Melhores cafeteiras expresso

Acordar e tomar café é algo que está enraizado no cotidiano da maioria dos braasileiros. Para melhorar essa experiência, as cafeteiras expressos chegaram para trazer muito mais gosto e facilidade na hora de fazer seu cafézinho. Veja quais são as melhores cafeteiras expresso do mercado.

Melhores cafeteiras expresso de 2020

1. Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Mini
2. Cafeteira Expresso Philco Coffee Express
3. Cafeteira Expresso Arno Nescafé Dolce Gusto Lumio
4. Cafeteira Expresso Três Corações Pop Plus Capsulas
5. Cafeteira Expresso Oster Capuccino
6. Cafeteira Expresso Oster PrimaLatte
7. Cafeteira Expresso Três Corações Lov
8. Cafeteira Expresso Coffee Cream Mondial C-08
9. Cafeteira Expresso Nespresso Essenza Mini
10. Cafeteira Nespresso Inissia
Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Mini

1. Cafeteira Expresso Arno Dolce Gusto Mini

Em primeiro na nossa lista, temos a Arno Nescafé Dolce Gusto Mini Me, numa parceria da Arno com a Nescafé, ramificação da Nestlé. A Dolce Gusto Mini Me trabalha com o sistema de cápsulas e é compatível com todas as cápsulas Dolce Gusto. Possui um reservatório para 800mL de água e pode preparar bebidas quentes e frias mudando apenas uma alavanca, graças ao sistema Thermoblock, que garante a temperatura ideal para cada uma delas. Como o nome já diz, é uma versão mini, sendo uma das menores disponíveis no mercado, mas garante o sabor do café com uma pressão de 15 bar para preparo dos expressos. É extremamente simples e prática, totalmente automática e funciona com o simples apertar de um botão. Pode ser encontrada nas cores vermelho, preto, roxo e branco, nas voltagens 110V ou 220V. Ela não possui um recipiente para descartar as cápsulas, então elas precisam ser removidas a cada uso.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Philco Coffee Express

2. Cafeteira Expresso Philco Coffee Express

Na segunda posição, temos um modelo para café moído, única máquina da Philco. A Cafeteira Expresso Philco Coffee Express chegou para introduzir a marca no ramo dos expressos. É um modelo mais manual, com interruptores para aquecer a água e acionar a pressão, além de um botão giratório para vapor que possibilita criar espuma de leite com o bico lateral. Comporta 1,6L e pode preparar até duas xícaras por vez a 15 bar de pressão. Ela tem preços bem razoáveis no mercado, mas alguns consumidores costumam dizer que cafés de moagem mais finas não combinam muito bem com a máquina, então atente a esse detalhe.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Arno Nescafé Dolce Gusto Lumio

3. Cafeteira Expresso Arno Nescafé Dolce Gusto Lumio

Outra linha da parceria da Arno com a Dolce Gusto é a Arno Nescafé Dolce Gusto Lumio. Ela é bem parecida com a linha Mini Me nos quesitos básicos, pois também vem com sistema de preparo para bebidas frias e quentes de maneira totalmente automática, mas garante um reservatório um pouco maior, com capacidade para 1L, também sem reservatório para descarte de cápsulas. O design totalmente futurista a tornam quase uma peça de decoração, com reservatório circular e transparente e a estrutura em vermelho e preto. Tudo isso destaca o painel de LED para seleção das configurações. Também garante 15 bar de pressão e conta com uma plataforma que consegue elevar sua xícara ou caneca em direção ao bico de saída da máquina, evitando que a distância gere respingos, deixando seu balcão e a sua máquina limpinhos. Compatível com todas as cápsulas Dolce Gussto e disponível nas versões 110V e 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Três Corações Pop Plus Capsulas

4. Cafeteira Expresso Três Corações Pop Plus Capsulas

Primeira representante das concorrentes da Nesté, a Três Corações pode ser a mais impactante delas e podemos provar. Com a linha TRES e a Cafeteira Expresso Pop Plus, mais barata que a concorrente, ela entrega não só a mesma quantidade de pressão, com 15 bar, como também um dos maiores reservatórios do mercado, com 1,3L. Também possui plataforma de regulagem de altura para a xícara e é compatível com todas as cápsulas da marca. Num fomato mais retangular, ela se ajusta melhor a cantos na sua bancada e é a primeira da nossa lista que contém reservatório para descarte de cápsulas, ou seja, ela descarta a cápsula depois que seu café ficapronto e você só precisará esvaziar quando ele estiver cheio, ao invés de a cada uso. Ela é linda com sua cor vermelha brilhante com detalhes em preto (há outro modelo no mercado na cor carbono), com voltagem 110V ou 220V, então escolha com sabedoria na hora de comprar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Oster Capuccino

5. Cafeteira Expresso Oster Capuccino

A Oster entra nessa lista com uma linha bruta. A Cafeteira Expresso Oster Capuccino não é para simples donas de casa, mas para donas de casa profissionais em café. Apesar do funcionamento simples, ela não é automática e funciona com o uso de café moído. Não é simplesmente apertar um botão e está pronto, ela te imerge em todos os processos do preparo do café. Não conta com moedor embutido, então se você compra os grãos, talvez precise adquirir um moedor separado, mas ela tem vantagens que compensam: um reservatório de água de 1,2L e 19 bar de pressão. Pode ser considerada até um modelo semiprofissional, já que é mais complexa, porém ainda simples de operar, altamente recomendada para iniciantes. Você precisa acionar o interruptor para aquecer a água e, quando a luz verde parar de piscar, girar um acionador para extrair o café. Quando chegar no nível informado na xícara que vem com a máquina, voltar o acionador para a posição neutra para parar o fluxo de água.

Ver na Sumarino Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Oster PrimaLatte

6. Cafeteira Expresso Oster PrimaLatte

Já a PrimaLatte é um modelo mais robusto e mais profissional. Com porta filtros para café moído, sachê de café ou cápsulas da original line Nespresso, bandeija ajustável com duas alturas e reservatório de leite que promete bebidas mais cremosas, a PrimaLatte exige mais no seu preço que a parceira de marca Capuccino, mas entrega um trabalho 100% mais profissional. Possui mais botões de controle, com ajuste de três temperaturas e botão giratório para intensidade de espuma do leite, por isso não é um modelo indicado para quem quer praticidade ou não está tão acostumado a personalizar o seu café. Também garante 19 bar de pressão, com sua bomba italiana e não fica para trás em beleza, com seu design quadrado característico, nas cores preto e inox e vermelho com preto.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Três Corações Lov

7. Cafeteira Expresso Três Corações Lov

Um modelo bonito e compacto, quase mini, a Cafeteira Lov da linha TRES é uma graça que disfarça toda a sua potência. Garante os 15 bar de pressão padrão da marca, mas suas seis cores para escolher podem combinar com qualquer cozinha que você possa ter em casa: preto brilhante, vermelho, branco, prata, carbono e preto fosco. Conta com funcionamento simples, com três botões multipressão, assim como outros modelos da marca, com 50mL a 15 bar, 80mL a 15 bar e 100mL a 2 bar (o melhor modo de uso vem indicado nas cápsulas da marca Três corações) para garantir a bebida perfeita. Possui reservatório para descarte das cápsulas utilizadas na parte de trás da máquina.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Coffee Cream Mondial C-08

8. Cafeteira Expresso Coffee Cream Mondial C-08

A Coffee Cream C-08 possui um jeitão profissional, mas é um gatinho na pele de um leão. É bem simples de ser usada e não é nem de longe o modelo mais potente da lista, mas conta com vantagens que poucas aqui tem. Possui 15 bar de pressão e um vaporizador lateral para espumar leite e absurdos 2L de capacidade de reservatório de água. Excelente para se ter e casa ou em um comércio, o seu design em preto e aço inox escovado dá uma aparência limpa e moderna ao ambiente. Conta com três acionadores simples para aquecer a água, liberar a água ou acionar o vaporizador e cachimbo com duas saídas podendo preparar duas xícaras de expresso ao mesmo tempo ou uma caneca maior com mais rapidez.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Expresso Nespresso Essenza Mini

9. Cafeteira Expresso Nespresso Essenza Mini

A Essenza Mini, como outras cafeteiras da marca pecam um pouco no preço do produto. Mas a Nespresso cada vez mais se reinventa para trazer melhorias que não só justificam o nome da marca, mas também elevem o produto ao próximo nível. Ela tem linhas lindas e um design super slim, com quase 9cm de largura, cabendo em literalmente qualquer lugar. O modelo estilo cápsulas é o menor que oferece os 19 bar de pressão, tirando mais sabor dos seus cafés. Tem a capacidade de fazer dois tamanhos de xícaras diferentes de 40mL ou 110mL, mas conta com apenas 600mL de capacidade de reservatório de água. A capacidade é justificada pelo tamanho, mas a Essenza conseguiu espremer um reservatório para descarte de cápsulas usadas que cabe até 6 cápsulas, característica que antes não tinha nas outras linhas da mesma marca e acaba compensando o reservatório de água menor. Disponível nas voltagens 110V ou 220V e nas cores preto ou branco. O mais legal é que, em alguns sites, a Essenza é vendida com um kit de boas- vindas com 14 cápsulas Nespresso de sabores sortidos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Cafeteira Nespresso Inissia

10. Cafeteira Nespresso Inissia

A Cafeteira Nespresso Inissia, dentre os modelos menos profissionais, é a mais escolhida para bares e bistrôs. Isso porque o custo benefício compensa. Ela é mais barata do que alguns outros modelos Nespresso, mas entrega 19 bar de pressão. E o melhor: mais rápido. A Inissia tem um dos aquecimentos mais rápidos do mercado, em 25 segundos, para dois tamanhos de café, 40mL e 110mL. A alavanca que abre e fecha o compartimento da cápsula deixa o visual bem moderno e até bonito de ver sendo preparado aquele expresso a qualquer hora do dia. O modelo intermediário permite que 11 cápsulas sejam usadas até que você precise esvaziar o compartimento de descarte de cápsulas usadas e encha o reservatório de água 700mL por vez. Tornando-a ideal para a sua corredia do dia a dia, ou do seu negócio.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher a melhor cafeteira expresso para você

Cafeteira de café moído ou cápsulas

Na hora de escolher entre café moído ou cápsulas é preciso colocar na balança a praticidade contra o prazer do preparo. Cafés expresso em cápsula são práticos por não precisarem ser medidos, preparados ou moídos para resultarem no café perfeito. As cápsulas vêm na quantidade certa e as cafeteiras expresso apropriadas para ela também estão programadas para liberarem a quantidade de água e pressão certas para o preparo. Tudo num simples apertar de um botão. Além da perfeição com simplicidade, existem diversos sabores disponíveis nomercado atualmente e é possível experimentar diversos tons e nuances sem precisar gastar muito, porém preste atenção ao modelo de cafeteira que irá escolher. Alguns modelos de cápsulas são exclusivos para as cafeteiras da mesma marca, não podendo intercalar as cápsulas entre si. No entanto, se você é o tipo de pessoa que gosta de aproveitar o preparo do seu café do começo ao fim, sentir o cheirinho dos grãos enquanto eles estão sendo moídos e ainda tem aquela receita infalível com a quantidade de café que só você sabe colocar, então deve escolher uma cafeteira expresso de café moído. Muitas pessoas acreditam que existe um sabor incomparável que o café moído tem que a cápsula não consegue reproduzir. Além disso, dependendo da moagem, a cafeteira pode extrair diferentes sabores do grão utilizado. Para os amantes de café, controlar o café pode ser um fator importante na hora de comprar a sua cafeteira expresso.

Capacidade em litros

A capacidade em litros da sua cafeteira é bastante importante. Quanto maior o reservatório de água, menos vezes você precisará abrir para repor a água. Isso aumenta a vida útil do aparelho, já que você abrirá o reservatório menos vezes. Escolha modelos que dê um lembrete sonoro ou luminoso de que o nível de água acabou ou está próximo do fim. Para que você possa ter uma ideia de qual é a capacidade ideal para você, calcule quantas xícaras você toma por dia. O ideal é que você não tenha que repor a água antes de três dias. Para te ajudar nos cálculos, considere que 1,5L servem 30 xícaras de café expresso.

Variedade de bebidas: café e chá

Nem só de café vive o homem. O café possui substâncias como a cafeína que aumentam a atenção, o foco e a atividade cerebral. Por isso é muito consumido ao longo do dia. Quando cai a noite, as vezes sentimos vontade daquela bebida quente, mas que não nos acelere e sim, nos acalme. Pensando nisso, uma cafeteira expresso pode funcionar para você também. A cafeteira para café moído esquenta a água para o chá tranquilamente e mesmo para as opções de cafeteira expresso com cápsulas existem muitas marcas com sabores de cápsulas de chás e chais.

Sabor das cápsulas: Três Corações e Dolce Gusto

Entre as marcas mais famosas, a Dolce Gusto da Nestlé e a Três Corações se destacam por sua variedade de linhas exclusivas e sabores. A dolce Gusto varia em intensidades de 5 a 12 e se divide entre os sabores mais simples (Café Matinal, Café, caseiro, Café caseiro intenso, Nescau, Café au lait, Café au lait desnatado, Ristreto, Ristreto Ardenza, Decaffeinatto, Lungo, Cortado); Espressos (Espresso, Espresso intenso, Espresso barista); Bebidas cremosas (Cappuccino, Chococino, Chococino caramel, Mocha, Mochaccino canela, Latte macchiatto, Vanila latte macchiatto, Caramel latte macchiatto); Chás (Linha Nature’s Heart – Pure Red, Power Tea, Zen Style, Fresh Tangerine; Nestea Limão, Nestea Pêssego, Marrakesh Style Tea, Chai Tea Latte); e Linha Exclusiva Starbucks (Caramel Macchiatto, Latte Macchiatto, Cappuccino, Americano House Blend, Espresso Roast, Blonde Espresso Roast). Já a marca Três Corações sai na frente com um pouco mais de variedade, tanto entre os expressos, quanto entre os outros sabores. Varia em intensidade de 3 a 10 e se divide entre os Filtrados (Filtrado Tradicional, Filtrado Gourmet, Filtrado Santa Clara Clássico); Espressos comuns da marca (Forza, Vibrante, Supremo, Pleno, Atento, Ameno, Decaf); Espressos Assinaturas (Espresso por Leo Moço, Espresso por Alex Atala) Linha Espressos Regiões do Mundo (Colômbia, Tanzânia, Sumatra, Etiópia); Linha Espresso Safra Especial (Matas de Minas, Chapada Diamantina, Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista) Linha Espresso Rituais (Orgânico, Sul de Minas,Mogiana Paulista, Cerrado Mineiro, Florada Marjorie Furtado Pererira); Bebidas cremosas (Latte, Chocolatto Classic, Chocolatto Caramello, Cappuccino Classic, Cappuccino Avelã, Latte Macchiatto, Café com Leite, Chai Latte); e Chás (Chá Verde com Limão e Gengibre, Chá de Hibisco e Maçã, Chá de Capim Cidreira, Chá de Camomila, Chá de Hortelã, Chá de Erva Doce).

Melhores marcas: Nespresso, Arno, Philco, Mondial e Oster

Quando se trata da cafeteira expresso para café moído, as marcas não possuem muita diferença entre si na disputa de monopólio. Os mais variados modelos, dos domésticos aos profissionais são distribuídos no mercado. No caso das máquinas de cápsulas, o monopólio da Nestlé foi maciço por muito tempo, já que a sua máquina Nespresso só aceitava cápsulas da mesma marca por diversos anos, e outras empresas não tinham a possibilidade de explorar o produto graças as patentes. Quando as patentes venceram o mercado de cápsulas se abriu como um leque de oportunidades. A Nespresso acabou investindo em diversos aperfeiçoamentos tanto das capsulas quanto das máquinas a fim de retomar a exclusividade. Isso beneficia o consumidor por conta da variedade cada vez maior de produtos de maior qualidade e com preços competitivos.

FAQs - cafeteiras expresso

📗 O que é cafeteira expresso?

A cafeteira expresso, independentemente do tipo, é um modelo de cafeteira que possui mais variáveis do que a temperatura e proporção de água e café. Enquanto a cafeteira normal aquece a água até o ponto de fervura e depois a despeja sobre o café, na cafeteira expresso não é tão simples assim. Um dispositivo eletrônico monitora não só a temperatura, mas também a pressão da água antes de liberá-la para passar sobre o café. Essa pressão elevada extrai mais sabor, deixa o café mais encorpado e garante que o cafezinho alcance a perfeição.

📗 Qual a diferença entre cafeteira expresso e nespresso?

A Nespresso por muito tempo foi considerada sinônimo das cafeteiras expresso de cápsulas e a denominação ‘cafeteira expresso’ ficou voltada para as máquinas que usavam café moído. Quando as patentes ligadas à propriedade industrial venceram em 2012, outras empresas começaram a desenvolver cápsulas compatíveis com as cafeteiras Nespresso e, por fim, outras máquinas até 33% mais baratas que a gigante suíça.

📗 Como usar cafeteira expresso?

No caso das cafeteiras de cápsulas não tem mistério: você coloca a cápsula no compartimento próprio, garante que há uma quantidade boa de água para a cafeteira funcionar e aperta um simples botão. Alguns modelos lhe permitem escolher entre dois tamanhos de café. Nesse caso, configure ao seu gosto. Além disso, alguns sabores requerem duas cápsulas (uma para o café ea outra para a base cremosa). Nesse caso, coloque uma de cada vez e repita o processo para cada uma delas, sem trocar a xícara. Já nas cafeteiras de café moído, o processo é mais parecido com uma cafeteira normal. Você coloca o café em pó no compartimento e o comprime com a ferramenta específica que normalmente vem com a máquina. Depois de encaixado no aparelho, só é preciso ajustar os controles apertando alguns botões e esperar que seu café fique pronto.

📗 Como funciona a cafeteira expresso?

A ideia básica da cafeteira expresso é que não apenas a água esteja quente ao passar pelo pó de café, mas que também seja direcionada com uma pressão maior do que a comumente usada. Quanto mais pressão a cafeteira expresso consegue aplicar, mais sabor ela conseguirá tirar do café, conseguindo um expresso mais encorpado e com tons mais pronunciados da torra. Por ser extremamente importante, na hora de escolher qual cafeteira expresso comprar, dê preferência às que conseguem aplicar mais pressão, mas garanta, no mínimo, 9 bars de pressão.