Melhores extratoras

Poucas sensações trazem tanta satisfação do que estar em um local limpo e cheiroso. É possível conseguir um ambiente higiênico sem precisar fazer muito esforço. As extratoras são uma aliada para quem quer higienizar os mais diversos tipos de superfícies. Esse tipo de aparelho tem se tornado cada vez mais popular devido a sua eficiência e praticidade na utilização.

As extratoras são capazes de limpar com profundidade bancos de carros, sofás, almofadas e colchões, cadeiras, os mais diversos tipos de piso, entre outros tipos de superfícies. Também elimina cheiros que ficam impregnados nos estofados. O equipamento limpa tanto as sujeiras mais superficiais, como líquidos, pedaços de comidas, poeira, etc., quanto as impurezas que não conseguimos enxergar a olho nu.

Essa capacidade de limpar em camadas mais profundas faz com que a extratora seja uma forte aliada da saúde da família e da preservação de um local de trabalho higiênico. Como a limpeza atinge camadas profundas dos estofados, ela elimina germes, ácaros e bactérias inseridas nessas superfícies. Essa limpeza vai proporcionar um ambiente mais saudável para todos.

O mercado oferece diversas marcas e opções de modelos, independentemente se sua necessidade for para uso profissional ou doméstico. Existem aparelhos indicados para as mais diferentes superfícies. Como a extratora é um equipamento de alto custo, é preciso fazer uma pesquisa extensa e entender a sua necessidade para acertar na hora da compra e não jogar dinheiro fora.

Aqui você encontra os principais modelos que estão à venda no mercado brasileiro e um guia para você encontrar a melhor opção para aquilo que precisa.

Melhores extratoras de 2020

1. Extratora Aspirador WAP Carpet Cleaner 1600w
2. Extratora e Lavadora IPC Soteco Lavaclean 1250 watts
3. Extratora Vertical WAP Floor Cleaner Mob
4. Extratora WAP Multi Cleaner 1400W
5. Extratora Vertical WAP Power Cleaner PRO
6. Extratora e Aspirador WAP Home Cleaner 1600w
7. Extratora Vertical Wap Comfort Cleaner Pro 2000W
Extratora Aspirador WAP Carpet Cleaner 1600w

1. Extratora Aspirador WAP Carpet Cleaner 1600w

Essa é uma extratora para quem precisa de uma limpeza mais profunda e tem uma alta demanda. Ela pode ser utilizada na limpeza de todos os tipos de carpetes e estofados. Também pode ser utilizada na limpeza de pisos. Os seus 1600W dão ao equipamento uma potência vigorosa. Sua característica mais marcante é um motor de duplo estágio, o que aumenta o poder de sucção do equipamento. Seu vácuo é de 265 mbar. Ela é indicada para quem busca um modelo para utilizar em trabalhos pesados e recorrentes. A WAP Carpet Cleaner conta com um recipiente com capacidade de 25 litros de armazenamento e água suja e de seis litros para a colocação da solução química para a limpeza. Essa capacidade permite uma longa utilização ininterrupta. O modelo também conta com um cabo elétrico de cinco metros. Entre seus acessórios está o bocal de sopro. O bocal permite maior facilidade para secar superfícies. Outras utilidades dele são: acender a churrasqueira e soprar as folhas do pátio ou da calçada.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Extratora e Lavadora IPC Soteco Lavaclean 1250 watts

2. Extratora e Lavadora IPC Soteco Lavaclean 1250 watts

Esse modelo é mais compacto. Ele tem capacidade de 16 litros. Seu tamanho torna fácil o transporte do aparelho. A potência de 1250 watts faz com que seja útil tanto no uso doméstico quanto no profissional. Ela funciona como aspirador de pó, aspirador de líquidos e lavadora/extratora e conta com acessórios que ajudam na limpeza de estofados, cadeiras, carpetes e pisos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Extratora Vertical WAP Floor Cleaner Mob

3. Extratora Vertical WAP Floor Cleaner Mob

Leve e portátil, a Wap Floor Cleaner Mob é um aparelho inovador. Ele aspira sólidos e líquidos ao mesmo tempo, sendo uma ótima opção para quem quer rapidez e praticidade. Ideal para o uso doméstico. A Vertical Wap Floor Cleaner Mob tem a capacidade de limpar, aspirar e borrifar simultaneamente. Ela é ideal para utilizar nos mais diversos tipos de pisos frios, além de ser eficiente na higienização de tapetes e estofados. Muito tecomendada para quem tem pets dentro de casa. O aparelho é sem fio. A bateria tem autonomia de 25 minutos. A recarga dura entre 3 e 4 horas. Sua potência é de 1200 watts. Seu vácuo é de 35 mbar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Extratora WAP Multi Cleaner 1400W

4. Extratora WAP Multi Cleaner 1400W

Com um design mais arrojado, essa é uma outra opção mais compacta, permitindo alta mobilidade por contar com cinco rodas em sua estrutura. Sua potência é de 1400 watts. Seu poder de sucção alcança até quatro centímetros de profundidade. Uma de suas principais características é o filtro HEPA, capaz de sugar ácaros e bactérias localizados das profundezas dos carpetes e estofados. Seu tanque armazena quatro litros de água limpa, com sistema de tripla filtragem, e sete de água suja. Dentre os modelos fabricados pela WAP, a Multi Cleaner Wap 1400W é o que conta com a maior quantidade de acessórios. Entre os principais estão: bico canto, bico escova, bico extrator grande, extensão telescópica, entre outros. O aparelho permite uma limpeza profunda de estofados e carpetes, além de ser eficiente na limpeza de pisos frios.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Extratora Vertical WAP Power Cleaner PRO

5. Extratora Vertical WAP Power Cleaner PRO

Portátil, essa extratora vertical borrifa, aspira e esfrega simultaneamente. Ela é capaz de limpar com eficiência pisos frios, carpetes e estofados. Ela armazena até 1,5 litro de água. A Wap Power Cleaner Pro tem 2000 watts de potência. Ideal para quem tem pets em casa. Remove a sujeira em somente uma passada.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Extratora e Aspirador WAP Home Cleaner 1600w

6. Extratora e Aspirador WAP Home Cleaner 1600w

Mais um equipamento robusto e vigoroso. A Home Cleaner Wap conta com 1600 watts de potência. É um modelo mais adequado para quem busca um maior poder de sucção para limpezas domésticas. Seu vácuo é de 220 mbar. Ela armazena 20 litros de água, sendo 6 litros de água limpa e 14 de água suja. Seus acessórios também são um diferencial. Ela conta com duas extensões retas de alumínio, bico extrator grande para piso, carpetes e tapetes, entre outros. Ela também tem um porta acessórios, facilitando a organização na hora da limpeza.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Extratora Vertical Wap Comfort Cleaner Pro 2000W

7. Extratora Vertical Wap Comfort Cleaner Pro 2000W

Limpa diversos tipos de pisos frios, estofados e carpetes. Portátil, a Wap Comfort Cleaner Pro tem 2000 watts de potência. Esse aparelho aspira, borrifa e esfrega. Também é portátil. Ideal para quem tem pets em casa.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor opção para você?

São três os principais pontos que devem ser observados na hora de escolher a melhor opção para você. O primeiro aspecto a ser levado em conta é a produtividade que você deseja. Analise se o equipamento será utilizado em alta ou baixa escala.

Também considere o tipo de material que será higienizado com maior frequência e a velocidade que você quer que a limpeza seja realizada. Existem modelos específicos para determinados tipos de superfícies, como bancos de automóveis, por exemplo.

Por fim, leve em conta se o uso da extratora será doméstico ou profissional. Caso você vá utilizar em casa, opte por equipamentos que sejam mais leves e fáceis de transportar. Eles também consumirão menos energia, fazendo com que você economize na conta de luz.

Mas caso o equipamento seja utilizado profissionalmente, escolha uma extratora mais robusta e com maior capacidade de armazenamento.

Extratora para limpeza doméstica e automotiva

Para quem quer uma extratora para limpeza doméstica e do estofado do automóvel, o mais indicado é a escolha de um equipamento mais leve e fácil de transportar, agilizando o serviço. Afinal, você terá de ir com o aparelho de um cômodo para o outro da casa.

O principal quesito a ser levado em conta nesse cenário é a praticidade. Os principais modelos para uso doméstico são os verticais portáteis, por serem mais leves e fáceis de carregar.

Caso você busque a limpeza automotiva profissional, existem modelos específicos para esse propósito. Entre eles está a Lavacar 80, da IPC.

Potência em watts

Na hora de comprar a extratora a potência em watts não é o mais importante. O que definirá a eficiência do aparelho será a capacidade de vácuo. É isso que define o poder de sucção do equipamento. Essa capacidade é medida em mbar.

Entre os modelos mais procurados no mercado, a potência das extratoras varia entre 1600 watts, dos aparelhos profissionais mais potentes, até 125 watts, dos aparelhos portáteis para uso doméstico.

Melhores marcas: WAP e Electrolux

Como você pôde conferir em nossa lista de melhores extratoras de 2020, a Wap é a fabricante mais conceituada do mercado e que possui as melhores opções. Para quem trabalha no ramo de limpeza, ela é considerada a principal referência. São mais de 60 anos atuando no Brasil. Os equipamentos dessa marca são resistentes e eficientes na limpeza de tapetes, estofados e pisos frios.

Nos últimos anos, a IPC e Electrolux tem ganhado espaço e se apresentado como marcas confiáveis. Essa fabricante possui um modelo para uso exclusivo na higienização de estofados de automóveis.

Outra empresa bem conceituada no mercado é a Karcher.

FAQs - extratoras

📗 O que é uma lavadora extratora?

A extratora pode ser definida como um equipamento multiúso utilizado na lavagem de superfícies. Ela serve para aspirar sujeiras sólidas e líquidas localizadas nos mais diversos tipos de superfícies.

A extratora serve para a limpeza dos mais variados tipos de carpetes, estofados em geral e pisos frios, podendo ser usada profissionalmente ou domesticamente. Seu poder de sucção das impurezas dependerá do vácuo que ela é capaz de produzir.

Uma outra característica é que o tanque de armazenamento é dividido em duas partes. Uma parte retém a água suja, aquela que foi aspirada pelo equipamento. A outra é onde ficará a água com detergente que será utilizada na limpeza das superfícies.

Existem modelos portáteis ideias para o uso doméstico. Já os aparelhos mais robustos, com maior resistência, potência e poder de armazenamento, são mais indicados para o uso profissional.

A maioria dos aparelhos disponíveis no mercado possui três funções: aspiração, borrifação e aspiração e borrifação ao mesmo tempo.

📗 Qual é a melhor extratora?

A Wap é a fabricante mais conceituada no mercado brasileiro. Indicamos como a melhor extratora de 2020 a Aspirador Extrator Carpet Cleaner, por misturar potência e alto grau de armazenamento. Ela é mais indicada para uso profissional e em alta escala, mas também eficiente para o uso doméstico. Caso seu objetivo seja especificamente o uso doméstico, indicamos a Extratora e Limpadora de Piso Vertical Wap Floor Cleaner Mob Bivolt, por ser eficiente e de fácil manuseio, facilitando o seu transporte de um cômodo para o outro.

📗 Qual a diferença entre um aspirador de pó e uma extratora?

Os dois equipamentos são bastante semelhantes. A extratora, entretanto, possui algumas funções a mais quando comparada com o aspirador de pó. Por isso, ela é considerada mais completa.

A principal diferença está na função de borrifar água, presente na extratora e que não faz parte das capacidades do aspirador de pó. Por conseguir realizar mais tarefas, a extratora é considerada um aparelho mais versátil sem perder a eficiência.

Na prática, a extratora borrifa uma solução química que será colocada dentro do tanque de armazenamento. Essa solução será responsável por diluir a sujeira, facilitando a sua sucção na parte de finalização do serviço.

📗 Como usar a extratora?

Não tem mistério. É muito fácil utilizar uma extratora. Primeiro passo é colocar água com detergente no recipiente indicado. Esse será o líquido usado na limpeza das superfícies. Também são fabricadas soluções químicas específicas para esse tipo de aparelho.

A primeira parte do processo é aspirar a superfície que será higienizada. Assim, as sujeiras mais superficiais, como poeira, serão aspiradas. Na sequência, faça a extratora borrifar a solução colocada no recipiente de armazenamento.

Após esse segundo passe, aguarde o tempo indicado. Caso compre uma solução química, o que é o mais indicado, observe o tempo de espera especificado na embalagem. Durante essa espera, o líquido fará a diluição das sujeiras mais profundas.

Depois de esperar o período indicado, volte para finalizar o trabalho. Utilize o bico de extração o bico de extração, acessório que virá junto com a extratora. O bico fará a sucção da sujeira e do produto químico utilizado na etapa anterior.

Ao todo, as fabricantes dizem que 90% da água borrifada é sugada pelo próprio equipamento. O restante evaporará.

Como a utilização da extratora não requer que se passe o aparelho diversas vezes na mesma superfície, ela terá maior durabilidade.

📗 Onde comprar uma extratora?

A extratora é facilmente em encontrada em lojas virtuais, como Amazon e Americanas. Caso você não queira comprar pela internet, procuro em ferragens e lojas especializadas.