Melhores fornos elétricos

Fornos elétricos vêm se tornando cada vez mais um item importante na cozinha das famílias brasileiras, afinal é um item que consegue assar, grelhar ou cozinhar diversos alimentos, além de manter a temperatura quentinha dos mesmos. Conheça os principais modelos do mercado e saiba como escolher o melhor forno elétrico para você e sua família.

Melhores fornos elétricos de 2020

1. Forno elétrico Philco 46 litros 1500w
2. Forno elétrico Fischer 44 litros 1500w
3. Forno elétrico embutir Fischer Fit Line 44 litros 1750w
4. Forno elétrico Mondial Grand Family FR-18 48 litros 1800w
5. Forno elétrico Oster Compact 10 litros 1050w
6. Forno elétrico Mondial FR-17 36 litros 1600w
7. Forno elérico Layr Easy Clean 46 litros 1750w
8. Forno elétrico Mueller Sapore 44 litros 1800w
9. Forno elétrico embutir Electrolux OE8MX 80 litros 3150w
10. Forno elétrico Oster 30 litros 1600w
Forno elétrico Philco 46 litros 1500w

1. Forno elétrico Philco 46 litros 1500w

Sendo um dos melhores custo-benefício do mercado, nosso primeiro colocado é o forno elétrico da Philco de 46 litros e 1500w de potência, que alcança uma temperatura de até 230ºC. O modelo conta com uma aparência mais tradicional, com botões giratórios, cor preta e detalhes em aço inox. Sua capacidade de armazenamento de 46 litros será sulficiente para você preparar alimentos maiores, como pizza, frango ou lasanha. Além dessas características, o modelo também conta com um botão de timer com desligamento automático e som para sinalizar que a refeição está pronta.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Forno elétrico Fischer 44 litros 1500w

2. Forno elétrico Fischer 44 litros 1500w

Com as configurações bastante semelhantes ao nosso primeiro colocado, o forno elétrico Fischer 44 litros e 1500w é uma das melhores apostas do mercado para fornos elétricos. Diferente do primeiro colocado, o design desse fogão elétrico é bastante moderno, com detalhes mais curvados e botões com luz ao redor dos botões. Outra vantagem é seu aquecimento máximo, que consegue atingir até 320ºC. Das funcionalidades, o modelo conta com um vidro duplo para preservar o calor interno por mais tempo e também conta com um timer sonoro que sinaliza quando sua refeição estiver pronta.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno elétrico embutir Fischer Fit Line 44 litros 1750w

3. Forno elétrico embutir Fischer Fit Line 44 litros 1750w

O forno elétrico Fit Line da Fischer é o forno de embutir mais procurado do mercado. E não é pra menos, além de contar com uma boa configuração de 44 litros e incríveis 1750w de potência, o modelo conta com um design perfeito para decorar qualquer cozinha. Sua parte principal é preta, sua moldura e detalhes são feitos em aço, uma combinação que casa bem tanto em cozinhas com uma decoração mais moderna, quanto em cozinhas com uma decoração mais clássica.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno elétrico Mondial Grand Family FR-18 48 litros 1800w

4. Forno elétrico Mondial Grand Family FR-18 48 litros 1800w

Se você busca uma opção mais potente, o forno elétrico FR-18 da Mondial promete uma ótima opção para você dourar seus alimentos. Além de ter mais potência, o modelo também tem uma capacidade em litros um pouco maior. O modelo também conta com botões giratórios de timer automático e controle de temperatura, com sinalizador sonoro ao término do preparo. Seu aquecimento máximo é de 250ºC, ideal para você preparar tortas, bolos e muito mais. O modelo também conta com timer, desligamento automático e autolimpante para otimizar seu tempo na cozinha.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Forno elétrico Oster Compact 10 litros 1050w

5. Forno elétrico Oster Compact 10 litros 1050w

Se você busca uma versão menor, para preparar coisas mais leves como pães de queijo ou cupcakes, o forno elétrico Oster é a melhor versão compacta do mercado. Embora sua capacidade seja de 10 litros, sua potência de 1050w consegue atender bem as principais necessidades de qualquer usuário. Uma coisa que chama atenção nesse modelo é seu design, que mistura vermelho, preto e inox para os detalhes. Seu preço também chama bastante atenção, já que tem um bom custo para um modelo de entrada.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno elétrico Mondial FR-17 36 litros 1600w

6. Forno elétrico Mondial FR-17 36 litros 1600w

O forno elétrico Mondial FR-17 é uma opção intermediária com uma boa potência. O modelo conta com uma aparência preta com aço inox em seus detalhes. Sua potência de 1600w é bastante acima dos modelos com sua mesma capacidade, a temperatura consegue chegar até 250ºC, o que é excelente para você possa assar e grelhar suas refeições prediletas. Esse modelo também conta com um temporizador para sinalizar quando sua comida estiver pronta.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno elérico Layr Easy Clean 46 litros 1750w

7. Forno elérico Layr Easy Clean 46 litros 1750w

Se você busca facilidade e otimizar seu tempo na cozinha, o forno elétrico Easy Clean da Layr é uma opção que deve ser considerada. O diferencial deste modelo é seu gabinete interno que possui um revestimento diferenciado para facilitar sua limpeza. O modelo também tem boas configurações, conta com uma capacidade de 46 litros e 1750w de potência. Seu aquecimento consegue atingir uma temperatura de 300ºC, para que você possa fazer qualquer tipo de receita. O design do modelo é bastante simples e possui acabamento na cor preta, mas que vale a pena por conta do seu custo-benefício.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno Elétrico Mueller Sapore 44 litros 1800w

8. Forno Elétrico Mueller Sapore 44 litros 1800w

Para quem busca sofisticação na cozinha, o Mueller Sapore promete ser uma boa opção. O que mais chama atenção nesse modelo é seu design, que é totalmente feito em aço, para modernizar a cozinha de qualquer pessoa. O modelo possui uma tampa que pode ser alternada entre a de aço e a de vidro temperado, você escolher qual você mais gosta. Além do design, o modelo apresenta boas configurações 44 litros de espaço e 1800w de potência.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Forno elétrico embutir Electrolux OE8MX 80 litros 3150w

9. Forno elétrico embutir Electrolux OE8MX 80 litros 3150w

Se você busca um forno elétrico de ponta, o forno elétrico de 80 litros da Electrolux se apresenta com uma das melhores opções do mercado. Para começar precisamos falar do seu design, uma combinação de aço inox e preto que combinam com seu vidro temperado. Diferente dos demais modelos dessa lista, essa versão se parece bastante com um fogão, tendo os botões localizados em cima da tampa ao invés do lado. Para suportar essa capacidade, o modelo possui uma potência de 3150w. E por fim, o modelo também conta timer e desligamento automático.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Forno elétrico Oster 30 litros 1600w

10. Forno elétrico Oster 30 litros 1600w

Sendo mais uma opção intermediária do mercado, o forno elétrico de 30 litros da Oster é uma boa pedida para fornos dessa categoria. O modelo tem um design bastante sofisticado, uma combinação de cinza chumbo, preto, aço e alguns detalhes em vermelhos, o que traz bastante modernidade para a versão. As configurações do aparelho são ótimas, 30 litros e uma potência de 1600w, com aquecimento máximo de 250ºC. Além disso, é possível configurar o desligamento automático após o preparo da sua refeição, que ajudará você a economizar bastante tempo na cozinha.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor forno elétrico para você

Para escolher o melhor forno elétrico para você, a primeira coisa que você precisa definir é as suas necessidades principais e o orçamento que você tem disponível para adquirir o produto. Com isso, existem alguns critérios que você deve ficar de olho antes de escolher seu novo forno elétrico.

Tipos de fornos elétricos: bancada, mesa, embutir, fogão e industrial

Antes de comprar seu novo forno elétrico, você precisa conhecer quais são os principais tipos de fornos elétricos disponíveis no mercado.

O forno elétrico de bancada é o tipo mais clássico que existe, aquele que você coloca em cima de uma bancada, armário ou mesa. Ele se parece muito com um microondas, mas é capaz de fazer mais pratos e receitas. Outro nome bastante popular para este tipo de forno é forno de mesa.

O forno de embutir, como o próprio nome já diz, é um tipo de forno que você deve instalar ele acoplado em algum local, como armário ou em algum outro lugar da cozinha. Geralmente esse forno é maior, por isso seu preço tende a ser mais caro. Além disso, o forno de embutir é muito utilizado como objeto de decoração em muitas casas, pois agrega modernidade e sofisticação na cozinha.

O forno acoplado no fogão é o modelo mais comum nas cozinhas brasileiras, já que ele vem numa combinação e tende a ter um custo-benefício mais satisfatório. Um dos maiores benefícios é que sua cozinha fica mais compacta, já que a parte de cima do fogão e o forno irão ocupar o mesmo espaço.

Além desses modelos, existe o forno industrial, que é um modelo mais barato para estabelecimentos. A principal vantagem desse tipo de modelo é o seu conjunto de capacidade e mobilidade, já que você pode transferir esse tipo de forno com maior facilidade pela cozinha de seu estabelecimento.

Forno elétrico ou a gás?

Uma coisa que confunde muita gente é a diferença entre o forno elétrico e o forno a gás. A seguir, vamos explicar as principais diferenças entre esses dois tipos de fornos.

O forno elétrico funciona utilizando somente o uso de energia, basta ligar o forno na tomada, programar o tempo e temperatura e iniciar o preparo da sua refeição. A vantagem desse modelo é que eles tendem a ter bem mais funcionalidades que os fornos a gás, já que são mais modernos.

Já o modelo a gás precisa ser ligado na tomada, para dar o acendimento, e precisa estar ligado em um gás encanando ou botijão de gás. Em muitos apartamentos, que já vem com gás encanado, utilizar este tipo de forno pode ser vantajoso, já que o consumo de gás tende a ser mais baixo que o de energia.

Os fornos estão se tornando bastante popular por conta dos modelos elétricos, que dispensam o uso de gás encanado ou botijas. Também por serem mais modernos e terem mais funcionalidades. Antes disso, não tinha muita vantagem pegar um forno que não fosse aquele que já é embutido no fogão.

Capacidade em litros

A capacidade de um forno se mede em litros, então, quanto mais litros tiver o forno que você busca, mais espaço ele terá. Antes de escolher seu novo forno, considere fazer uma lista dos principais pratos e receitas que você deseja fazer com esse eletrodomêstico.

Alguns alimentos, como pizza e lasanha, precisam de um forno com um bom tamanho para ser preparados, outros, como pão de queijo ou pão de alho, podem ser feitos em um forno menor. Portanto, pense nos alimentos que você deseja preparar para poder tirar o máximo de proveito do seu novo forno elétricos.

Potência em Watts

A potência é um critério muito importante, pois é com base nele que você vai conseguir preparar seus alimentos em um tempo menor e com mais sabor, dependendo da refeição.

A potência do forno elétrico é medida em watts, e tende a variar conforme a capacidade do forno elétrico. Em média, um forno de 50 litros precisa ter por volta de 1500w de potência, podendo ter um desvio para mais ou para menos.

Por outro lado, se um forno elétrico for muito grande e tiver uma potência muito baixa, tipo 1000w para um forno de 50 litros, o forno poderá esquentará sua refeição com eficiência, acarretando em uma comida sem gosto e um desperdício maior de energia.

Funcionalidades: timer, descongelar, autolimpeza, botões automáticos

Os fornos elétricos contam com diversas funcionalidades, para que você possa economizar seu tempo na cozinha. Antes de escolher seu novo forno elétrico, é importante você estar familiarizado com as principais funções que vamos citar aqui, já que podem ser diferenciais na sua escolha.

A primeira e mais comum das funções é o timer, que é um temporazidor com desligamento automático para suas refeições. Com isso, você pode deixar sua refeição esquentando enquanto faz outra coisa, como preparar outros alimentos ou fazer compras.

Um dos maiores benefícios de ter um forno elétrico é pode descongelar seus alimentos de forma rápida e sem perder qualidade, verifique se o modelo que você pretende pegar conta com algum recurso de descongelamento.

Em alguns modelos mais modernos, você vai encontrar diversos botões de preparos para suas receitas favoritas, muito parecido com os que já aparecem nos microondas. Pizza, pãos de alho ou batata, você pode fazer todas essas refeições com apenas um clique.

Alguns modelos contam com recursos de limpeza para ajudar você a economizar tempo depois de preparar seus alimentos. Esses recursos de limpeza podem ser traduzidos em espaços apropriados para gorduras, peças removíveis ou até mesmo autolimpeza, que acontece por meio da evaporação da gordura.

Melhores marcas: Fischer, Mondial, Philco, Oster e Mueller

Existem centenas de marcas de fornos elétricos no mercado, mas algumas marcas são mais recomendadas na hora de escolher um novo forno.

Fischer, Mondial, Philco, Oster e Mueller são selos de qualidade quando o assunto é forno elétrico. Além de atestar um bom produtos, são empresas que oferecem um ótimo suporte e garantia ao consumidor.

Além dessas, existem outras boas marcas no mercado que você pode ficar de olho como Layr, Brastemp, Electrolux e Consul.

FAQs - Fornos elétricos

📗 Qual melhor forno elétrico para comprar?

A escolha de um forno elétrico depende da necessidade pessoal e orçamento de cada pessoa. Para um forno elétrico de mesa, o Fischer de 46 litros apresentou ser um ótimo custo-benefício e primeiro colocado de nossa lista.

📗 Quais são as vantagens do forno elétrico?

Com um forno elétrico você consegue assar, grelhar ou cozinhar seus alimentos com muito mais sabor e em pouco tempo. Além disso, o forno elétrico consegue reter calor por mais tempo, preservando a temperatura e o gosto da sua refeição.

📗 Onde colocar forno elétrico na cozinha?

Existem dois principais tipos de fornos elétricos, o forno de mesa e o forno de embutir. O forno de mesa pode ser colocado em cima de qualquer bancada, armário ou mesa, desde que tenha uma tomada por perto. O forno de embutir é mais recomendado quando você já tem um espaço planejado para ele, seja acoplado em um armário ou em uma bancada.

📗 Diferença entre microondas e forno elétrico?

Um forno elétrico é mais recomendado para o preparo de refeições, enquanto o microondas é recomendado para aquecer uma refeição que já está pronta, ou pré-prontas, como pipoca ou pizza de microondas. No geral, o forno elétrico é mais recomendado, pois consegue fazer alimentos, além de deixá-los muito mais saboros em comparação ao microondas.

📗 Como limpar um forno elétrico?

Para limpar um forno elétrico, você precisa molhar um pouco ele e jogar um pouco de sabão. Depois, remova as peças internas, para limpá-las separadamente. Após fazer isto, passe um pano ou uma bucha de leve para remover gorduras e sujeiras superficíais dentro do forno elétrico. Em seguida, lave o microondas e seque com um pano. Por fim, seque todas as peças que você tirou para limpar e instale elas no forno elétrico?

📗 Porque forno elétrico enferruja?

Assim como muitos eletrodomésticos, os fornos elétricos podem enferrujar com o passar do tempo. Os motivos são variados, desde contato com a água até pela qualidade do material utilizado na fabricação. A maioria dos fornos modernos possuem material de qualidade ou até mesmo fabricação em Inox, para contornar este tipo de problema.