Melhores processadores de alimentos

Processadores de alimentos vêm se tornando cada vez mais um item importante na cozinha das famílias brasileiras, afinal é um item que consegue assar, grelhar ou cozinhar diversos alimentos, além de manter a temperatura quentinha dos mesmos. Conheça os principais modelos do mercado e saiba como escolher o melhor forno elétrico para você e sua família.

Melhores processadores de alimentos de 2020

1. Processador de Alimentos Philips Walita 600w - RI7630
2. Multiprocessador Philco 9 em 1 1400w - Pmp1600v
3. Processador de Alimentos Philips Walita 750W - RI7636
4. Processador Compacto Philco Turbo 250w - Ph900p
5. Mini processador de alimentos KitchenAid Empire Red
6. Processador de alimentos KitchenAid Empire Red
7. Processador de Alimentos Compacto Oster 3 em 1
Processador de Alimentos Philips Walita 600w - RI7630

1. Processador de Alimentos Philips Walita 600w - RI7630

Esse processador possui diversas funções: ele bate, corta, fatia, liquefaz, rala, tritura e pica os ingredientes. Além disso, ele é equipado com uma tecnologia nomeada PowerChop, que faz com que seu corte seja muito mais eficiente e rápido. São duas velocidades e a função pulsar, para que você consiga utilizá-lo do jeito que preferir. No total, o produto dispõe de 21 funções para que você consiga realizar qualquer receita com sucesso. Sua jarra possui capacidade de 1,5 litros com dois discos de aço inoxidável e o processador funciona na potência de 600W.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Multiprocessador Philco 9 em 1 1400w - Pmp1600v

2. Multiprocessador Philco 9 em 1 1400w - Pmp1600v

O copo desse multiprocessador, quando funciona como liquidificador, possui a incrível capacidade de 3,2 litros. Quando o aparelho funciona como processor, batedeira e espremedor, são 2 litros no total. Os acessórios que o acompanham podem ser responsáveis pela realização de diversas funções. Além disso, os seus pés são antiderrapantes, e o seu design é vertical, ocupando menos espaço na sua casa. Possui uma trava de segurança e promete processar, ralar, cortar, misturar, fatiar, espremer, liquidificar e picar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Processador de Alimentos Philips Walita 750W - RI7636

3. Processador de Alimentos Philips Walita 750W - RI7636

Esse produto promete reunir 11 funções em 1 aparelho e conta com a tecnologia inovadora e exclusiva PowerChop, responsável por picar os alimentos até 5x mais finos que os processadores normais. Seu motor possui incríveis 750 Watts, fazendo com que o aparelho consiga atingir resultados satisfatórios sem muito esforço. Ele pode se tornar um liquidificador – através da troca da jarra – e disponibiliza diversas funcionalidades diferentes.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Processador Compacto Philco Turbo 250w - Ph900p

4. Processador Compacto Philco Turbo 250w - Ph900p

O produto da Philco considerado um processador compacto possui diversas funções para seus usuários. É considerado eficiente para os mais diferentes ingredientes, com duplo sentido de rotação para cortar e picar. Sua potência é de 250 Watts e sua capacidade é de meio litro. Os acessórios podem ser lavados na máquina lava-louça e possui uma base antiderrapante para a segurança de quem está manuseando o aparelho.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Mini processador de alimentos KitchenAid Empire Red

5. Mini processador de alimentos KitchenAid Empire Red

É um processador em tamanho “mini” que não deixa a desejar na qualidade e eficiência do que promete. Seus controles são simples e intuitivos, e esse aparelho é perfeito para o cotidiano por ser compacto e leve. A lâmina dele pica rapidamente os alimentos, preparando os mais diferentes pratos. Sua capacidade é de 800mL, e ele é de fácil armazenamento. São duas velocidades, modo pulsar e “one touch” para funcionamento mais rápido e prático.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Processador de alimentos KitchenAid Empire Red

6. Processador de alimentos KitchenAid Empire Red

Com a capacidade de 2,1 litros, esse processador surpreende pela qualidade das funções que desempenha. Ele possui um disco fatiador, uma lâmia multiuso e um disco ralador reversível. Cada um desses recursos possui uma função específica. Além disso, você vai ter uma tampa para impedir vazamentos e um socador para que você consiga incluir mais e mais incredientes. São duas velocidades e a função pulsar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Processador de Alimentos Compacto Oster 3 em 1

7. Processador de Alimentos Compacto Oster 3 em 1

Esse produto da Oster promete unir várias funções diferentes em um só aparelho: cortar, ralar, triturar, picar e moer em poucos segundos. Ele possui uma capacidade de 700mL e um design inovador, diferente dos outros aparelhos da mesma linha. É prático de limpar, não ocupa muito espaço e possui disco e lâmina em inox. É fácil de limpar e muito simples de armazenar dentro da cozinha. Possui uma trava de segurança e é desmontável para que você consiga armazená-lo com mais facilidade.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor processador de alimentos para você

Como existem diversos processadores no mercado, o ideal é avaliar cada um deles para ver quais correspondem às suas expectativas e necessidades. Alguns deles são mais completos e possuem mais funções, enquanto outros são mais simples, mas não deixam de ser bons. Nesse sentido, observe, abaixo, alguns critérios que você pode levar em consideração antes de adquirir um processador de alimentos, como a potência, a capacidade e outras características. O importante, ao escolher o melhor processador de alimentos para você, é prestar atenção em alguns detalhes que fazem a diferença conforme sua necessidade e sua intenção de uso do produto.

Potência em watts

A potência em Watts significa qual é a força, a capacidade do processador de alimentos para realizar suas funções. Quanto mais for esse valor, significa que o aparelho terá mais facilidade para trabalhar com alimentos pesados e que exigem mais. Você pode escolher, portanto, um processador cuja potência varia de 500 a 600 W, valores oferecidos por produtos que não são tão caros, mas que cumprem com sua função. Acima de 760 W, os aparelhos já são considerados profissionais por conta do valor em Watts que apresentam.

A potência dos processadores também está relacionada com o fato da maioria dos ingredientes utilizados serem ou não pesados e sólidos. Quanto mais pesado e sólido, maior é a potência necessária para que o alimento seja processado com sucesso.

Velocidade

As velocidades dos processadores de alimento também podem variar conforme o produto. Normalmente, os processadores possuem uma ou duas, além da função pulsar. Quanto mais velocidades estiverem disponíveis, mais durabilidade o aparelho provavelmente vai apresentar. Além disso, são mais opções para os diferentes tipos de alimentos que você deseja processar no produto.

Também é necessário considerar que algumas velocidades são específicas para alimentos mais sólidos. Se você optar por um processador mais básico, pode ficar limitado nesse sentido. A velocidade 1, única em alguns produtos, serve para mistura de ingredientes mais leves e macios.

Capacidade

Essa é uma característica que varia bastante no mercado: existem diversas opções. Para você selecionar a melhor, é necessário pensar na quantidade de comida que você prepara diariamente. Se a sua família não é muito grande, um processador de capacidade não tão significativa pode ser o suficiente. No entanto, se você precisar de mais serviço do seu processador, vale a pena pensar em uma capacidade maior.

Existem, também, aparelhos que possuem uma capacidade inferior a 1 litro, são compactos e não ocupam espaço. No entanto, se você pretende preparar grandes quantidades de alimento ao mesmo tempo, vale a pena pensar em uma capacidade mais elevada, para que não seja necessário utilizar o processador em dois ou mais turnos.

Melhores marcas: Philips Walita, KitchenAid, Philco, Oster e Arno

As melhores marcas para processadores de alimentos são a Philips Walita, KitchenAid, Philco, Oster e Arno. Apesar de essas serem as mais conhecidas e renomadas, outras marcas também podem se destacar no mercado. Elas se destacam, no entanto, por conta de sua credibilidade, variedade de opções para o consumidor e por conta de sua já conhecida relação de custo-benefício.

Philips Walita, Arno e Philco são marcas que se destacam em todos os segmentos de eletrodomésticos; KitchenAid e Oster, no entanto, não costumam ser tão populares, mas aparecem como fabricantes extremamente promissoras e competentes dentro do mercado.

FAQs - processadores de alimentos

📗 O que é um processador de alimentos?

Os processadores de alimentos são aparelhos utilizados para facilitar as tarefas cotidianas, pois eles conferem praticidade e simplicidade ao preparo de receitas do dia a dia. São dispositivos que trituram, cortam, picam e realizam diversas outras funções.

Eles podem apresentar até 16 funções diferentes, e variam na questão da capacidade, potência e velocidades também. Dependendo do preço, você pode desfrutar de mais funcionalidades, capacidade e potência. Por conta disso, é preciso buscar o produto que melhor atende às suas necessidades e exigências, considerando a quantidade de comida que você pretende inserir no produto e o modo de preparo – enquanto alguns processadores misturam e facilitam a preparação de molhos, outros trituram completamente quaisquer tipos de alimentos, inclusive sólidos e pesados.

📗 Qual é o melhor processador de alimentos?

O melhor processador de alimentos depende muito do que você precisa de um aparelho assim. Se você desejar mais capacidade e potência, provavelmente é melhor procurar por um produto que consiga corresponder a essas exigências. No entanto, se você pretende realizar receitas mais simples e com alimentos não tão pesados e sólidos, um produto com menos especificações pode se adequar perfeitamente a essas necessidades. O importante é definir qual é o melhor processador para você e para o que você espera de um aparelho assim.

📗 Qual a diferença entre processador e multiprocessador de alimentos?

O multiprocessador, como já diz o nome, possui várias funções com diversos acessórios, dependendo da função e do ingrediente que ele vai processar. Ele consegue misturar, ralar, moer, granular, pulsar, liquidificar, bater, fatiar, espremer e muito mais. Normalmente, o multiprocessador é mais caro. O processador, por sua vez, pode englobar os produtos mais simples e básicos, que desempenham uma ou duas funções, até os mais sofisticados, que conseguem executar outras funções. No geral, o objetivo do processador é triturar e misturar os alimentos.

📗 Quais as funções de um processador de alimentos?

Isso depende do modelo. O multiprocessador consegue executar diversas funções, ralando, moendo, granulando, pulsando, liquidificando, batendo, fatiando e espremendo produtos. A disponibilidade dessas diferentes funcionalidades depende, no entanto, de qual modelo você adquirir: quanto mais caro, mais funções estarão disponíveis.

📗 Como usar processador de alimentos?

Usar um processador de alimentos é uma tarefa muito fácil: basta adicionar os ingredientes dentro do recipiente, fechar com a tampa (alguns produtos não funcionam sem a tampa) e iniciar o processo. Nos botões, você pode selecionar a função desejada. Nos processadores mais básicos, você encontra a função “ativar”, que bate os produtos para molhos, ou “pulsar”, que corta os ingredientes e precisa ser pressionado ao longo de todo o procedimento. Você precisa estar atento caso o seu utensílio tenha mais funções e você queira utilizá-las, elas estão explicadas no manual para que você possa usufruir de todos os recursos disponíveis.

Muitas das informações que você precisa, aliás, estão disponíveis no manual. Quando retirar o produto da caixa, não jogue esse guia fora, pois ele pode ser muito útil, principalmente se o seu produto for mais sofisticado e completo. As funcionalidades específicas estão todas descritas ali, e é importante fazer a leitura para que você possa aprender a utilizar o processador corretamente, sem comprometer sua qualidade e nem a qualidade dos pratos preparados.

📗 Onde comprar um processador de alimentos?

Processadores de alimentos estão disponíveis em diversas lojas, sejam elas físicas ou virtuais. Você pode encontrá-los com facilidade em lojas de departamento e de eletrodomésticos. Alguns supermercados de franquias maiores também contam com o aparelho em seu estoque. O importante é ter a certeza de que o produto é o ideal para você. Caso você opte por uma loja virtual, certifique-se de que o a entrega seja feita em um prazo razoável e com qualidade.

📗 Por que ter um processador de alimentos?

O principal motivo para adquirir um processador de alimentos é, sem dúvidas, o fato dele conferir muito mais praticidade a algumas tarefas cotidianas. O processamento dos alimentos ocorre de forma mais rápida e uniforme do que um serviço manual, o que faz com que seu tempo seja otimizado no preparo de tarefas simples, mas que precisariam de muito mais esforço e preparo.

Além disso, ele possui variedades de funções, o que faz com que diversos ingredientes possam ser contemplados pelo uso desse produto. Ele pode moer carne, fazer misturas e muito mais.

Um outro ponto extremamente vantajoso do processador de alimentos é o fato de que ele proporciona uma alimentação mais saudável para a família toda. Pratos que levariam mais tempo para ser preparados, com esse produto, se tornam mais práticos e fáceis. Além disso, o visual das suas refeições pode ser implementado com o processador, pois você consegue escolher a espessura e o tamanho dos cortes dos alimentos colocados ali.