Melhores fogões

melhores fogões

Escolher um fogão novo é um assunto sério, afinal estamos falando de um dos itens mais importantes da cozinha e que deve ficar na sua casa por muitos anos. Existem diversos tipos de fogões, 2 bocas, 3 bocas, 4 bocas, elétrico. Além disso, os fogões modernos podem contar com bastante funcionalidades que os fogões simples não tinham. Nessa lista, separamos os melhores modelos para você que busca colocar um novo fogão em sua cozinha e preparar deliciosas refeições para você e sua família. Também colocamos um guia de compras, para ajudar você a entender mais sobre cada tipo de fogão.

Melhor fogão
Brastemp 6 bocas branco bivolt - BFS6NCBUNA

1. Brastemp 6 bocas branco bivolt - BFS6NCBUNA

O primeiro modelo da nossa lista é um fogão da Brastemp de 6 bocas branco. Ele foi escolhido porque, além de ser um ótimo custo x benefício, é um fogão robusto, completo e com uma ótima capacidade. O BFS6NCBUNA da Brastemp conta com 6 queimadores com potências diferenciadas, que pode economizar muito tempo seu na hora de preparar suas refeições. O acendimento do forno é automático, o que torna ele bem mais prático que fogões comuns. Seu forno conta com 96 litros, e possui duas prateleiras para você poder colocar mais alimentos. Embora este modelo não seja inox, o mesmo é fabricado em aço escovado, o que aumenta sua durabilidade contra ferrugem e corrosão.

Ver na Brastemp Ver na Americanas
Electrolux 4 bocas branco bivolt -  56LBUK

2. Electrolux 4 bocas branco bivolt - 56LBUK

O fogão Electrolux 56LBU é uma ótima opção para quem busca um modelo 4 bocas. A primeira coisa que chama atenção neste modelo é seu design, sua parte frontal é totalmente feita em vidro e possui um belo acabamento preto, o que cai bem tanto em cozinhas mais claras, quanto mais escuras. O modelo possui 4 bocas, mas conta com dois queimadores de tripla chama, para tornar o tempo de preparo de suas refeições muito mais rápido. Seu forno conta com uma capacidade de 70 litros, que é bastante acima do normal oferecido por outros fogões 4 bocas. Além disso, o mesmo conta com vidros removíveis, que facilita bastante sua limpeza interna.

Ver na Electrolux Ver na Americanas
Brastemp Ative! 4 bocas Inox - BF150AR

3. Brastemp Ative! 4 bocas Inox - BF150AR

Se você é daqueles que gosta de praticidade, o fogão 4 bocas Brastemp Ative! é certamente uma ótima opção para você, já que o modelo conta com alguns funcionalidades especiais. A primeira funcionalidade para você ficar de olho é o Grill elétrico, que é uma tecnologia excelente para você fazer seus assados com muito mais sabor. Outra tecnologia é o Timer Digital, feito para ajudar você a controlar o tempo de preparo de seus alimentos, já que a função emite um alerta sonoro quando der o horário programado. Além de ser um fogão Inox, o mesmo possui uma tecnologia chamada Smart Clean que possui um acabamento interno feito para absorver e eliminar mais gordura. Seu forno possui 61,5 litros e o seu tipo de acendimento é automático.

Ver na Brastemp
Brastemp 5 bocas Inox - BFS5CCR

4. Brastemp 5 bocas Inox - BFS5CCR

O Brastemp BFS5CCR é uma boa pedida se você ama tecnologia. O modelo com diversas funcionalidades, além de um visual moderno bastante despojado. A primeira tecnologia para ficar de olho é o Meat Control, que garante que seu alimento seja assado até o ponto perfeito para consumo. O fogão também possui uma tecnologia para utilizar a potência máxima de seus aquecedores, chamada Turbo Chama Advanced. Se você precisa descongelar seu alimento e não possui um microondas, não tem problema, o BFS5CCR da Brastemp possui essa função em seu arsenal de funcionalidades. Para ter uma refeição mais crocante, o modelo também conta com uma tecnologia de pré-aquecimento para deixar seus alimentos mais saborosos. Além dessas, o fogão possui outras funcionalidades que podem ser controladas através de seu painel touchscreen.

Ver na Brastemp Ver na Americanas
Mueller Decorato 5 bocas preto

5. Mueller Decorato 5 bocas preto

Se você busca um fogão lindo, de brilhar os olhos de quem visitar sua cozinha, o Mueller Decorato 5 bocas é o modelo certo, a proposta do modelo é unir o estilo Cooktop ao fogão de piso tradicional, o resultado é um fogão com um design bastante sofisticado e fora do convencional. Mas o modelo não oferece apenas design, o Mueller Decorato conta com 5 bocas e aquecedores com potências diferenciadas, para otimizar o tempo de preparo de seus alimentos. O modelo também conta com um ótimo espaço em seu forno, que é chama bastante atenção graças ao vidro temperado do modelo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Esmaltec Agata 4 bocas branco bivolt

6. Esmaltec Agata 4 bocas branco bivolt

Aqui temos uma opção bem barata, mas que oferece muita coisa em relação aos demais fogões de sua categoria. O fogão Esmaltec Agata conta com uma tecnologia de superchama, para aquecer seus alimentos em menos tempo. Outro atrativo é o timer sonoro, que avisa quando seus alimentos estão prontos, ideal para você que não tem muito tempo para gastar na cozinha. Seu design é branco, simples e ainda possui tecnologias que irão te ajudar na limpeza.

Ver na Americanas
Consul 4 bocas Inox - CFO4NAR

7. Consul 4 bocas Inox - CFO4NAR

Com a proposta de ser um fogão fácil de limpar, o Consul CFO4NAR é um excelente modelo de entrada. O Consul CFO4NAR é um ótimo custo benefício, além de ser um belo fogão para decorar sua cozinha, o modelo é totalmente planejado para facilitar sua limpeza. Seu acabamento, forno e material de fabricação, aço inoxidável, irão certamente economizar seu tempo na cozinha.

Ver na Consul Ver na Americanas
Electrolux 4 bocas prata bivolt - 52LXU

8. Electrolux 4 bocas prata bivolt - 52LXU

Aqui temos outro custo benefício, o Electrolux 52LXU é um fogão barato de 4 bocas que conta com uma enorme capacidade de 70 litros em seu forno, perfeito para quem busca preparar refeições maiores. Outro ponto forte do modelo é sua tecnologia de cortar o gás quando o fogo se acaba. Além disso, o modelo também conta com o vidro interno removível para facilitar sua limpeza.

Ver na Electrolux Ver na Americanas
Brastemp 4 bocas branco - BFO4N

9. Brastemp 4 bocas branco - BFO4N

Esse modelo é para quem busca um fogão mais em conta, mas não se deixe enganar, o Brastemp 4 bocas BFO4N não deve em nada por ser um modelo mais simples. O modelo conta com 4 aquecedores de ótimas potências com botões removíveis. O tipo de aquecimento do BFO4N é automático, o que irá levar mais praticidade na hora de você esquentar suas refeições. Seu design é bastante sofisticado e conta com um vidro panorâmico para melhor visualização do que está dentro do forno. Outro detalhe importante é que o vidro interno é removível e pode te ajudar na hora da limpeza.

Ver na Brastemp Ver na Americanas
Electrolux 4 bocas preto bivolt - 52LPV

10. Electrolux 4 bocas preto bivolt - 52LPV

O fogão 4 bocas 52LPV da Electrolux, é outro modelo para você que busca uma opção mais simples, mas que também conta com um belo design. O modelo possui dois queimadores rápidos, para acelerar o tempo de preparo de seus alimentos. O seu tipo de acendimento é automático, que evita o uso de fósforo e isqueiro. Seu acabamento é mais minimalista, feito em aço na cor preta, o vidro temperado também ajuda a destacar a cor escura do fogão. Seu tipo de voltagem é bivolt.

Ver na Electrolux Ver na Americanas

Como escolher um novo fogão

Existem diversos tipos de fogões disponíveis no mercado, para você escolher a melhor opção para você, você precisa primeiro ficar atento às suas necessidades e o que cada modelo oferece.

Nesse guia de compra, separamos as informações mais importantes para você ficar atento na hora de escolher seu novo fogão, é importante que você se familiarize com cada um desses pontos, porque podem ser os critérios bases para você escolher o melhor fogão para sua casa.

O número de bocas, tipo de fogão, as principais marcas, tamanho, potência, funcionalidades e modelo são os principais itens que você deve ficar atento na hora de fazer sua escolha entre os melhores fogões.

Número de bocas

O número de bocas é certamente o primeiro item a ser considerado . Você pode basear esse número na quantidade de pessoas que você deseja atender e de quantas refeições e misturas você pretende esquentar ao mesmo tempo.

Outro detalhe importante, o tamanho e temperatura das bocas de cada fogão pode variar, principalmente em modelos que possuem mais de 4 bocas, essas variações acontecem para que cada boca se adeque a um tipo específico de panela, você terá uma boca maior para panela de pressão e uma boca menor para uma chaleira, por exemplo.

Fogão 4 bocas

Dos fogões para cozinha, o fogão de 4 bocas é considerado o modelo mais simples, o modelo recomendado para famílias pequenas e que não tem uma necessidade gastronômica tão elevada.

O modelo também é muito recomendado para pessoas que moram sozinha, moram em casas com cozinhas pequenas ou em apartamento, pelo seu tamanho reduzido e facilidade de instalar.

Ainda sim, o fogão de 4 bocas consegue suprir bem as necessidades de quem busca um fogão só para fazer as refeições mais básicas do dia a dia.

Fogão 5 bocas

Os modelos com 5 e 6 bocas, podem não somente fazer mais refeições, mas também fazer refeições em um tempo menor, devido a potência e tamanho variado de suas bocas.

O modelo 5 bocas atende bem as necessidades de quem tem menos tempo no dia para se fazer refeições, mas também não quer gastar tanto em um modelo de 6 bocas.

É considerado a opção intermediária, para quem não busca nem o fogão mais básico, mas também não busca o fogão mais caro.

Fogão 6 bocas

O fogão 6 bocas é o modelo mais robustos para cozinhas normais, mas também é muito utilizado em alguns restaurantes. É o modelo mais recomendado para famílias grandes ou empresas.

O fogão de 6 bocas consegue esquentar mais alimentos e pode esquentar os mesmos em um tempo menor, devido a potência e tamanho de suas bocas. Além disso, o fogão com 6 bocas costuma trazer novas funcionalidades e tecnologias.

Outra característica interessante, é que o fogão de 6 bocas costuma a ter um design mais arrojado e moderno, podendo ser um elemento para quem busca uma cozinha mais decorada.

Forno

O forno é o compartimento na parte de baixo do seu fogão que servirá para você aquecer alimentos conservando uma temperatura. É geralmente muito utilizado para fazer bolos, pizzas e outros alimentos assados.

As duas principais características que precisamos ficar de olho em relação ao forno são tamanho e potência da temperatura. O tamanho é bastante relativo ao número de bocas, um fogão com mais bocas, possivelmente, terá um forno maior. A potência da temperatura pode ajudar com que você prepare seus alimentos em um tempo menor, mas fique atento, alguns alimentos precisam ser feitos em uma temperatura e tempo adequado.

Outro detalhe vai para o material, um forno que é fácil de limpar pode economizar um grande tempo na hora da limpeza.

Se você está comprando um fogão mais simples, você pode deixar este item de lado para economizar no preço, você pode pegar um ótimo forno elétrico depois. Agora, se você estiver buscando um fogão mais completo e que vai durar mais tempo, leve este item como prioridade, afinal você não precisará comprar um forno elétrico depois.

Potência e voltagem

Os fogões possuem sua potência atreladas não só energia, como é o caso da maioria dos eletrodomésticos, mas também ligados ao consumo de gás. Então, é sempre importante ficar de olho nos selos de eficiência, o selo responsável pela eficiência de energia é o INMETRO e o selo de que mede a eficiência energética é o CONPET.

Já as voltagens fornecidas pela maioria dos fogões são as voltagens padrões, 110v e 220v. Nesse caso, é importante você verificar qual a potência das suas tomadas sempre antes de comprar seu fogão, e qualquer outro eletrodoméstico.

Funcionalidades e tecnologia

As funcionalidades e tecnologia são alguns recursos extras que acompanham os fogões modernos. Por mais que não seja de importância para a maioria das pessoas, algumas funcionalidades podem economizar tempo e fornecer uma enorme praticidade no seu dia a dia.

Algumas dessas funcionalidades são timers e controladores do tempo de preparo, desligamento e acendimento automático, superfícies removíveis para facilitar a limpeza, botões com funções programadas, entre outros recursos especiais de cada marca.

Design e materiais

Falar que design não é importante é um erro tremendo, afinal estamos falando de um eletrodoméstico que irá ficar anos na sua casa. Os fogões mais básicos são geralmente encontrados nas cores branco e preto, enquanto os fogões mais robustos são encontrados nas cores inox e titanium. O design também pode variar entre fogões mais simples, minimalistas, modernos e sofisticados.

Inox e Titanium

Inox e Titanium é um nome que damos a um tipo de fogão que possui esse tipo de material de fabricação e cor. O aço Inox vem de inoxidável e é composto por ferro, carbono, cromo e outros elementos, assim como titânio, daí vem o modelo Titanium.

A principal vantagem desses modelos é que eles não enferrujam e não corroem tão facilmente, igual acontece com as cores mais básicas. Outra vantagem é seu design, que geralmente são mais sofisticados e combinam melhor em cozinhas mais escuras.

Melhores marcas

Existem algumas marcas que podem ser levadas em consideração, como critério de desempate, por ter uma tradição maior com fogões e outros eletrodomésticos.

Entre as mais famosas, podemos citar: Brastemp, Electrolux, Mueller, Consul, Atlas, Esmaltec, Dako e Continental.

Tipos de fogão

Agora iremos sanear algumas dúvidas em relação aos tipos de fogões, já que existem diversos modelos diferentes.

Fogão a gás

Fogão a gás é o fogão normal, onde é utilizado um botijão de gás ou gás encanado para seu devido funcionamento. Muita gente confunde este mesmo modelo com o fogão elétrico, porque a maioria dos fogões a gás possuem um cabo de energia para que você possa acender seu fogão clicando em um botão, o que é muito mais seguro que usar um fósforo ou isqueiro.

Fogão por indução

Fogão por indução, muito comum nos modelos Cooktop, é o tipo de fogão onde seu calor é gerado por eletromagnetismo entre as bobinas do fogão e o fundo da panela. A grande vantagem deste tipo, é que tem uma precisão absoluta de temperatura e não possui perda de calor, igual acontece no modelo a gás.

Fogão elétrico

O fogão elétrico, diferente do que muita gente pensa, não é o fogão de cozinha que é ligado pelo cabo de energia, e sim um fogão que utiliza a eletricidade para aquecer os metais debaixo da boca e, por consequência, esquentar seus alimentos. Este modelo é bastante utilizado para outras coisas, como acender carvão, por exemplo.

Fogão de piso

Fogão de piso é outro nome que damos para o fogão de cozinha, o tipo comum que a maioria das famílias possuem. Damos esse nome porque é o modelo de fogão que é ligado diretamente ao piso, diferente do modelo cooktop, que você precisa utilizá-lo em cima de alguma coisa.

Cooktop

O fogão Cooktop é basicamente as a parte de cima com as bocas dos fogões, diferente do fogão de cozinha tradicional, o modelo Cooktop não possui forno na parte de baixo e nem uma estrutura ligada ao piso. A grande vantagem deste modelo é que ele é muito mais prático na hora de movê-lo de um local para outro, você pode fazer sua comida na pia, por exemplo.

Fogão industrial

O fogão industrial tem inúmeras diferenças do fogão de cozinha tradicional. Enquanto o fogão de cozinha é para atender famílias e estabelecimentos pequenos, o fogão industrial é utilizado para quem precisa fazer mais comida em um tempo muito mais curto. A principal vantagem está no seu tempo de preparo, já que o mesmo tem uma pressão muito maior que um fogão tradicional.