Melhores depuradores de ar

Os depuradores de ar vêm se tornando um item indispensável nas cozinhas modernas. Com os espaços domésticos reduzidos, especialmente em apartamentos com cozinhas integradas, o uso de um depurador é essencial.

Os depuradores são responsáveis pela filtragem do ar, retendo os vapores com gorduras e odores que são produzidos ao cozinharmos. Ao reter estes vapores, os depuradores impedem que os demais ambientes possam apresentar odores indesejáveis e fumaça.

Conheça os principais modelos e marcas para escolher o produto mais adequado para você e o seu espaço.

Melhores depuradores de ar de 2020

1. Depurador de Ar Electrolux fogão de 5 6 bocas - DE80B
2. Depurador de Ar Electrolux fogão de 4 bocas - DE60B
3. Depurador de Ar Philco Slim 60cm Inox – PDR60I
4. Depurador de Ar Suggar Slim 80 cm - DI801PR
5. Depurador de Ar Suggar Slim de Embutir 60cm Inox - DE61IX
6. Depurador de Ar Philco Slim 90cm Inox – Pdr90i
7. Depurador de Ar Suggar Slim Touch 80cm - DI82THPT
Depurador de Ar Electrolux fogão de 5 6 bocas - DE80B

1. Depurador de Ar Electrolux fogão de 5 6 bocas - DE80B

O primeiro colocado na lista apresenta como principal característica a grande potência de sucção e de eliminação de odores. Este modelo traz também o acoplamento de lâmpadas embutidas, o que garante o conforto e a iluminação adequada para o preparo dos alimentos. Como tecnologias, traz um sistema de filtração com dois filtros, sendo um de alumínio e outro de carvão ativado, responsável por garantir a melhor retenção de odores. Possui três velocidades de aspiração, que se adequam a cada nível de produção de vapores. Seu sistema de limpeza é simples e o design atende a diferentes projetos de decoração.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Depurador de Ar Electrolux fogão de 4 bocas - DE60B

2. Depurador de Ar Electrolux fogão de 4 bocas - DE60B

O diferencial deste modelo da Electrolux é o seu design, mais compacto e arredondado que os similares da mesma marca. Feito em aço inoxidável, oferece a garantia de conservação da cor e da estética por mais tempo, além da praticidade na limpeza. Também apresenta uma tecnologia de filtragem dupla, com um filtro metálico e outro em carvão ativado. A sua regulagem possibilita três velocidades de sucção, para adaptação à quantidade de vapor produzida.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Depurador de Ar Philco Slim 60cm Inox – PDR60I

3. Depurador de Ar Philco Slim 60cm Inox – PDR60I

Este equipamento combina duas funcionalidades: depurador e exaustor. Confeccionado em aço inoxidável, apresenta praticidade para limpeza. Possui lâmpada interna acoplada e sistema duplo de filtragem, sendo um filtro metálico em alumínio e outro em carvão ativado. Apresenta três velocidades sucção, e é adaptável para fogões de quatro bocas e cooktops de 60 cm. Outra vantagem é a sua potência, o que lhe confere uma característica de boa economia de energia.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Depurador de Ar Suggar Slim 80 cm - DI801PR

4. Depurador de Ar Suggar Slim 80 cm - DI801PR

Neste modelo de depurador, a Suggar oferece um produto de baixo consumo, grande capacidade de sucção e bastante silencioso. Possui três velocidades de sucção, adaptáveis para produção de diferentes quantidades de vapor e gordura. Apresenta filtração dupla, com uma manta filtrante e um filtro em carvão ativado. É um equipamento leve, compacto e adaptável para fogões de seis bocas. Uma boa opção para espaços pequenos e cozinhas conjugadas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Depurador de Ar Suggar Slim de Embutir 60cm Inox - DE61IX

5. Depurador de Ar Suggar Slim de Embutir 60cm Inox - DE61IX

Este modelo combina duas funcionalidades, a de depurador e coifa, sendo uma opção versátil para diferentes funcionalidades. Por ser um modelo de embutir, a tela frontal é deslizável e confeccionada em aço inoxidável, de fácil limpeza. Possui três velocidades de sucção e sistema duplo de filtragem, sendo um filtro em alumínio e outro em carvão ativado. Também é um modelo bastante econômico e silencioso, com lâmpada acoplada e adaptável para fogões de quatro bocas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Depurador de Ar Philco Slim 90cm Inox – Pdr90i

6. Depurador de Ar Philco Slim 90cm Inox – Pdr90i

Se você busca um modelo para fogões maiores, esta é uma boa opção. O modelo Pdr90i da Philco é ideal e adaptável para fogões de seis bocas. O diferencial do produto é o seu design moderno, confeccionado em aço inoxidável, o que garante praticidade na limpeza e durabilidade de cor do aparelho. Possui lâmpada acoplada para uma melhor iluminação e conforto no preparo de alimentos. O sistema de filtragem é duplo, com um filtro em alumínio e outro em carvão ativado, e três velocidades de sucção.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Depurador de Ar Suggar Slim Touch 80cm - DI82THPT

7. Depurador de Ar Suggar Slim Touch 80cm - DI82THPT

Neste modelo a Suggar oferece um produto com um diferencial tecnológico, a presença de um painel digital. É possível fazer a programação por toque (touch) do desligamento automático do depurador. O painel também avisa quando é necessária a troca dos filtros e limpeza, o que confere praticidade na sua manutenção. Possui lâmpada acoplada para melhor iluminação e três velocidades de sucção. Adaptável para fogões de seis bocas. A filtração é dupla, com um filtro em alumínio e outro em carvão ativado. Tem função dupla de depurador e coifa, com baixo consumo de energia e funcionamento silencioso.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor depurador de ar para você?

A escolha de um depurador deve levar em conta alguns aspectos importantes. A definição da frequência de uso, do espaço de instalação, adaptação ao tamanho do fogão ou cooktop, e o orçamento disponível para aquisição do aparelho são fatores a serem considerados.

Na escolha da marca e do modelo, estes critérios devem ser analisados para obtenção de uma melhor relação de custo e benefício. Além disso, especificações técnicas como dimensões do aparelho e consumo de energia podem ser bons guias de escolha.

Tamanho em centímetros

Antes de comprar um depurador é preciso considerar as dimensões do aparelho em relação ao tamanho do seu fogão e ao futuro local de instalação.

Por recomendação, as dimensões do depurador devem ser equivalentes as do fogão. Por exemplo, um fogão de até seis bocas pode ter dimensões médias entre 76 e 79 cm de largura. Logo, para que o depurador funcione corretamente e consiga captar os vapores produzidos suas dimensões devem ser um pouco maiores.

No mercado existem depuradores de duas dimensões: 60 cm e 80 cm em largura. Cada modelo atende a uma dimensão de fogão, para que a captação dos vapores e da gordura sejam mais eficientes. A instalação de um depurador com dimensões incompatíveis com o fogão pode resultar em mau funcionamento do aparelho, ou mesmo desperdício de espaço.

A instalação dos depuradores é feita logo acima do fogão. Quando um depurador é super dimensionado, ou seja, maior do que o necessário, acaba ocupando um espaço significativo. Este espaço poderia ser utilizado para a colocação de armários suspensos, e com isso, favorecer a organização da cozinha.

Em espaços pequenos, como é o caso das cozinhas conjugadas, dimensionar e posicionar corretamente o depurador é fundamental. Com este planejamento, o depurador não apenas atende aos requisitos de uso, mas ocupa o espaço adequado para a sua correta instalação.

É importante lembrar neste planejamento que os depuradores têm alturas mínimas para instalação. Para fogões a gás, devem ser posicionados a pelo menos 75 cm de altura dos queimadores, e a 60 cm para fogões com queimadores elétricos.

Esta consideração do distanciamento também pode orientar na escolha do modelo do depurador. Para espaços com pequenas alturas, a opções por modelos embutidos e compactos pode ser a melhor escolha. Além destes, existem os depuradores suspensos e de parede, cada um com especificações de instalação. Conhecer o local de instalação é um caminho para a opção por um modelo adequado.

Para fogão de 4 a 6 bocas

Lembrando da regra de que a dimensão do depurador deve ser equivalente à do fogão é possível fazer a correspondência com os modelos disponíveis. Para fogões de 2 a 4 bocas, os depuradores de 60 cm de largura são os ideais. Já para os de 5 a 6 bocas, os maiores com 80 ou 90 cm são os recomendados.

Os fogões de até 4 bocas ocupam espaços menores, e na versão cooktop, tendem a ocupar pequenos espaços nas bancadas. Assim, a preferência deve ser dada para depuradores compactos, silenciosos e com facilidade de limpeza.

Já os fogões de até 6 bocas precisam de depuradores mais eficientes para captação de maiores quantidades de vapores e gorduras. Equipamentos com maior capacidade de fluxo e filtros para retenção de odores, como é o caso dos filtros de carvão ativado, são ideais para estes fogões.

Potência em Watts

A potência em Watts (W) dos depuradores é um fator importante que deve ser considerado na escolha do aparelho. Esta característica ajuda a indicar a eficiência, ou seja, o quanto de energia o depurador pode consumir.

Quanto maior a potência de um equipamento, menos ele consumirá energia elétrica para funcionar corretamente. O contrário também é válido: quando escolhemos um aparelho com baixa potência, ele tende a gastar mais energia para desempenhar a mesma função.

Observar a potência em Watts na escolha do seu depurador e as especificações dos selos de qualidade podem contribuir para uma escolha melhor. Assim, você poderá optar por equipamentos mais eficientes e econômicos, evitando o gasto desnecessário de energia elétrica ou o mau funcionamento do equipamento.

Quantidade de velocidades

A velocidade do depurador nada mais é que a capacidade de sucção do equipamento. Atualmente no mercado existem depuradores com uma e três velocidades.

Os equipamentos de uma velocidade são mais simples, e têm capacidade limitada de sucção. Já os depuradores com três velocidades oferecem diferentes capacidades de sucção, de acordo com a necessidade e a quantidade de vapores produzidos.

O valor dos depuradores varia também em relação às diferentes quantidades de velocidades do equipamento. Entretanto, quanto maior o número de velocidades melhor é o ajuste da sucção, evitando que vapores não sejam completamente absorvidos. A relação entre o custo e o benefício depende então de cada um, de acordo com a frequência e necessidades de uso do depurador.

Melhores marcas: Suggar, Electrolux, Fischer e Brastemp

Existem diversas marcas de depuradores, com opções em dimensões, velocidades, modelo do painel (botões ou eletrônicos), entre outras características. Assim, a escolha da marca deve considerar as suas necessidades para o uso do depurador e o melhor custo benefício.

Entre as marcas mais recomendadas, Suggar, Electrolux, Fischer e Brastemp são conhecidas e populares. Possuem bons produtos, com garantia de qualidade e praticidade na assistência técnica. Além disso, têm opções em diferentes faixas de preços e modelos para todos os tipos de ambientes.

Outras marcas, como Colormaq, Consul e Philco também podem ser opções. Vale sempre a consulta às especificações do aparelho e a comparação entre as características de cada um para uma boa escolha.

FAQs - depuradores de ar

📗 Para que serve um depurador de ar?

Um depurador de ar serve como um filtro, capaz de absorver e reter vapores do preparo de alimentos, reduzindo a presença de gorduras e odores no ambiente.

📗 Qual o melhor depurador de ar?

O melhor depurador de ar é aquele que tem opções de velocidade de sucção, filtros para retenção de odores, facilidade na limpeza e economia de energia. Na nossa lista, selecionamos como primeiro colocado o Depurador de Ar da Electrolux modelo DE80B, que apresentou melhor relação custo-benefício.

📗 Qual a diferença entre coifa e depurador de ar?

O depurador atua filtrando os vapores, gordura e odores, e retorna o ar para o ambiente da cozinha limpo e renovado. A coifa, ou função de coifa em um depurador, atua sugando o ar do ambiente e canalizando-o para o exterior através de um duto. É uma função importante para pessoas que realizam muitas frituras ou preparo de alimentos com grande produção de vapores.

📗 Qual o melhor depurador de ar para fogão de 4 bocas?

Para fogões menores, a escolha de um aparelho compacto e de fácil limpeza é fundamental. O modelo DE60B da Electrolux ocupa a segunda opção na nossa lista, sendo recomendado para fogões de 4 bocas pelo design e custo-benefício.

📗 Onde comprar depurador de ar?

Os depuradores podem ser encontrados nas principais redes de lojas de departamentos, eletrodomésticos, lojas de decoração e móveis planejados ou mesmo em lojas on-line.

📗 Como limpar depurador de ar?

Cada parte do depurador deve ser limpa de forma apropriada, após o desligamento do aparelho da fonte elétrica. A parte externa do aparelho e do painel podem ser limpas com pano ou esponja macia e sabão neutro. Os filtros metálicos podem ser lavados com água, sabão e esponja, ou mesmo deixados de molho em água morna. Por fim, os filtros de carvão deverão ser trocados periodicamente, com a verificação da presença de gordura acumulada. O filtro antigo deve ser descartado e substituído por um novo.