Melhores lava e seca

As máquinas lava e seca são uma ótima opção para pessoas que querem levar menos tempo para a realização de tarefas diárias com suas roupas. Além de serem eficientes, elas ocupam pouco espaço – por terem 2 funções em 1 produto – e possuem funcionalidades interessantes. Observe, a seguir, a lista das melhores lava e seca de 2020.

Melhores lava e seca de 2020

1. Lava e Seca LG 11kg
2. Lava e Seca LG Vivace 10,5kg
3. Lava e Seca Samsung 11Kg - WD4000
4. Lava e Seca Midea Storm Wash Inverter 10,2Kg
5. Lavadora e Secadora Brastemp 10,1Kg
Lava e Seca LG 11kg

1. Lava e Seca LG 11kg

A lava e seca LG 11kg possui 14 diferentes programações de lavagem. Disponível na cor Aço Escovado e fabricada em Aço VCM, ela tem recursos e benefícios que vão otimizar seu tempo e simplificar a sua vida. Suas soluções inteligentes incluem conexão WiFi por meio do aplicativo SmarThinQ, possibilidade de lavagem com vapor Steam e seis movimentos diferentes para as lavagens. O motor possibilidade uma economia de energia, e a função Eco Hybrid possibilita a escolha de lavagem de roupas, tênis ou edredons. O sistema é esterilizante de bactérias e, ainda, elimina fiapos por conta da filtração embutida.

Ver na Amazon
Lava e Seca LG Vivace 10,5kg

2. Lava e Seca LG Vivace 10,5kg

Com capacidade para 10,5kg, essa lava e seca, também da marca LG, apresenta diversas funcionalidades interessantes. Além de ser fabricada com uma porta de vidro temperado e ter um cesto 100% de inox – o que melhora sua durabilidade, ela possui o sistema LG ThinQ, que permite a operação e monitoramento da máquina via aplicativo. Além disso, ela possui um sensor inteligente que é capaz de reconhecer e lavar diferentes tipos de tecidos. Sua tecnologia de lavagem a vapor é outro atributo da máquina, que também possui 6 movimentos diferentes à disposição do usuário.

Ver na Amazon
Lava e Seca Samsung 11Kg - WD4000

3. Lava e Seca Samsung 11Kg - WD4000

Na cor branca e com design moderno e inovador, essa lava e seca Samsung, além de muito potente e moderna, conta com 12 programas de lavagem diferentes. A capacidade é de 11 kg e o motor Digital Inverter possui maior capacidade de eficiência energética. Além disso, essa lava e seca promete menos ruído durante o funcionamento e o desempenho é mais duradouro. O ar quente da máquina mata bactérias e odores por si só, sem água ou produtos de limpeza. Ademais, o produto conta com a proposta de finalizar todo processo em apenas 59 minutos.

Ver na Amazon
Lava e Seca Midea Storm Wash Inverter 10,2Kg

4. Lava e Seca Midea Storm Wash Inverter 10,2Kg

A lava e seca de 10,2kg da Midea é fabricada na cor grafite metálico de design 4D e possui inúmeros recursos para o consumidor. A tecnologia Storm Wash otimiza as velocidades de rotação da lavagem, fazendo com que surjam ondas fortes de água e sabão, melhorando a performance do produto. Além disso, o recurso Smart SEC conta com sensores de temperatura, peso e umidade, o que pode secar as roupas no tempo ideal. São 16 opções de programas diferentes que podem poupar o tempo e o dinheiro do usuário.

Ver na Amazon
Lavadora e Secadora Brastemp 10,1Kg

5. Lavadora e Secadora Brastemp 10,1Kg

A Brastemp de 10,1kg, fabricada em inox e com design inovador e exclusivo, apresenta uma performance excelente por conta dos recursos que possui. Além do Ciclo Tira Manchas Pro, que remove 40 manchas diferentes, ela tem um certificado mundial denominado Woolmark Apparel Care, o que significa que as lavagens do produto são realizadas com extremo cuidado. Ela também disponibiliza para usuário um ciclo mais rápido, de 1h, e é capacitada para lavar roupas, edredons, lençóis e sapatos.

Como escolher a melhor lava e seca para você?

A máquina lava e seca que mais se encaixa com o seu perfil é aquela que atende suas necessidades e exigências. Alguns desses detalhes a serem considerados são a capacidade de lavagem e o tamanho da máquina. Outro critério de escolha pode ser as funcionalidades apresentadas, já que elas variam de acordo com a marca e com o modelo. Observe, a seguir, alguns dos fatores que podem ser levados em consideração antes da realização da compra de uma lava e seca.

Capacidade de lavagem e secagem

A capacidade de lavagem e secagem é muito importante e deve ser analisada com cuidado. Um critério para essa análise é a quantidade de pessoas que gera roupas sujas que vão ser lavadas e secadas pelo produto. Quanto mais kg a máquina comporta, mais peças podem ser lavadas e secadas simultaneamente. Além disso, peças maiores, como edredons e cobertores, normalmente precisam de uma capacidade mais significativa para serem limpas com sucesso.

A capacidade de secagem de uma máquina é menor do que a de lavagem na porcentagem de até 40%. Por conta disso, cuidado na hora de comprar: você deve considerar essa diferença antes de ter que fazer modificações na rotina por conta desses aspectos.

Com a consideração de vestimentas, roupas de cama, mesa e banho, um indivíduo pode gerar até 1,5kg de roupa diariamente. Uma família de três integrantes, por exemplo, poderia usar uma máquina de 11 kg 2 a 3 vezes por semana para suportar essa demanda de cada um.

Funcionalidades e programas de lavagem

Três funções básicas são inerentes a todos os modelos de lava e seca: lavagem, enxágue e centrifugação. No entanto, muitos produtos possuem funções extras para o usuários. Algumas máquinas do tipo lava e seca chegam a atingir a quantidade de 16 programas diferentes de lavagem. Eles são imprescindíveis para que todos os tecidos colocados em seu interior sejam lavados com qualidade e eficiência. Cada programa de lavam corresponde, normalmente, a um tipo diferente de tecido, o que pode facilitar o cuidado com vestimentas ou cobertores de material diferenciado. Alguns exemplos disso são ciclos específicos para roupas íntimas, delicadas (tecido do tipo seda ou com bordados), algodão, jeans, esporte, edredons e cama, entre outros. O programa “lava tênis” também é um recurso bacana, já que é um programa específico para a lavagem dos calçados.

Velocidade de centrifugação

A velocidade de centrifugação pode significar, muitas vezes, a eficácia de secagem das máquinas lava e seca. A potência é igual a velocidade, o que faz com que o processo completo de lavagem e secagem acabe mais rapidamente.

Essa intensidade da centrifugação é metida por rotações por minuto. Ela é diferente de modelo para modelo, marca para marca. Algumas podem ser ajustadas por conta das tecnologias disponíveis e dos ciclos diferentes que são disponibilizados. Um valor de referência para compras futuras é 1100 RPM, o que significa uma secagem boa e eficiente.

FAQs - lava e seca

📗 O que é uma lava e seca?

Uma máquina lava e seca é um produto que se tornou essencial e indispensável por causa da correria do dia a dia. Muito eficiente, o eletrodoméstico é moderno e possui tecnologias inovadoras que podem poupar tempo, dinheiro e esforço dos usuários. Depois de realizado o processo de lavagem das roupas – que pode acontecer de acordo com o programa de lavagem escolhido – a máquina seca os tecidos, o que faz com que não seja preciso estender as roupas, cobertores ou toalhas em um varal. É só passar, caso seja necessário. Uma outra característica positiva da máquina lava e seca é a praticidade, já que são dois eletrodomésticos na forma de um só, o que ocupa menos espaço em uma área de serviço, por exemplo. Não é necessário comprar dois produtos diferentes: um só dá conta do recado. A maioria dos produtos apresenta design compacto e de fácil adaptação, já que não necessita de uma grande área disponível. Uma outra tecnologia importante dessas máquinas é o fato delas possuírem a capacidade de danificarem menos os tecidos, cuidando das roupas e tecidos lavados com mais cuidado.

📗 Como funciona uma lava e seca?

Além da função convencional das máquinas de lavar, de lavagem, enxágua e centrifugação, uma incógnita para os usuários é como funciona um sistema de secagem tão eficiente que é apresentado na máquina lava e seca. O que acontece é o seguinte: no interior da máquina, é produzido um ar quente através do processo de aquecimento e ventilação que estão ali. O ar que encontra as roupas molhadas se torna úmido, se mistura com a água, é condensado e liberado por um dreno. Em outras palavras, é como se esse sistema de ar quente faz com que a umidade das roupas seja retirada e condensada dentro do próprio produto através do uso da água fria. Essa água, ao contrário das antigas máquinas de secar, é escorrida dentro do sistema de drenagem da máquina, o mesmo da água da lavagem. Ela escoa pelo esgoto, e não pelas paredes da casa, como acontecia antigamente.

📗 Como usar uma lava e seca?

Uma das grandes facilidades da lava e seca é o seu modo de uso. O produto é de fácil e prática utilização, não exige do usuário e pode realizar o processo de lavagem e secagem de tecidos rapidamente. Siga os passos a seguir para aprender a utilizar um produto desse estilo:

O passo um é ligar o aparelho. Depois dos tecidos a serem lavados já estarem dentro da máquina, você poderá optar pelo programa de lavagem que encaixa com o que você está querendo limpar: roupa íntima, edredom, delicado... Você pode dar início ao ciclo de lavagem. Para a secagem, é só escolher o modo desejado (sim, existe mais de uma opção) e iniciar o processo.

Algumas dicas são muito válidas para o processo de secagem: não misture tantos itens, porque tecidos diferentes podem danificar uns aos outros e procure fazer uma divisão boa nesse sentido; verifique se as manchas já foram removidas antes de começar a secar os tecidos, porque isso pode fazer com que a mancha fique definitivamente na roupa; não coloque mais roupas, toalhas ou cobertas do que a sua secadora pode suportar para não sobrecarregar a máquina; faça a verificação das roupas a serem secadas: esvazie bolsos; depois da secagem, tire as roupas da máquina, já que mantê-las ali por muito tempo pode fazer com que elas fiquem muito mais amassadas.

📗 Quais as melhores lava e seca?

As máquinas lava e seca já são muito úteis e boas pelo conceito do equipamento, economia de tempo, dinheiro e praticidade. No entanto, suas funcionalidades, recursos e capacidades podem variar. Por conta disso, é necessário avaliar alguns fatores antes da compra. Alguns fatores podem ser essenciais para a escolha ou não de um produto. As melhores lava e seca, portanto, são aquelas que atendem às necessidades do consumidor, que deve definir suas prioridades antes de optar por uma marca ou modelo. A capacidade em kg é um dos principais fatores a serem considerados, já que ele depende da intensidade do uso de cada indivíduo ou família. Além disso, devem ser observados os programas de lavagem, preço e recursos disponibilizados por cada opção que consta no mercado. Se você é um consumidor que não precisa de tantos atributos, pode optar por uma máquina mais em conta, mas que não possui tantas funções. No entanto, se você gostaria de contar com um equipamento mais completo e que disponibilize mais opções para seu aproveitamento, é necessário desembolsar um valor maior para usufruir de mais funcionalidades.

📗 Qual a lava e seca mais silenciosa?

No momento, apesar de diversas máquinas lava e seca serem consideradas silenciosas, uma que se destaca nesse quesito é a Electrolux LSE03. Apesar de não ter uma capacidade significativa, ela promete tranquilidade e redução de barulho durante o funcionamento.

📗 Lava e seca ou lavadora?

A lava e seca é uma boa pedida para aqueles que buscam investir menos tempo em todo o processo de lavagem e secagem das roupas. Isso ocorre porque máquinas lava e seca giram as roupas muito rapidamente e, com isso, conseguem remover a água dos tecidos com mais facilidade. O processo complementar é o uso do ar frio para que as roupas, lençóis e toalhas já saiam sequinhos do processo. Esse produto, no entanto, não é ideal para aqueles que buscam economias financeiras significativas, considerando que uma mercadoria que realiza o processo completo – com a secagem das roupas – pode custar até dois mil reais a mais que um produto convencional. Ele é considerado ideal para aqueles que buscam mais praticidade e não se importam com um maior investimento financeiro.

A máquina de lavar consegue suprir todas as necessidades daqueles que buscam um processo de lavagem completo, mas que não exigem que as roupas saiam sequinhas do produto.