As 10 melhores Smart TVs de 2022

Melhores smart tv

A Smart TV é o principal aparelho de entretenimento de uma casa. Seja para chamar seus amigos para assistir um jogo de futebol, assistir um filme com a família, ou maratonar uma série com a namorada. Para aproveitar o melhor que um televisor pode oferecer, separamos um guia explicativo e comparar as melhores smart tv disponíveis no mercado.

Antigamente, para você assistir seu filme ou série predileto, você teria que esperar um final de semana ou ir até uma locadora para alugar seu filme que você quisesse ver. Hoje, nossos televisores evoluíram muito, você pode assistir sua programação favorita com apenas alguns cliques em seu controle ou até mesmo utilizando comandos de voz.

Com uma smart tv, você pode ter acesso ao imenso catálogo de conteúdos disponíveis nos serviços de streaming. Se você quiser assistir a um vídeo, basta apenas acessar o YouTube e pesquisar diretamente do seu controle. Caso você queira ver filmes e séries, existem vários serviços de streaming por assinatura que disponibilizam uma enorme variedade que certamente irá te satisfazer, como por exemplo Netflix e Amazon Prime Video.

Melhores smart tvs de 2022

A seguir, veremos quais são os melhores modelos de smart tv disponíveis no mercado e como você pode escolher a melhor opção para a sua casa:

  • Smart TV 4K QLED Samsung Q60A
  • Smart TV 4K LED Samsung AU8000
  • Smart TV 4K OLED LG C1
  • Smart TV 4K Samsung Neo QLED QN90A
  • Smart TV 4K LED LG Nanocell 50 NANO75
  • Smart TV 4K LED Philips 50PUG7625/78
  • Smart TV Full HD LED LG ThinQ AI 43LM6370
  • Smart TV HD TCL 32S6500
  • Smart TV HD Panasonic TC-32FS500B
  • Smart TV 4K QLED TCL P615

Smart TV 4K QLED Samsung Q60A

Smart TV 4K QLED Samsung Q60A

Antes da Neo QLED surgir, o QLED era a alternativa da Samsung para brigar com as TVs OLED da sua principal concorrente, já que oferece uma tv com excelente qualidade de imagem e níveis de preto bem profundo. A Q60 foi o modelo mais vendido da Samsung dentre os paineis QLED, e hoje a melhor oportunidade e o melhor custo-benefício para uma tv de 55 polegadas ou aproximadamente isso, já que é uma tv com qualidade de imagem superior e recursos incríveis, e se encontra na faixa de preço intermediária de uma TV LED e bem mais barata que uma TV Neo QLED ou OLED.

A Samsung Q60A dispensa comentários sobre sua qualidade de imagem, nela você vai ter cores calibradas, vivas e bem naturais, excelentes níveis de brilhos e contrastes, pretos bem profundos, resolução máxima Ultra HD 4K (2160 pixels), um ótimo processador e um sistema operacional smart bastante funcional. Tudo isso no seu incrível design, que conta com bordas finas que contribuem para realçar a imagem da televisão.

A Q60A conta com diversas tecnologias para polir a imagem, a primeira delas que vamos falar é a Dual LED, painel que é responsável por produzir uma imagem mais nítida e cores reais através de sua retroiluminação. Falando em cores, o modelo também apresenta uma tecnologia chamada Quantum Dot, que converte a luz em cores para que você tenha 100% do volume de cor independente do brilho ou contraste que você tiver configurado no Menu da sua televisão.

O processador de imagens da Samsung Q60A é o Quantum Lite 4K, um processador capaz de trabalhar otimização de conteúdos até a resolução de Ultra HD. O modelo conta com upscalling de 4K, tornando possível a conversão de um conteúdo de resolução mais baixa para se adequar as quantidades de pixels desta smart tv. O processador também possui uma ótima tecnologia de HDR chamada Quantum HDR, que trabalha com HDR10+, tornando os níveis de preto mais densos, as imagens mais vibrantes e um ótimo contraste para realçar as imagens da tela.

Para quem tem console de videogames ou computador gamer, essa smart TV também é uma ótima opção. Nela temos uma tecnologia chamada Motion Xcelerator, que consegue compensar os frames perdido na queda de fps de um jogo. Ainda falando de games, a tv possui um modo de baixa latência, para que você tenha uma movimentação de imagem mais suave, sem tanta desfocagem, borrões ou vibrações em jogos dinâmicos. Para quem prefere aquele aspecto de cinema, com bordas pretas, é possível assistir com aspect ratio 21:9 e 32:9, que dará uma imagem mais ampla para explorar melhor o cenário.

Não só de imagem se faz uma boa smart tv, a Q60A também apresenta um ótimo kit de áudio. Aqui temos o processador da Samsung para ter uma ótima experiência sonora. Para começar, o som é adaptativo em tempo real, isso faz com que ele se regule automaticamente sem que você precise ficar controlando o menu de som. A tecnologia Object Tracking Sound Lite cria uma experiência de som mais imersiva com seu canal de áudio extra virtual. E para quem tem Soundbar, também é possível ativar o Q-Simphony, que irá utilizar o som da TV como um canal próprio, combinando assim com os outros alto-falantes de seu soundbar.

Seu sistema operacional é o Tizen e o smart tv da Samsung é bem completo. Nele temos os maiores aplicativos de streaming, assim não faltará opção para assistir sua programação favorita. É possível utilizar um recurso chamado Multiview, para que você possa assistir muitos conteúdos ao mesmo tempo, que funciona de maneira semelhante as janelas do Windows. Também temos o recurso Tap View, que espelha a imagem do seu smartphone para a tela com um clique.

Por fim, a Samsung Q60A também conta com comando de voz, onde você pode acessar a programação da sua tv e navegar pela internet com seu assistente de voz favorito, seja o Google Assistente, Alexa ou Bixby, da própria marca. Além disso, essa tv também possui integração com IoT e torna possível controlar todos os dispositivos da sua casa inteligente.

Pelo preço que se encontra, pela qualidade de imagem e recursos disponíveis, essa é sem dúvida a melhor smart tv do momento.

  • Painel: QLED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Tizen
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa, Bixby
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV 4K LED Samsung AU8000

Smart TV 4K LED Samsung AU8000

Quando se trata de smart tv LED com resolução 4K e a partir de 50 polegadas, não poderia ser diferente, a Samsung vem dominando o tipo mais buscado de televisor há muito tempo. Não é pra menos, a Samsung AU8000 vem aprimorando a qualidade de imagem da sua smart tv que já era boa nas versões anteriores.

Nessa nova atualização da TV Samsung, você conta com o processador Crystal 4K, que oferece muito mais nitidez para suas imagens. Além disso, o processador é capaz de regular o contraste, cor e brilho do painel LED para oferecer uma imagem mais viva em relação aos modelos concorrente. Para complementar, o modelo apresenta Dolby Digital Plus, que oferece um áudio mais imersivo para filmes e séries. Com isso, você consegue assistir sua programação favorita com a melhor qualidade de imagem possível para um painel LED.

Seu design também merece destaque, a Samsung AU8000 conta com um recurso chamado Tela Sem Limites, que basicamente é a redução das bordas, destacando apenas a imagem no ambiente em que está a smart tv. Ainda sobre a tela, este também possui caneletas exclusivas para você esconder os cabos e deixar o ambiente em que a tv está instalada muito mais agradável e fácil de organizar.

O sistema operacional da TV Samsung é o Tizen, que é desenvolvido pela própria marca. Com o Tizen, você consegue assistir a maioria de serviços de streaming disponíveis no mercado, YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, HBO, Globoplay, entre outros. Além disso, o Tizen possui uma central de aplicativos, onde você pode baixar diversos programas para sua smart tv. A navegação do Tizen é excelente, oferecendo uma compatibilidade total com os principais serviços de streaming e sem travar, graças ao processador da Samsung.

A AU8000 também possui inteligência artificial que funcionam através do comando de voz, instruções que você dá diretamente do seu controle. Neste modelo, você pode contar com inteligência artificial Bixby, que é desenvolvido pela própria Samsung, que oferece a melhor experiência para navegar em suas TVs. Além do Bixby, você também tem Google Assistant e Alexa da Amazon, as melhores inteligências artificiais do mercado.

Para quem joga jogos, outra vantagem desse modelo é sua frequência de atualização, que embora a nativa seja de 60hz, seu processador consegue simular até 120hz. Assim, se você estiver jogando um game de 30fps ou 60fps, você sentirá uma imagem e movimentação mais fluída, graças a essa taxa de atualização da Samsung.

Sobre sua conectividade, este televisor conta com 3 entradas HDMI 2.0, para que você conectar diversos tipos de aparelhos na sua nova TV. Seu Wi-Fi integrado suporta frequências de 2.4Ghz e 5.0Ghz

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Tizen
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa, Bixby
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV 4K OLED LG C1

Smart TV 4K OLED LG C1

Se você está buscando qualidade de imagem independente do preço, a LG OLED C1 é a melhor opção de smart tv do mercado. Com bordas incríveis, um ótimo acabamento, um arsenal de recursos e tecnologias, a LG C1 certamente irá ser destaque em sua sala.

Para quem não sabe, os painéis OLED da LG são os que oferecem a melhor qualidade de imagem por conta do nível de preto. Isso significa que quando você estiver assistindo em uma sala escura e a tela ficar preta em um filme ou série, você não terá aquele preto azulado ou acinzentado, e sim um nível de preto bem profundo, com cores e contrastes bem definidos e excelentes ângulos de visão.

A tecnologia OLED funciona de modo diferente da tecnologia LED, nessa, temos lampadas de LED iluminando cada pixel de maneira individual, o que garante um preto perfeito e um contraste infinito.

Para agregar com o painel, a LG OLED C1 oferece o processador α9 Gen4, que é capaz de aprimorar a imagem do televisor através de tecnologias de inteligência artificial, como HDR Dolby Vision IQ, HDR10 Pro, Modo Auto Imagem, Otimizador de Jogos, entre outros recursos. Para quem joga jogos de última geração, sabe como esses recursos são importantes para melhorar a imersão e diversão.

Falando de jogos ainda, este televisor da LG também conta com resolução Ultra HD (4K), permitindo que você tenha o maior níveis de detalhes possíveis, seja jogando ou assistindo. Além da alta resolução, o ecrã dessa tv oferece uma imagem mais suave, graças a taxa de atualização de 120 Hz, que irá trazer mais conforto visual para quem passa muitas horas a frente da TV.

Sua inteligência artificial também se expande para sua qualidade de som, onde é outro aspecto que a TV OLED da LG se destaca. Nessa TV, temos tecnologias de ponta como qualidade de som AI Pro e Dolby Atmos, que vão deixar sua experiência muito mais imersiva.

Agora falando sobre o smart da OLED C1, assim como todos os modelos da LG, seu sistema operacional é o webOS 6.0. O webOS é um excelente sistema operacional, ele é rico em aplicativos, streaming e recursos. Dentre os aplicativos de streaming, você pode contar com YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, HBO, Apple TV, GloboPlay, Twitch, entre muitos outros que você pode baixar direto da loja virtual. Seu funcionamento é bastante suave e, aliado ao processador de alto desempenho desta televisão, é bem raro ver travamentos.

A LG OLED também conta com comandos de voz, o ThinQ AI tem compatibilidade com os assistentes de voz mais populares do mundo, que é o Google Assistente, Alexa e Airplay. Assim, você pode acessar sua programação predileta ou navegar pela internet apenas falando perto de seu controle.

O ponto negativo dessa televisão, além do preço, é que existe um risco, embora bem pequeno e que pode ser evitado, de burn-in, que cria uma imagem fixa na tela por conta de um LED queimado, já que como são vários LEDs funcionando simultaneamente, aumenta a chance de alguns darem problema. Mas isso é fácil de contornar, basta não deixar sua TV ligada com brilho alto por muitas horas em algum canal ou computador que tenha imagem fixa, seja um logo de canal ou barra de tarefas do computador.

  • Painel: OLED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 120 Hz
  • Sistema operacional: webOS 6.0
  • Assistente de voz: Google Assistant e Alexa
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV 4K Samsung Neo QLED QN90A

Smart TV 4K Samsung Neo QLED QN90A

Para competir com a tecnologia topo de linha da LG, a Samsung desenvolveu sua própria tecnologia, o painel Neo QLED, nome comercial da marca para sua a tecnologia Mini LED, e também é uma evolução do QLED, já utilizado em outros modelos de TV Samsung.

Comparado ao OLED, o Neo QLED da Samsung consegue oferecer um ótimo nível de preto e cores bem definidas, mas sem o risco de Burn In como acontece com a concorrente, o que é até uma jogada da marca. Em contrapartida, os níveis de pretos não batem a OLED, mas estão muito, muito próximo disso. No geral, é uma opção melhor que a OLED se você busca utilizar a tv como monitor ou deixar ela ligada por muitas horas, com mais brilho em ambientes mais claros, já que não tem o risco de Burn In.

A Samsung QN90A é uma TV com qualidade de imagem incrível, com uma resolução máxima Ultra HD (4K), painel Neo QLED, excelente ângulos de visão, várias tecnologias como Inteligência Artificial e taxa de atualização de 120 Hz, para deixar a movimentação da imagem mais suave. Combinado com seu sistema operacional Tizen, essa é sem dúvida uma das melhores, se não a melhor, smart tv de ponta do mercado. Combinado com seu design minimalista, a smart tv da Samsung consegue se destacar como principal atrativo de qualquer sala.

O Neo QLED da Samsung é um nome que a marca utiliza para denominar a tecnologia Mini LED, que é uma evolução da LED. A TV de Mini LED, funciona de modo similar ao LED convencional, só que para deixar as imagens melhores, é utilizada um painel de LCD para filtrar os pixels que estão sendo iluminados. Com isso, você consegue ter excelentes níveis de preto, cores bem definidas e não-saturadas, um bom contraste que resulta em uma qualidade de imagem incrível.

O processador utilizado pela Samsung é o Neo Quantum 4K, que consegue até mesmo aprimorar imagens que não possuem essa resolução nativa para algo próximo disso. Assim, se você estiver assistindo um filme em qualidade Full HD (1080p), a inteligência artificial da TV fará automaticamente o que chamamos de upscalling, que simula uma resolução maior do que a resolução original.

O processador também é capaz de oferecer HDR de alta qualidade graças a inteligência artificial. O HDR10+ e HDR 24x tornam os contrastes e cores de objetos a distâncias mais nítidos, o que melhora muito as imagens dos seus filmes ou jogos.

O sistema operacional Tizen é um dos mais completos para quem busca uma tv inteligente. Com ele, você tem diversos aplicativos de streaming, como Netflix, Amazon Prime, HBO, YouTube entre outros. A navegação dele é fluída e possui uma biblioteca enorme, onde você pode baixar outros apps.

A Tizen também possui comando de voz através de seu controle remoto, com integração total ao Google Assistente e Alexa da Amazon. Mas além desses, a Samsung também possui um assistente de voz próprio, chamado Bixby. Com o Bixby, você consegue acessar tudo que a smart TV da Samsung oferece. Também é possível controlar sua casa inteligente através desta TV, já que ela possui integração com IoT.

  • Painel: Neo QLED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 120 Hz
  • Sistema operacional: Tizen
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa e Bixby
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV 4K LED LG Nanocell 50 NANO75

Smart TV 4K LED LG Nanocell 50 NANO75

A LG Nanocell 75SPA é o principal televisor da LG na categoria de smart tvs 4K com 50 polegadas. O modelo é o que mais oferece tecnologias para sua faixa de preço, além disso possui um ótimo processador capaz de oferecer a melhor experiência em termos de qualidade de imagem entre os modelos concorrente.

Para começar, não poderíamos deixar de falar da NanoCell, uma tecnologia que utiliza micropartículas para filtrar e aprimorar a cor da televisão. Com isso, você consegue ter cores mais naturais e bem definidas, deixando para trás cores saturadas e borrões de imagens, como aqueles que você vê numa televisão de baixa qualidade quando a tela fica preta.

A resolução da TV NanoCell da LG é Ultra HD 4K, que suprirá a maioria das suas necessidades, já que a maioria dos aparelhos e streaming possuem 4K como resolução máxima. Sua taxa de atualização é 60 Hz, que também é suficiente para rodar os jogos de última geração com uma movimentação suave e sem travar.

Falando de inteligência artificial, este modelo conta com o processador α5, que é capaz de aprimorar a qualidade de imagem em diversos aspectos. Além de fornecer upscalling para simular uma resolução maior que a original em seus aparelhos, o processador também consegue diminuir o ruído, que é aquele serrilhado que vemos nos contornos quando olhamos mais de perto, e também melhora as cores dinâmicas, que combinado ao NanoCell, você terá cores RGB bem definidas.

Assim como outras smart tv topo de linha, a LG NanoCell de 50 polegadas também conta com HDR Ativo, tecnologia que melhora o contraste dinâmico da sua televisão, tornando muito mais perceptível a distância de paisagens e cenários. Os HDR disponíveis nesse modelo são o HDR10 e o HLG, que vai configurar automaticamente dependendo do filme ou jogo que você reproduzir.

O som deste modelo também se destaca, a LG NanoCell conta com Ultra Surround que fornece uma experiência de cinema para salas e outros ambientes. Para quem não sabe, o som Surround é aquele que simula sons de diferentes direções, dando um efeito 3D para o som. Combinado com a tecnologia Sound AI, que aprimora a qualidade do som, a LG consegue fornecer um dos melhores sons embutidos na tv disponíveis no mercado.

Assim como outros modelos da LG, este modelo se beneficia de um excelente conjunto smart que vem do seus sistema operacional webOS. Com uma gama incríveis de aplicativos de streaming como Netflix, Amazon Prime Video, Apple TV, HBO, Disney Plus, entre outros, opções é o que não faltam no sistema operacional da LG.

O webOS também conta com diversos assistentes de voz, os principais sendo Google Assistente, Alexa e o próprio ThinQ AI, da LG. Com esses assistentes de voz, além de você poder selecionar sua programação e navegar na web, você também pode controlar dispositivos da sua casa inteligente que estão conectados no seu ecossistema IoT. Tudo isso ao alcance do seu controle remoto.

Por fim, o modelo conta com 3 entradas HDMI 2.0 e 2 entradas USB, que permitirá que você conecte seus aparelhos ou dispositivos de mídia e possa usufruir dos seus filmes, séries e jogos prediletos.

Caso você esteja buscando uma smart tv 4K de 50 polegadas (ou mais) cheia de recursos, qualidade de imagem impecável, mas ao mesmo tempo mais barata que uma TV OLED e QLED, a LG NANO75SPA é um dos melhores modelos em que você deve ficar de olho.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Tizen
  • Assistente de voz: Google Assistant e Alexa
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV 4K LED Philips 50PUG7625/78

Smart TV 4K LED Philips 50PUG7625/78

A Philips 50PUG7625/78 também é uma smart tv de 50 polegadas e 4K, o grande ponto forte dela é seu excelente custo-benefício, que consegue trazer uma tv que não deve nada às principais concorrentes, mas ao mesmo tempo consegue ser bem mais barata.

Este modelo da Philips conta com um painel de LED com a resolução máxima Ultra HD 4K. Que serão o suficiente já que a maioria dos streamings e aparelhos suportam até essa resolução. Para melhorar ainda mais a qualidade de imagem, a Philips trouxe um mecanismo de pixel chamado P5 Perfect Picture Engine, que irá aprimorar a qualidade de imagem disponível na sua smart tv.

Essa TV também possui algumas tecnologias diferenciais, como HDR10+, que irá destacar a distância entre paisagens e objetos que aparecem na tela. Além disso, este modelo conta com Dolby Vision e Dolby Atmos, que irão transformar a qualidade de imagem e som da sua tv, para ter uma experiência imersiva igual um cinema. Esses dois últimos recursos são alguns dos motivos que levam muitas pessoas a comprarem as TVs dessa faixa da Philips, já que modelos de marcas concorrentes não apresentam tais recursos.

Seu sistema operacional Saphi é simples, mas é bem eficiente, com ele você tem acesso aos principais apps de streaming, dentre os quais podemos citar YouTube, Amazon Prime, Netflix, Globoplay, entre outros. Além disso, você baixar diversos outros aplicativos diretamente da loja de apps da Philips.

A tv também possui Bluetooth TX RX, onde você pode conectar fones de ouvido, soundbar e ligar eles diretamente com o som do seu smartphone, que irá transmitir o áudio e o vídeo da programação que você selecionar.

A TV possui um design simples, porém bastante limpo e agradável, deixando mais evidente a ótima qualidade de imagem do painel. A TV também possui 3 entradas HDMI e 2 entradas USB, para que você conecte seus dispositivos de mídia e aparelhos.

Se você busca uma smart tv de 50 polegadas, com resolução 4K, ótimos recursos de qualidade de imagem e som digital, mas que ainda sim conta com um excelente custo-benefício, este modelo de televisão da Philips pode ser o ideal para você.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Saphi
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV Full HD LED LG ThinQ AI 43LM6370

Smart TV Full HD LED LG ThinQ AI 43LM6370

Se você busca uma TV de 43" polegadas, a smart tv LG 43LM6370 é o aparelho mais interessante para tvs desse tamanho. Além disso, é uma ótima alternativa a tvs de 50 polegadas, já que com esses mesmos recursos, uma tv de 50 polegadas pode chegar a custar 1000 reais a mais. O modelo é bastante completo, e conta com muitas tecnologias, algumas delas que só vemos em televisores mais caros, como é o exemplo do Dolby Audio, Virtual Surround, tecnologias que aprimoram a qualidade do som, e ThinQ AI, que é inteligência artificial da fabricante.

Por ser uma TV de 43 polegadas, o modelo conta com a resolução máxima Full HD (1080 pixels), que é uma ótima resolução, já que a maioria dos serviços de streaming e aparelhos oferece a maior parte do seu conteúdo em Full HD. Além disso, a TV tem uma excelente qualidade de imagem, nada de cores exageradas, bons níveis de preto para seu painel LCD de LED e algumas tecnologias de processamento de imagens.

A LM6370 da LG tem um processador Quad Core, que é responsável por aprimorar a imagem da televisão e aplicar algumas de suas tecnologias. A primeira delas é o Dynamic Color Enhancer (Aprimorador Dinâmico de Cores), que como seu próprio nome já diz, melhora a imagem do painel para que suas cores tenham o aspecto mais natural possível. Outra tecnologia é o HDR, que melhora o contraste de objetos distantes, um recurso muito conhecido para quem gosta de jogar console de videogames.

Caso o conteúdo que você for assistir não tenha 1080p nativo, esse processador é capaz de fazer upscalling para Full HD, assim, se você tiver assistindo um filme ou série muito antigo, a tv irá usar de seu processamento para melhorar a resolução e qualidade do conteúdo.

O sistema operacional smart tv desse modelo é o webOS 5.0, que conta com os melhores aplicativos de streaming do mercado, seja Netflix, Amazon Prime, YouTube, HBO, entre outros. O webOS também é um sistema operacional muito fluído, que permite você navegar em sua interface sem experienciar travamentos.

Outro ponto positivo deste modelo é sua inteligência artificial, LG ThinQ AI, que permite que você controle todos seus aplicativos e recursos diretamente do seu controle remoto. Independente de você preferir Google Assistente, Alexa ou o próprio assistente de voz inteligente da televisão, você pode escolher o seu assistente favorito para ter mais facilidade ao acessar sua programação.

Sobre o design deste modelo, esta tv conta com bordas escuras e bem trabalhadas, seu painel conta com conectividade de 3 entradas HDMI 2.0, para você conectar todos seus aparelhos, 2 entradas USB para seus dispositivos de mídia, wi-fi integrado e conexão Bluetooth.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: Full HD
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: webOS 5.0
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV HD TCL 32S6500

Smart TV HD TCL 32S6500

Se você está em busca de uma smart tv menor, seja para instalar no seu quarto, sala ou até mesmo estabelecimento, a TCL S6500 de 32 polegadas é um modelo para ficar de olho. Este modelo de televisor é bastante completo pelo seu preço, e irá satisfazer a maioria dos consumidores que buscam uma tv boa e barata.

A TCL 32S6500 conta com um design bastante bonito, embora seja simples e fino, o que é bom já que por ser uma tv menor, você pode carregar ela com mais facilidade por conta do seu peso. Na parte de trás, contamos o painel com várias entradas, das quais podemos destacar duas entradas HDMI, entrada vídeo componente, USB e antena.

Os modelos maiores da TCL S6500 oferecem resolução máxima de até 1080p, mas por estarmos falando especificamente da tv de 32 polegadas, sua resolução máxima é de 720p, o que um ótimo valor para uma tv pequena. Precisamos lembrar que os pixels são pontos que são iluminados através de lâmpadas que ficam no painel, então quanto menor for uma tv, menor será a quantidade de pixels que ela precisa ter para oferecer uma boa imagem, já que mesmo que ela tivesse mais pixels, a maioria das pessoas não iriam ser capazes de notar os detalhes.

Aqui ainda temos alguns recursos de imagem, o Micro Dimming, que é responsável por analisar a imagem presente na tv e regular o brilho e a escuridão conforme a necessidade para oferecer uma imagem melhor. O HDR também está presente, recurso muito utilizando para regular brilho, contraste e oferecer uma imagem mais nítida, seja em filmes, séries ou jogos.

Além das tecnologias de imagem, temos Dolby Audio para uma melhor experiência sonora. O Dolby Audio é responsável por criar um som 3D, já que ele emite e controla os sons de canais diferentes, assim temos uma imersão maior com o que estamos assistindo.

O sistema operacional das smart tvs mais recentes da TCL é o Android TV, uma versão adaptada do mesmo Android que utilizamos para celular. Com esse sistema operacional, você é capaz de baixar milhares de aplicativos da que possuem compatibilidade com smart tv. Outra vantagem do Android TV, é que ele vem com Google Assistente integrado, tornando possível navegar e acessar seu entretenimento favorito com mais facilidade.

Sobre os aplicativos de streaming a TCL S6500 também possui os principais aplicativos de streaming disponíveis no mercado, então você contará com YouTube, Netflix, HBO, Disney Plus, Amazon Prime Video, entre outros. Além disso, por ter o sistema operacional Android, você é capaz de baixar e instalar diversos aplicativos menos conhecidos, mas que podem ser interessantes para adicionar novas funcionalidades a sua televisão.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: HD
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Android TV
  • Assistente de voz: Google Assistant
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

Smart TV HD Panasonic TC-32FS500B

Smart TV HD Panasonic TC-32FS500B

Sendo uma alternativa ao nosso modelo anterior, a Panasonic JS500B de 32 polegadas também é uma excelente smart barata para instalar na sala, quarto ou ambiente de trabalho.

A Panasonic é uma marca que produz televisores de excelente qualidade. Na época das tvs de plasma, a marca era a melhor fabricante, por oferecer um excelente nível de preto, cores naturais, tecnologias diferenciais de imagem/áudio e uma excelente durabilidade. Hoje a marca trabalha com poucos modelos no mercado nacional, e o TC-32FS500B é um deles.

Neste modelo, contamos com um painel de LED com resolução máxima de HD (720p), que é capaz de apresentar uma boa qualidade de imagem, já que não precisa de tantos pixels por se tratar de uma tv de poucas polegadas. A taxa de atualização presente é 60 Hz, que é um número bom já que a maioria dos conteúdos não precisa de mais de 60 fps (frames por segundo) para ter uma imagem suave, limpa e sem borrões.

A Panasonic possui um sistema operacional próprio que é derivado do Android TV, então podemos contar com muitas alternativas de aplicativos, seja de streaming, navegação ou outra utilidade. Por ser um sistema operacional baseado em Android, é possível baixar e instalar muitos outros aplicativos de terceiros.

A interface de controle da Panasonic é bem simples, mas isso é um aspecto que tem um lado positivo, já que conseguimos mexer nela com facilidade e sem travamentos, o que é uma experiência mais agradável ao usuário. Esta TV também possui um recurso chamado Mirroring, que é espelhar a tela do seu smartphone diretamente para a televisão, com isso você pode reproduzir o conteúdo do seu celular e assistir em tela grande.

A Panasonic TC-32FS500B conta com um design bem discreto e atraente, na parte de trás da tv temos bastantes entradas, sendo elas: 2 HDMI, que ficam na lateral do aparelho, 2 entradas USB, para que você possa conectar seus pen drives e dispositivos de mídias, entrada de vídeo composto, entrada Ethernet, entre outras. Além disso, esta versão também tem Wi-Fi embutido, que permite você acessar todo o conteúdo smart sem precisar ligar o cabo de internet.

Se você busca uma opção de smart tv 32 polegadas a um preço acessível, considere a Panasonic JS500B como uma opção.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: HD
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Android TV
  • Assistente de voz: Não
  • Inteligência artificial: Não
Melhor preço

Smart TV 4K QLED TCL P615

Smart TV 4K QLED TCL P615

A TCL P615 é mais uma alternativa de tv de 50 polegadas com resolução Ultra HD 4K e com um ótimo preço. Além disso, é um modelo com bastante recursos pelo preço que é oferecido, você tem desde tecnologias que melhoram a imagem até inteligência artificial para facilitar sua rotina.

A P615 possui um painel de LED que é capaz de reproduzir uma resolução de até 4K com uma ótima qualidade de imagem. Sobre suas tecnologias de imagem, aqui temos Micro Dimming, que é uma tecnologia responsável por analisar diversas regiões da imagem, controlando as tonalidades, brilho e contraste, oferecendo assim uma qualidade de imagem superior. Aqui também temos HDR, tecnologia muito reconhecida para quem joga videogames, que regula o contraste para oferecer uma imagem mais nítida com cores mais vivas.

Assim como outras smart tvs da TCL, o sistema operacional utilizado pelo aparelho é o Android TV. Com esse sistema operativo, você é capaz de reproduzir os melhores programas de streaming, Amazon Prime Video, Netflix, Disney+, HBO, entre outros. Além disso, por ser um sistema operacional de código aberto, é possível instalar diversos apps de terceiros e adicionar muito mais funcionalidades para sua tv inteligente.

A smart tv da TCL também possui os principais assistentes de voz do mercado, você pode alternar entre Google Assistente, Alexa da Amazon, entre outros. Por se tratar de uma smart com Android TV, recomendamos o Google Assistant, já que ele possui uma integração melhor com os recursos instalados na televisão. Além de controlar pelo controle remoto, você também pode utilizar seu smartphone e usar espelhamento, permitindo que você assista controle do seu smartphone e assista diretamente da sua tv.

Com a TCL P615, também é possível controlar e monitorar sua casa inteligente com aparelhos ligados pela IoT. Para isso, você precisa ativar o Google Nest e adicionar todos os aparelhos de sua casa com esse tipo de suporte, seja robô aspirador, geladeira, máquina de lavar roupa, câmeras, entre outros.

Por fim, o modelo possui várias entradas, as principais que podemos citar são: 3 entradas HDMI, HDMI ARC, 2 entradas USB para seus dispositivos de mídia, entrada AV (áudio e vídeo), entrada de antena e internet. O aparelho também possui Wi-Fi integrado, para que você não precise circular cabos de internet pela sala, conexão Bluetooth e ChromeCast Integrado.

  • Painel: LED
  • Resolução máxima: 4K
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Sistema operacional: Android TV
  • Assistente de voz: Google Assistant, Alexa
  • Inteligência artificial: Sim
Melhor preço

O que é smart tv?

O que é smart tv

Com a evolução tecnológica, diversos aparelhos tiveram uma mudança de seu funcionamento tradicional, a smart tv é um deles. Assim como nossos celulares, que antes só serviam para fazer ligações, evoluíram para smartphones, que são capazes de executar diversos tipos de aplicativos e ter muito mais funcionalidade. De modo simples, smart tv ou tv inteligente, é uma televisão capaz de executar diversas funções diferentes através da sua conexão com a internet. Essa conexão com a internet se dá através de um cabo Ethernet ou através de Wi-Fi integrado, que é o tipo mais comum entre as smart tvs mais modernas.

Quando falamos em smart tv, a primeira coisa que vem a cabeça são aplicativos de streaming, para poder assistir filmes e séries. Então, uma boa smart tv conta com esses apps instalados, YouTube, Netflix, Disney+, HBO, Globoplay, etc.

Para se ter uma ideia, antes das smart tvs, se quiséssemos assistir a um filme específico ou série, precisaríamos ter um aparelho de DVD e alugar o filme ou série em uma locadora, ou assistir a programação disponível da tv convencional. Hoje, com o mundo totalmente conectado, é possível assistir seu filme e série predileto com apenas alguns cliques em seu controle.

Em pouco tempo, os recursos das televisões inteligentes se aprimoraram cada vez mais, se há alguns anos atrás você já tinha essa infinidade de conteúdo controlando apenas do seu controle remoto, hoje você é capaz de controlar tudo isso através de um assistente de voz. Os assistentes de voz estão disponíveis nas tvs de ponta do mercado, sendo os mais famosos Google Assistant e Alexa da Amazon. Mais abaixo iremos explicar com mais detalhes sobre cada um desses assistentes de voz.

O último recurso, no quesito inovação de um sistema operacional smart, é a integração com casa inteligente. Ainda muito desconhecido, este recurso é capaz de utilizar sua smart tv para monitorar e controlar todos os aparelhos inteligente de sua casa, seja robô aspirador, máquina de lavar, geladeira, câmeras e muito mais. Esse recurso funciona através da sua conexão da internet e dispositivos interligados por algum software, por isso o nome IoT (Internet das Coisas).

E por se tratar de tv, as smart tv não só evoluíram no sentido de facilitar a vida do usuário, sua inteligência artificial também é capaz de aplicar diversas melhorias na qualidade de imagem e som do aparelho, tudo isso utilizando a capacidade de seus processadores.

Como escolher a melhor smart tv?

Como escolher a melhor smart tv

Agora, iremos te ajudar a escolher a melhor smart tv para sua casa e mostrar quais quesitos você deve ficar de olho antes de adquirir uma nova televisão.

Polegadas

Polegadas

A primeira coisa que as pessoas precisam se atentar ao comprar uma smart tv é ficar de olho em quantas polegadas a tela dela tem. As polegadas são importante por diversos motivos: elas ditam o preço que o aparelho irá ter, elas estão relacionadas ao espaço e ambiente que você terá em casa e também estão relacionadas a resolução que o aparelho pode possuir.

Normalmente, uma smart tv de até 32 polegadas vai ter uma resolução máxima de 720p, enquanto uma de 43 polegadas vai ter uma resolução aproximada de 1080p, de 50 polegadas para cima sempre recomendamos uma tv 4K, para você ter mais detalhes na imagem de sua televisão.

Hoje, os modelos mais procurados no mundo são de 50 e 55 polegadas, no Brasil é 32 polegadas, por conta do preço. Algumas pessoas apenas querem uma tv modesta que funcione bem, enquanto outras são mais entusiastas e procuram uma para ser seu cinema particular.

Para escolher smart tv de acordo com o tamanho do seu espaço, normalmente utilizamos uma tabela para que você possa ver as polegadas que o aparelho possui e a distância recomendada, conforme a tabela apresentada abaixo.

Tamanho da telaDistância Recomendada MínimaDistância Recomendada Máxima
26 polegadas1 metros2 metros
32 polegadas1,2 metros2,4 metros
37 polegadas1,4 metros2,8 metros
40 polegadas1,5 metros3 metros
42 polegadas1,6 metros3,2 metros
46 polegadas1,75 metros3,5 metros
50 polegadas1,9 metros3,8 metros
52 polegadas2 metros4 metros
55 polegadas2,1 metros4,2 metros
60 polegadas2,2 metros4,6 metros

Também é possível medir a distância recomendada com base na resolução e altura da tv. Para uma tv HD e Full HD, recomendamos a distância de 3x a altura da tv, para uma tv 4K, a distância pode ser 1,5x a altura da tv. Com isso, você conseguira tirar melhor proveito dos detalhes da smart tv.

Resolução máxima e qualidade de imagem

Resolução e qualidade de imagem

A resolução máxima que sua tv pode atingir também é outro fator muito importante, já que implica diretamente na qualidade de imagem que essa tv pode ter. Uma tv com mais resolução é capaz de suportar conteúdos disponibilizados em resoluções maiores, alguns modelos oferecem até Upscalling para adaptar conteúdos antigos para a resolução da tv.

A resolução da tv se dá pela quantidade de pixels que o painel ao todo. Esse cálculo é feito através da multiplicação dos pixels de largura por pixels de altura. Quanto mais pixels tiver a tv, maior será a capacidade da mesma de apresentar mais detalhes e, por consequência, terá uma qualidade de imagem maior.

Agora, iremos falar das principais resoluções de smart tvs:

HD (High Definition) 720p

As primeiras tvs de alta definição, e que continua sendo vendido bastante até os dias de hoje, são as tvs HD 720p. Essas tvs possuem uma resolução de 1280 x 720, que corresponde a 1280 pixels de largura e 720 pixels de altura.

Hoje, o sinal da maioria dos canais é disponibilizado somente em digital, para você poder assistir esses canais, você precisará de uma televisão no mínimo em HD.

Full HD 1080p

A resolução Full HD é a mais utilizada para conteúdos nos dias de hoje. A maioria dos aplicativos de streamings e jogos tem suporte para essa resolução. A resolução Full HD é capaz de oferecer mais níveis de detalhes que a HD normal, já que conta com mais pixels. Sua exibição é de 1920 pixels de largura por 1080 de altura (1920 x 1080).

UHD 4K 2160p

Ultra HD ou 4K é a sensação do momento, já que oferece muito mais detalhes que a TV Full HD. A resolução 4K está começando a ser bastante usada agora, os aplicativos de streaming estão trazendo seus novos conteúdos e adaptando os antigos para essa resolução. O mesmo acontece com os novos consoles de videogame. A resolução Ultra HD possui 3840 x 2160 pixels.

A resolução é um fator importante na hora de avaliar a qualidade de imagem de uma televisão, já que quanto mais pixeis, mais detalhes você terá na tela. Mas além disso, se possível vá até uma loja e avalie pessoalmente a qualidade de imagem que uma televisão, algumas pessoas preferem uma tv a outra, pois batem o olho e gostam do que veem, seja cores mais vivas e brilhantes, um nível de preto mais escuro, uma tonalidade mais natural ou um brilho bem forte.

A seguir, iremos falar dos painéis de tela, que também tem uma ligação muito forte com a qualidade de imagem e outros atributos de uma smart tv.

Painel da tela

É crucial entender quais são os principais tipos de paineis de como eles afetam diretamente as características da sua smart tv. Iremos agora apresentar os principais tipos de painéis disponíveis no mercado e como você pode escolher o mais adequado para você.

LED

Antes de explicarmos o que é uma TV de LED, vamos explicar o que é uma TV LCD. A TV LCD foi uma evolução da tv de plasma, que embora a qualidade de imagem da tv de plasma seja maior que a tela da LCD e LED, as tvs de plasma eram muito mais caras e difíceis de fabricar, por tanto acabaram caindo no esquecimento.

A TV de LCD veio para baratear e democratizar uma televisão com bastante polegadas e de altas resoluções. Para se ter ideia, uma TV de plasma de 50 polegadas, poderia custar mais de 10 mil reais, isso em uma época que o real valia bem mais.

A TV de LED é o modelo mais tradicional e que domina o mercado atualmente, seu funcionamento se dá através do uso de Diodos Emissores de Luz (LED) que ficam na parte traseira e iluminam a tela da sua tv. Estes emissores de luz que são responsáveis por iluminar os pixels da sua tela, o que da imagem para a televisão.

As telas de LED tem as vantagens de ter um brilho alto, cores vibrantes, preço barato, estrutura fina e bastante leve. Hoje, qualquer pessoa pode assistir conteúdos em alta definição por conta desta tecnologia.

Então para você nunca mais se confundir, LCD é a tela de cristal liquido e LED é o tipo de iluminação. A TV de LED é sempre feita na tela de cristal liquido (LCD), mas nem sempre uma tela nomeada LCD vai ter o painel de iluminação LED.

OLED

OLED (Diodo Emissor de Luz Orgânico) é hoje a tecnologia com mais qualidade de imagem do mercado, e é uma evolução das TVs de LED. A tecnologia OLED funciona através de uma camada de LED orgânica que é iluminada através de impulsos elétricos para exibir a imagem da televisão.

O OLED funciona a nível de pixel, isso quer dizer que ele não utiliza um painel traseiro para iluminar toda a tela, e sim pequenos pontos de iluminação que são ligados e desligados automaticamente através dos impulsos elétricos.

A OLED é hoje a melhor qualidade de imagem do mercado, para quem era fã da qualidade de imagem das tvs de plasma, hoje você tem tudo isso aprimorado com as tvs OLED. Com uma smart tv OLED, você tem níveis de preto melhores, e não aquele preto meio acinzentado ou azulado que vemos nas tvs de LED. É possível notar também cores mais vivas e nítidas, ainda sim com aspectos bem naturais e nada saturado. Os brilhos e contrastes também se beneficiam da tecnologia.

Deixando preço de lado, a única desvantagem da TV OLED é o risco de Burn In. Por se tratar de uma tv que tem iluminação a nível de pixel, pode acontecer de alguns desses pixels darem problema e a tela ficar com uma mancha permanente na tela. Isso é um pouco raro de acontecer, mas acontece.

O OLED a principio era uma tecnologia da LG, que deu uma grande vantagem para a marca por produzir o painel com a melhor qualidade de imagem do mercado. Hoje, outras marcas também trabalham com essa tecnologia, mas no Brasil apenas a LG oferece smart tvs OLED.

QLED

A TV QLED foi a resposta da Samsung para brigar com a OLED, só que não foi uma proposta para concorrer diretamente com a qualidade de imagem que a TV OLED oferecia. A QLED veio para diferenciar a Samsung das TVs de LED tradicionais, oferecendo uma qualidade de imagem melhor, mas sem aderir ao OLED, que possui o risco de Burn In, e assim se posicionando entre as tvs de LED e OLED.

QLED significa Diodos Emissores de Luz Quantum, que se dá pelos de pontos quânticos (Quantum Dots), tecnologia desenvolvida pela Samsung. O funcionamento deste painel é quase igual os de LED convencional, só que em adição à essa iluminação, é utilizado os Quantum Dots, que são nanocristais, que produzem diferentes tipos de cores em um momento exato. Esses pontos quânticos são rápidos e precisos para adicionar as cores, e resultam numa ótima melhoria na qualidade de imagem.

As telas QLED trabalham em conjunto com o processador da Samsung, então a combinação dos dois resultará numa melhora significativa dos atributos da televisão. Na parte do processador, ele será responsável por utilizar inteligência artificial para utilizar os recursos que melhoram a qualidade de imagem.

Em resumo, as vantagens da TV QLED em relação a tv de LED são uma ampla gama de cores mais vivas e precisas, até mesmo mais que a OLED, tons de pretos menos saturados, mas que ainda não é tão profundo quanto a OLED, e níveis de brilhos excepcionais, onde você poderá assistir conteúdos até em quartos iluminados sem ofuscar a tela.

Neo QLED (Mini LED)

Neo QLED é uma evolução da QLED normal da Samsung, só que desta vez ele não utiliza iluminação de LED, mas sim iluminação Mini LED.

De modo geral, a iluminação Mini LED funciona igual a iluminação de LED, só que ela utiliza Diodos Emissores de Luz menores, com menos de 0,2 milímetros. Dessa forma, é possível ter mais precisão na área que vai ser iluminada, e por consequência disso ter cores melhores.

Dessa vez, diferente da QLED que foi para se posicionar na categoria entre OLED e as tvs de LED convencional, a Neo QLED veio para bater de frente com a qualidade de imagem da tv OLED. A Neo QLED possui um nível de preto bem profundo, em um ambiente escuro fica quase imperceptível quando colocada de lado com uma TV OLED, mas ainda sim um pouco mais claro.

Em contrapartida, a TV Neo QLED tem seus benefícios em relação a OLED, as smart tvs Neo QLED possuem mais brilho, e se adequam melhor em salas iluminadas. Além disso, essa tecnologia é mais segura e não possui o risco de Burn In, que é a morte de pixels da tela OLED, criando uma mancha visível e permanente.

Vem aí o Micro LED

Micro LED será a tecnologia que tende a juntar os melhores aspectos positivos de qualidade de imagem de uma smart tv, oferecendo mais brilho, níveis de preto melhores, taxa de contraste, ângulos de visão, vida útil maior e tudo de bom que se pode esperar de um televisor.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, mas promete ter uma imagem sem igual ao que temos hoje em dia. É claro que uma tecnologia não terá um preço barato em seu lançamento, mas ainda sim vamos acompanhar seu desenvolvimento.

Taxa de atualização

A taxa de atualização significa a frequência que a tela é capaz de atualizar por segundo. Se uma tela possui 60 Hz, isso significa que ela é capaz de atualizar 60 vezes a cada segundo, se for 120 Hz, sua atualização será 120 vezes por segundo. A taxa de atualização se dá por Hz que significa Hertz, unidade de medida de frequência.

Uma boa taxa de atualização é importante para que a imagem de sua tv seja mais fluida e que a mudança de quadro seja menos perceptiva, assim não fica aquela sensação de travamento.

Uma tv com boa taxa de atualização serve para acompanhar os fps (frames por segundo) do conteúdo que você irá assistir ou jogar. Se um jogo possui 60 fps, ele precisa de no mínimo uma tv com 60 Hz de taxa de atualização.

Vale a pena ressaltar, que algumas marcas trabalham com simulador de taxa de atualização mais suave, então pode ser que você veja modelos com 240 Hz, mas essa será um taxa simulada, e não presenta a taxa de atualização real, que pode ser menor que isso. No geral, as tvs oferecem de 60 Hz a 120 Hz, que é um ótimo valor e da conta da maioria dos conteúdos.

Sistema operacional

Sistema operacional

Se estamos falando de tvs smart, é importante ter um bom sistema operacional para que você possa navegar com tranquilidade e rapidez, mas mais importante que isso, que os sistemas de streaming sejam compatíveis e rodem nativamente.

No geral, as marcas mais conhecidas oferecem excelentes sistemas operacionais, alguns trabalham até com sistemas operacionais próprios, como é o caso da Samsung com Tizen e LG com webOS. Esses sistemas operacionais conseguem rodar conteúdos nativamente (desenvolvido sob medida para eles), então o risco de parar de funcionar, travar ou até dar problema depois de uma atualização são muito baixos.

Abaixo, vamos citar os principais sistemas operacionais para sua smart tv:

Tizen

Tizen é o sistema operacional baseado em Linux e utilizado pela Samsung. É um sistema operacional que dispensa comentários, além de possuir diversos aplicativos e recursos, ele funciona de maneira muito fluida e é rápido trocar de conteúdo ou programação.

webOS

Exclusivo da LG, o webOS é um sistema operacional baseado em Linux. Sua navegação é rápida, fácil de usar, possui diversos aplicativos de streaming e muitas ferramentas. As novas versões do webOS também possuem comando de voz e inteligência artificial para sua casa inteligente.

Android TV

Baseado no mesmo Android que utilizamos em nossos smartphones, o Android TV é um sistema operacional que vem para trazer a evolução que nossos celulares tiveram para a telinha. A principal vantagem desse sistema operacional é sua riqueza em aplicativos. Além de já ter os apps já instalados em sua tv, é possível baixar vários da loja Playstore e instalar diversos aplicativos de terceiros.

Saphi

Saphi é o sistema operacional da Philips, e também é baseado no código do Linux. É um sistema operacional com menos frescura, mas que ainda sim entrega o necessário: os principais aplicativos de streaming, internet, navegação rápida e comando de voz. O modelo também conta com uma interface bonita, que não é tão simples quanto algumas versões do Android TV.

Inteligência artificial

Inteligência artificial em smart tv é um topico que gera bastante confusão na maioria das pessoas, pois existem dois tipos de inteligência artificial que podem estar presentes em uma smart tv. A primeira delas é a inteligência artificial para aprimoramento de imagem e som. A segunda telas diz respeito a recursos smarts, como comando de voz, assistentes virtuais e a capacidade de controlar

Processador para som e imagem

As melhores smart tv do mercado possuem um processador para realizar o trabalho de aprimoramento de som e imagem. Esses processadores, com auxilio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, são capazes de oferecer novas tecnologias para melhorar sua smart tv.

Algumas dessas tecnologias que podemos citar é o HDR, que é capaz de melhorar a nitidez, brilho contraste de paisagens da sua smart tv. Além disso, as melhores marcas também possuem tecnologias de imagens própria, algumas oferecendo mais cor, outras níveis de preto melhor, outras uma imagem mais natural, e por ai vai.

Além das tecnologias de aprimoramento de imagem, existem alguns recursos desenvolvidos para melhorar a qualidade do áudio da televisão. Nesses casos, a inteligência artificial pode ser tanto utilizada para criar um som virtual 3D, que torna a experiência muito mais imersiva, como também pode ser utilizado para criar um áudio mais limpo.

Sempre que você for comprar uma smart tv, fique atento nessas tecnologias de aprimoramento de som e imagem por inteligência artificial. Elas podem ser um diferencial se você estiver indeciso entre duas ou mais smart tv.

Assistente de voz

Assistente de voz

O comando de voz foi uma evolução nos sistemas smart das televisões. O que já era fácil, com o uso do controle remoto para pesquisar e digitar nossos interesses favoritos, se tornou ainda mais fácil com os assistentes de voz.

O comando de voz funciona através de uma conexão com a internet e utilizando algum assistente de voz, seja Google Assistant, Alexa ou algum outro. Com isso, basta apenas você clicar no botão de comando de voz no controle da sua smart tv e falar o que você quer assistir ou pesquisar.

Google Assistant

O Google Assistant é o assistente de voz mais utilizado e o melhor do mercado. Ele se conecta ao Google e fornece as respostas diretamente do mecanismo de busca. O Google Assistant também tem boa compatibilidade com a maioria dos aparelhos, então você conseguirá acessar e comandar seus aplicativos favoritos por este completo assistente.

Alexa

Desenvolvido pela Amazon, a Alexa é uma inteligência artificial muito utilizada e adorada ao redor do mundo. Hoje, ela é epônimo de assistente de voz, quando uma pessoa quer dizer assistente de voz, normalmente ela fala Alexa. Esta inteligência artificial é compatível com a maioria das smart tvs que possuem suporte para comando de voz.

Integração com IoT para casas inteligentes

Integração inteligência artificial para casas inteligentes

A última evolução nas smart tv se trata de poder ter um ambiente virtual para controlar sua casa inteligente. Este mecanismo funciona através de uma conexão de internet e todos os dispositivos interconectados através de um ambiente IoT, que é onde entra a smart tv.

Se você tiver uma smart tv com este tipo de tecnologia, você será capaz de monitorar e controlar seus dispositivos seja ele um robô aspirador, máquina de lavar, geladeira, câmeras de vigilância, babá eletrônica e muito mais.

Entradas HDMI e conectividade

Caso você seja uma pessoa que utiliza muitos aparelhos eletrônico, seja notebook, computador, videogames, aparelhos de Bluray, soundbar, entre outros, é importante você pegar uma tv que possua uma boa quantidade de conexões, principalmente HDMI.

Além disso, é sempre importante ficar atento a outros recursos que não devem faltar em uma televisão, como porta USB, entrada de Ethernet, Wi-FI integrado, Bluetooth e entradas de áudio.

Antes de comprar sua nova smart tv, verifique se o modelo que você quer conta com cada uma dessas entradas, já que elas podem fazer falta algum dia.

O que é burn-in em TV OLED e como evitar?

O Burn In tem sido a principal "kryptonita" das tvs OLED. Imagine que você tem uma super tv que conta com imagem perfeita, isso inclui níveis de preto intensos, cores vivas, bastante nitidez e excelente contraste. Mas em contrapartida, tem o risco de deixar uma mancha na tela que não sai, fazendo com que muitos evitem essa incrível tecnologia.

O Burn In acontece porque os emissores de LED Orgânico da tv OLED funcionam a níveis de pixel, por funcionar a um nível tão pequeno, se torna frágil e pode acontecer de alguns emissores queimar e deixar esta mancha permanente na tela.

O que leva uma TV OLED a ter Burn In, é passar longos tempos de uso com imagem estática, ou seja, uma imagem que não se movimenta, tal como a barra de tarefas do Windows ou o logotipo de algum canal.

Quando isso acontece, existe muito pouco o que pode ser feito além de ignorar o problema e continuar utilizando o que dá da sua tv. Você também pode trocar a tela que é uma alternativa cara se a tv não estiver na garantia.

Para evitar o Burn In e aumentar a vida útil da sua smart tv OLED, você pode seguir algumas dicas:

  • Configure sua tv para evitar Burn In. Nas tvs LG, ative as opções Screen Shift e Pixel Refresh. Nas tvs OLED da Sony, ative as opções Pixel Shift e Panel Refresh. Independente da marca, isso fará com que a tv atualize e movimente a imagem periodicamente, evitando o risco de Burn In.
  • Se for utilizar por longas horas, diminua o brilho da sua smart tv. Se estiver utilizando uma configuração de cor mais "viva", diminua para uma cor mais escura como "cinema".
  • Evite ficar com jogos pausados muito tempo. Caso esteja cansado de jogar ou precise sair, desligue a tv pelo controle e só ligue novamente quando for jogar de novo.
  • Se for utilizar como o computador, coloque a barra de tarefas para ocultar automaticamente.

Seguindo estas dicas, você protege sua smart tv OLED, aumentando a vida útil de sua tela e podendo tirar proveito do melhor que esta tecnologia incrível tem para oferecer.

Qual a melhor marca de smart tv?

No Brasil, sem dúvidas as melhores marcas de smart tv são Samsung e LG. As duas concorrentes sul coreanas são reconhecidas por possuírem aparelhos com excelente fabricação e tecnologias de última geração. Falando especificamente de smart tvs, ambas oferecem modelos com excelente qualidade de imagem, qualidade áudio, sistema operacional exclusivo e muitas tecnologias.