Melhores cafeteiras elétricas

Cafeteira Elétrica Britânia - CP30

1. Cafeteira Elétrica Britânia - CP30

O primeiro lugar da nossa lista é ocupado por nada mais, nada menos que a cafeteira mais vendida do mercado atualmente. Não tem uma casa de vó que não tenha visto uma dessas ao longo dos últimos anos. Isso porque ela é a cafeteira mais em conta da nossa lista. Mas isso não quer dizer que ela peca em qualidade. Com um design muito simples e bonito, a CP30 está disponível nas versões 110V e 220V. É toda preta com detalhes em inox e sua jarra é feita de vidro resistente a batidas. Com apenas um botão para fazer o aparelho funcionar, ela conta com base aquecedora, sistema corta pingos, com colher dosadora e filtro permanente inclusos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Oster Flavor programável

2. Cafeteira elétrica Oster Flavor programável

A cafeteira Flavor da Oster só merece o segundo lugar por seu preço elevado, mas ele compensa com todas as funcionalidades que ela oferece. Acontece que esse modelo é programável, ou seja, você pode programar o seu café para ficar pronto com até 24h de antecedência. E depois de pronto, ele se mantém quente por até 2 horas graças a base aquecedora. Com funções extras muito práticas como a função Tempo de Preparo que indica há quanto tempo o café está pronto e a função Ciclo de Limpeza que permite uma limpeza mais simples, a máquina se torna um item indispensável dos amantes do café e vale a pena desembolsar um pouco a mais por ela. Pode ser programada para fazer até 36 xícaras de café, com uma jarra de vidro com capacidade de mais de 1,5L. Design quadrado, se encaixa em qualquer lugar da sua bancada e feito com aço inox de qualidade nas cores preto e prata ou preto e vermelho, nas voltagens 110V ou 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Mondial Dolce Arome Inox - C-34 JI

3. Cafeteira elétrica Mondial Dolce Arome Inox - C-34 JI

A Mondial Dolce Arome C-34 JI 15X é uma cafeteira simples e direto ao ponto. Não é cara e tem todas as facilidades das muitas cafeteiras do mercado. Preta, com detalhes em inox escovado a sua jarra é térmica e pode manter as 15 xícaras de café quente até 1h30 depois de pronto, mesmo fora da base aquecedora. Acompanha filtro permanente, indicador de nível de água e sistema corta pingos. Disponível nas voltagens 110V ou 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Mondial Pratic - NC-25

4. Cafeteira elétrica Mondial Pratic - NC-25

Um excelente modelo intermediário, a cafeteira Pratic N-25 da Mondial é vendida na cor preta, nas opções 110V ou 220V. A jarra de vidro comporta 700mL de café, para 17 xícaras. Com 600W de potência, o modelo conta com sistema corta pingos, luz indicadora no botão de acionamento e placa de aquecimento para manter o café quente por mais tempo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Cadence Urban

5. Cafeteira elétrica Cadence Urban

A cafeteira Cadence da Linha Urban compete com outros modelos do mercado em capacidade, já que seu modelo Compact serve até 15 xícaras de café somando 600mL na jarra de vidro. Porém ela ganha em disparada no seu design e beleza. Na cor preto e vermelho, o modelo com jarra de vidro, sistema corta pingos e base aquecedora se mescla aos ambientes mais modernos e descolados do meio urbano. Com apenas um interruptor de acionamento, ela vem com filtro de nylon permanente que pode ser lavado e utilizado novamente por muitas vezes.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Cadence Single - Caf211

6. Cafeteira elétrica Cadence Single - Caf211

A Cadence Single Caf211 tem tudo a ver com a praticidade. Altamente recomendada para quem mora sozinho ou com apenas um parceiro, pois a Caf211 dispensa visitas com uma capacidade de uma ou duas xícaras de café de 120mL cada. Por esse motivo, ela troca a tradicional jarra de café por duas xícaras exclusivas da marca que recebem o café diretamente depois de passado. Isso mesmo, o café vai da máquina para a xícara, podendo ser também a sua xícara preferida se ela tiver até 9cm de altura. Por ser uma opção para menores quantidades ela é uma das cafeteiras mais baratas da nossa lista. Possui filtro permanente, colher dosadora e proteção contra superaquecimento, mas sem botão de ligar ou desligar. Seu acionamento se dá plugando a máquina na tomada. É extremamente versátil para a sua cozinha, pois pode ser escolhida nas versões 110V e 220V. Este modelo é da cor vermelho cereja, mas a linha Cadence Original Colors disponibiliza outros nas cores rosa doce, branco, amarelo e preto.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Philco Termo - PH30

7. Cafeteira elétrica Philco Termo - PH30

A PH30 Thermo da Philco representa a marca com um modelo pensado em fazer mais café durar mais tempo. Ela tem capacidade para 30 xícaras de 50mL, o equivalente a 1,5L e sua jarra de inox é térmica e mantém o café na temperatura ideal por mais tempo. O consumidor acaba pagando um pouco a mais por essa facilidade, mas ela compensa. Sua aparência moderna preta e metálica se adapta a qualquer cozinha, já que o aço escovado dá um toque a mais. É simples e prática de usar, com botão de acionamento, sistema corta pingos, indicador do nível de água no reservatório, acompanha colher dosadora e filtro permanente reutilizável e porta filtros com alça. Está disponível nas versões 127V e 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Britânia - BCF18i

8. Cafeteira elétrica Britânia - BCF18i

A Britânia também entrou na onda dos modelos corta pingos com a BCF18i, com um produto bem mais em conta (o mais barato dessa lista). Em compensação, a BCF18i foi pensada para os solteiros ou aqueles que não consomem muito café durante o dia. Isso porque, diferente das competidoras, a Britânia apostou num modelo com menor capacidade, com 18 xícaras, em torno de 750mL. Disponível apenas na versão 220V, se encaixa em qualquer lugar da sua cozinha, não só por ser linda e discreta em preto e prata, mas também por seu tamanho compacto. Também acompanha filtro permanente, colher dosadora e uma charmosa jarra de vidro.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Oster Cuisine

9. Cafeteira elétrica Oster Cuisine

A Cafeteira Red Cuisine da Oster é o nosso modelo monstro. Maior, mais capacidade, mas com um preço intermediário. Suas medidas abrigam uma máquina de 900W de potência que pode fazer até 36 xícaras de café por vez. Isso dá 1,8L de café da forma mais simples possível. Disponível na cor vermelho e preto, nas voltagens 110V e 220V, ela é toda feita de plástico, com exceção da jarra de vidro. É acionada através de um único botão de ligar e desligar, além de possuir desligamento automático, base aquecedora e um porta cabo que permite que você guarde os centímetros de cabo a mais quando estiver usando. Acompanha filtro permanente e dispensa a necessidade de filtros de papel.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira elétrica Electrolux Love Your Day

10. Cafeteira elétrica Electrolux Love Your Day

A Cafeteira Elétrica Love Your Day da Electrolux é moderna e simples, com apenas o botão de acionamento em sua lateral. Está disponível nas voltagens 110V e 220V na cor preto e prata, feito de plástico e aço inox escovado, dando uma textura bonita ao aparelho. Já a jarra é feitade vidro com as marcações de volume para até 30 xícaras, sendo o volume máximo de 1,5L. Não é tão em conta quanto outros modelos da lista, mas possui diversas funcionalidades como, sistema corta pingos na jarra e na cafeteira, base de aquecimento, luz indicando funcionamento e desligamento automático após 120 minutos.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher a melhor cafeteira elétrica para você

Na casa da maior parte dos brasileiros, a cafeteira é igual modem de internet: nunca sai da tomada. Para encontrar a cafeteira elétrica ideal para você e para a sua casa é preciso entender que tipo de viciado em café você e seus familiares são, pois já sabemos que, no fundo, todos somos. A questão é saber o quanto. Para famílias maiores, talvez você deva considerar modelos com maior capacidade em litros. Aos solteiros e apressados, talvez uma com capacidade maior e mais econômica seja a solução. Como você vai passar a maior parte do seu dia na correria, seu café precisa sair rápido e as vezes pode não dar tempo de esperar 1L de café ficar pronto. Algumas xícaras serão o suficiente para você. Agora, se você nem ao menos existe antes de um cafezinho pela manhã, talvez devesse considerar um modelo com um sistema que possa ser programado para passar o café, sempre no mesmo horário todos os dias. Assim você pode acordar com o cheirinho de café fresco, ou mesmo já ter aquela jarra de café pronto quando você chegar em casa ou próximo do horário da sua novela ou série favorita passar na televisão.

Capacidade de xícaras (ou litros)

O fator mais importante que você deve pensar quando for comprar a sua cafeteira elétrica é a sua capacidade. Atente que algumas vem informando a capacidade em litros ou mililitros (os modelos costumam variar entre alguns mililitros até 1,5L), mas a capacidade também pode ser medida em xícaras de café. Considere que uma xícara de café tenha entre 42mL e 50mL quando não souber exatamente o volume (o mesmo tamanho de uma xícara de expresso). Cuidado para não exceder o volume da jarra ao encher o compartimento interno da sua cafeteira, pois a marcação nunca chega próximo à borda, então considere um modelo maior ao invés de tentar passar do volume indicado pelo fabricante. E não se esqueça: caso a jarra da sua cafeteira não seja de um modelo térmico, lembre-se de conferir se a garrafa térmica onde você vai colocar o café depois de passado comporte todo o volume da capacidade da sua cafeteira.

Fabricação em Inox

O aço inox tem estado cada vez mais presente nos aparelhos e utensílios de cozinha. E não é por menos. Ele é um produto mais barato, mais bonito, difícil de riscar e com muito mais facilidade de limpar. Ele é mais leve que outras ligas metálicas e não enferruja em contato com a água, portanto não tem problema em deixa-lo molhado por muito tempo, o que possibilita que ele possa ficar em contato com a bancada da cozinha, que costuma estar sempre molhada. Outra vantagem do aço inox é que ele pode servir de cobertura de camadas de cerâmica ou espuma, criando um recipiente térmico, sem que ele seja frágil como recipientes com cobertura de plástico ou mesmo sem nenhuma cobertura, com a cerâmica pura. Se você é do tipo de pessoa que costuma esquecer de passar o café para uma garrafa térmica, ter uma cafeteira que já vem com uma jarra térmica em inox pode ser a solução. O inox permite que todos fiquem seguros, para o caso de a jarra cair no chão, diferente dos modelos de vidro, sendo ideal para quem temcrianças em casa. E por fim, se você é do tipo que adora que a sua casa tenha um visual moderno e que tudo nela esteja harmonizado com a decoração do ambiente, já sabe o que fazer. O visual metálico e brilhante do aço inox é um coringa para cozinhas de todas as cores, podendo até mesmo fazer um ótimo contraste com móveis de madeira, onde o rústico encontra o novo.

Filtro permanente

Cansou de ter que comprar filtros de papel todo mês? Você sempre rasga o filtro na hora de passar o café? Sempre se confunde no mercado com o tamanho certo que deve caber na sua cafeteira? Sem problemas! Muitos modelos (alguns dessa lista inclusive) possuem um filtro permanente, feito de uma malha de nylon fino que pode ser higienizado e reutilizado na próxima vez que você for fazer o seu café. Eles costumam vir com uma alça móvel que facilita a remoção de dentro da cafeteira, mesmo que ela ainda esteja quente.

Programação e timer

A queridinha dos amantes de café mais modernos é a cafeteira elétrica programável. Ela possui um timer ou um relógio ligado a um acionador. Após um determinado período de tempo, ou mesmo em uma determinada hora do dia, a cafeteira se aciona automaticamente e começa a passar o café. Você só precisa preparar e abastecer o seu compartimento interno com o pó de café e a água e já pode ter certeza que o café ficará pronto tão pontualmente quanto um relógio suíço. Tais modelos não são tão simples de mexer, então se for dar uma de presente, se certifique de explicar como usa direitinho. Cuidado também para não esquecer de abastecer o aparelho com água e pó de café, ou você pode acordar de manhã com a surpresa de um café fraco ou forte demais por falta de água ou pó. Sem contar que, ficar ligado com pouca água pode danificar o aparelho a longo prazo e diminuir a sua vida útil.

Melhores marcas: Britânia, Oster, Mondial, Cadence, Philco e Electrolux

Quando se trata de cafeteiras, nem todas as marcas clássicas de eletrodomésticos entram como as melhores do mercado. A Electrolux, a Britânia, a Philco e a Mondial são as que possuem cafeteiras de qualidade do mercado dentre as marcas mais comuns na casa dos brasileiros. Em compensação, a favorita dos aparelhos de cozinha Cadence e a líder de aparelhos culinários semiprofissionais Oster disponibilizam excelentes aparelhos no mercado

FAQs - cafeteiras elétricas

📗 Qual é a melhor cafeteira elétrica?

O preço compensa todas as funções e facilidades que a Cafeteira Programável 4401 - 220V – Oster oferece. Por isso, ela foi escolhida como a melhor cafeteira da lista.

📗 Onde comprar cafeteira elétrica?

Lojas online e físicas de móveis e eletrodomésticos, como as Casas Bahia e Ponto Frio costumam vender ou intermediar a entrega desses itens, mas lojas de varejo tanto físicas quando online, como Americanas.com e Casa & Vídeo vendem diversos modelos e são mais fáceis de encontrarpromoções e variedade. Outra opção menos em conta, mas com mais garantias é comprar diretamente no site da marca desejada

📗 Como funciona cafeteira elétrica?

Basicamente existem duas possibilidades para o funcionamento da cafeteira elétrica. Na primeira, a água entra em contato com uma resistência (como em lâmpadas), que aquece a água até o ponto de ebulição. Nesse estágio, a água evapora e o vapor segue para um tubo, onde ele condensa em água quente novamente e é enviado para a saída, que faz com que a água quente goteje sobre o pó de café. A outra maneira é bastante parecida, mas a água não chega a virar vapor e sim apenas ao ponto de fervura. Através de um orifício no fundo do reservatório de água da cafeteira, a água segue para um tubo que está ligado a uma resistência. A água vai aquecendo enquanto passa por esse tubo até chegar próximo ao ponto de fervura e em seguida desemboca sobre o pó de café em forma de jato. Em todos os modelos com essa função, a mesma resistência que esquenta a água também mantém a base aquecedora quente, o que mantém o café em uma temperatura ótima para beber por mais tempo. No geral não há uma diferença significativa no resultado do café, economia e tempo de preparo entre as duas opções de funcionamento. Nas cafeteiras programáveis, um timer ou relógio está acoplado com um sistema de acionamento, o que faz com que a cafeteira ligue em um determinado horário ou após um determinado período de tempo.

📗 Como limpar uma cafeteira elétrica?

Retire o aparelho da tomada e somente quando ele estiver frio, retire as partes removíveis e lave-as normalmente da mesma forma que outras peças de louça da sua casa. Pelo exterior passe um pano úmido somente com água e seque com um pedaço de papel absorvente. Por fim, para limpar os tubos internos da cafeteira, monte a cafeteira novamente, encha o reservatório de água no máximo e deixe que a água quente passe normalmente sem adicionar pó de café. Isso vai ajudar a remover sujeiras e restos de pó de orifícios e partes que não puderam ser lavadas.

📗 Como fazer café na cafeteira elétrica?

Coloque o filtro dentro do recipiente para o pó de café e adicione a quantidade de pó, com a ajuda de uma colher ou scoop dosador, na quantidade recomendada pela marca de café da sua escolha. Encha a jarra com água até a marcação e adicione ao reservatório de água. Pressione o botão de ligar e aguarde até que toda a água tenha sido passada pelo café.