Melhores chuveiros elétricos

Os chuveiros elétricos já foram vistos como os grandes vilões das contas de luz e responsáveis por um grande gasto de energia. Mas há muito tempo que eles deixaram de ser apenas mais um eletrodoméstico, e se tornaram um item de bem-estar. Afinal, quem não gosta de um bom banho em um chuveiro com grande vazão de água, para relaxar e ter uma experiência de autocuidado?

Os chuveiros mais modernos, com regulação de temperatura e diferentes pressões de água proporcionam um banho mais confortável. As sensações de bem-estar e de cuidado de um bom banho são itens de desejo, e que podem influenciar na escolha do melhor aparelho. Modelos que tenham um design bonito e atraente também se tornam peças importantes na hora de decorar um banheiro. Além disso, características como economia de energia e de água também são de interesse do consumidor na hora da escolha.

Reunindo várias destas características, diversos modelos de diferentes marcas estão disponíveis no mercado. Optar por um deles pode ser um desafio na hora de avaliar o melhor custo-benefício do investimento em um bom chuveiro. Confira a lista que preparamos com os melhores chuveiros elétricos disponíveis no mercado, e acerte na escolha do melhor aparelho para você.

Melhores chuveiros elétricos de 2020

1. Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Duo 7800W
2. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Turbo 6400W
3. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Futura 5500W
4. Chuveiro elétrico ducha Hydra Fit 6800W
5. Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Storm 7800W
6. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Eletrônica 7500W
7. Chuveiro elétrico Lorenzetti Maxi Ducha Lorenzetti 5500W
Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Duo 7800W

1. Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Duo 7800W

O primeiro colocado merece destaque não apenas pela combinação perfeita de chuveiro e ducha, mas por um design inovador. Neste aparelho, a Lorenzetti aliou bom gosto e sofisticação em um chuveiro compacto, moderno e ao mesmo tempo econômico no consumo de energia. O diferencial deste chuveiro é o direcionamento da água, que pode ser inclinada e concentrada, proporcionando um banho mais prazeroso e relaxante. A marca também garante a qualidade da resistência, o que confere uma maior durabilidade e alta performance por mais tempo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Turbo 6400W

2. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Turbo 6400W

Neste modelo compacto, o diferencial está nas opções de regulagem de temperatura. São quatro opções: frio, morno, quente e superquente. A ducha também possui pressurizador e um grande espalhador, proporcionando um maior fluxo de água. O produto é bivolt e possui design moderno, mais arredondado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Futura 5500W

3. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Futura 5500W

A ducha Futura é um modelo de parede, ou seja, não requer um cano aparente para sua instalação. Este é um ponto positivo do aparelho, e que aliado ao design quadrado confere um aspecto moderno e inovador. Possui quatro regulagens de temperatura e tem o diferencial de ser compatível com outros sistemas de energia, como a energia solar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico ducha Hydra Fit 6800W

4. Chuveiro elétrico ducha Hydra Fit 6800W

Para quem procura conforto aliado à economia, este modelo pode ser uma boa opção. O espalhador tem tamanho médio, para melhor projeção do fluxo de água, e de fácil limpeza. As temperaturas não são predefinidas: o aparelho tem uma barra rotatória, que permite o ajuste gradual e contínuo da temperatura, de forma prática ao alcance das mãos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Storm 7800W

5. Chuveiro elétrico Lorenzetti Acqua Storm 7800W

Neste modelo, a empresa reafirma seu design moderno em linhas quadradas para uma estética diferenciada. Combina as funções de chuveiro e ducha, com jatos direcionais da água para um maior conforto. As temperaturas são reguladas por barra rotatória, com gradação contínua e prática. Inclui sistema de resistência de alta qualidade e durabilidade.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Eletrônica 7500W

6. Chuveiro elétrico ducha Lorenzetti Advanced Eletrônica 7500W

A principal vantagem do modelo é o grande espalhador, que garante um maior volume de água durante o banho. Incorpora a tecnologia e a boa qualidade dos resistores da marca Lorenzetti, garantindo a durabilidade. Possui diferentes gradações de temperatura, ajustáveis através de barra rotatória ao alcance das mãos. Por ser um modelo de parede, não tem necessidade de canos aparentes para a sua instalação, o que confere uma estética mais agradável.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Chuveiro elétrico Lorenzetti Maxi Ducha Lorenzetti 5500W

7. Chuveiro elétrico Lorenzetti Maxi Ducha Lorenzetti 5500W

Este é um modelo de pequenas dimensões e design compacto e arredondado. Possui um espalhador grande, que garante um bom volume e uniformidade na distribuição da água. Por ser um produto mais simples, a regulagem conta com apenas três opções de temperatura. Ainda assim, tem a qualidade de componentes da marca e a garantia de resistores de longa durabilidade.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher o melhor chuveiro elétrico para você

A escolha de um chuveiro é muito particular, e precisa considerar aspectos bem diversos. Na hora da compra, a escolha apenas pelo design ou pelo tamanho do espalhador pode não ser o melhor caminho.

A credibilidade da marca é um fator muito importante, para garantia de um produto durável, de qualidade e com fácil acesso à manutenção. Observar as dimensões do seu banheiro, o espaço para a instalação, pode ser um guia para a escolha do modelo e das dimensões do aparelho. Além disso, as opções de direcionamento e fluxo de água são importantes para a consideração do conforto que pode ser proporcionado.

No mercado existem modelos de todas as formas e em todas as faixas de preço. Considerar as características do produto em relação ao custo-benefício é fundamental. Algumas características são bastante gerais e podem contribuir para uma melhor escolha do chuveiro ideal.

Potência em Watts

A potência do chuveiro talvez seja o fator mais importante na avaliação dos aparelhos na hora da compra. De forma bem simples, a potência indica a capacidade que o chuveiro tem de aquecer a água em um intervalo de tempo.

Acontece que quanto maior a potência, maior o consumo de energia para que o aparelho possa funcionar. Então chuveiros mais potentes podem proporcionar banhos mais quentes, mas você deve estar atento ao seu consumo de energia e avaliar o benefício real de um aparelho com alta potência.

No mercado atual existem chuveiros com quatro tipos de potência: 5500, 6800, 7500 e 7800 W. Os modelos de 5500W são os mais simples, mas mais versáteis, com opções bivolt (110 e 220V). Além disso, para locais mais quentes e que não precisam de temperaturas de água tão elevadas, pode ser uma opção econômica. A partir de 6800W os aparelhos têm mais opções de regulagem e temperaturas gradativas, mas podem consumir mais energia. Vale a consulta ao manual do fabricante e a busca de orientação com um revendedor, por exemplo.

Controle de temperatura

As temperaturas de um chuveiro variam de acordo com a potência de cada aparelho. Os chuveiros de até 5500 W normalmente têm apenas 3 opções de temperatura: zero, verão (intermediário) e inverno (máxima temperatura).

Chuveiros mais potentes oferecem opções de controle de temperatura reguladas por barras rotatórias. Este tipo de regulagem permite a gradação progressiva da temperatura, entre o zero e a máxima que o aparelho oferece. Aparelhos com 6800 W podem oferecer até quatro temperaturas, enquanto os mais potentes têm mais opções de gradações intermediárias.

Melhores marcas: Lorenzetti e Hydra

Quando se trata de chuveiros, as principais escolhas são centradas em duas marcas: Lorenzetti e Hydra. Estas fabricantes têm a maior tradição de mercado na produção de chuveiros e equipamentos elétricos para aquecimento de água. São especializadas e desenvolvem tecnologias exclusivas, que garantem a melhor durabilidade dos resistores.

Por serem marcas bastante consolidadas no mercado, conferir as suas opções pode ser vantajoso. Como as linhas e opções são múltiplas, certamente oferecerão um produto que atenda às suas necessidades. Além disso, podem oferecer mais facilmente assistência técnica e manutenção dos aparelhos.

Vale destacar que existem mais marcas no mercado, e que também oferecem diversas opções. Podemos citar a Deca, Corona e Docol como outras marcas populares. Ainda assim, uma boa pesquisa pode ser interessante, pois os preços costumam ser mais altos. A avaliação do investimento frente aos benefícios pode ser a peça-chave para economizar.

FAQs - chuveiros elétricos

📗 Qual chuveiro elétrico comprar?

O chuveiro ideal é aquele que ofereça maior conforto e uma ótima experiência de bem-estar. Além disso, deve ser econômico e ter um design atrativo, que dê um toque de modernidade ao banheiro. Na nossa seleção, o chuveiro que reuniu todas estas características foi o modelo Acqua Duo da Lorenzetti. A vantagem é o custo-benefício: você adquire um produto que não é apenas chuveiro, mas também ducha. Banhos mais aconchegantes, com um chuveiro bem diferenciado.

📗 Como chuveiro elétrico funciona?

Para entender o funcionamento do chuveiro é preciso relembrar alguns conceitos básicos de física. O chuveiro é um aparelho elétrico, que converte energia elétrica em energia térmica. E é esta energia térmica que possibilita o aquecimento da água que sai do chuveiro. A água que entra no chuveiro pressiona as borrachas internas, que compõe o diafragma. Este diafragma, ao ser pressionado, aciona os componentes elétricos, fechando a corrente e ligando o resistor. No chuveiro existem dois resistores: um de baixa e outro de alta potência. Quando a corrente elétrica passa pelos resistores, a energia é dissipada na forma de calor, aquecendo a água. Quando o chuveiro está ligado no modo “verão” quer dizer que ele aciona o resistor de baixa potência, que aquece menos a água. E o oposto, no modo “inverno”, ocorre o acionamento do resistor de alta potência, que transfere mais calor para a água.

📗 Como instalar chuveiro elétrico?

Apesar de aparentemente simples, a instalação de um chuveiro requer alguns cuidados. A observação de características da voltagem, dos conectores, do fluxo de água e do local de instalação podem ser determinantes para o funcionamento correto do chuveiro. Na dúvida, contrate um profissional eletricista ou peça orientações.

Ao instalar você mesmo o chuveiro, você deve observar alguns pontos importantes. A voltagem do chuveiro, o disjuntor ao qual ele será ligado e os cabos para a instalação. Uma consulta a profissionais ou ao vendedor podem esclarecer suas dúvidas.

Na instalação, todos os disjuntores devem estar desligados para que não passem corrente, o que poderia levar a choques elétricos. Os cabos do chuveiro têm diferenciação de cores, então cada cabo tem seu correspondente na ligação elétrica. O fio-terra, em amarelo ou verde e amarelo, pode não ter correspondente na rede. Para o aterramento, um profissional deve ser contratado e o cabo isolado até o procedimento.

É importante sempre deixar que o fluxo de água corra antes de ligá-lo, seja na posição “verão” ou “inverno”, para acionar o diafragma. Após estes procedimentos é só relaxar e aproveitar o banho na sua temperatura preferida.

📗 Porque chuveiro elétrico não dá choque?

O chuveiro não dá choque por duas razões simples: a água é de boa qualidade e ele está bem instalado.

A água contém sais, que são condutores naturais de energia. Uma água de má qualidade, com grande quantidade de sais, não apenas pode danificar o aparelho – já que o sal oxidaria os componentes elétricos do chuveiro – mas conduzir energia para nossa pele. Um corpo molhado é um condutor elétrico, e a eletricidade sempre “escapa” pelo caminho mais fácil. Então, uma água de boa qualidade e tratada tem menor possibilidade de conduzir corrente.

Em segundo, a instalação do chuveiro é um fator decisivo. O chuveiro deve estar sempre aterrado adequadamente, desviando a corrente não convertida em calor para outro caminho que não a água. Além disso, a manutenção preventiva e regular é importante, pois resistências danificadas e com mau funcionamento podem permitir a passagem de corrente para a água, levando ao choque.

📗 Chuveiro elétrico é perigoso?

Todos os aparelhos elétricos tem um risco associado ao seu uso indevido, principalmente os choques elétricos. Como já ressaltado, um chuveiro mau instalado, sem manutenção e abastecido com água de má qualidade pode sim ser perigoso.

Entretanto, tomando todos os cuidados de instalação, o chuveiro é um eletrodoméstico extremamente seguro. Os fabricantes também se preocupam muito com a qualidade dos aparelhos que oferecem, para que eles sempre possuam a melhor segurança. A qualidade dos materiais, dos componentes elétricos, dos cabos de instalação são itens que merecem atenção das diferentes marcas. Como consumidor, buscar informações sobre as características dos aparelhos e aconselhamento técnico é importante para que a sua escolha seja a mais segura.