Melhores máquinas de lavar roupas

A máquina de lavar roupas se tornou, com o tempo, um eletrodoméstico essencial na casa das famílias brasileiras. Além de ser eficaz na limpeza das roupas, ela facilita muito o trabalho cotidiano, poupando tempo e esforço. Conheça, nesse texto, as melhores máquinas de lavar roupa e o motivo pelo qual cada uma delas ocupa uma posição nessa lista.

Melhores máquinas de lavar roupas de 2020

1. Lavadora de Roupas Brastemp BWK12AB 12kg
2. Lavadora de Roupas Consul CWB09 ABANA - 9kg
3. Lavadora de Roupas Brastemp 12kg BWK12 Titânio
4. Lavadora de Roupas Electrolux Jet Clean - 13kg
5. Lavadora de Roupas Colormaq - 12kg
6. Lavadora de Roupas Consul CWH12 - 12kg
7. Lavadora de Roupas Electrolux 12Kg LAC12
8. Lavadora de Roupas Brastemp 9kg Branca BWJ09
9. Lavadora de Roupas Panasonic 12 Kg NA-F120B5G
10. Lavadora de Roupas Electrolux 8,5Kg LAC09
Lavadora de Roupas Brastemp BWK12AB 12kg

1. Lavadora de Roupas Brastemp BWK12AB 12kg

A primeira posição da lista fica com a lavadora 12kg da Brastemp por conta de sua praticidade e de seu design moderno. Além de tudo, é necessário mencionar, é claro, seu desempenho incrível, que conta com um ciclo que remove mais de 40 tipos de manchas sem prejuízo às roupas. Com o ciclo Cores Duradouras, suas roupas não desbotam e mantêm a cor original. Ela garante, também, a manutenção da qualidade do tecido por conta do ciclo Antibolinhas. No total, ao adquiri-la, você passa a contar com 12 diferentes funções da máquina.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Consul CWB09 ABANA - 9kg

2. Lavadora de Roupas Consul CWB09 ABANA - 9kg

A medalha de prata da lista de melhores máquinas de lavar roupa fica com o modelo de 9kg da Consul, que promete economizar a incrível porcentagem de 70% de sabão em pó, mantendo a qualidade a sua função. A máquina conta com 15 programas de lavagem e um cesto de plástico. Alguns recursos dizem respeito à remoção de manchas, um formato dispenser inovador e uma promessa incrível que evita o desperdício dos produtos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Brastemp 12kg BWK12 Titânio

3. Lavadora de Roupas Brastemp 12kg BWK12 Titânio

Esse outro produto da Brastemp que ocupa a lista de melhores máquinas de lavar promete uma performance incrível com cuidado e capacidade ao mesmo tempo. Uma das principais qualidades desse produto é a facilidade na remoção de manchas, cuidado com os tecidos e o chamado ciclo Edredom. O design é inovador e moderno. Além te tudo isso, ela promete ser silenciosa e potente ao mesmo tempo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Electrolux Jet Clean - 13kg

4. Lavadora de Roupas Electrolux Jet Clean - 13kg

A lavadora da Electrolux promete lavar suas roupas, lençóis e toalhas macios e sem manchas. O sistema Jet & Clean faz com que o sabão ou o amaciante não criem manchas nos tecidos. Além disso, possui um dispenser autolimpante e conta com um modo de alto desempenho e eficiência nomeados modo turbo. Além dessas qualidades, essa função da máquina promete garantir a elasticidade natural dos tecidos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Colormaq - 12kg

5. Lavadora de Roupas Colormaq - 12kg

Esse produto da Colormaq possui 7 programas de lavagem que facilitarão a priorização e ordem das suas lavagens. Essas, por sua vez, serão realizadas com muita eficácia, já que o produto conta com um filtro que não deixa resíduos nos tecidos e, ainda, promete eliminar fiapos. Além disso, ela conta com um painel de controle digital e analógico para facilitar sua operação.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Consul CWH12 - 12kg

6. Lavadora de Roupas Consul CWH12 - 12kg

O dispenser dessa lavadora de 12kg promete diluir o amaciante ou o sabão em pó antes de lavar o tecido, o que reduz a probabilidade da criação de manchas. Esse produto da marca Consul tem um sistema que promete dosagem econômica de sabão em pó. Uma tecnologia que evita o desperdício faz com que a água possa ser reutilizada de outras formas dentro de casa.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Electrolux 12Kg LAC12

7. Lavadora de Roupas Electrolux 12Kg LAC12

A máquina Electrolux tem capacidade de 12kg e retém fiapos que ficariam nos tecidos após a lavagem. Além de contar com 12 programas de lavagem diferenciados – para vários tipos de tecido – você tem a possibilidade de colocar produtos para limpar as roupas e fazer com que elas fiquem macias depois da lavagem. Tênis e edredons têm programas específicos de lavagem nessa lavadora.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Brastemp 9kg Branca BWJ09

8. Lavadora de Roupas Brastemp 9kg Branca BWJ09

Com capacidade de 5kg, essa máquina Brastemp promete muito cuidado e um bom desempenho na lavagem de suas roupas. Ela prioriza a remoção de manchas e possui três níveis para a remoção de sujeira. O enxágue duplo da máquina faz com que a roupa não acumule resíduos de sabão e, com isso, evita as manchas indesejadas por conta de produtos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Lavadora de Roupas Panasonic 12 Kg NA-F120B5G

9. Lavadora de Roupas Panasonic 12 Kg NA-F120B5G

A Panasonic 12kg não possui agitador central, característica que aumenta o espaço interno da máquina, e promete muita eficácia na lavagem dos mais diversos tipos de tecido e remoção de manchas de forma cuidadosa. Esse produto permite que você reutilize a água utilizada de outras maneiras, o que incentiva a economia do recurso.

Ver na Amazon
Lavadora de Roupas Electrolux 8,5Kg LAC09

10. Lavadora de Roupas Electrolux 8,5Kg LAC09

Esse produto da Electrolux com capacidade de 8,5kg garante a ausência de manchas de sabão em pó ou amaciante nas roupas lavadas, já que faz a diluição dos produtos. Alguns modos disponíveis dizem respeito à lavagem cotidiana, delicada ou até de roupas íntimas. Além disso, você pode optar por uma lavagem mais rápida ou demorada conforme as configurações disponíveis no produto.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher a melhor máquina de lavar roupa para você

Para além do preço, a máquina de lavar roupas deve ser escolhida por conta de suas características, facilidades e de seu comprometimento com a qualidade das lavagens. Além disso, você deve considerar as necessidades e possibilidades que possui antes de escolher um produto. É imprescindível pensar nesses requisitos antes da aquisição de um produto.

Capacidade em kg

Apesar de ser um fator importante na escolha da máquina de lavar, a capacidade em kg deve ser condizente com o tamanho da família. Uma lavadora de 9kg pode ser suficiente para uma família pequena, enquanto casas com mais pessoas possam precisar de maiores produtos. Crianças e pessoas que trabalham na área da saúde, por exemplo, tendem a gerar mais roupas sujas, o que demanda mais capacidade da máquina.

Programas de lavagem

Diferentes máquinas apresentam diferentes programas de lavagem. Você pode querer um programa específico para suas roupas íntimas, por exemplo. Outra possibilidade é a necessidade de um modo que contemple edredons e cobertores. Você deve avaliar, portanto, suas prioridades para escolher os programas de lavagem que mais cumprem com suas exigências.

Cores: Branca ou Inox

As máquinas de lavar modernas têm diversas opções de design e duas opções principais de cores: os produtos podem ser brancos ou de inox. A primeira opção é mais tradicional e garante um visual mais conservador à área de serviço. O segundo modelo é um pouco mais moderno e tem uma posição de mais destaque dentro de um cômodo da casa.

Funcionalidades extras

Todas as máquinas possuem as clássicas funções de lavagem, secagem e centrífugo dos tecidos. No entanto, dependendo das suas necessidades e das suas exigências, outros produtos podem ser uma boa pedida, isso porque possuem mais funções e programações do que as citadas. A função enxágue, por exemplo, remove melhor o produto das roupas. Uma função denominada inteligente busca uma economia de energia e eficiência ao mesmo tempo. A função tira manchas é muito comum nos produtos disponíveis atualmente no mercado, isso porque faz com que as sujeiras indesejadas sejam removidas com maior facilidade e eficácia.

Melhores marcas: Brastemp, Electrolux e Consul

Apesar de outras marcas estarem disponíveis no mercado com produtos de qualidade, as três principais são a Brastemp, Electrolux e Consul. Elas são as que ocupam a maior parte dos postos da lista, isso porque costumam agradar o consumidor com uma combinação de eficiência, praticidade e economia ao mesmo tempo. Portanto, na hora de adquirir uma nova máquina de lavar roupas, vale a pena considerar, entre outros fatores, a marca do produto.

FAQs - Máquinas de lavar roupas

📗 Quais melhores máquinas de lavar?

As melhores máquinas de lavar são aquelas práticas e eficientes, mas que, ao mesmo tempo, garantam algumas funcionalidades específicas – conforme as exigências do cliente – e possibilidades diferenciadas. Além disso, os melhores produtos, atualmente, contam com um sistema que proporciona economia de água e de produto. Atualmente, é imprescindível que os equipamentos disponíveis no mercado possuam diferenciais, como a remoção de manchas e diferentes tipos de lavagem. Um outro fator que não pode ser dispensado é o preço: algumas máquinas de hoje em dia conseguem combinar todos esses aspectos por um valor acessível e não exorbitante.

📗 Qual máquina de lavar comprar?

A máquina de lavar que você deve comprar depende das suas exigências e das suas necessidades pessoais. Em geral, você deve levar em consideração os diferentes preços, tamanhos e funcionalidades disponibilizadas pelos produtos do mercado atual. Quando uma mercadoria combinar um preço que cabe no seu orçamento, um tamanho adequado que cumpra suas necessidades e funcionalidades diferenciadas, ela deve ser considerada como uma forte candidata na hora da compra.

📗 Qual a diferença entre máquina de lavar e lavadora de roupa?

Máquina de lavar e lavadora de roupa são dois termos que dizem respeito ao mesmo produto. A única diferença que pode existir entre termos é entre uma máquina de lavar AUTOMÁTICA e uma SEMIAUTOMÁTICA. A primeira é o tipo mais comum do equipamento e normalmente não é denominada automática, pois isso já fica subentendido nas suas funcionalidades e recursos. A segunda, semiautomática, é mais simples e barata, já que não faz a centrifugação das roupas, que precisam ser torcidas à mão antes de serem estendidas. Ela é o popularmente conhecido “tanquinho” e pode ser uma opção para aquelas pessoas que não buscam um produto tão completo ou com uma demanda mais alta de investimento financeiro.

📗 O que é melhor, máquina de lavar ou lava e seca?

A lava e seca é uma boa pedida para aqueles que buscam investir menos tempo em todo o processo de lavagem e secagem das roupas. Isso ocorre porque máquinas lava e seca giram as roupas muito rapidamente e, com isso, conseguem remover a água dos tecidos com mais facilidade. O processo complementar é o uso do ar frio para que as roupas, lençóis e toalhas já saiam sequinhos do processo. Esse produto, no entanto, não é ideal para aqueles que buscam economias financeiras significativas, considerando que uma mercadoria que realiza o processo completo – com a secagem das roupas – pode custar até dois mil reais a mais que um produto convencional. Ele é considerado ideal para aqueles que buscam mais praticidade e não se importam com um maior investimento no produto. A máquina de lavar consegue suprir todas as necessidades daqueles que buscam um processo de lavagem completo, mas que não exigem que as roupas saiam sequinhas do produto. Nesse caso, uma máquina que só possui a função de lavagem é ideal, já que desempenha sua função de limpar as roupas e, ainda, garante mais economia de dinheiro na hora da compra.

📗 O que você precisa saber antes de comprar uma máquina de lavar?

Antes da aquisição da máquina de lavar, é preciso levar em consideração diversos fatores, como o tamanho, funcionalidade, preço e modos disponíveis. Com tantas opções disponíveis no mercado, não é recomendado que o consumidor faça a compra sem uma pesquisa preliminar, que pode gerar economia de dinheiro, tempo, água e produtos utilizados durante a lavagem. Para facilitar a busca, você pode listar os critérios que considera imprescindíveis em uma lavadora de roupas, já que isso fará com que as opções sejam reduzidas.

📗 Como usar máquina de lavar?

O primeiro passo da lavagem de roupas é a separação por cores para evitar as manchas. Depois disso, você deverá dividir os tipos de roupas: toalhas vão em um lote diferente do que peças íntimas ou lençóis, por exemplo. Depois da separação, você deve inserir as peças na lavadora. Lembre-se de verificar os bolsos, fechar zíperes e abotoar as peças. Edredons devem ser lavados um a um, jamais em lotes. Coloque as roupas dentro do cesto individualmente, respeitando a capacidade da máquina que possui. Quando você inseriu as roupas na máquina, chegou a hora de abastecer o dispenser do equipamento. Essa etapa é muito fácil, pois as embalagens de sabão em pó ou amaciante especificam quanto você deve aplicar para cada lavagem. A programação da lavagem pode ser feita conforme a roupa que você está lavando. Escolha o ciclo e o nível da água com cuidado, já que encher demais as máquinas de lavar roupas pode impedir a movimentação dos tecidos que constam ali dentro. Quando você realizar todas essas etapas, pode iniciar o processo de lavagem das roupas. Se ela não for uma lava e seca, você precisará estender os tecidos no final.