Melhores ar condicionado

Num país como o Brasil, o calor é constante todos os dias do ano, na maior parte do dia. Em regiões mais quentes como Sudeste e Nordeste, ter o equipamento adequado para refrescar a casa não é mais uma questão de luxo e sim de necessidade. Para muitos locais, apenas ventiladores podem não dar conta de refrescar completamente o local, reciclando apenas o mesmo vento quente circulando. Nesse momento o ar condicionado entra em ação para salvar o dia dos brasileiros. Cada vez mais comuns nas residências, as pessoas têm optado pela versão Split em substituição à antiga versão “quadradona” de parede. Não só em lares residenciais, mas também em ambientes comerciais dos menores salões de beleza até os grandes prédios corporativos. Mais econômico, mais potente e com maior capacidade de ajuste de temperatura, para todos os tamanhos, gostos e BTUs, o ar condicionado Split é mais um investimento do que apenas um eletrodoméstico. Por isso, precisa ser escolhido com muito cuidado e cautela, já que depois que você adquire um, raramente precisará comprar outro tão cedo. Pensando nesse fato, preparamos uma lista com os melhores ares condicionados Splits de 2020.

Melhores ar condicionado de 2020

1. Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 12000 BTUs Frio
2. Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio
3. Ar Condicionado Split LG Dual Inverter 9000 BTU Frio
4. Ar Condicionado Split Hi-Wall Springer Midea 9000 BTU Frio
5. Ar Condicionado Split HW Midea Tempstar 12000 BTUs Frio
6. Ar Condicionado Split HW Elgin Eco Power 24000 BTUs Frio
7. Ar Condicionado Split HW Gree Eco Garden 12000 Btus Frio
Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 12000 BTUs Frio

1. Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 12000 BTUs Frio

A Electrolux traz o primeiro modelo da lista com o Electrolux Ecoturbo de 12000 BTUs. Um dos modelos mais comprados da marca, na sua versão mais potente acompanha eficiência, funcionalidade e preço. O modelo acompanha controle remoto com funções de ajuste fino de temperatura; Timer que liga e desliga o aparelho após um certo horário; modo Eco que ajusta a temperatura do ambiente de acordo com a temperatura do corpo ao longo da noite; funções ventilar, brisa e turbo que controlam a força e a rapidez com que o ambiente é climatizado; desumidificador de ambiente; Auto limpeza que impele o ar a passar por um filtro exclusivo da marca com três camadas (Ultra Filter, Carvão Aditivado e Nylon) e impedindo a proliferação de vírus e bactérias, além da inovadora função Siga-me conecta o aparelho a um sensor de temperatura ligado ao controle remoto e mantendo a temperatura ao redor dele de acordo com a desejada no display. O modelo Ecoturbo Frio 1200 BTUs não é grande para a categoria e suas dimensões facilitam a instalação.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio

2. Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 9000 BTUs Frio

Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo Frio possui as mesmas características e funcionalidades que seu irmão de 12.000 BTUs, até mesmo o controle remoto e a aparência são exatamente iguais. As diferenças ficam a cargo da capacidade de refrigeração que passa a ser de 9.000 BTUs, mais adequado para lugares ou cômodos menores e nas dimensões da unidade interna e da unidade externa que passam a ser 85,5 x 28 x 18,1 cm para a unidade interna e 44,6 x 55,1 x 44,6 cm para unidade externa (LxAxP). As funções siga-me, autolimpeza e Eco, características da linha Ecoturbo da Electrolux são mantidas neste modelo e você pode aproveitá-lo mesmo se o ambiente que deseja climatizar for menor demais para o aparelho de 12000 BTUs.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ar Condicionado Split LG Dual Inverter 9000 BTU Frio

3. Ar Condicionado Split LG Dual Inverter 9000 BTU Frio

A LG entra na nossa lista com o primeiro com a tecnologia inverter. O Split HW LG Dual Inverter tem capacidade de 9000 BTUs e é 70% mais econômico e gela até 40% mais rápido que outros aparelhos da mesma categoria e capacidade. É bastante silencioso e potente, além de contar com tecnologia que o protege contra picos de energia. Sua calha direcionadora de vento pode ser ajustada em seis posições diferentes e seu controle remoto conta com diversas funções como auto cleaning e função jet dry para desumidificação do ambiente. Suas dimensões são de 71,7 x 48,3 x 23 cm para a unidade externa e 75,6 x 29,2 x 21,4 cm para a unidade interna.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ar Condicionado Split Hi-Wall Springer Midea 9000 BTU Frio

4. Ar Condicionado Split Hi-Wall Springer Midea 9000 BTU Frio

O Spring Midea Split Hi Wall lança um modelo mais acessível aos consumidores com muitas funcionalidades. Não é tão potente quanto outros modelos no mercado ou mesmo nessa lista, já que alcança apenas 814W, mas garante os 9000 BTUs ao qual se propõe e ainda conta com funções presentes em poucos modelos dessa lista. O controle remoto apresenta as funções clássicas de timer, dormir e função super (equivalente da função turno de outros modelos). O diferencial está nas funções siga-me e no aviso sonoro para troca do filtro do ar que auxiliam no melhor conforto de climatização do ambiente e no melhor cuidado com a vida útil do aparelho respectivamente. Suas dimensões são de 81 x 28,5 x 20,4 cm na unidade interna e 44,2 x 55,7 x 39,5 cm na unidade externa.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ar Condicionado Split HW Midea Tempstar 12000 BTUs Frio

5. Ar Condicionado Split HW Midea Tempstar 12000 BTUs Frio

O Ar Condicionado Split Hi Wall Frio da marca Midea entra na nossa lista não só pela potência e qualidade, mas por dois outros motivos principais: é mais compacto que outros modelos no mercado de 12000 BTUs com boas medidas, cabendo em ambientes mais complexos. Mesmo com a baixa voltagem ele mantém o desempenho com mais de 1000W de potência, modo turbo, timer e modo swing que pode alterar a movimentação da calha tanto horizontalmente quanto verticalmente e direcionando o ar gelado para todo o ambiente por igual. O controle é um dos mais simples e didáticos entre os mencionados, podendo ser usado por qualquer pessoa sem maiores dificuldades.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Ar Condicionado Split HW Elgin Eco Power 24000 BTUs Frio

6. Ar Condicionado Split HW Elgin Eco Power 24000 BTUs Frio

Apesar de ter um valor mais elevado do que os outros modelos da lista, mas o motivo principal é claro: ele tem o dobro (o triplo até para alguns casos). Este ar pode gelar até mesmo uma casa inteira sozinho com os seus 24000 BTUs e 2173W de potência. É recomendado para ambientes comerciais e de grande fluxo de pessoas, mas é bem mais em conta que outros modelos da categoria, não apenas pelo preço, mas também graças à tecnologia inverter gerando uma alta economia com o uso do dia a dia. Suas dimensões são razoáveis quando comparada com outros modelos da mesma potência com 80 x 68,7 x 32,5 cm para a unidade externa e 107,5 x 33 x 22,5 cm para a unidade interna.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Ar Condicionado Split HW Gree Eco Garden 12000 Btus Frio

7. Ar Condicionado Split HW Gree Eco Garden 12000 Btus Frio

O Split Hi Wall On/Off Eco Garden da marca Gree, com 1085W de potência é um modelo intermediário em capacidade, potência e preço. Vem com controle remoto possibilitando o ajuste de temperatura fino, setar um horário para ligar e desligar o ar condicionado com a função timer e autolimpeza que previne o acúmulo de bactérias e vírus. É possível regular a velocidade da ventilação do aparelho e o controle remoto se ilumina quando pressionado parafacilitar a visualização. As dimensões são 84,8 x 54 x 32 cm para a unidade externa e 84,5 x 28,9 x 20,9 cm para a unidade interna.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher o melhor ar condicionado para você

Meça o tamanho do ambiente que você deseja instalar o seu ar condicionado e considere fatores como a incidência de raios de sol em apenas parte do dia ou o dia todo, fluxo de pessoas no cômodo, se é um local residencial ou comercial (ambientes comerciais costumam abrir e fechar as portas com mais frequência deixando escapar o ar, além de terem um maior número de pessoas circulando durante o dia). Tudo isso tem de ser considerado e multiplicado por 600 a 800 BTUs. Escolha modelos que caibam no seu bolso, mas que também economizem energia durante o uso, assim é possível garantir que o conforto não custe demais ao seu bolso. Cuidado com excessos, ares condicionados com um número muito alto de BTUs para um espaço pequeno podem danificar o aparelho por deixar a parte interna fria demais. Além disso a instalação é muito importante, por isso, confie num profissional para realizar a instalação correta, evitando danos no aparelho ou problemas de má colocação ou itens de baixa qualidade.

Split (de janela) ou Portátil

O modelo de ar condicionado de parede já está praticamente extinto do mercado, já que os ares condicionados Splits têm ficado mais acessíveis e fáceis de instalar. Mas a questão que fica ainda é: Split ou Portátil? Como dito anteriormente, o ar condicionado Split é um investimento. O custo não é caro quando pensado na qualidade de vida que você pode ter a longo prazo. Ele se compensa sozinho. Porém a realidade de muitos brasileiros é o aluguel. Como o Split necessita de uma instalação na estrutura da casa, pode não compensar para você que vai precisar fazer uma pequena intervenção numa casa que não é sua. Além disso, muitos proprietários não permitem que se quebrem paredes e a instalação e remoção repetida do aparelho pode danificá-lo facilmente. Mas isso não significa que você precisa passar calor. Outa opção que tem ganhado espaço é o ar condicionado/climatizador portátil. Necessitando apenas de uma saída pela janela para jogar a água fora, ele dispensa instalações e é ideal para cômodos com pouco fluxo ou movimento de pessoas, como o quarto na hora de dormir. Porém antes de escolher a melhor opção para você, entenda que o ar condicionado portátil é menos potente que o ar condicionado Split (menos até que o antigo ar condicionado de parede) e só é indicado para locais pequenos e com pouca movimentação de pessoas. Quando comprar, pense também que você vai precisar de mais BTUs por metro quadrado do que o Split. É possível encontrar modelos de ar condicionados portáteis de até 12000 BTUs no mercado atualmente.

Inverter: Quente ou Frio

A tecnologia inverter chegou no mercado para trazer economia e o conforto que todo mundo queria em ares condicionados há muito tempo: acabar com o quente demais vs frio demais. A tecnologia inverter climatiza o ambiente aos poucos e mantém o ambiente confortável de forma constante, economizando entre 50 a 65% menos energia. Por esse motivo, sempre que puder, escolha opções com inverter.

Quantidade de BTUs: 9000, 12000, 18000

Os modelos mais comuns de BTUs disponíveis no mercado atual para ares condicionado Split são os de 9000, 12000 e 18000 BTUs. Caso você seja uma daquelas pessoas que quer qualidade de frio de verdade, clima de montanha, sempre que puder, compre um modelo com 2000 a 4000 BTUs a mais do que a metragem do seu quarto pede. Só cuidado para não exagerar. Como o modelo Split tem um ajuste de temperatura digital, você pode sempre aumentar a temperatura no controle ao invés de sofrer para deixar o cômodo mais frio. Além disso, com um ar mais potente você pode sempre gelar um cômodo principal e refrescar os cômodos adjacentes, apenas abrindo a porta e deixando o ar correr.

Controle, timer e níveis de temperatura

Por ficar no alto do rodateto das casas e ter um design mais clean, o Split levou a um próximo nível a ideia de um ar condicionado com controle remoto e display eletrônico, facilitando ajustes mais finos de temperatura sem precisar subir em cadeira e mexer nos antiquados botões rotatórios. Saber a temperatura em graus, ao invés do antigo Mais Frio e Menos Frio e o sistema de Timer, que desliga o ar condicionado em um horário definido, mesmo que você durma um pouco a mais ajudaram a tornar os ares condicionados mais econômicos na conta de luz.

Melhores marcas: LG, Electrolux, Midea, Consul e Elgin

As mesmas marcas que antes reinavam com o ar condicionado de janela mantiveram sua qualidade nas versões Split, sendo elas a LG, Electrolux, Midea, Consul, Springer Carrier e Elgin.

FAQs - ar condicionado

📗 Qual o valor do ar-condicionado?

Os valores de ares condicionados no mercado podem variar de 1.050,00 até R$4.900,00 em um modelo de 24000 BTUs e R$3.700,00 em um modelo de 18000 BTUs.

📗 Qual é o melhor ar-condicionado?

Com um controle remoto de muitas funcionalidades, 9000 BTUs e de uma marca conhecida, nosso primeiro lugar da lista fica com o Ar Condicionado Split HW LG Dual Inverter 9000 Btus Frio 220V. A tecnologia inverter garante um melhor desempenho e o torna o melhor custo benefício entre os modelos apresentados.

📗 Quantos BTU por m2?

O ideal é considerar 600 BTUs por metro quadrado em locais com baixa incidência de sol e 800 BTUs por metro quadrado em locais com alta incidência de luz solar. Fatores como quantidades de pessoas no espaço, eletrodomésticos e aparelhos no local e tipo de lâmpadas da iluminação também são fatores que podem aumentar a necessidade de BTUs. De modo geral, aparelhos de 9000 BTUs abrangem uma área de 16 metros quadrados; 12000 BTUs uma área de até 22 metros quadrados e 18000 BTUs podem refrigerar áreas de até 30 metros quadrados. Esses valores,claro, sem contar volume de pessoas circulantes, outros aparelhos aquecendo o local e quantidade de horas por dia com incidência de luz do sol. Caso esteja em dúvida sobre qual a melhor quantidade de BTUs para o seu ambiente, o site da Leroy Merlin possui uma calculadora de BTUs simples e fácil de usar que não só calcula os BTUs necessários para o local, como também sugere alguns modelos disponíveis no site.

📗 Qual melhor ar-condicionado 12000?

Se sua busca for especificamente por um ar condicionado de 12000 BTUs, o Ar Condicionado Split Electrolux Ecoturbo 12000 BTUs Frio 220V não vai te decepcionar. Todas as funcionalidades e sua potência geral o tornam o melhor da lista para a capacidade de 12000 BTUs.

📗 Como ar-condicionado funciona?

Um compressor de ar é conectado a um sensor de temperatura e, de acordo com a temperatura setada através do controle remoto, o compressor é acionado ou desligado para manter o ambiente o mais próximo possível dessa temperatura. Alguns modelos possuem o sensor de temperatura no controle remoto (função siga-me) e garantem que o local onde o controle se encontra, esteja na temperatura definida, evitando partes mais ou menos quentes no ambiente.

📗 O que é ar-condicionado inverter?

A tecnologia inverter é diferente do funcionamento do ar convencional. Ao invés de ligar e desligar, o compressor altera a sua velocidade de rotação, o que permite resfriar e esquentar o ambiente gradativamente. Isso economiza energia, aumenta a vida útil do aparelho e ainda mantém o ambiente confortável por mais tempo.

📗 O que é ar-condicionado inverter?

A tecnologia inverter é diferente do funcionamento do ar convencional. Ao invés de ligar e desligar, o compressor altera a sua velocidade de rotação, o que permite resfriar e esquentar o ambiente gradativamente. Isso economiza energia, aumenta a vida útil do aparelho e ainda mantém o ambiente confortável por mais tempo.

📗 Porque ar-condicionado congela?

Muitos fatores causam o congelamento do aparelho, mas todos eles se resumem a um ponto comum: frio demais. Escolher um ar condicionado com uma quantidade de BTUs muito maior que a necessária para o quarto e dias com temperaturas mais baixas deixam o ambiente muito mais frio do que o ar condicionado pode suportar (geralmente uma temperatura em torno de 15°C) e acaba gerando o congelamento da parte interna. Outros fatores como esquecer a calha do ar condicionado fechado e sujeira nas partes internas, como no filtro podem obstruir a passagem de ar, acumular ar frio e formar gelo. O congelamento também pode indicar falha nos sensores de temperatura e degelo do aparelho.

📗 Porque ar-condicionado pinga?

Pode parecer comum, mas na verdade, quando o ar condicionado pinga para dentro do ambiente, ou em excesso para fora isso pode indicar problemas como instalação inadequada ou com materiais impróprios (diâmetro de dreno menor, mangueira desnivelada) ou até mesmo falta de limpeza, já que a sujeira pode entupir as passagens de ar e água do ar condicionado, causando o vazamento. Por isso, é preciso chamar um profissional experiente e de confiança para realizar a instalação do aparelho e garantir que tudo saia nos conformes.