxada, essa tecnologia é muito útil para evitar marcas e amassados no seu cabelo.

As temperaturas dessa prancha variam de 100ºC a 220ºC, que são temperaturas bastante distintas, podendo atender tanto cabelos mais difíceis quanto cabelos menos rebeldes. É possível gerenciar a temperatura da Golden Rose através do seu controle de temperatura analógico.

Essa chapinha também conta com emissão de Íons negativos, que como vimos antes, se trata de um recurso utilizado para fazer a selagem das cutículas dos fios e ter um cabelo com menos frizz, quebradiço ou com aspecto ressecado. Para potencializar esse recurso, a chapinha também conta com revestimento em Turmalina.

Para finalizar, esta chapinha possui cabo giratório, recurso essencial para conseguir manusear sua chapinha sem ter que ficar desembaraçando o cabo.

Se você busca uma chapinha de cerâmica por um preço médio, mas que conta com excelentes recursos de ponta, a Mondial Golden Rose é uma ótima opção para você ficar de olho.

Melhor preço

Chapinha Gama Italy Eleganza Plus Profissional (melhor chapinha custo-benefício)

Chapinha Gama Italy Eleganza Plus Profissional (melhor chapinha custo-benefício)

Para quem está a procura de uma chapinha simples e barata, que pode ser encontrada por um preço abaixo dos 100 reais, a Gama Italy Eleganza Plus é um bom modelo para ficar atento. A chapinha conta com um excelente custo-benefício, entregando uma chapinha de qualidade por um preço bem em conta.

Esta chapinha possui um design bem simples, sua aparência é um preto fosco com uma cerâmica preta. O modelo conta Thermal Plus em sua parte externa, para evitar que o calor seja conduzido para a parte de manuseio da chapinha.

O revestimento da Gama Italy Eleganza Plus é de cerâmica, um material muito utilizado na fabricação de chapinhas que consegue resistir a altas temperaturas. A temperatura máxima dessa chapinha é de 210ºC, também sendo sua temperatura única, mas necessária para você conseguir fazer sua chapinha ou progressiva em poucos minutos.

Este modelo também conta com tecnologia de emissão de Íons negativos, que como já descrito anteriormente, é uma tecnologia que tem objetivo de selar as cutículas dos fios do seus cabelos, preservando os nutrientes dos mesmos, evitando frizz e deixando seu cabelo muito sedoso, brilhante e com vida.

O modelo possui um cabo de 1,80 metros, que é mais recomendado para uso doméstico, já que você não terá tanta facilidade de manusear a chapinha em seu salão. Além disso, o cabo também possui uma alça que permite você enrolar o fio quando for guardar a chapinha.

Melhor preço

Chapinha Taiff Cerâmica Red Ion Profissional (melhor chapinha de cerâmica)

Chapinha Taiff Cerâmica Red Ion Profissional (melhor chapinha de cerâmica)

A Taiff Red Ion é outra chapinha de cerâmica para quem busca ter uma boa chapinha por um preço baixo e bom custo-benefício. A chapinha conta com ótimas especificações e pode ser encontrada por um preço abaixo dos 200 reais.

A Taiff Red Ion tem um design preto com as chapas de cerâmica pintada em vermelho, dai vem o nome Taiff Red Ion. É um modelo bastante atraente e que chama atenção em qualquer loja ou salão que você estiver.

O modelo possui revestimento em cerâmica, sendo assim capaz de resistir a altas temperaturas e distribuir o calor em suas duas chapas. Sua temperatura única é de 200ºC, que é um bom valor para quem busca fazer chapinhas rotineiras ou até mesmo escovas definitivas.

A Taiff Red Ion possui emissão de Íons negativos, que é um recurso utilizado para não deixar seu cabelo com frizz após uma as passadas de chapinha. A tecnologia funciona através da ação dos Íons que selam as cutículas dos fios, oferecendo um cabelo muito mais brilhante e com vida, como resultado final.

Por fim, a Taiff Red Ion é uma chapinha Bivolt, então você pode conectar ela em qualquer tomada da sua casa sem se preocupar com a voltagem.

Melhor preço

Chapinha Gama Italy Eleganza Infinity One (melhor chapinha para alisar o cabelo)

Chapinha Gama Italy Eleganza Infinity One

A Gama Italy Eleganza Infinity One é outra chapinha de cerâmica que se encontra com um preço bem barato, em relação a outras chapinhas do mercado. Aqui temos uma chapinha de cerâmica simples, mas que cumpre sua função de fazer alisamento, penteados e cachos no seu dia a dia.

O modelo conta com chapas com revestimento em cerâmica, o tipo de revestimento condutor mais utilizado em chapinhas e outras acessórios que precisam resistir a altas temperaturas.

Nesse modelo da Gama Italy, a temperatura máxima é 220ºC, que é um bom número tanto para quem busca apenas alisar os fios, quanto para quem busca fazer cachos e progressivas definitivas.

Assim como as outras chapinhas, a Eleganza Infinity One também conta com selamento de cutículas através da emissão de Íons negativos, tecnologia que ajuda a reduzir o frisado do seu cabelo e deixar o mesmo com um aspecto mais saudável.

O design dessa chapinha é preto bem simples, mas também bastante atraente. Sua prancha também se encontra na cor preta, deixando um visual bem mais discreto. Sua estrutura é feita de Thermal Plus, para resistir a altas temperaturas sem que o calor se espalhe para a parte externa.

Melhor preço

Chapinha Philco Argan Shine Rosa (melhor chapinha barata)

Chapinha Philco Argan Shine Rosa (melhor chapinha barata)

A Philco Argan Shine é a melhor chapinha barata que você irá encontrar. O motivo disso é que ela conta com excelentes recursos, alguns que só estão presentes em chapinhas de ponta, como revestimento em Tourmaline, por um preço bem mais acessível.

Para começar, vale a pena destacar o design dessa chapinha, que se encontra numa cor rosa bem chamativa. O modelo vai se destacar entre seus itens de beleza, tendo um visual fino, porém bastante agradável.

A Argan Shine da Philco conta com placas de cerâmica em sua composição, o material mais utilizado em chapinhas e outros itens de estética para aguentar altas temperaturas. A placa também possui tratamento com Argan, garantindo mais segurança e proteção na hora de alisar seus fios.

O modelo não possui controle de temperatura, assim como as outras chapinhas nessa faixa de preço, mas sua temperatura máxima é de 220ºC, que é alcançada alguns segundos após ligar a chapinha. Com essa temperatura, você irá conseguir tratar qualquer tipo de cabelo, seja cabelos lisos, grossos, finos, rebeldes ou comportados.

A Philco Argan Shine conta com emissão de Íons negativos incluída, tecnologia responsável por selar as cutículas dos seus fios de cabelo enquanto você alisa as madeixas. Essa tecnologia é utilizada para que você tenha um cabelo sem frizz e muito mais brilhante.

O modelo também possui cabo giratório, que vai facilitar sua vida na hora de manusear a chapinha e fazer penteados diferentes. O cabo giratório é um recurso muito útil para profissionais de salão, já que é preciso modelar diferentes tipos de penteados todos os dias.

Se você busca uma chapinha custo-benefício abaixo de 100 reais, a Philco Argan Shine é um dos modelos mais interessantes do mercado para você ficar de olho.

Melhor preço

Chapinha Gama Italy Bloom Ceramic Ion Rosa (melhor chapinha rosa)

Chapinha Gama Italy Bloom Ceramic Ion Rosa (melhor chapinha rosa)

A Gama Italy Bloom Ceramic Ion é uma das chapinhas mais bonitas que você vai encontrar na cor rosa. O modelo conta com um belo design slim, que irá chamar atenção de todo mundo que for na sua casa ou salão. Sua estrutura é uma combinação de um rosa neon na parte manuseável da chapinha e um azul, e os detalhes do cabo e botão sendo da cor azul também.

Além de possui um excelente acabamento a Bloom Ceramic da Gama Italy também conta com excelentes especificações. Sua placa de cerâmica consegue suportar uma temperatura de até 220ºC, que é uma excelente temperatura para os mais variados tipos de objetivos, seja alisar seu cabelo ou fazer cachos.

O modelo também conta com a emissão de Íons, tecnologia indispensável para proteger seu cabelo selando as cutículas e preservando os nutrientes dos fios. Com isso, seu cabelo não ficará com um aspecto frisado e terá muito mais vida após o alisamento.

Nessa versão você também encontra alguns recursos extras. O cabo giratório é um recurso importante se tratando de chapinha, principalmente se você for fazer uso profissional da mesma, já que você tem uma maior facilidade para manusear e executar cortes diferentes. Também tem a trava de segurança, que é um recurso muito importante para evitar queimaduras acidentais.

Por fim, vale ressaltar que este é um modelo bivolt, então você não terá problemas em conectar sua chapinha em qualquer uma das tomadas do seu quarto, banheiro ou salão.

Melhor preço

Como escolher a melhor chapinha

Sabemos que uma boa chapinha traz grandes benefícios para mulheres e homens que querem cuidar do seu cabelo. Mas antes de você comprar sua nova chapinha, existe algumas características que é importante você ficar de olho, para que você faça um bom negócio e desfrute tudo que uma chapinha pode oferecer.

Uma boa chapinha não é só capaz de alisar e fazer cachos no seu cabelo, mas também é capaz de proteger os mesmos enquanto você faz o processo de alisamento ou outra modelação. Para isso, existe algumas tecnologias como Emissão de Íons negativos, Infravermelho, Tourmaline e alguns outros tipos de revestimentos a base de produtos naturais.

Uma boa chapinha também oferece fácil manuseio, através de um cabo giratório de 360º, ou seja, estamos falando de um cabo que é capaz de você fazer uma rotação completa sem precisar se atrapalhar com o cabo.

Material e revestimento da chapa

A primeira coisa que você precisa ficar de olho antes de escolher sua nova chapinha é no material de sua chapa. O material da chapa é importante porque ele está muito relacionado a temperatura máxima que seu cabelo terá que aguentar.

A seguir, iremos listar os principais tipos de materiais e revestimentos e como você pode escolher o melhor de acordo com a sua necessidade.

Cerâmica

O revestimento de cerâmica é o mais comuns em chapinhas de todos os preços, mas principalmente nos modelos de entrada. O revestimento em cerâmica é muito popular por ser um revestimento barato, em relação aos outros tipos de revestimentos, Titanium e Tourmaline.

A placa de cerâmica também consegue aguentar altas temperaturas, embora não consiga conduzir e distribuir o calor tão bem quanto a placa de Titanium. Em média, uma chapinha de cerâmica consegue suportar por volta de 230ºC de temperatura máxima, o que é um bom valor até para uso profissional.

Titânio (Titanium)

O Titanium ou Titânio é o melhor tipo de material de chapinha topo de linha. Esse material é considerado premium e uma chapinha com ele tende a custar mais de 300 reais. Ele é muito procurado por profissionais de salões ou pessoas que querem estar com o cabelo sempre em dia.

O revestimento de Titanium tem a principal vantagem de conduzir melhor a temperatura gerada pela chapinha. A vantagem disso, é que você consegue ter uma temperatura elevada na sua chapinha, que é algo muito útil para profissionais de salão, que precisam fazer o processo de alisamento diversas vezes. Com uma boa temperatura, o número de passadas no cabelo pode ser reduzido para mais da metade, economizando bastante tempo para que você possa trabalhar melhor seu cabelo ou os cabelos de seus clientes.

Além disso, a chapa de Titanium também pode aquecer mais rapidamente, graças ao seu tipo de condução. Em questão de segundos, sua chapinha de Titanium consegue atingir a temperatura máxima para você poder trabalhar no seu cabelo.

Turmalina (Tourmaline)

Tourmaline ou Turmalina é um tipo de mineral que tem como principal benefício potencializar a ação dos Íons negativos, que é uma tecnologia utilizada nas principais chapinhas do mercado.

As chapinhas de Turmalina podem aparecer de dois jeitos diferente, o primeiro é o mais comum encontrado no Brasil, que é uma chapinha com a chapa de cerâmica com o revestimento em Turmalina. O segundo tipo é a chapa 100% em Turmalina, que daí já não é só o revestimento.

Modelos 100% em Turmalina são encontrados em poucas chapinhas no Brasil, mas esse tipo de chapinha é equivalente ou até mesmo superior a uma chapinha de Titanium, no quesito de cuidar dos cabelos, visto que, quando reguladas em baixas temperaturas, combinada com a potencialização dos Íons negativos, pode oferecer uma proteção máxima para os fios do seu cabelo.

Temperatura máxima e controle de temperatura

A temperatura máxima de uma chapinha é algo que você deve ficar de olho, porque é melhor você escolher a temperatura com base no seu tipo de cabelo. Caso você não queira se preocupar com isso, você pode escolher um modelo com controle de temperatura, que será útil para todos os tipos de cabelo.

No geral, as temperaturas variam de 180ºC até 230ºC, em alguns modelos de Titanium podendo chegar até 250ºC ou mais. No geral, também é possível pegar uma chapinha com a temperatura de 210ºC ou 220ºC, que é uma boa média que vai atender a maioria dos cabelos.

Cabelos lisos não precisam de uma temperatura tão alta, já que nesses casos, você irá usar mais a chapinha para esticar o cabelo e diminuir o frisado.

Quando falamos de cabelos crespos, você deve ficar atento ao seu objetivo, se for usar a chapinha para alisar ele, você deve pegar um modelo com temperatura por volta de 210ºC ou mais, mas se for para manter os crespos, você pegar uma temperatura baixa, em média 180ºC, para que ele não fique muito quebradiço e ressecado.

Se você busca utilizar para fazer cachos, progressivas ou modelar penteados, modelos com temperatura elevada, 230ºC em média, são cruciais na hora de economizar seu tempo, principalmente se você é um profissional de salão ou studio, já que isso irá diminuir o tempo e passadas necessárias para atingir o resultado desejado.

Emissão de Íons negativos

A emissão de Íons negativos é um dos recursos mais importante das chapinhas modernas. Em resumo, esse recurso é importante para proteger seu cabelo e reduzir o frizz, também dando vida e brilho para seu cabelo.

Os Íons negativos agem para selar as cutículas dos fios dos cabelos, com isso boa parte do calor emitido pela chapinha é bloqueado e você consegue proteger os nutrientes naturais dos seus fios.

Algumas tecnologias extras ou revestimentos, como o já citado Tourmaline, conseguem melhorar e trabalhar em conjunto com a emissão de Íons.

Infravermelho

O infravermelho em chapinhas é uma tecnologia relacionada a purificação do seu cabelo, já que o infravermelho age matando as toxinas, deixando seu cabelo mais vivo e sedoso.

Aquecimento rápido (Quick Heat)

Algumas chapinhas possuem aquecimento rápido, isso significa que a chapinha irá atingir sua temperatura máxima em questão de segundos. No geral, todas as chapinhas do mercado conseguem aquecer em questão de segundos, mas as chapinhas de Titânio conseguem ter um resultado melhor ainda.

Marcas que tem na descrição de suas chapinhas Quick Heat, se referem a modelos que possuem esse aquecimento rápido em questão de segundos.

Tecnologias e recursos extras

Existem outras tecnologias que agem diretamente no seu fio, como Micro Glitt, que protege a queratina natural do cabelo, Nano Silver, que atua como bactericida e fungicida (embora utilizar uma chapinha em altas temperaturas já tenha esse efeito), ou 3D ou 4D Therapy, que trabalha na restauração da estrutura molecular dos fios.

Além das tecnologias citadas acima, ainda existem algumas tecnologias extras que podem ser diferenciais na hora de escolher a sua melhor chapinha para comprar.

Por exemplo, modelos com cabo giratório conferem um manuseio mais fácil e maior versatilidade durante o uso do produto. Para profissionais de salão, que precisam realizar diferentes tipos de penteados ou fazer cachos em seus clientes, modelos com cabos giratórios são essenciais para facilitar sua rotina de trabalho.

Modelos com display de LED ou LCD mostram a temperatura da chapa naquele determinado momento. Então, com essa tecnologia fica muito mais fácil regular a temperatura ideal para seu cabelo.

Thermal Plus é uma tecnologia que é utilizada para proteger a parte externa da chapinha, evitando queimaduras nas mãos.

Alguns até possuem trava de segurança para evitar acidentes domésticos. As travas de segurança geralmente ficam do lado da chapinha e aparecem em forma de botão. Quando esse botão é apertado, a chapinha pode ser trava com as chapas juntas, evitando que alguém se queime sem querer.

Além disso, optar por chapinhas bivolt pode ser uma boa escolha, uma vez que você poderá ligá-la em qualquer tomada sem se preocupar com a voltagem.

Benefícios de ter uma chapinha

Benefícios de ter uma chapinha

A chapinha pode ser utilizada para muitas ocasiões, você pode tanto alisar ela para consertar um cabelo rebelde ou indisciplinado no dia a dia, mas também pode utilizar sua chapinha para realizar diversos tipos de penteados diferentes. Além disso, a chapinha é muito útil para a realização de procedimentos químicos no cabelo, como progressiva.

A chapinha também pode ser utilizada para fazer cachos e encaracolar seu cabelo. Para isso, basta apenas que você pegue a mecha da chapinha e gire seu cabelo em torno dela, criando ondulações que vão durar um bom tempo graças a temperatura da prancha.

Outra utilidade da chapinha é reduzir o frisado no cabelo e efeito de quebradiço. Nos dias que seu cabelo estiver com muito frizz, você pode utilizar a chapinha para alisar enquanto remove esse efeito.

Abaixo, vamos listar algumas das mais

  • Alisar o cabelo
  • Fazer cachos
  • Ajustar cabelos indisciplinados
  • Reduzir o frisado

Como fazer chapinha para alisar o cabelo?

Como fazer chapinha para alisar o cabelo?

Fazer chapinha é muito fácil, seguindo alguns passos, você conseguirá ter um cabelo liso e radiante com resultado de salão.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a passar a chapinha é aplicar um protetor térmico no seu cabelo. Isso irá ajudar a proteger seus fios contra as altas temperaturas e evitar cabelos ressecados e sem vida. Algumas tecnologias das chapinhas também irão te ajudar a proteger melhor os fios dos seus cabelos, como a emissão de Íons negativos.

Após isso, você precisa desembaraçar seu cabelo e separar ele em seções, pois isso deixará mais fácil você organizar as mechas de cabelo que irá passar. Você pode usar um prendedor de cabelo caso seu cabelo seja muito volumoso e difícil de controlar.

Em seguida, basta selecionar a temperatura ideal da chapinha para seu cabelo. A temperatura depende muito do que você deseja fazer nele e qual seu tipo de cabelo, caso você não saiba uma boa temperatura, recomendamos algo entre 180ºC a 210ºC.

Por fim, basta ir deslizando a chapinha nas mechas de cabelo, repetindo o processo algumas vezes para ter um resultado mais duradouro. O ideal é que você repita pelo menos umas 5 vezes para cada mecha. Lembre sempre de passar a chapinha do início até o fim de uma vez só, para evitar amassados e cabelos quebradiços.

Após o procedimento você ainda pode fazer algumas coisas para melhorar o resultado. Aplicar o secador de cabelo com jato de ar com temperatura ambiente ou um pouco mais frio. Você também pode aplicar leave-in e cremes para finalizar o resultado.

Como fazer cachos com a chapinha?

Como fazer cachos com a chapinha?

Fazer cachos na chapinha é muito simples e você pode fazer em casa. Com alguns minutos, você pode ter um cabelo totalmente cacheado para chamar atenção por onde passar.

A primeira coisa que você deve passar é aplicar protetor térmico nos fios dos seus cabelos. Como você utilizará uma chapinha para fazer os cachos, é importante fazer o uso desse produto para que você possa proteger os fios do seu cabelo.

Após isso, você deve dividir e separar os fios dos seus cabelos, para ter mais organização na hora de fazer os cachos com sua chapinha. Você deve fazer uma divisão no meio, que irá separar o seu cabelo entre duas partes.

Então, você deve pegar sua chapinha, segurar a ponta dos fios dos seus cabelos e ir enrolando o cabelo em torno da chapinha, segundo por alguns segundos. Repita esse processo em diferentes mechas, e você terá seu cabelo cacheado.

Por fim, você pode passar um mousse para cabelos cacheados ou creme modelador de cachos. Com esses produtos, os seus cachos podem durar mais tempo, além de ter benefícios de efeitos secundários dos produtos, como nutrição, mais brilho, toque mais sedoso, entre outros.

Qual é a melhor marca de chapinha?

Dentre todas as marcas de chapinha, existem algumas marcas que se destacam mais. Babyliss, Taiff, Gama Italy e Mondial são boas indicações de marca para você escolher sua nova chapinha. Ambas as marcas contam com chapas de excelente qualidade, aquecimento rápido e tecnologias indispensáveis para uma chapinha.

Quanto custa uma boa chapinha?

O preço das chapinhas costumam variar bastante. Se você busca uma chapinha boa e barata, terá que pegar uma chapinha de cerâmica, que custa por volta de R$100. Se você optar por uma chapinha mais profissional, terá que desembolsar em média R$400, para pegar uma chapinha de Titanium ou Turmalina, que amplificam a emissão de íons negativo.