Melhores geladeiras

melhores geladeiras

A geladeira ou refrigerador é provavelmente o item mais importante da cozinha. O café da manhã, a mistura para o almoço, a fruta da tarde e o lanche da noite precisaram ficar guardados neste eletrodoméstico. Na hora de comprar uma geladeira, várias informações devem ser levadas em consideração, desde a configuração dela até seu preço. Além disso, existem diversos tipos de geladeiras, tipos de degelo e outras informação que se adequam melhor para cada tipo de cliente. Para você que está em busca de uma nova geladeira que se adeque as suas necessidades nos próximos anos, preparamos um guia especial para ajudar você a decidir quais são as melhores geladeiras disponíveis no mercado e suas principais vantagens.

Melhor geladeira
Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free Inverse 573 litros Inox 110V - BRE80A

1. Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free Inverse 573 litros Inox 110V - BRE80A

A BRE80A da Brastemp foi a primeira colocada do nosso ranking, ela oferece tudo que uma geladeira de ponta pode oferecer, atendendo até os clientes mais exigentes, e por um preço muito abaixo dos outros modelos. A primeira coisa que chama a atenção nesse modelo é sua grande capacidade de 573 litros, que pode atender até as necessidades de uma família de 4 ou mais pessoas, tudo isso em um incrível design Inverse feito em inox. A BRE80A conta com o degelo do tipo Frost Free, que evita que sua geladeira fique congelada, fazendo com que você economize muito mais tempo na hora de limpar sua geladeira. A geladeira também não decepciona em tecnologia, o modelo possui um painél touch externo para que você possa regular a temperatura da geladeira, conforme sua vontade. Contamos ainda com a tecnologia Turbo Freezer, para que você possa gelar seus alimentos e bebidas muito mais rápido. E se você gosta de beber com seus amigos nos finais de semana, a geladeira ainda conta com uma tecnologia chamada Smart Bar, que é responsável por gelar sua bebida e te avisar quando ela estiver na temperatura ideal para consumo.

Ver na Amazon Ver na Submarino
Geladeira refrigerador Brastemp Frost Free Syde Inverse 3 Portas 540 litros 110V Inox - BRO80AK

2. Geladeira refrigerador Brastemp Frost Free Syde Inverse 3 Portas 540 litros 110V Inox - BRO80AK

Em segundo colocado, também uma geladeira de alto custo. A Brastemp BRO80AK é um modelo que conta com tudo que uma geladeira pode oferecer, Frost Free, bastante espaço(540 litros, neste modelo), 3 portas, sendo inverse e feito em Inox. A principal vantagem deste modelo, em relação ao nosso primeiro colocado, é justamente seu design, este modelo tem as pontas mais definidas, três portas, sendo duas lado a lado e um acabamento melhor. Além disso, essa versão conta com a tecnologia Ice Maker, para fazer gelos automáticamente, sem precisar colocar mais água. A BRO80AK é uma ótima opção para quem busca uma geladeira mais completa com uma vantagem estética.

Ver na Amazon Ver na Submarino
Geladeira Refrigerador Consul Frost Free Duplex 437 litros Branca 110V - CRM55AB

3. Geladeira Refrigerador Consul Frost Free Duplex 437 litros Branca 110V - CRM55AB

Agora, para quem quer uma geladeira mais simples e menor, mas ainda com as vantagens de uma geladeira premium, temos a Consul CRM55AB. A geladeira possui uma capacidade de armazenamento de 437 litros, que é uma capacidade generosa para a maioria das famílias. Mesmo sendo um modelo mais simples, essa versão conta com diversas tecnologias, como a tecnologia Frost Free, para que você não tenha que desligar sua geladeira e esperar sempre que você for limpar ela, um painél de LED para você controlar a temperatura da sua geladeira, o Filtro Bem-Estar, que remove os odores nas bebidas e um compartimento extrafrio, que mantém a temeperatura ideal do seus embutidos, frios e laticínios.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Electrolux Multi Door 579 litros 220v -DM84X

4. Geladeira Refrigerador Electrolux Multi Door 579 litros 220v -DM84X

O refrigerador Electrolux DM84X é outra versão para quem busca uma geladeira de ponta e com uma estética superior. Essa versão consegue armazenar até 579 litros e também possui a tecnologia Frost Free. Além disso, ele também conta com mais tecnologias do que os modelos apresentandos até agora, como a tecnologia Drink Express e Ice Twister, que servem para deixar sua bebida na temperatura ideal. Outro destaque dessa versão vai para seu design, que possui belos acabementos e portas ao estilo French Door. No geral, ela é muito parecida com a Brastemp BRO80AK, mas possui 39 litros a mais capacidade e tem um preço maior.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Electrolux Frost Free Side by Side 504 Litros Inox 127v 220v - SS72X

5. Geladeira Refrigerador Electrolux Frost Free Side by Side 504 Litros Inox 127v 220v - SS72X

A geladeira Electrolux SS72X é outro modelo top de linha na nossa lista. O modelo conta com o que há de mais de moderno no quesito estético, Freench Door, Inverse, Syde by Syde e é fabricado em aço Inox. Seu maior destaque é o filtro de água que também serve gelo, que fica embaixo do seu painél touch, além disso possui outras tecnologias para gelar e preservar seus alimentos e bebidas. O seu tipo de degelo é o Frost Free, que facilita a limpeza por não acumular gelo. Sua capacidade de armazenamento é de 504 litros e pode satisfazer até uma família de 5 membros. Se você busca uma geladeira top de linha, bonita e com bastante atrativos, a SS72X da Electrolux pode ser a melhor escolha para você.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Electrolux Duplex 260 litros Branco 110v - DC35A

6. Geladeira Refrigerador Electrolux Duplex 260 litros Branco 110v - DC35A

Para quem busca uma geladeira mais barata, a Electrolux DC35A pode ser a escolha ideal. O modelo duplex possui um design duplex bastante agradável e moderno na cor branca. Esse refrigerador possui o degelo do tipo Cycle Defrost, que acumula muito pouco gelo, não é igual o Frost Free, mas só é preciso descongelar a geladeira duas vezes ao ano. A maior vantagem dessa versão é, sem dúvidas, o preço, que chega a ser menos da metade de alguns modelos já apresentados nessa lista, e também possui uma ótima economia, por não ser Frost Free.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Consul 334 litros 2 Portas - CRD37E

7. Geladeira Refrigerador Consul 334 litros 2 Portas - CRD37E

O Consul CRD37E é outra modelo para quem busca uma geladeira mais em conta. Também seguindo a linha de modelos duplex na cor branca, esta versão possui um design bem mais simples que o modelo anterior, só que consegue oferecer uma capacidade de armazenamento maior. Essa versão também possui o degelo do tipo Cycle Defrost, onde só é preciso descongelar sua geladeira duas vezes ao ano. Por fim, a geladeira conta com um bom preço, assim como um indicador de economia.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free Duplex 400 litros Branca 110V - BRM54HB

8. Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free Duplex 400 litros Branca 110V - BRM54HB

A geladeira Brastemp BRM54HB é a nossa principal escolha geladeira com preço intermediário, nem muito barata, nem muito cara, mas não se engane, a geladeira não deve em tecnologia para os melhores modelos. Essa versão possui ótimos acabamentos e está disponível na cor branca e em Inox. Independente da cor, a geladeira possui uma tecnologia chamada Evox, que protege a parte externa contra ferrugem e corrosões. A capacidade dessa geladeira é de 400 litros, uma ótima capacidade levando em consideração o seu baixo preço. Falando de suas tecnologias, seu degelo é do tipo Frost Free, para que você nunca precise desligar sua geladeira para limpar, e possui outras funções como painél Touch na porta, para você ter mais facilidade ao controlar a temperatura de sua geladeira. Em resumo, a geladeira BRM54HB da Brastemp é uma ótima opção para quem busca um bom custo x benefício por um preço intermediário.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Consul 405 litros Frost Free Branco 110v - CRM51

9. Geladeira Refrigerador Consul 405 litros Frost Free Branco 110v - CRM51

A Consul CRM51 é outro modelo intermediário, mas que também não te deixa na mão em termos de tecnologia. A versão possui um acabamento elegante é mais comum na cor branca, mas pode ser achado em Inox também. Outro destaque é para seu detalhe na porta, que chama bastante atenção com seu painél touch. O degelo desta versão é o Frost Free e possui algumas outras tecnologias para facilitar a sua vida. A CRM51 é uma ótima geladeira, e pode ser uma opção ao modelo citado anteriormente.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free 2 Portas 443 litros Inox - BRE57AK

10. Geladeira Refrigerador Brastemp Frost Free 2 Portas 443 litros Inox 110v 220v - BRE57AK

A BRE57AK da Brastemp é um refrigerador para quem busca uma geladeira mais moderna, com tamanho e um preço menor. O modelo de duas portas segue o padrão Inverse, o freezer embaixo e o refrigerador em cima, e está disponível na cor Inox. O seu tipo de degelo é o Frost Free e possui outras tecnologias para preservar os seus alimentos e bebidas. No geral, é uma boa geladeira, em alguns aspectos fica atrás das demais geladeiras já apresentadas nessa lista pela mesma faixa de preço, mas pode ser a opção ideal para quem tem um espaço mais limitado na cozinha.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher uma geladeira

Para escolher uma geladeira nova você precisa analisar até quanto você está disposto a investir na sua nova geladeira e qual a sua necessidade em específico. Uma geladeira moderna pode contar com diversas funcionalidades que a maioria das pessoas não precisam, mas que podem ser atrativos e facilitadores de vida. Além disso, precisamos levar em conta o material da geladeira, porque este pode aumentar ou diminuir o valor da mesma.

Marcas

Assim como outros tipos de produtos, não existe uma única marca predominante no mercado quando o assunto é geladeira, mas existem diversas marcas consolidadas para este eletrodoméstico. Samsung, Brastemp, Consul, Electrolux e Panasonic são as principais marcas que devemos ficar de olho ao adquirir uma nova geladeira.

É importante lembrar que a maior diferenciação ocorre entre os modelos, assim a marca não tem um peso tão significativo na hora de escolher uma geladeira. Uma geladeira de uma marca menor pode superar as geladeiras das melhores marcas em termos de funcionalidade.

Tamanho

O tamanho é um dos principais requisitos para quem busca comprar uma geladeira nova. Às vezes, a pessoa já possui uma boa geladeira, mas por conta do seu tamanho, ela prefere pegar uma nova que tenha um tamanho maior. Mas também pode ser que você precise de uma geladeira menor, se você mora em um imóvel pequeno, que tenha escada, por exemplo, o que dificulta muito a instalação de uma nova geladeira.

O ideal é sempre pegar uma geladeira com o maior tamanho possível, desde que esta respeite os limites físicos da sua casa, porque o tamanho também reflete na capacidade de armazenamento da geladeira, que falaremos a seguir.

Capacidade

A capacidade de uma geladeira é medida em litros, e se trata do espaço interno que uma geladeira tem para armazenar alimentos, quanto maior a capacidade e tamanho da geladeira, mais alimentos você será capaz de armazenar. É outra característica que você precisa estar atento às necessidades da sua família, uma pessoa solteira pode muito bem ter uma geladeira simples, enquanto uma família de quatro ou cinco pessoas precisaram de uma geladeira duplex com uma capacidade maior.

As geladeiras costumam a ter uma capacidade de armazenamento bem padronizada, a geladeira duplex, modelo que vem com freezer em cima, pode ter uma capacidade entre 300 a 500 litros, a geladeira simples de uma porta pode variar de 200 a 400 litros.

Consumo

Consumo é uma das características mais importantes na hora de escolher qualquer eletrodoméstico, principalmente se esse eletrodoméstico for uma geladeira, que é um dos eletrodomésticos que mais consomem. Além disso, é um valor que você terá que pagar mensalmente. A melhor prática é você sempre pensar primeiro no que atende sua necessidade e depois selecionar a geladeira pelo menor consumo possível.

Para identificar uma geladeira que tem um bom consumo de energia, você precisa ficar de olho nos selos que a mesma apresenta. Primeiramente, veja se o selo possui o INMETRO e Procel que são os responsáveis por medir a eficiência das geladeiras em território nacional. A partir desse selo, tente identificar o número e a cor que são apresentadas, uma cor verde com a letra A indica que a geladeira tem um bom consumo de energia, uma geladeira com selo na cor vermelha indica um grande consumo de energia, que pode vir a ser um problema mensal.

Potência

Potência se trata da quantidade de energia que uma geladeira utiliza para o seu devido funcionamento. A potência média de uma geladeira simples é de 250w, enquanto a potência de uma geladeira duplex gira em torno de 400w.

Outro detalhe que devemos ficar sempre atento na hora da compra, é se a geladeira é bivolt ou não. Assim, alguns modelos de geladeira irão funcionar só em casas com um tipo de voltagem. Por tanto, fique atento se a voltagem da tomada da geladeira que você for comprar é 110v ou 220v.

Funcionalidades e características

Funcionalidades se trata das características e tecnologias que estão presentes em uma geladeira, coisas que foram desenvolvidas para atender as nossas necessidades e facilitar nossa experiência diária ao utilizar o eletrodoméstico.

Primeiramente, podemos citar as características relacionadas ao design como a quantidade de prateleiras, para guardar os alimentos, se elas são ajustáveis ou não, se há compartimentos especiais para bebidas, na porta, ou para frutas, na parte de baixo da geladeira.

Além dessas, existem outras tecnologias na parte externa da geladeira como painél de controle e informações, para que você possa regular sua geladeira sem ter que abrir ela.

Existem também as facilidades como o controle de temperatura, para você controlar qual a temperatura da sua geladeira, a tecnologia turbo, que faz com que a geladeira possa gelar mais rápido, compartimento extrafrio, para você guardar e conservar de maneira mais adequada os lactiníos ou frios.

Tipos de geladeira

Agora, vamos aos principais tipos de geladeiras, que são características especiais que diferenciam o tipo de uma geladeira da outra, como o degelo e o aço inox. Nessa lista também temos funções, tipos de degelo, modelos e até o aço inox como maiores diferenciadores dos principais tipos de geladeira.

Geladeira padrão

É o modelo de geladeira mais comum, barato e antigo, também. Neste tipo de geladeira, para você fazer o degelo é necessário desligar a geladeira por um breve perído, retirar os alimentos armazenados e depois ligar de novo. O processo tem que ser feito manualmente sempre que você precisar ligar sua geladeira.

Geladeira Duplex

A geladeira duplex se trata da geladeira com duas portas, uma menor para o freezer e uma maior para o refrigerador. A geladeira duplex é o tipo mais vendido para as famílias, já que a maioria das pessoas quer uma geladeira mais espaçosa e com uma estética não tão básica quanto o modelo comum.

Geladeira Inox

A geladeira inox, é o tipo de geladeira que é fabricada com aço inoxidável. O aço inoxidável é muito conhecido por não enferrujar tão rápido quanto o aço normal, então a sua geladeira não apresentará aquelas manchas de ferrugem tão cedo, igual acontece com as geladeiras brancas.

Quando tratamos de inox, a primeira coisa que passa pela cabeça é justamente evitar ferrugem, mas, se tratando de geladeira, o tipo inox tem mais haver com design e estética do que qualquer outra coisa. A geladeira inox passa um design inovador e moderno, geralmente é combinado com cozinhas que são menos claras ou que têm cores mais fortes.

O custo desse tipo de geladeira pode ser maior, porque, além de possuir um ótimo design, as geladeiras inox também trazem algumas inovações, como um painél digital ou um filtro de água embutido.

Geladeira Inverse

A geladeira inverse é uma inovação mais estética do padrão duplex. Na duplex, o freezer fica em cima e o refrigerador fica embaixo, na geladeira inverse o freezer fica embaixo e o refrigerador fica em cima.

É uma inovação que foi feita pensando na experiência de usuário, porque, geralmente, a parte da geladeira que menos utilizamos é o freezer. Então, quando uma pessoa quer pegar uma fruta na geladeira duplex, ela tem que se abaixar, na geladeira inverse ela terá mais conforto ao não precisar se abaixar tanto.

Geladeira Side by Side

A geladeira side side by side, ou lado a lado, é como o nome já diz, uma geladeira que possui duas portas que ficam lado a lado, como se fosse um armário. Este tipo de geladeira é um dos mais recomendados para quem mora com muita gente em casa ou para empresas, porque a capacidade dela é muito maior que os outros tipos de geladeira.

Geladeira Freench Door

A geladeira Freench Door é uma combinação das últimas duas tecnologias e também é mais comumente produzida em Inox. Nessa geladeira, você terá a parte do refrigerador em cima e o freezer embaixo, e na parte do refrigerador, você terá a divisão lado a lado, como um armário. A capacidade de armazenamento deste modelo é elevada, maior que 500 litros, geralmente.

Este tipo de geladeira é o mais sofisticado disponível no mercado, então é de se esperar que seus preços sejam maiores também.

Mini geladeira

A mini geladeira é um geladeira menor que um frigobar, sua capacidade é limitada até uns 10 litros, podendo armazenar algumas garrafas de 500ml de água ou outros alimentos pequenos. É muito utilizado como decoração para a sala de jogos ou sala de estar.

Tipos de degelo

Manual / padrão

Neste tipo de degelo, não existe uma tecnologia apropriada, o degelo é feito através do desligamento da geladeira, onde a temperatura da mesma irá ficar ambiente, derretendo todo gelo dentro dela. É o tipo de degelo encontrado nas geladeiras mais básicas e baratas do mercado. Geralmente, as novas geladeiras com este tipo de degelo vêm com com uma água armazenada para realizar o degelo seco, evitando que você molhe sua geladeira e sua cozinha, como os modelos mais antigos. A principal vantagem deste tipo de degelo é a economicidade, a principal desvantagem é o tempo que leva para realizar o processo de descongelar.

Frost Free

O primeiro, e talvez mais famoso de todos, é a tecnologia Frost Free. A tecnologia frost free é uma tecnologia que faz o controle automático da temperatura, para que uma geladeira nunca tenha acumulo de gelo, logo isso torna dispensável o descongelamento manual, o que é uma grande vantagem quando precisamos limpar uma geladeira e não queremos esperar o tempo de degelo padrão dela.

A tecnologia funciona com o derretimento do gelo que é feito de tempo em tempo, a água derretida do gelo é levada para outro compartimento onde tem um aumento de temperatura para a evaporação e eliminação dessa água. Depois desse processo de evaporação, a geladeira também faz um resfriamento para que a geladeira volte a sua temperatura padrão. A principal desvantagem dessa tecnologia é um leve aumento no consumo da geladeira.

Cycle Defrost

A geladeira com Cycle Defrost, ou ciclo de descongelamento, é uma tecnologia que realiza o descongelamento automático da sua geladeira em períodos com intervalos parecidos. Geralmente, irá descongelar sua geladeira duas vezes ao ano, o que é um bom tempo.

A principal vantagem em relação a frost free, é que esse modelo pode ter um custo menor, tanto na hora da compra, quanto no consumo mensal, mas não tem o mesmo controle anticongelamento da frost free.