Melhores secadoras de roupas

A secadora de roupas é um eletrodoméstico que vem se tornando cada vez mais popular nas casas. É um aparelho extremamente prático e que facilita muito a vida de seus usuários. Justamente por conta dessa utilidade, cada vez mais modelos vêm surgindo no mercado, com diferentes funcionalidades, recursos, marcas e preços. Apesar de já existirem máquinas de levar que possuem a secadora embutida, a secadora se torna muito prática quando se precisa lavar muitas roupas, já que as duas funções podem ser realizadas simultaneamente quando os aparelhos estão separados. Vamos, então, analisar as melhores secadoras de roupas de 2020.

Melhores secadoras de roupas de 2020

1. Secadora de roupas Brastemp Ative! Piso 10 Kg
2. Secadora de roupas Brastemp Ative! Suspensa 10 Kg
3. Secadora de Roupas Midea 11,2kg 16 programas - SM112
4. Secadora De Roupas Electrolux ST11 Turbo 11kg
5. Secadora de roupas Electrolux Turbo Seca Compacta 10,5kg - SVP11
6. Secadora de Roupas a gás Samsung 14 programas de Secagem 18kg Inox
7. Secadora de Roupa Solaris Mais 8kg
8. Secadora de Roupas Fischer AMIGA Branca Hippie 8kg
Secadora de roupas Brastemp Ative! Piso 10 Kg

1. Secadora de roupas Brastemp Ative! Piso 10 Kg

Essa secadora possui capacidade de 10kg de secagem de roupas úmidas. Além disso, são 5 os programas de secagem, para que você possa selecionar de acordo com o tipo de tecido. A tecnologia Passa Fácil faz com que não se formem tantas rugas nos tecidos, enquanto o ajuste de temperatura confere um cuidado especial durante o processo executado pela máquina. Ainda, o desodorizador remove os odores impregnados nas roupas em apenas 40 minutos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Secadora de roupas Brastemp Ative! Suspensa 10 Kg

2. Secadora de roupas Brastemp Ative! Suspensa 10 Kg

A Ative! da Brastemp possui diversas funcionalidades, entre elas, uma muito importante, a de programação do tempo de secagem, para que ela se desligue automaticamente. Qualquer tecido pode ser inserido dentro dessa máquina, inclusive edredons ou tênis. O produto promete um tempo curto do início ao final do processo que, ainda, pode remover os odores por conta do deodorizador.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Secadora de Roupas Midea 11,2kg 16 programas -  SM112

3. Secadora de Roupas Midea 11,2kg 16 programas - SM112

A secadora da Midea possui uma capacidade incrível, de 11,2kg de roupas centrifugadas. Além disso, são 16 programas diferentes de secagem, para diferentes tipos de tecidos e tempos variados, inclusive para roupas de bebês e jeans, por exemplo. As intensidades são 3, o que torna a programação da máquina muito flexível e fácil de usar.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Secadora De Roupas Electrolux ST11 Turbo 11kg

4. Secadora De Roupas Electrolux ST11 Turbo 11kg

Essa secadora turbo de 11kg proporciona agilidade, praticidade e versatilidade para seus usuários. Ela possui seis programas diferentes de secagem, que podem ser configurados conforme a quantidade de roupas e o tipo de tecido. Além disso, ela contém o Programa Rápido, que promete mais roupas secas em um intervalo de tempo mais curto e o Tira Odor pode tirar odores desagradáveis das suas roupas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Secadora de roupas Electrolux Turbo Seca Compacta 10,5kg - SVP11

5. Secadora de roupas Electrolux Turbo Seca Compacta 10,5kg - SVP11

Com 12 programas de lavagem e 10,5kg de capacidade, essa secadora pode ser instalada no piso ou na parede. Ela tem um modelo compacto e moderno, que possibilita praticidade aos usuários. São 12 programas diferentes de secagem, inclusive o Passa Fácil e o Antirrugas. Ainda, a máquina contém um painel digital de quatro níveis, que ajudam a programar a secagem.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Secadora de Roupas a gás Samsung 14 programas de Secagem 18kg Inox

6. Secadora de Roupas a gás Samsung 14 programas de Secagem 18kg Inox

Essa secadora da Samsung possui 14 diferentes programas de secagem para que você escolha de acordo com os tecidos a serem secados. Além disso, os sensores presentes na máquina desligam quando o equipamento terminou o processo de secagem. Ainda, a tecnologia MultiSteam promete, com o vapor, remover odores e cheiros desagradáveis das roupas, higienizando-as ao mesmo tempo.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Secadora de Roupa Solaris Mais 8kg

7. Secadora de Roupa Solaris Mais 8kg

Essa secadora possui 7 cabides removíveis e capacidade de secagem de até 8 kg ao mesmo tempo. Ela promete uma fácil instalação e utilização, com as vantagens de ser potente, silenciosa e funcional. Além disso, o usuário pode optar pelo ar quente ou frio e pela seleção do timer no tempo desejado.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Secadora de Roupas Fischer AMIGA Branca Hippie 8kg

8. Secadora de Roupas Fischer AMIGA Branca Hippie 8kg

A Fischer AMIGA no modelo branco pode secar até 8kg de roupas ao mesmo tempo. Ela tem um timer de 120 minutos e um ciclo amaciante de 15 minutos. Além disso, a máquina conta com 3 varais fixos, 6 cabides removíveis e um design moderno, prático e inovador. Se o usuário desejar, o timer contínuo para ser usado, para que ela fique ligada pelo tempo desejado.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher a melhor secadora de roupas para você

Como existem diversos modelos de secadoras de roupas no mercado, que variam por marca, preço, função, capacidade e programas disponibilizados, é importante levar alguns critérios em consideração antes de optar por uma secadora. Por ser um produto de custo elevado, é necessário pesquisar e fazer ponderações sobre cada modelo para que seja uma escolha clara e garantida. Abaixo, alguns fatores que

Secadora de parede (suspensa) ou de piso

A secadora de parede, também chamada de secadora suspensa, é indicada para aquelas casas que não possuem tanto espaço, já que o aparelho pode ser instalado em qualquer lugar das paredes. Elas são mais baratas e, obviamente, ocupam menos espaço.

A secadora de piso é a mais tradicional: maior e com mais capacidade e funcionalidades para seus usuários. Na maioria das vezes, os modelos de piso contêm mais programações, como o desodorizador, para a eliminação de cheiros desagradáveis. O investimento é maior, tanto de espaço dentro da casa, como financeiro, já que ela ocupa uma área considerável.

Independente do modelo, é importante verificar as dimensões das máquinas para conseguir escolher uma que se adequa corretamente ao espaço disponível dentro de casa.

Capacidade em kg

Em geral, as secadoras de parede possuem menor capacidade em kg. Normalmente, elas contam com 4, 6 ou 8kg, no máximo. Se você está procurando mais espaço para as roupas, o melhor é optar por uma secadora de piso, que pode chegar até 11,2kg. O importante é sempre cuidar com o uso adequado da capacidade da máquina, independente do número que for, pois colocar mais do que a secadora suporta ao mesmo tempo pode causar problemas para o equipamento e para as roupas.

Programas de secagem

A quantidade de programas de secagem pode ser um fator considerado na escolha da secadora. Algumas, por exemplo, chegam ao incrível número de 16 possibilidades de tipos de tecidos e tempos diferentes. Basicamente, os programas de secagem são programações que se adequam com roupas diferentes. Alguns exemplos são os de roupas íntimas ou de jeans, por exemplo. Dependendo do número dessas programações, algumas secadoras podem até ter configurações específicas para tênis ou edredons. É importante verificar se esse é um critério para você: caso você não tenha problemas com uma secadora mais simples e não busca investir tanto em um aparelho, é possível; no entanto, caso você sinta que precisa de uma configuração para cada tipo de tecido ou de roupa que vai ser secada na máquina, é importante se informar antes da compra.

Melhores marcas: Brastemp, Electrolux, Mueller, Samsung e LG

Hoje em dia, diversas marcas fabricam secadoras de roupas. As mais significativas são Brastemp, Electrolux, Mueller, Samsung (muito conhecida por conta de um modelo a gás) e LG. Todas elas têm suas diferenças de fabricações e de produtos. É preciso decidir se você tem preferência por alguma específica ou se esse não é um critério de escolha. Além disso, vale ressaltar que outras marcas também possuem produtos de qualidade, mas essas são as mais conhecidas e que já atestaram sua eficiência e uma boa relação entre o custo e os benefícios de cada um dos aparelhos.

FAQs - secadoras de roupas

📗 Qual o melhor tipo de secadora de roupas?

O melhor tipo de secadora de roupas, na verdade, depende do consumidor e de sua residência. Se houver bastante espaço para instalação de uma máquina assim, por exemplo, e o orçamento não for tão baixo, você pode optar por uma máquina de piso, que possui diversas funcionalidades. Ao mesmo tempo, se você não possui tanto dinheiro para investir em um aparelho assim e pouco espaço dentro de casa, é válido pensar em uma secadora de parede, ou suspensa.

Além do fator da área disponível para a secadora, você precisa avaliar outros fatores: a capacidade da máquina (que é muito importante), os programas de lavagem disponíveis (caso você pretenda utilizar o aparelho para muitos tipos diferentes de roupas ou cobertas) e o modo como ela funciona, se é elétrica ou a gás. Isso pode interferir diretamente na sua conta de luz no final do mês, mas, ao mesmo tempo, algumas pessoas optam pela secadora elétrica por não terem onde colocar uma a gás que possa ser abastecida facilmente. É necessário avaliar as necessidades individuais e particularidades, pois existem diversos modelos diferentes que podem agradar as diferentes exigências e os diferentes gostos.

📗 Como uma secadora de roupas funciona?

As secadoras de roupas possuem alguns componentes que permitem com que elas funcionem corretamente. Em primeiro lugar, um tambor relativo, que recebe as roupas. Além disso, um aquecedor elétrico ou a gás (isso depende do modelo adquirido) faz o trabalho de aquecer o ar que, posteriormente, vai passar pelas roupas, aquecendo-as. Por fim, uma ventoinha de exaustão é responsável por extrair o ar da máquina. Basicamente, esses são os elementos que fazem com que a secadora possa funcionar.

📗 Como usar uma secadora de roupas?

Usar a secadora de roupas é um processo muito fácil e que demanda pouco ou nenhum esforço do usuário. Em primeiro lugar, é preciso destacar as diferenças entre os ciclos de temperaturas disponíveis. A alta, por exemplo, é recomendada para roupas mais “pesadas” ou resistentes. O ciclo de temperatura baixa, por sua vez, é melhor para tecidos mais frágeis ou mesmo para a eliminação de cheiros desagradáveis de alguns tecidos pesados.

Depois de diferenciar esses dois modos de uso, você precisa aprender a utilizar a secadora. Não é um processo difícil. O primeiro passo é, na verdade, centrifugar os tecidos. A secadora seca roupas úmidas, não encharcadas, que podem aumentar o gasto de energia e dificultar todo o processo. Além disso, busque separar tecidos muito pesados e leves para dois ou mais usos diferentes. Observe se todas as manchas foram removidas antes da secagem, divida as roupas em grupos – para não sobrecarregar a máquina – e, é claro, cheque os bolsos e espaços das vestimentas. Depois disso, você pode inserir as roupas na máquina, selecionar um modo de secagem (dependendo do tipo de tecido que está ali dentro), e ligar a secadora. Como a maioria desses aparelhos possui um timer, você pode utilizar as opções automáticas ou mesmo definir um intervalo de tempo pelo qual os tecidos ficarão ali dentro. Quando você retirar as roupas do equipamento, é só dobrá-las ou pendurá-las. Dica: é melhor fazer essa última etapa enquanto as peças ainda estão quentes, pois isso faz com que elas não amassem tão facilmente.

📗 Quanto custa uma secadora de roupa Brastemp?

Uma secadora da marca Brastemp custa, em média, R$ 1500,00, com esse preço baseado no modelo Ative!, um dos melhores da categoria.

📗 Qual o consumo de energia de uma secadora de roupas?

Com o tempo, as secadoras se tornaram mais econômicas. Hoje em dia, por exemplo, a maioria delas não gasta tanta energia elétrica. Segundo dados de Jani Floriano, professora da UNIVILLE, uma secadora de roupas, utilizada em 12 vezes de 1 hora, gasta 42,0 kWh por mês, o que é menos que uma torneira elétrica, por exemplo. É importante, também, verificar as opções de temperatura no manual de instruções, já que isso faz com que o aparelho não gaste mais energia do que o realmente necessário para desempenhar sua função. Além disso, uma dica interessante é sempre utilizar a máquina próximo da capacidade máxima – nunca mais – para que você não precise ativar o aparelho duas vezes, consumindo mais energia, por exemplo. Outra sugestão é não ligar outros aparelhos elétricos enquanto você utiliza a secadora, já que isso pode sobrecarregar a rede de energia.

📗 Onde comprar secadora de roupas?

Secadoras de roupas estão disponíveis, em sua maioria, em lojas físicas ou virtuais de eletrodomésticos. O importante, caso a escolha seja por lojas online, é avaliar o tempo de entrega, o valor do frete e as condições da própria entrega: é essencial garantir que o produto seja transportado com cuidado e responsabilidade. Hoje em dia, você pode procurar por essas máquinas nas mais diversas lojas, além de conseguir avaliar cada uma delas conforme as especificações dos produtos e as exigências que você apresenta