Melhores soundbar

Os aparelhos soundbar (ou barras de som, em uma tradução livre) são acessórios para uma melhor projeção de som. Quando acoplados a aparelhos de TV de tela plana, sua tecnologia proporciona uma maior qualidade ao som dos aparelhos e uma melhor experiência audiovisual.

Surgidos como alternativas econômicas e mais simples ao tradicional home theater, mostram-se boas opções para projeção de som a partir de TVs de LCD, LED e Plasma. Também têm a vantagem de serem compactos, de simples instalação e de ocuparem espaço diminuto, ideais para ambientes pequenos.

Como as opções de soundbar são cada dia mais versáteis, avaliar as suas características pode ajudar a escolher o melhor produto para sua casa. Conheça os principais modelos de soundbar e as relações de custo-benefício dos aparelhos disponíveis no mercado.

Melhores soundbar de 2020

1. Soundbar Samsung com Subwoofer 5.1 Canais - HW-Q60T/ZD
2. Soundbar Samsung 2.1 - HW-T550/ZD
3. Soundbar Bluetooth JBL com Subwoofer 2.1 canais - SB160
4. Soundbar Bluetooth JBL Bar Deep Bass 2.1 canais
5. Soundbar Yamaha Yas
6. Soundbar Bluetooth JBL Cinema 2.1 Canais - SB130
Soundbar Samsung com Subwoofer 5.1 Canais - HW-Q60T/ZD

1. Soundbar Samsung com Subwoofer 5.1 Canais - HW-Q60T/ZD

O primeiro colocado da lista tem como diferencial a estrutura com 28 aberturas acústicas independentes entre si. O direcionamento do som com o movimento é único, e simula a imersão de som em 360º com alta qualidade. Permite uma boa sincronia entre som e imagem. Também tem a vantagem de uma instalação simples, via conexão Bluetooth, e traz o Subwoofer, que proporciona maior qualidade dos sons graves. Executa músicas a partir de Smartphones e jogos virtuais, também por conexão Bluetooth.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Soundbar Samsung 2.1 - HW-T550/ZD

2. Soundbar Samsung 2.1 - HW-T550/ZD

Este modelo da Samsung promete uma experiência imersiva, com tecnologia Digital Theater Systems (DTS). Neste sistema o som é melhor distribuído no ambiente pelo sistema Surround, com maior alcance e qualidade dos sons graves pelo acoplamento de Subwoofer. A conexão é simplificada e via Bluetooth. Permite conexão de Smartphones e vídeo games por Bluetooth.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Soundbar Bluetooth JBL com Subwoofer 2.1 canais - SB160

3. Soundbar Bluetooth JBL com Subwoofer 2.1 canais - SB160

Este modelo promete uma experiência de som equilibrado e com sons graves mais potentes para uma maior imersão. A clareza do som vem do sistema Dolby Digital com filtros de som, para clareza de agudos e graves. Conexão simplificada por Bluetooth e alta potência de som em forma compacta, com barra de dimensões de 90 cm em comprimento. Também permite conexão de aparelhos Smartphones para reprodução de músicas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Soundbar Bluetooth JBL Bar Deep Bass 2.1 canais

4. Soundbar Bluetooth JBL Bar Deep Bass 2.1 canais

Este modelo da JBL também é compacto, com dimensão de 95 cm em comprimento. O diferencial deste modelo é a qualidade dos sons graves, garantida pelas tecnologias Dolby Digital e JBL Surround Sound. Entretanto a sua conexão aos aparelhos é feita por cabo óptico ou HDMI, sendo a conexão Bluetooth possível apenas para Smarthphones.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Soundbar Yamaha Yas

5. Soundbar Yamaha Yas

Neste aparelho altamente compacto, o som é proveniente de dois autofalantes frontais e dois Subwoofer internos. Com dimensão de apenas 89 cm em comprimento, sua conexão é bastante versátil, podendo ser acoplado por cabo óptico, cabo coaxial, P2 ou Bluetooth. O consumo de energia também é bastante reduzido, com melhor qualidade para sons em tons médios e agudos.

Ver na Americanas
Soundbar Bluetooth JBL Cinema 2.1 Canais - SB130

6. Soundbar Bluetooth JBL Cinema 2.1 Canais - SB130

Este modelo da JBL promete proporcionar experiências imersivas de som, através da tecnologia Dolby Digital. Os sons graves são mais profundos, com Subwoofer acoplado por cabo. A conexão com o aparelho de TV acontece por um único cabo do tipo HDMI ARC. A opção Bluetooth pode ser utilizada para conexões com notebooks, tablets e Smartphones.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher o melhor soundbar para você

A escolha de um bom soundbar vai depender da resposta a algumas perguntas. Entre elas, a frequência e o tipo de uso, as dimensões do seu ambiente e claro, o investimento que você está disposto a fazer.

As opções de soundbar são muitas, mas as especificações de cada modelo podem te ajudar na hora de uma escolha com bom custo-benefício. Alguns critérios são muito importantes na escolha do aparelho mais adequado para o seu desejo.

Potência em Watts RMS

Os aparelhos de som têm sua potência expressa como Watts RMS. Esta sigla vem do inglês “root medium square” ou raiz quadrada da média, uma forma de calcular a potência elétrica convertida em som.

Na prática, um som mais potente não é aquele que é o mais alto. Um soundbar com uma alta potência RMS é aquele que possui uma melhor qualidade de som: sons mais definidos, agudos agradáveis e graves mais nítidos.

Na escolha de um soundbar, observar a potência em RMS pode te orientar sobre a tecnologia do aparelho para a reprodução de um som limpo e agradável. Esta potência fará com que você perceba melhor as múltiplas experiências que os áudios podem proporcionar.

Como as soundbar são opções ideais para espaços pequenos, com uma média inferior a 20 m2, potências em Watts RMS muito elevadas podem não ser necessárias. Aparelhos com uma média de 60 Watts oferecem uma boa amplitude de som.

Vale lembrar que quanto mais potente o aparelho, maior o custo para sua aquisição. A relação de custo e benefício deve ser avaliada, para a escolha de uma potência compatível com o seu espaço e a qualidade de som que proporcione uma melhor cobertura de todo o seu espaço.

Subwoofer

Este é um item indispensável na avaliação de uma soundbar. O Subwoofer nada mais é que um autofalante. Entretanto, ele é específico para frequências de som mais baixas, ou seja, responsável pela qualidade dos sons mais graves.

Equipamentos com Subwoofer oferecem uma experiência mais imersiva e atrativa em todas as faixas de tons. Os sons mais graves mais claros e límpidos são responsáveis pelo maior envolvimento e percepção de movimentos em séries e filmes, por exemplo. Avaliar se a soundbar possui Subwoofer é um quesito importante se a intenção é uma maior interação audiovisual.

Os aparelhos mais compactos podem ter o Subwoofer acoplado na própria soundbar. Entretanto, alguns fabricantes e modelos podem trazer as caixas de Subwoofer acopladas externamente, a serem posicionadas em locais diferentes ao da soundbar. Se a intenção for um aparelho mais compacto e que ocupe menor espaço é importante observar se este possui um Subwoofer embutido.

Canais: 2.1 ou 5.1?

A definição dos canais de áudio do aparelho também é uma medida interessante para a experiência com o som. E este é o significado dos números 2.1 e 5.1.

O sistema 2.0 de som é um sistema estereofônico. Na prática, indica que o som é reproduzido por dois canais, como o esquerdo e o direito. Assim o som é mais fiel à realidade e possível de perceber variações e nuances entre os tons. No sistema 2.1, há a indicação de um sistema com dois canais de áudio, e um canal de Subwoofer, para os sons mais graves.

O sistema 5.1 é uma evolução dos canais de áudio, com cinco canais de áudio e mais um Subwoofer. Na prática é um sistema com uma distribuição diferente das caixas de som, que permite uma percepção mais realista do som e dos movimentos. Em um sistema 5.1 é mais nítida a passagem do som da esquerda para a direita e vice-versa, e a clareza dos tons graves é maior.

Na hora de optar entre um aparelho 2.1 ou 5.1, vale a pergunta: qual a finalidade da sua soundbar? Se a resposta for para amplificação de músicas, um aparelho 2.1 é o suficiente. Além de reproduzir com fidelidade os sons, tem um melhor custo-benefício. Mas se a intenção for a exibição de filmes, séries ou mesmo jogos eletrônicos, a versão 5.1 ainda que mais cara pode ser mais atrativa. Esse sistema é mais imersivo para a projeção de movimentos e de variações de tons, e vale o investimento em um aparelho mais sofisticado e com mais canais de áudio.

Conectividade, Wireless e Bluetooth

Uma das principais vantagens e atrativos das soundbars é a possibilidade da instalação simplificada. Com o uso de tecnologias de conexão sem fio (do inglês Wireless), podem ser acopladas a diferentes aparelhos eletrônicos. Além de simples, este tipo de conexão também contribui para a estética do ambiente, por não ter a presença incômoda de cabos.

Entre as tecnologias de transmissão sem fio, estão o Wi-fi e o Bluetooth. Ambos são tecnologias de transmissão de informação por ondas de rádio, mas desenvolvidos para objetivos diferentes. O Wi-fi possui conectividade com inúmeros aparelhos simultaneamente e em maiores distâncias. Já o Bluetooth permite a conexão com um número limitado de outros aparelhos, que devem estar mais próximos entre si.

Observar as possibilidades de conectividade das soundbar é um item importante se você deseja conectar múltiplos equipamentos, como Smartphones, aparelho de TV e consoles de vídeo games. Existem também opções de soundbar acionáveis por controle remoto e Bluetooth, e a escolha da conectividade vai do interesse de uso de cada pessoa.

Melhores marcas: JBL, Sony, LG e Samsung

Com o avanço da tecnologia e do uso de plataformas domésticas de streaming, cada vez mais acessórios para reprodução de som são atrativos. Atendendo a esta demanda, diferentes empresas lançaram opções de soundbar, com grande variedade de recursos e opções de canais de som.

Entre as marcas mais populares, a Samsung certamente merece destaque como uma das mais renomadas e de maior qualidade. Além dela, a JBL é uma fabricante de tradição no mercado, com amplo catálogo de opções para todas as necessidades e interesses de investimento.

Outras marcas interessantes são a Sony, LG, Yamaha e Cambridge. Avaliar bem os modelos, os custos-benefícios e múltiplas utilizações podem ser um fator decisivo para uma boa compra. E como novas tecnologias sempre surgem, acompanhar o mercado e as principais fabricantes é importante para o conhecimento de novas opções e vantagens dos produtos lançados.

FAQs - soundbar

📗 Qual é o melhor Soundbar?

Entre as opções apresentadas, o soundbar que apresenta melhor custo-benefício é o modelo da Samsung HW-Q60T/ZD. Este modelo possui maior versatilidade em termos de conexão com os aparelhos de TV, vídeo games e Smartphones. Além disso é bastante compacto e com excelente sistema de distribuição de som.

📗 Qual a diferença entre home theater e soundbar?

A diferença básica entre os dois aparelhos está na qualidade do som. Embora ambos tenham o potencial de amplifica o som, a qualidade fornecida pelo home theater é maior, por incluir um número maior de caixas de som. O home thater é capaz de fornecer um som imersivo em 360º. Já o soundbar é uma única barra de autofalantes, que simula o som imersivo, mas com menor qualidade especialmente para os sons mais graves.

📗 Para que serve o soundbar?

O soundbar é uma barra com autofalantes acoplados, que serve para amplificar o som produzido em aparelhos de TV de tela plana (LCD, LED e Plasma). O som amplificado pretende proporcionar uma experiência imersiva em 360º.

📗 Como funciona o soundbar?

O soundbar é acoplado aos aparelhos de TV através de cabos ou por Wireless, dependendo do modelo. Os soundbar ativos, que contém todos os componentes de autofalantes, têm instalação mais simples. Os soundbar passivos contém alguns elementos e caixas de som adicionais, e necessitam de instalação via cabo. A partir da conexão, ele amplifica o som do aparelho e melhora a qualidade do som produzido.

📗 Onde colocar um soundbar?

Sounbars podem ser instalados em qualquer aparelho de TV de tela plana. Normalmente são dispostos na parte inferior do aparelho. Alguns soundbar passivos podem ter caixas adicionais posicionadas em pontos diferentes do ambiente. Ideais para salas e ambientes pequenos.

📗 Onde comprar um soundbar?

Soundbars podem ser encontrados nas principais redes de lojas de departamentos, em lojas especializadas em eletroeletrônicos e de decoração, e nas lojas on-line dos principais fabricantes.