Melhores coifas

Um utensílio de grande valor para quem usa a cozinha, a coifa tem como função extrair gorduras, vapores e odores que eventualmente possam no fogão, paredes e panelas. A coifa deixa o ambiente mais agradável e higiênico e é ótima aliada para cozinhas profissionais e domésticas!

Melhores coifas de 2020

1. Coifa Tramontina Dritta 90cm
2. Coifa de Ilha Cadence Curvature 90cm Inox - CFA500
3. Coifa de parede Cadence Curvature 90cm Inox - CFA390
4. Coifa de parede Fogatti Duto Slim New Order Inox 90cm
5. Coifa Tramontina New Vetro Inox 90cm
Coifa Tramontina Dritta 90cm

1. Coifa Tramontina Dritta 90cm

Com detalhes modernistas, esta coifa renova o poder da sua cozinha. Sua composição é de aço inox, tendo toda a tecnologia das marcas citadas para explorar o que há de melhor no mercado. Esta coifa pode ser instalada no modo exaustor, não utilizando filtros de carvão ativados e com suporte para furação na parede, dando maior saída para o ar. O ar do ambiente é renovado em 12 vezes durante 1 hora de uso. Ideal para instalação em cozinhas de até 12 m², com a sucção de 430 m3/h e acima de fogões com até 90 cm.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Coifa de Ilha Cadence Curvature 90cm Inox - CFA500

2. Coifa de Ilha Cadence Curvature 90cm Inox - CFA500

A iluminação embutida, junto com os aparatos tecnológicos, tornam esta coifa de ilha uma das mais procuradas em 2020. O acabamento em inox e vidro temperado trazem toda a sofisticação necessária para a cozinha. Com possibilidade de 3 velocidades diferentes, o utensílio suga até 1000m3/h de ar. Em uma cozinha de 60m3, o ar será totalmente renovado a cada 3,6 minutos.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Coifa de parede Cadence Curvature 90cm Inox - CFA390

3. Coifa de parede Cadence Curvature 90cm Inox - CFA390

Ideal para fogão de 6 bocas, a Coifa de Parede Cadence CFA390 possuí o acabamento em inox. Seu poder de sucção é de até 750m3/h de ar. Em uma cozinha de 60m3, o ar será totalmente renovado a cada 3,6 minutos. Não possuindo filtro, a facilidade para limpeza é seu maior diferencial: deixa a cozinha moderna e sofisticada.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Coifa de parede Fogatti Duto Slim New Order Inox 90cm

4. Coifa de parede Fogatti Duto Slim New Order Inox 90cm

Filtro de carvão ativado para extrair o máximo de impurezas da sua cozinha, a coifa Fogatti com acabamento em inox permite 3 velocidades, tendo velocidade de sucção de 550 m³/h, duto externo dividido em superior e inferior. Com função de depurador e exaustor, é uma das mais acessíveis em custo X benefício.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Coifa Tramontina New Vetro Inox 90cm

5. Coifa Tramontina New Vetro Inox 90cm

Com um design único, a Coifa Inox New Vetro da Tramontina conta com o que há de melhor no mercado em termos de tecnologia. Contando com dispositivos de segurança, como desligamento automático em caso de superaquecimento, seu molde é totalmente sofisticado, tendo opções de colocações de LEDs.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor coifa para você?

Para escolher a melhor coifa, é fundamental conhecer o ambiente da sua cozinha. Pensar de forma clara e objetiva onde e qual será o tempo de uso da coifa. Estes são requisitos indispensáveis para escolher a melhor coifa.

Uma coifa extrai, filtra e evacua odores e gordura gerados durante o cozimento. Coifa de ilha, coifa embutida ou coifa de design decorativo: os exaustores são essenciais acima de um fogão. Evacuação, filtro, fluxo de ar: escolher o certo, comparação de exaustores!

Características importantes:

  • ​ Unidade retrátil ou de filtro
  • ​ Gaveta ou tampa
  • ​ Parede ou ilha
  • ​ Evacuação ou sucção reciclável
  • ​ Fluxo de ar
  • ​ Nível de som
  • ​ Filtro de graxa e carbono
  • ​ Dimensões

O tipo, dependendo das restrições de instalação e seus gostos, varia muito, tendo diversas opções no mercado:

  • ​ Dimensões, dependendo do tipo de cobertura e restrições de instalação.
  • ​ O modo de sucção, conectado ou não ao exterior por um duto de exaustão.
  • ​ O fluxo de ar, em função do tipo de exaustor e do volume da cozinha.

Tipos de exaustor

Um exaustor está disponível em vários tipos:

Capa embutida ou unidade de filtragem para maior discrição; embutido em um gabinete, retrátil ou não.

Cobertura da gaveta ou cobertura telescópica para modernidade e discrição; integrado sob um gabinete.

Capuz ou capuz da viseira para um estilo simples ou moderno; elemento independente, muito fácil de instalar, básico.

Parede decorativa ou cobertura de ilha para amantes de design; instalação de parede ou ilha

Dimensões dos exaustores

  • Os exaustores e gavetas embutidos devem ser dimensionados com o armário da cozinha no qual estão integrados.
  • Boné e capuzes decorativos são menos restritivos de instalação.
  • As dimensões oferecidas são geralmente entre 60 e 90 cm

Modo de sucção e cálculo de fluxo de exaustores de cozinha

Os exaustores oferecem dois modos de sucção e, na maioria das vezes, combinados no mesmo modelo:

Sistema de evacuação (requer uma conduta de evacuação, o mais eficiente): Fluxo de ar = Volume da cozinha x 10

Sistema de reciclagem (funciona em circuito fechado, menos eficiente até 25%): Fluxo de ar = Volume da cozinha x 20

Nível de som

Os exaustores de reciclagem são mais barulhentos do que os exaustores comuns. Os valores propostos variam de:

35 dB para o mais silencioso (velocidade mínima).

45 dB em média (velocidade mínima).

55 a 60 dB na velocidade máxima de sucção.

A função de um exaustor é criar um ambiente saudável, removendo vapores, gordura e odores pungentes de Além dessa funcionalidade, há um elemento decorativo, um ponto de iluminação e purificação do ar. Localizado acima do fogão integrado na bancada ou com vista para um fogão independente. Um exaustor tem filtros de carbono e gorduras, logo, deve ser mudado periodicamente.

Capô da ilha

A cobertura da ilha é colocada no teto, logo acima de uma ilha de cozinha. Para ser levado diretamente se a sua placa estiver localizada no centro da divisão.

Sua capacidade de extração é superior à de um exaustor. O seu posicionamento no tecto requer uma instalação elétrica dupla: uma corrente elétrica pelo chão para alimentar a placa e outra pelo tecto, para o exaustor.

Modos de sucção para exaustores de cozinha

Para a evacuação de vapores de cozinha, exaustores de cozinha usam dois modos de sucção: evacuação ou reciclagem. A maioria dos modelos possui ambos os modos de sucção.

Sistema de evacuação ou extração

O sistema de exaustão ou extração envia a fumaça e o vapor d'água para o exterior da casa por meio de um duto de exaustão. Antes de ser rejeitado, o ar passa por um filtro anti-gordura para purificá-lo. Apenas odores e umidade emergem do lado de fora (no telhado ou na fachada). A necessidade do arranjo do duto de ventilação e exaustão torna este sistema a combinação perfeita para uma casa independente.

O sistema de reciclagem

Mora em apartamento onde não é possível instalar drenagem externa? Opte por este sistema que atua em circuito fechado. Ele filtra o ar, usando um filtro de carbono e um filtro de gordura, a fim de reintegrá-lo ao ambiente. A umidade, portanto, não é evacuada. Seu sistema de instalação provoca uma leve perda de vazão e torna o exaustor mais barulhento, por isso não adote se o nível de som é seu primeiro critério.

Filtro de gordura

Um filtro de gordura, como o nome sugere, captura a gordura que acompanha os gases e vapores do cozimento . Pode ser metálico (geralmente lavável) ou sintético que merece uma troca a cada 2 a 6 meses em média (este modelo é raro).

Filtro de carvão

Um filtro de carbono, acompanhado de um filtro de gordura, serve para neutralizar odores e partículas gordurosas . Composto por bolas de carvão , não pode ser limpo, muda em média após 4 a 6 meses. Se você fritar e grelhar com frequência, os filtros irão saturar rapidamente! Alguns modelos entregam os filtros com o exaustor. Caso contrário, eles devem ser adquiridos separadamente.

Como o filtro de gordura, o filtro de carbono deve combinar com o seu capô. As referências estão indicadas na placa de identificação do exaustor.

Coifa de parede

Hoje, os exaustores estão divididos em duas categorias: coifas decorativas com chaminé visível e as chamadas coifas com viseira. Sendo assim, é possível acoplá-la na parede.

Todas as coifas são compostas por, no mínimo, um ventilador, um filtro que retém a graxa e um cone de sucção. Nem todos os exaustores oferecem o mesmo fluxo de ar: sua potência pode variar em várias centenas de m³ de ar aspirado. A potência de saída necessária depende do tamanho da sua cozinha e, portanto, do ar a ser aspirado.

Ventilação diferente para dois tipos de capuz

Os exaustores podem ser de exaustão ou reciclagem. Isso se refere à maneira como as coifas ventilam e eliminam os vapores e liberam de seus odores volumosos.

O exaustor de reciclagem purifica o ar sujo e o rejeita, uma vez purificado, pela parte superior do exaustor. Este tipo de coifa é preferível se a cozinha não tiver duto de ventilação para o exterior. É composto por um filtro para purificar o ar, e deve ser carregado com o chamado filtro de carvão para eliminar odores que devem ser trocados regularmente.

O exaustor não possui filtro de carbono, apenas filtros que retêm partículas de graxa. Possui um duto de evacuação que retorna o ar e os gases diretamente para o exterior. O fato de não haver filtro de carbono torna a sucção desta coifa mais eficiente.

Coifa de ilha

As cozinhas estão se abrindo cada vez mais em salas de jantar. Os construtores montaram ilhas para cozinhar, lavar, preparar pratos ou comer ao redor. Se a sua cozinha possuir uma ilha com placa, será necessário instalar uma coifa de ilha. Naturalmente, é ideal para quem trabalha diretamente na cozinha.

Coifa de cozinha ou industrial?

Para selecionar a melhor coifa para o seu uso, identifique suas necessidades. Ambas possuem grande utilidade e podem agregar muitos valores para sua cozinha. Logicamente, preços e atributos variam entre as duas, embora suas diferenças sejam apenas de materiais de fabricação.

Altura

A distância da coifa deve ser de no mínimo 65cm. Os valores de altura variam conforme o modelo da coifa e o design interno e externo da sua cozinha. Sendo assim, planeje junto a um profissional (arquitetos, designers, etc) para que você usufrua ao máximo de sua cozinha.

Exaustor ou depurador?

A instalação de uma coifa com exaustor é muito mais complexa, pois o ar sugado é levado por dutos para fora do ambiente. Na função depurador, a coifa funciona devolvendo o ar para o ambiente, mas nesse caso não vale a pena comprar uma coifa, pois ela é bem mais cara que um depurador.

O exaustor/depurador fica localizado na parte de cima, sugando o ar conforme a velocidade estabelecida na sua compra. Sua eficiência é inegável, pois purifica o ambiente e o mantém mais higienizado. Já o depurador possui menos eficiência, mas tem como diferencial maior acessibilidade em limpeza, instalação e preço.

Melhores marcas: Tramontina, Fogatti, Fischer e Cadence

Tramontina, Fogatti, Fischer e Cadence são as melhores marcas quando se trata de coifas. Principalmente, por serem marcas que trabalham com a fabricação em inox de qualidade para produzir suas coifas.

FAQs - coifas

📗 Qual coifa é melhor?

Dentro das escolhas do mercado, separamos a Coifa de Ilha Cadence Curvature 90cm CFA500 Inox. Esta coifa possui ótimas avaliações de clientes que adquiriram online. Além disso, sua capacidade tecnológica para ilha é superior e mais acessível. Ainda assim, muitas outras coifas são ótimas, cabendo a você decidir qual a que mais se enquadra nas suas necessidades.

📗 Onde comprar coifa?

Americanas, Lojas Lebes e Magazine Luiza estão no top 3 distribuidores de coifa. Além dessas, uma rápida pesquisa mostra várias outras lojas com coifas em seu estoque. Logo, fica muito acessível procurar o melhor preço para ter o melhor custo X benefício.

📗 Coifa é necessário?

A coifa para cozinha doméstica é uma opção muito útil e agradável para o ambiente, mas não podemos dizer que é estritamente necessário. Em ambientes profissionais, como restaurantes, por exemplo, uma coifa se faz necessário para manter o ar do ambiente purificado e livre de resíduos nos fogões. Além disso, coloca o profissionalismo em primeiro lugar.

📗 Para que serve a coifa?

Uma coifa desempenha um papel importante para a nossa saúde, pois aspira e filtra os vapores do cozimento, em particular os fumos de óleos e gorduras que assam. Evite respirá-los porque contêm substâncias tóxicas - e em particular a acroleína, um irritante respiratório que pode agravar a asma em pessoas sensíveis. Ao mesmo tempo, a coifa evita que a cozinha e os móveis fiquem gradativamente entupidos por uma película gordurosa, feia e insalubre.

📗 Qual a diferença entre coifa e exaustor?

Na prática, o exaustor é uma parte do todo de uma coifa. É o objeto responsável pela sucção e troca de ar quente pelo ar frio externo. Ele é colocado a uma distância de 2,5m do chão, produzindo o bem-estar no ambiente da cozinha, seja coifa de parede ou de ilha.

📗 Qual a diferença entre coifa e depurador?

A coifa necessita de uma saída externa para expulsar o ar e trazer um novo para o ambiente, enquanto o depurador não tem essa necessidade. No depurador, o ar filtrado é limpo pelos ativos de carvão e volta ao ambiente muito mais leve.