Melhores robôs aspiradores

O robô aspirador é um produto que garante facilidade e praticidade na hora de limpar a casa. Eles podem ser programados para recolherem sujeiras de diversos espaços da casa, inclusive de difícil acesso. É uma tecnologia que chegou recentemente ao mercado nacional, mas que já conquistou muitos consumidores, porque confere mais tranquilidade ao consumidor, já que necessita de pouca manutenção e acompanhamento humano durante a realização de suas funções de limpeza. Nessa lista, você vai conferir os melhores robôs aspiradores de 2020 de acordo com suas marcas, valores, vantagens e funcionalidades.

Melhores robôs aspiradores de 2020

1. Robô Aspirador Ropo Glass 3
2. Robô Aspirador Ropo Pet
3. Robô Aspirador iRobot Roomba 675
4. Robô Aspirador WAP Robot W300
5. Robô Aspirador Inteligente iRobot Roomba 960
6. Robô Aspirador de Pó WAP Robot
7. Robô Aspirador Housekeeper Pro Polishop
8. Robô Aspirador MOP WAP ROBOT WSMART
9. Robô aspirador Midea
10. Robô aspirador Multilaser Robô 3 em 1
Robô Aspirador Ropo Glass 3

1. Robô Aspirador Ropo Glass 3

O robô aspirador que ocupa a primeira posição da lista é considerado de alta tecnologia. Ele possui uma relação custo benefício extremamente vantajosa e é considerado 4 em 1: aspira, passa pano, varre e esteriliza casa. Seu design inovador conta com o recurso do WiFi, o que faz com que o aparelho possa ser controlado por um aplicativo telefônico de qualquer lugar. Ele alcança todos os lugares de uma casa, inclusive aqueles de difícil acesso.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Robô Aspirador Ropo Pet

2. Robô Aspirador Ropo Pet

O ropo PET tem diversas funcionalidades e, dentre essas, destaca-se a da limpeza de cabelos, pelos e sujeiras pequenas, quase imperceptíveis que podem existir dentro de uma casa. O produto possui um tampo de alumínio, o que confere a ele um design exclusivo e moderno. É considerado um robô aspirador de uma linha premium e de alta tecnologia e qualidade.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Robô Aspirador iRobot Roomba 675

3. Robô Aspirador iRobot Roomba 675

Com conexão Wi-Fi e escovas duplas que podem ser utilizadas em diversas superfícies, o Roomba 675 promete inovação na hora da realização a limpeza. Seu sistema de limpeza é dividido em três estágios e seu design inovador foi especificamente desenvolvido para que a máquina possa acessar lugares difíceis, como embaixo de sofás e camas. Um sensor presente nesse robô faz com que ele passe mais tempo limpando as áreas que apresentam mais sujeira, garantindo qualidade na hora do uso.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô Aspirador WAP Robot W300

4. Robô Aspirador WAP Robot W300

O WAP W300 é considerado independente, pois não necessita de ninguém para controla-lo. Ele possui outras qualidades: é silencioso, inovador e acompanhado por um controle remoto com diversas opções para a programação da limpeza. Alguns sensores antiqueda e anticolisão fazem com que a máquina seja direcionada a outro lugar quando obstáculos aparecem na frente.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô Aspirador Inteligente iRobot Roomba 960

5. Robô Aspirador Inteligente iRobot Roomba 960

Esse robô aspirador promete andar pela casa uniformemente, adaptando-se e mapeando a casa e seus cômodos e espaços por conta da tecnologia chamada vSLAM. Ele consegue ser recarregado automaticamente e é controlado através do celular. É um produto considerado potente e inteligente, já que envia relatórios de limpeza conforme executa as tarefas programadas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô Aspirador de Pó WAP Robot

6. Robô Aspirador de Pó WAP Robot

O WAP Robot apresenta diversas vantagens ao consumidor, entre elas, o fato de conseguir alcançar locais difíceis e subir em superfícies irregulares por conta das rodas de borracha. É dividido em três modos de limpeza: espiral, aleatória e de cantos. Foi desenvolvido para que não hajam quedas ou colisões. O design é moderno, inovador e a tecnologia é de alta qualidade.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô Aspirador Housekeeper Pro Polishop

7. Robô Aspirador Housekeeper Pro Polishop

Esse robô da Polishop possui diversos recursos, entre eles o fato de funcionar sem supervisão de uma pessoa. Ele pode limpar, varrer e aspirar diversas superfícies, inclusive de difícil acesso. Em uma mesa, por exemplo, ele consegue garantir a limpeza completa entre as pernas do móvel, já que possui um design preparado para isso. Além disso, ele anda facilmente pelos cômodos da casa, inclusive pelas escadas.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Robô Aspirador MOP WAP ROBOT WSMART

8. Robô Aspirador MOP WAP ROBOT WSMART

Com um design considerado “slim”, o WSMART promete a limpeza completa de pó e sujeira da casa. Caracterizado como silencioso, moderno e inovador, ele alcança locais difíceis, irregulares e promete trabalhar sozinho. No produto, existe um espaço para adição de água e produto de limpeza para que o processo seja mais fácil. Além disso, existem três modos especiais de limpeza: aleatória, em círculos e em cantos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô aspirador Midea

9. Robô aspirador Midea

Esse aspirador da marca Midea é programado por controle remoto e promete recarga automática, ou seja, ele volta automaticamente para sua base quando necessário. Possui um filtro que consegue absorver 99,9% das partículas que causam alergias. Através de um sensor do produto, os obstáculos são identificados. Acessórios como escova para cantos e para limpeza “inter” acompanham a máquina.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Robô aspirador Multilaser Robô 3 em 1

10. Robô aspirador Multilaser Robô 3 em 1

O produto HO041, da marca Multilaser, promete não sofrer quedas por escadas ou varandas. Aspira qualquer dejeto, inclusive cabelos, pelos e poeira. Suas duas escovas laterais trabalham ao mesmo tempo, o que faz com que toda sujeira a ser aspirada seja empurrada para a sucção através do bocal. O painel de LED que consta no produto indica a bateria restante, o que facilita a vida do usuário.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor robô aspirador para você?

Existem diversos tipos de robôs aspiradores, alguns mais simples e, outros, mais sofisticados. O importante é identificar algumas características que podem indicar qual é o produto indicado para cada perfil, necessidade e exigência do consumidor. Confira, abaixo, alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha de um robô aspirador.

Inteligência arti­ficial para a limpeza

Alguns robôs aspiradores contam com características muito importantes, como a função de auto carregamento e sensores antiqueda e anticolisão. Essas funcionalidades fazem com que o trabalho do consumidor seja facilitado, até mesmo na hora da programação da máquina, que poderá trabalhar sem supervisão por conta da inteligência artificial que a controla. É importante, portanto, que, caso o usuário deseje um robô mais completo e que trabalhe com mais independência, possa optar por um produto que possui facilidades e recursos de inteligência artificial.

Capacidade do recipiente da sujeira

A capacidade do recipiente da sujeira de um robô aspirador é a medição da quantidade de poeira que pode ser armazenada dentro da máquina. Um reservatório maior possibilita mais tempo entre uma limpeza manual e outra do produto. Por conta disso, se você deseja um robô que não demande tanta interferência e manutenção humana, é importante conferir qual é essa capacidade.

Melhores marcas: Ropo, Roomba, WAP e Xiaomi

As marcas Ropo, Roomba, WAp e Xiaomi estão entre as principais fabricantes dos robôs aspiradores. Apesar de existirem outros produtos de procedência no mercado, essas são as que se destacam por conta da variedade de recursos dos produtos e do fato de disponibilizarem máquinas que agradem todo consumidor, desde aquele que busca um robô mais simples, até aquele busca um robô mais sofisticado e com mais funcionalidades.

Controle e programação automática

Atualmente, a maior parte dos robôs aspiradores conta com controle via smartphone, o que faz com que um clique seja suficiente para a programação das máquinas. Alguns deles, no entanto, não contam com essas funcionalidades, o que exige do usuário mais paciência na hora de colocar o produto para funcionar efetivamente. Quanto mais possibilidades de controle e programação automática, mais o trabalho do consumidor é reduzido e menos interferência humana é necessária. Os modelos mais baratos, normalmente, não possuem tanta automação das funções disponíveis, mas continuam cumprindo a função da limpeza das superfícies.

FAQs - robôs aspiradores

📗 O que é um robô aspirador ou robô de limpeza?

Um robô aspirador ou de limpeza é um produto que recentemente chegou ao mercado nacional, facilitando o processo de limpeza das casas. É um aparelho de design simples, básico e que pode aspirar, varrer e até mesmo passar pano no chão. Dependendo da marca, do preço e de outros fatores, os robôs aspiradores podem apresentar mais ou menos recursos e funcionalidades. Normalmente, eles possuem sensores que detectam obstáculos da casa, fazendo com que se afastem quando “sentem” um perigo pelo caminho e continuem a limpeza por outro lugar. Esses sensores podem até localizar escadas ou paredes. Seu funcionamento é controlado por celulares e aplicativos, já que a tecnologia de primeira permite que programações e funções sejam monitoradas na palma da mão do usuário. Ele consegue fazer a coleta de dados, combinação de informações e construção de um mapeamento completo do ambiente que necessitará da limpeza. As sujeiras são sugadas através das escovas presentes nos robôs, direcionando esses dejetos para um recipiente que deve ser limpado pelo usuário – a menos que o produto seja extremamente moderno e, nesse caso, consiga efetuar essa etapa de maneira automática. A grande vantagem do robô aspirador inclui a facilidade do uso e o fato do monitoramento humano ser, até certo ponto, dispensável, considerando que a máquina consegue andar pelos cômodos sem ser direcionada manualmente, apenas com a programação automática que foi incorporada ao smartphone do usuário. Além disso, ele consegue alcançar superfícies diferenciadas, como embaixo de camas e sofás. Sujeiras quase imperceptíveis – pelos, cabelos ou poeira – também são removidas pelo produto, o que o torna eficiente e prático ao mesmo tempo

📗 Qual o melhor robô aspirador de pó?

Normalmente, os melhores robôs aspiradores de pó são aqueles das principais marcas que estão no mercado. Elas garantem um produto de fácil controle, eficiência satisfatória e, ainda, com um preço que possa ser acessível ao consumidor. As especificações técnicas individuais dos produtos podem ser um critério para caracterizá-los como superiores, considerando que alguns possuem facilidades e funcionalidades que outros não apresentam. Nesse caso, a escolha vai do perfil do consumidor, que deve decidir se prefere priorizar o melhor preço ou a máquina mais completa que, normalmente, vai custar um pouco mais caro. O importante é que, desde o mais básico disponível no mercado, os robôs aspiradores cumprem com a sua função e são aparelhos que facilitam o dia a dia dentro das casas.

📗 Como escolher um robô aspirador?

A escolha de um robô aspirador pode ser feita baseada em alguns critérios que vão de acordo com o que o consumidor espera do produto. Se ele será utilizado em ambientes menores e com uma frequência não tão significativa, vale a pena escolher uma máquina mais básica e que, consequentemente, tem um preço acessível. No entanto, se o uso do robô for mais intenso e em ambientes maiores, é interessante optar por um aparelho com mais funcionalidades e recursos.

📗 Onde comprar robô aspirador?

Robôs aspiradores podem ser encontrados em lojas físicas ou virtuais de eletrodomésticos. Algumas lojas, como a Amazon, Americanas e Submarino, são mais recomendadas pelos preços e segurança.

📗 Como funciona o robô aspirador?

O robô aspirador funciona através do controle da programação feita pelo usuário, que controla os espaços onde quer que a máquina alcance. Seus sensores permitem que ele não seja parado ou mesmo danificado por obstáculos que podem estar no meio do caminho – entre esses obstáculos, paredes e estacadas. Ainda, o que facilita o funcionamento do robô é o mapeamento que pode ser realizado do local a ser aspirado. A tecnologia utilizada é de sucção, ou seja, as escovas varrem e o aparelho consegue “sugar” as sujeiras encontrada pelo caminho, enviando-as para um compartimento interno que deve ser limpado de vez em quando. A alta tecnologia de alguns produtos permite que eles se concentrem em lugares com muita sujeira, garantindo a limpeza completa desses locais.

📗 Robô aspirador ou aspirador vertical?

O aspirador vertical costuma apresentar um preço mais acessível quando comparado ao robô aspirador, também por conta de suas funcionalidades, que podem ser consideradas limitadas. Enquanto o robô é guiado pelo celular ou programado para uma limpeza automática, os aspiradores usuais necessitam do acompanhamento de um humano que possa controlá-lo e direcioná-lo para os locais necessários. As duas opções são facilitadoras da limpeza da casa, considerando que o aspirador vertical é uma opção mais barata e o robô aspirador é uma escolha mais completa e tecnológica.

📗 Robô aspirador passa pano?

Alguns modelos de robôs aspiradores podem, além de varrer e aspirar, passar pano pela casa. Nesses casos, as máquinas possuem um recipiente para água e produto de limpeza que fazem com que essa combinação seja dispensada automaticamente pelo aparelho, conferindo mais autonomia ao aparelho e mais tranquilidade ao usuário.