Melhores Smart TVs

Um dos itens mais importante em qualquer casa sempre foi a televisão. Na era do streaming, jogos e aplicativos, essa necessidade aumentou ainda mais e a necessidade de ter uma Smart TV em casa é cada vez maior. Separamos uma lista com as melhores smart tvs do mercado para você desfrutar ao máximo seus filmes, vídeos e jogos favoritos.

Melhores Smart TVs de 2020

Smart TV Samsung 4K Crystal UHD - TU8000

1. Smart TV Samsung 4K Crystal UHD - TU8000

A TU8000 da Samsung é a TV que mais se destacou na qualidade de imagem e custo-benefício, com sua tecnologia Crystal UHD que melhora o brilho e contraste de imagem e tornando as cores mais naturais. Além de possuir uma ótima imagem, a TV possui um design sofisticado com borda infinita. Outro destaque vai para seu sistema operacional Tizen, que ficou mais rápido e sofisticado do que já era na RU7100.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV Samsung 4K UHD - RU7100

2. Smart TV Samsung 4K UHD - RU7100

Sendo o modelo antecessor da TU8000, a RU 7100 é um dos modelos que mais se destaca entre os modelos de entrada. Com a ótima qualidade de imagem, cores naturais, 4K de alta qualidade e sistema operacional Tizen, a RU7100 não deve em nada para a sua sucessora. Além disso, essa modelo é um melhor custo-benefício em relação ao seu sucessor.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV LG OLED 4K UHD - C9

3. Smart TV LG OLED 4K UHD - C9

Se você estiver buscando uma TV top de linha, a LG C9 é a melhor pedida. A TV possui a tela OLED, o melhor tipo de tela disponível no mercado. Com a tela OLED, os níveis de preto se tornam quase que absolutos, melhorando o contraste e brilho da imagem, e tornando as cores muito mais vivas. A TV também possui diversas tecnologias para aprimorar a qualidade da imagem e som como Dolby Atmos, Dolby Vision e inteligência artificial. Se você planeja pegar uma TV para desfrutar ao máximo os novos consoles, a TV OLED C9 da LG é a melhor pedida.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Smart TV Samsung QLED 4K UHD - Q60T

4. Smart TV Samsung QLED 4K UHD - Q60T

Se você não busca um modelo de entrada, mas não tem tanto dinheiro para uma smart TV OLED, a Samsung Q60T é uma opção a ser considerada. A TV possui a tela QLED, uma concorrente mais barata da OLED, mas que ainda sim consegue trazer uma ótima resposta em termos de brilho, cor e contraste. A TV possui mais de 1 bilhão de cores e tudo isso transmitido com seus pontos quânticos. Vale a pena lembrar que este modelo também conta com tela de borda infinita.

Ver na Americanas
Smart TV Philips 4K UHD - PUG6654/78

5. Smart TV Philips 4K UHD - PUG6654/78

Aqui temos uma TV com excelente custo-benefício, a Philips PUG6654/78. A TV possui excelentes tecnologias de imagem e som, Dolby Vision e Dolby Atmos. Ambas tecnologias só aparecem em modelos mais caros das smart tvs da LG. Seu sistema operacional é linux e conta com os principais aplicativos de streaming do mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV TCL 4K UHD - P8M

6. Smart TV TCL 4K UHD - P8M

A TCL P8M é o modelo de entrada mais barato das Smart TVs 4k no Brasil. Apesar de seu baixo preço, a TV é bastante competitiva e possui uma ótima qualidade de imagem. O nível de brilho e contraste é bom, as cores são mais fortes que seus concorrentes do mesmo preço. A grande desvantagem desse modelo é justamente seu smart que é um pouco limitado, mas que possui os principais aplicativos: Netflix e YouTube. Além disso, o preço da TV é tão abaixo das concorrentes, que você pode contornar o problema do Smart TV com um TV Box.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV Sony 4K UHD - XBR-55X805G

7. Smart TV Sony 4K UHD - XBR-55X805G

A Sony X805G é um modelo gamer de ponta. A TV possui um ótimo processamento de imagens 4K, mas seu destaque vai para o MotionFlow, uma tecnologia que deixa as imagens em movimentos mais suave e com mais nitidez, ideal para quem gosta de jogar e assistir filmes aproveitando ao máximo. Outro ponto da televisão é seu excelente smart, que possui Android TV como sistema operacional.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV LG Full HD - LM6300

8. Smart TV LG Full HD - LM6300

Se você procura um modelo de smart TV de 43 polegadas, a LG LM6300 é uma boa opção. O modelo possui uma tela Full HD e o excelente sistema operacional webOS da LG. A TV é equipada com diversos recursos de inteligência artificial e processamento de imagens, para aprimorar a cor, brilho e sua experiência de navegação.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV TCL HD - 32S6500

9. Smart TV TCL HD - 32S6500

Sendo a mais barata da nossa lista, a TCL 32S6500 é a smart TV mais procurada de 32 polegadas. E não é pra menos, seu custo-benefício está muito a frente das outras smart TVs de sua mesma categoria. A TV oferece uma tela HD com uma excelente qualidade de imagem e tecnologia HDR. A TV também possui Android TV como sistema operacional e capacidade de instalar diversos aplicativos, como Google Play, YouTube, Netflix.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Smart TV LG 4K UHD - 55UM7520PSB

10. Smart TV LG 4K UHD - 55UM7520PSB

A LG UM7520 é outro modelo de entrada de smart tvs 4k da LG. A TV possui tudo, ótima qualidade de imagem, cores vivas, bons níveis de brilho e contraste e tecnologias de aprimoramento de imagem. A qualidade do som com Dolby Atmos também é ótima. No geral, é uma excelente smart tv 4k, tendo o preço como único ponto negativo, já que fica um pouco acima dos modelos concorrentes de sua categoria.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor Smart TV para você

Separamos uma seção especial para você que ainda não sabe como escolher a melhor smart tv para seu uso. Nesta seção, iremos analisar os principais aspectos e configurações que devem ser levadas em consideração na hora de escolher sua nova smart tv.

Tamanho da tela e polegadas

Para muitos, o critério mais importante e bastante pré-definido, já que as pessoas preferem escolher sua TV a partir das polegadas que elas já definiram.

Antes de começar, devemos ressaltar que as polegadas da TV são medidas pela diagonal. Uma TV de 50 polegadas, por exemplo, ela mede 50 polegadas diagonalmente, podendo medir 30 polegadas de altura e 40 de largura, por exemplo. Vale a pena lembrar que 1 polegada equivale a 2,54 centímetros.

Caso você ainda não tenha uma polegada definida, você pode tomar como base a distância recomendada para escolher sua nova smart tv.

PolegadaDistância mínima recomendada em metros
25"1.04 m
30"1.24 m
35"1.45 m
40"1.66 m
45"1.86 m
50"2.06 m
55"2.28 m
60"2.48 m
65"2.69 m
70"2.9 m
75"3.1 m
80"3.31 m
85"3.52 m

E lembre-se, se você vai colocar a TV na parede, você pode escolher uma TV grande com mais polegadas, já que a distância da altura também influencia na visibilidade do televisor.

Resoluções HD (720p), Full HD (1080p) e Ultra HD (4k)

As resoluções são definidas em pixels, pequenos pontos na tela que juntos formam uma imagem. Quanto maior for a resolução da sua tv, maior será a quantidade em pixels no painel, o que resulta em mais qualidade.

  • HD: 1280 x 720 pixels
  • Full HD: 1920 x 1080 pixels
  • 4K ou Ultra HD: 3840 x 2160 pixels

Quando falamos de displays, temos que levar em consideração duas coisas: resolução e tamanho.

O tamanho se trata da medida física do aparelho, pode ser tanto uma tv quanto um celular.

A resolução nos mostra quantos pixels cabem na tv.

Os pixels serão os pontos que constituem a imagem, e estão dispostos em altura e largura. Desta forma, a resolução especificará quantos pixels existem em cada linha (largura) e em cada coluna (altura).

Assim, afirmar que um monitor tem uma resolução de 1920 x 1080 significa que ele mostra 1920 pixels de largura e 1080 altura.

Uma televisão maior precisa de mais pixels?

A primeira coisa que precisamos entender é que existe uma medida chamada PPI, sigla para Pixel Per Inch, ou pixel por polegada. Quanto maior for o PPI, mais pixels a tela tem para cada polegada.

A resposta é: Depende. Por exemplo, a resolução Full HD será a mesma tanto em uma TV de 27 quanto uma de 50 polegadas. A única coisa que vai mudar é que se você se tiver perto da TV de 50 polegadas, você conseguirá notar mais os pixels do que se tivesse na TV de 27, mas se tomar a distância adequada, você não conseguirá visualizar os pixels individualmente. Então, embora o PPI seja maior na TV de 27 polegadas, não necessariamente a qualidade da TV de 50 polegada é inferior, apenas mais perceptível quando você se aproximar.

HD

As telas de resolução HD, ou tela de alta definição, são aquelas de 1280 x 720 pixels, ou seja, quase 1 milhão de pixels.

Full HD

Ainda é a resolução predominante no mercado brasileiro, mas não por muito tempo, já que a nova tendência são as TV's 4k.

As telas Full HD são aquelas que possuem uma resolução superior a 1920 x 1080 pixels. Geralmente, essas TVs também possuem uma proporção 16:9, mais conhecido como widescreen, a proporção ideal para a maioria dos novos filmes.

4K

A resolução 4k é a nova tendência do mercado, e também a resolução que recomendamos para você que está buscando uma nova smart tv para filmes e jogos. A resolução 4k tem 3840 x 2160, 3840 pixels de largura e 2160 pixels de altura. Se multiplicarmos esses valores, o resultado é quatro vezes maior que o da resolução Full HD.

A seguir, as principais proporções de exibição:

4:3 - Modelo das TV's antigas, mais conhecidas como tv tubo

16:9 - O modelo mais comum para filmes, mais conhecido como widescreen

21:9 - Superwidescreen, modelo muito comum em monitores para jogos

Tipos de tela - LCD, LED, QLED, OLED

O tipo da tela é o principal fator que vai definir a qualidade da imagem, geralmente eles seguem uma ordem bem básica de qualidade, sendo ela OLED > QLED > LED > LCD.

OLED

Sem dúvidas o melhor tipo de tela. O painel OLED consegue transmitir as cores mais vivas possíveis, mas o destaque mesmo vai para o brilho e contraste, que consegue atingir excelentes níveis de distinção das cores. O preto do OLED é bem mais escuro que o preto de uma TV LED normal.

OLED (Organic Light-Emitting Diode) é uma evolução do LED convencional, que traz como principal diferencial a iluminação individual de pixels, diferente dos televisores de LED padrão, que utilizam uma iluminação geral para todos os pixels.

QLED

Sendo principal concorrente do OLED, a TV QLED (Quantum Dot Emitting Diodes) é uma TV que possui pontos quânticos. Os pontos quânticos são minúsculos cristais que recebem energia e emitem um brilho para montar a imagem da televisão.

Se na QLED nós elogiamos os contrastes e enaltecemos as cores, na QLED nós fazemos o contrários, as imagens tem um excelente nível de preto, mas o destaque vão para as cores mais vividas.

Vale a pena ressaltar que QLED é um nome comercial inventado pela Samsung para uma variação do LED padrão, que ainda sim oferece um ótimo resultado.

LED

As TVs de LED (Light Emitting Diode) são os modelos mais populares no Brasil, e conseguem apresentar ótimos resultados na qualidade da imagem. Além disso, eles tem a grande vantagem do preço, em relação às telas QLED e OLED.

A TV LED é uma variação da LCD, assim como a QLED é uma variação da LED. A TV LED (Light Emitting Diode) tem como diferencial a iluminação traseira por diodos emissores de luz.

LCD

A tecnologia LCD (Liquid Crystal Display), ou tela de cristal liquido, foi uma das maiores evoluções na história das televisões. A tecnologia LCD se trata de uma espesso painel de vidro com cristais elétricos dentro dela. Esses cristais são iluminados por uma lâmpada traseira, conhecida como backlight.

Qualidade de imagem - cor, contraste e brilho

Aqui é uma vantagem de comprar em loja física, você consegue ver as televisões na loja, dar uma olhada nos modelos que mais te agradam e levar pra casa aquele que cabe no seu bolso.

Analisar a qualidade da imagem pela internet é uma tarefa um tanto difícil, mas tem algumas características que você pode ficar de olho antes de escolher sua televisão.

Uma maneira eficaz de analisar a qualidade da imagem é ver quantas cores tem a televisão, algumas conseguem distinguir milhões de cores, outras conseguem até 1 bilhão.

Também é possível ver o contraste, geralmente você consegue comparar a proporção dos modelos, alguns são de 10000:1, outros de 5000:1.

Por fim, procure por comentários e comparações de pessoas que testaram pelo menos mais de um modelo para poder comparar.

Portas e entradas - HDMI, USB, VGA, DisplayPort

Uma das coisas que você deve ficar atento é a quantidade de portas e entradas da sua nova smart tv. É recomendável que você pegue uma TV que tenha, pelo menos, 2 entradas HDMI e USB, assim, se uma das entradas queimar, você terá outra entrada para aproveitar seus dispositivos e aparelhos, sem contar que facilita na hora de conectar dois ou mais aparelhos.

As entradas HDMI são as entradas de dispositivos que possuem resolução HD, Full HD e 4K, são as principais entradas para quem busca uma nova TV. Além disso, se sua TV não for smart, ou o smart dela deixar a desejar, você pode adquirir um TV Box separado e conectá-lo através das entradas HDMI.

A entrada USB é a entrada para seu pendrive, HD externo e outros dispositivos, geralmente utilizada para quem armazena foto, vídeos e filmes e quer assistir direto pela TV.

A entrada VGA e a entrada DisplayPort são entradas comuns em notebook e placas de vídeos, sendo a VGA uma entrada mais antiga e DisplayPort uma entrada mais atual, com desempenho melhor que o cabo HDMI.

Além dessas, existem outras entradas que uma smart tv pode ter, mas essas são as principais recomendações para você ficar de olho na hora de escolher sua nova televisão.

Taxa de atualização e fps

Taxa de atualização e FPS é algo que interessa mais o público gamer, mas não é um critério tão decisivo, já que a grande maioria dos televisores tem 60hz ~ 120hz de taxa de atualização.

Primeiramente vamos falar de FPS (frames-per-second), que é a quantidade de quadros por segundo que vídeo ou jogo é transmitido. Se uma vídeo roda a 30fps, isso significa que esse vídeo é composto por 30 quadros(imagens) diferentes que, ao passar rapidamente, formam um vídeo dentro desse segundo.

A taxa de atualização é a quantidade máxima de FPS que uma TV consegue transmitir. Por exemplo, se uma TV possui 60hz significa que ela pode rodar no máximo 60fps, se uma TV possui 120hz ela pode rodar até 120fps.

A grande maioria das smart tvs possui 60hz ou 120hz de fábrica, que é um valor generoso, já que a maioria dos vídeos roda a 24fps ~ 60fps e jogos 30fps ~ 60fps.

Ainda nesse assunto, existe algumas tecnologias que conseguem deixar os vídeos e jogos mais suave, como a Trumotion da LG e a MotionFlow/X-Motion da Sony.

Smart TV e aplicativos (Netflix, Amazon Prime, Globo Play)

Uma TV sábia é uma televisão conectada à internet que fornece uma seleção de recursos de internet, incluindo conteúdo sob demanda de programas como BBC iPlayer, ITV Hub e 4, acesso a serviços de streaming como Netflix, e também a capacidade de conexão com outros dispositivos sem fio, como smartphones. As TVs high-end agora suportam comando de voz e as mais novas versões da LG, Samsung e Sony hoje permitem que você procure artigos em sua TV. Algumas TVs até mesmo duas vezes mais inteligentes, proporcionando-lhe controle sobre lâmpadas inteligentes, termostatos e outros dispositivos.

Smart TV é uma televisão que conecta você à internet, e com isso você consegue utilizar diversos aplicativos e sites como Netflix, Youtube, Amazon Prime e Globo Play. Além disso, uma Smart TV permite que você se conecte com outros dispositivos como smartphone para poder facilitar sua experiência de usuário, você consegue controlar tudo pelo smartphone e comando de voz.

Quando buscamos uma Smart TV, geralmente pensamos em algum aplicativo ou função em específico, seja Netflix, Amazon Prime, YouTube. Então, a primeira coisa que você precisa ficar atento na hora de escolher sua nova smart tv é se a mesma possui um sistema operacional com compatibilidade com os aplicativos que você deseja utilizar. Os melhores sistemas operacionais são Tizen(Samsung), webOS(LG), Linux e Android TV.

Por fim, se ligue ao preço, se você ficar diante de uma TV com Smart melhor, porém muito mais cara, saiba que você pode optar comprar uma TV mais barata e compensar com um TV Box depois.

Processadores e tecnologias: descubra o que é HDR

As Smart TV funcionam iguais computadores e celulares, então não da pra fugir da questão desempenho. Se você pegar uma Smart TV com processador muito lento, o tempo de resposta será menor nas funções smart e pode até mesmo travar em alguns aplicativos. Se o smart for muito importante para você, o ideal é pegar uma TV com processador quadcore, mas lembrando sempre que você pode compensar com um TV Box depois, caso deseje pegar uma opção mais barata.

HDR (High Dynamic Range) é uma tecnologia que consiste em melhorar a qualidade do brilho e contraste de uma imagem, através do aprimoramento da cor e dos níveis de preto de uma imagem. A tecnologia é muito utilizada em videogames como PS4 Pro e Xbox One X.

Para o HDR funcionar, é necessário uma TV com um bom processamento, além disso somente modelos mais novos suportam essa tecnologia.

Existem diversos tipos de tecnologias de imagem e HDR, as principais são:

  • Dolby Vision: HDR da Dolby Laboratories, o mais forte junto com o HDR10+
  • HDR10+ : Desenvolvido pela Sony e Samsung para bater de frente com o Dolby Vision
  • HDR10: O HDR mais comum entre as televisões, um pouco inferior ao HDR10+ e Dolby Vision

FAQs - Smart TV

📗 Qual TV comprar?

A Samsung TU8000 é a principal TV que recomendamos para quem busca uma nova smart TV. Além dela, separamos outras opções em nossa lista de melhores Smart TVs.

📗 O que é TV 4k?

Uma televisão 4K é uma televisão com capacidade de rodar filmes, vídeos e imagem em uma resolução de 3840 x 2160 pixels, também conhecida como Ultra HD.

📗 O que é TV HD e Full HD?

Uma TV HD é uma tv capaz de reproduzir alguma mídia a 1280 x 720 pixels, já até Full HD é capaz de reproduzir a 1920 x 1080 pixels. Ambas são TVs de alta definição.

📗 O que é TV box?

TV Box é um aparelho que tem como principal funcionalidade transformar sua TV em uma Smart TV, através da entrada HDMI da mesma. Também pode ser utilizado para quem tem uma TV com smart de baixa qualidade e quer melhorar suas opções.