Melhores ventiladores

Que o Brasil é um país onde é verão o ano todo, nós já sabemos. Nosso clima tropical nos faz buscar novas formas de nos refrescar em dias de calorão. Uma das opções mais baratas são os ventiladores. Considerado peça indispensável na casa dos brasileiros, existem diferentes tipos e formatos de ventiladores e criamos uma lista com as melhores versões deste eletrodoméstico de 2020 para ajudar você a escolher aquele que melhor se encaixa ao seu estilo de vida.

Melhores ventiladores de 2020

1. Ventilador de Mesa Mondial V-80-6P-AP Maxi Power 3 Velocidades 140W
2. Ventilador Arno Silence Force - VU40
3. Ventilador de Teto Arno Ultimate - VX10
4. Ventilador de coluna Cadence Ventilar Supreme
5. Ventilador Mondial NV-15-6P
6. Ventilador Coluna Britania Six Turbo
7. Ventilador de mesa Mondial Turbo Bravio
8. Ventilador de parede Arno Ultra Silence Force - VU4P
9. Ventilador de Mesa Arno Silence Black Edition
10. Ventilador de Teto Ventisol Fenix Premium 3 velocidades
Ventilador de Mesa Mondial V-80-6P-AP Maxi Power 3 Velocidades 140W

1. Ventilador de Mesa Mondial V-80-6P-AP Maxi Power 3 Velocidades 140W

Como primeiro da lista, temos o Ventilador de Mesa V-80-6P-AP Maxi Power da Mondial, que promete um dos melhores custos benefícios do mercado. Com 63cm de altura e 40cm de hélices, o aparelho é leve e portátil, podendo ser levado com você para praticamente qualquer lugar. Prático e potente, seus 140W de potência se distribuem em 3 velocidades e as 6 pás fornecem bastante vento em dias de calor. Possui botão de ajuste de oscilação horizontal e ajuste de inclinação e as grades removíveis facilitam a limpeza quando houver acúmulo de poeira. Além disso, é considerado um aparelho silencioso para sua potência. O design do aparelho é moderno, todo em preto brilhoso, se mesclando a qualquer decoração.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador Arno Silence Force - VU40

2. Ventilador Arno Silence Force - VU40

Ele entra na lista com a combinação tecnologia e design avançados entregando o que a marca chama de o ventilador mais forte e silencioso do Brasil. O design das grades que lembram turbinas de avião somado às 6 hélices do modelo levam um maior volume de ar a uma distância maior. E como o nome já diz, tudo em um silêncio sem igual. Suas três velocidades permitem que você ajuste a potência do modelo à sua necessidade. A velocidade silêncio/dormir cria um vento mais brando possibilitando melhores noites de sono. A velocidade Eco Fresh possui tecnologia de economia de energia, permitindo que você deixe o aparelho ligado o dia todo com o melhor custo benefício. E a velocidade Turbo Silêncio é o cargo chefe do aparelho. A nível de praticidade o aparelho tem montagem de click bem simples, grades removíveis para limpeza, os tradicionais ajustes de oscilação horizontal e de inclinação e o diferencial fica em uma posição de inclinação adicional para baixo, para que você possa colocá-lo em superfícies mais altas e direcionar o vento para baixo e no porta-fios embutido, evitando aquela bagunça quando estiver desconectado da tomada. Já na sua aparência o ventilador está nas cores preto e cinza com detalhes das velocidades em preto. É disponibilizado no mercado nas voltagens 110V e 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de Teto Arno Ultimate - VX10

3. Ventilador de Teto Arno Ultimate - VX10

Com o primeiro modelo da lista no estilo ventilador de teto, a Arno aparece novamente, mas dessa vez com o Ventilador de Teto Arno Ultimate VX10. Com instalação facilitada tendo apenas, dois fios a serem acoplados na instalação elétrica da sua casa, o Arno Ultimate VX10 vem em um tom de branco espetacular e que se integra ao ambiente que você escolher. A luminária com acabamento fosco dá um ar sofisticado na iluminação. Mas como esse modelo não é só beleza,o controle remoto em preto traz modernidade ligada a função e te permite diversos ajustes, tanto na enorme escala de 6 velocidades, na função timer, que desliga automaticamente o ventilador após uma hora, três horas, 6 horas ou 9 horas e na função dormir, que diminui a velocidade das pás para evitar atrapalhar o seu sono. Mesmo assim, acompanha um sistema alternativo que fica na parede em formato de interruptor para uso em caso de perda do controle. É um modelo 35% mais leve e 35% mais econômico que alguns modelos disponíveis no mercado e está disponível nas versões 127V e 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de coluna Cadence Ventilar Supreme

4. Ventilador de coluna Cadence Ventilar Supreme

O Ventilador Cadence Ventilar Eros Supreme é o primeiro dessa lista que entra na categoria de ventiladores de coluna. Com quase 1,5m de altura e 40cm de diâmetro de hélice, com seis pás que fornecem ventilação ajustável em três velocidades diferentes. Seu design garante um alto fluxo de vazão de vento que aproveitam ao máximo seus 80W de potência, ventilando ambientes de diversos tamanhos. Os ajustes de inclinação e de oscilação horizontal são comuns aos outros modelos do mercado, mas sua base pesada com 2,8kg evita que o aparelho tombe, tornando-o mais seguro para uso. Isso também o torna mais pesado que os ventiladores de mesa e menos portátil, mas promete potência o suficiente para que você não tenha que ficar trocando o ventilador de lugar. Grade e hélices removíveis para a limpeza são a parte prática do design, enquanto a aparência fica a cargo da estrutura toda em preto com as hélices em azul. O modelo está disponível nas versões 127V e 220V.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Ventilador Mondial NV-15-6P

5. Ventilador Mondial NV-15-6P

Provavelmente a opção mais barata da lista, mas isso não se reflete no desempenho. O que acontece é que o Ventilador Mondial Maxi Power NV-15-6P é um dos menores no estilo de ventiladores de mesa. Possui apenas 51cm de altura e 30cm de diâmetro de hélices, sendo também um dos mais leves com apenas 1,6kg. A mais pura definição de portátil não peca em potência, já que as suas 6 hélices trabalham com 140W de potência em três velocidades para ventilar seus ambientes ao máximo. Seu tamanho não é o único diferencial, já que a fabricante recomenda este modelo para ser usado tanto na mesa quanto na parede. Possui grade removível para limpeza, ajuste de oscilação horizontal e inclinação para cima. Nas tradicionais cores branca com hélice, botão e outros detalhes em azul, o modelo é disponibilizado no mercado nas voltagens 127V e 220V.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador Coluna Britania Six Turbo

6. Ventilador Coluna Britania Six Turbo

Os modelos da Britânia costumam ser ótimas opções de custo benefício, pois garantem o desempenho, com preço de um item intermediário. E é por isso que o Ventilador de Coluna Britânia Mega Turbo Six garantiu sua posição nessa lista. Como muitos aqui ele também tem 6 pás e 3 velocidades, então toda a singularidade do seu desempenho está na combinação dos seus 55W com o design da grade, que aliás também é removível para facilitar a limpeza. É menor que outros da categoria, inclusive menor do que alguns citados aqui, com apenas 30cm de diâmetro e um metro de altura, mas tudo isso é para garantir mais conforto com um modelo mais leve e portátil, já que ele pesa somente 2,2kg. Além disso, mesmo a altura não fica desfalcada, já que ela pode ser ajustada em até 14cm. Para completar, o Mega Turbo Six contacom um dispositivo de segurança que previne o superaquecimento do ventilador em casos de uso extremo com um fusível térmico embutido. Ele é todo branco com o botão de velocidade, a hélice e outros detalhes, como a logomarca no centro da grade, em cinza.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de mesa Mondial Turbo Bravio

7. Ventilador de mesa Mondial Turbo Bravio

Se você está procurando um ventilador que é turbo de verdade, já encontrou. Mesmo em velocidades medianas o conceito turbo mostra para o que veio. Considerando o seu preço no mercado, pode ser a melhor relação custo-eficiência disponível atualmente. Com 70W de potência 6 pás e 3 velocidades, todo o seu desempenho é voltado para uma coisa apenas: ventilar. O que acaba deixando-o para trás quando se trata dos modelos mais silenciosos dessa lista. Mesmo assim, seu tamanho e peso leve, com 2,9kg, garantem não só praticidade ao Ventilador Mondial VT-41 Turbo Bravio, mas também sua posição nessa lista. Disponível apenas na versão 110V, seu design modernizado, nas cores preto e prata com ótimas linhas unem o útil ao agradável de ver e de se refrescar.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de parede Arno Ultra Silence Force - VU4P

8. Ventilador de parede Arno Ultra Silence Force - VU4P

O mais alternativo dessa lista, por ser o único ventilador exclusivamente de parede, o Ventilador de Parede Arno Ultra Silence Force VU4P possui características muito parecidas com seus colegas de marca do tipo ventiladores de mesa, mas sua instalação na parede dá um ar industrial ao cômodo da sua casa. Este tipo de ventilador tem como foco uma ventilação uniforme do ambiente, o que é garantido com suas 6 pás, 126W de potência e a capacidade de ângulo de oscilação de 180°. Seu modelo todo em preto com detalhes em cinza dispensa harmonização, já que o seu visual moderno se encaixa com qualquer ambiente.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de Mesa Arno Silence Black Edition

9. Ventilador de Mesa Arno Silence Black Edition

O Ventilador de Mesa Arno Silence VF41 Black Edition, como o nome já diz, tem tudo o que o colega VF40 tem, só que dessa vez em um visual preto básico. Ele possui exatamente as mesmas características, 40cm de diâmetro, 6 pás, 126W de potência e três velocidades exclusivas, mas por conta da diferença de preço entre os dois, ambos ocupam lugares distintos na lista.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Ventilador de Teto Ventisol Fenix Premium 3 velocidades

10. Ventilador de Teto Ventisol Fenix Premium 3 velocidades

Por último, mas não menos importante, o único representante da Ventisol na lista é o Ventilador de Teto Fenix Premium na cor branca. Ele possui três pás com quase um metro de diâmetro. Suas 3 velocidades são controladas através de um controle remoto que controla também a iluminação, já que ele tem capacidade para até duas lâmpadas em sua luminária. As hélices aerodinâmicas prometem uma maior área de ventilação no cômodo. Tem um excelente acabamento e é bem poderoso com 130W de potência, mas perde para o concorrente de teto quando o assunto é silêncio.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor ventilador para você

Para escolher o melhor ventilador para você é preciso analisar não só o seu estilo de vida, mas também o cômodo que deseja ventilar. Por exemplo, se você passa a maior parte do seu tempo em casa, o ideal é que escolha um modelo mais potente e econômico, que aguente ficar ligado várias horas por dia. Agora, caso você só use o ventilador para refrescar o seu sono, opte por modelos mais silenciosos e que prezem pela ventilação do ambiente ao invés de ventilar os indivíduos que frequentam o cômodo. Vamos ver mais alguns outros fatores que influenciarão na sua escolha do ventilador ideal

Tipos: Ventilador de mesa, de teto ou de coluna

O tipo de ventilador que você deseja escolher é a primeira decisão que você tem que tomar, já que cada um possui características únicas que suprem diferentes necessidades. O ventilador de mesa é uma versão mais pessoal. Costuma ser menor e leve, mesmo entre os modelos maiores. A ideia do ventilador de mesa é de fato ventilar pessoas diretamente e por isso costumam ser bem potentes, geralmente com 3 ou 4 velocidades. O número de hélices costuma variar entre 3 a 6, mas já existem alguns modelos no mercado com 8 pás, que prometem um maior volume de vento. São portáteis e algumas pessoas gostam de levar seu próprio ventilador em férias mais longas. São as opções mais em conta entre os diferentes modelos, mas as versões com mais atributos podem chegar a preços maiores. Em contrapartida, o ventilador de teto costuma ser pensado para ventilar todo um ambiente. Muito comuns em quartos e salas de estar, são geralmente instalados em áreas de convivência para manter o ambiente fresco e agradável. Seu maior diferencial é a escala maior de velocidades comparado ao ventilador de mesa, além de alguns modelos mais modernos virem até com controle remoto. Por necessitar de instalação no quadro elétrico da casa, são mais caros a curto prazo, então podem não valer a pena para pessoas que moram em casas alugadas, mas aguentam mais o esforço de permanecer em uso o dia todo. A maioria dos modelos tem 2 ou 3 pás, assim evita que o ventilador seja muito pesado e ainda aproveita o máximo de ventilação. Os ventiladores de coluna, por sua vez, são modelos intermediários em relação ao de mesa e ao de teto, tanto em preço quanto em potência. São projetados para ventilar locais com alta circulação de pessoas e, para isso, geram ventos mais fortes. Por esse motivo também são mais pesados, já que não foram idealizados para mudarem de lugar o tempo todo.

Silencioso

No Brasil, mesmo à noite, costuma ser muito quente. Por isso, já é comum que mais da metade dos brasileiros durmam com o ventilador ligado. Pensando nisso, as fabricantes têm desenvolvido cada vez mais tecnologias que combinem silêncio e potência na mesma máquina. Se você utiliza ventiladores em locais de conversação, sala de TV ou até mesmo no escritório, talvez deva optar por modelos mais silenciosos ao invés dos mais potentes. O barulho de turbina, clássico de ventiladores muito fortes, pode atrapalhar a sua concentração e das pessoas no local. Modelos turbo e silenciosos são cada vez mais vistos no mercado principalmente entre os ventiladores de mesa, trazendo opções que agregam mais qualidade ao sono e ao dia-a-dia dos consumidores. O curioso é que, mesmo com essa crescente tendência, muitas pessoas afirmam que só conseguem dormir com o tal ‘barulinho do ventilador’.### Quantidade de velocidades A grande maioria dos ventiladores possui a ordem clássica de velocidades: forte, médio e fraco. Entre os modelos de mesa e de coluna esse padrão é bem comum e torna o uso do aparelho bem simples e didático. Mas se você procura ter mais controle sobre a ventilação do seu lar, talvez modelos com uma escala maior sejam perfeitos para você. Os ventiladores de teto são os mais comuns de serem encontrados com 6 ou mais velocidades. Alguns possuem até um botão giratório que altera a velocidade gradualmente permitindo um controle mais fino. Já aos que tem crianças em casa, os modelos mais simples podem ser a melhor escolha, já que são mais didáticos de usar e não precisam ser manuseados com muita frequência.

Área de ventilação

Você precisa considerar o tamanho do ambiente que receberá o ventilador. A maioria dos modelos de mesa e de coluna possuem ajustes de inclinação e um botão que aciona a oscilação horizontal, o que abrange uma área de ventilação considerável por si só. Por ventilar o ambiente, ventiladores de teto têm a maior área de ventilação entre os três tipos. Mesmo assim, em ambientes muito grandes, apenas um ventilador pode não dar conta e você deve considerar ter mais de um.

FAQs - ventiladores

📗 Qual é o melhor ventilador?

O melhor ventilador depende da sua necessidade e do cômodo que vai recebe-lo. Modelos de mesa turbo e silenciosos são a melhor aposta, por serem potentes, portáteis e versáteis para qualquer ambiente e tarefa. Os modelos das marcas Arno e Mondial são os mais escolhidos entre os consumidores. Pensando no custo benefício o modelo Mondial V-80-6P-AP Maxi Power foi o escolhido como melhor entre os modelos analisados

📗 Qual ventilador mais silencioso e potente?

O Ventilador Arno VF40 Silence Force é o modelo que melhor une silêncio e potência, mesmo sendo menos em conta que o primeiro colocado da lista..

📗 Qual a diferença de ventilador e circular de ar?

Os ventiladores são projetados para produzir e direcionar o vento para direções específicas, dentro da sua área de ventilação. Já o circulador, como o nome já diz, está mais relacionado com a circulação e renovação de ar do ambiente apenas. Em dias de calor mais forte, a escolha ideal é o ventilador, pois ele vai direcionar o vento e refrescar com mais rapidez. Já em locais maiores ou com acúmulo de vapor, o ideal é um circulador que vai renovar o ar e deixar o local mais fresco.

📗 Como ventilador funciona?

Ao colocarmos o ventilador na tomada, ele usa a energia elétrica para acionar um motor dentro da parte traseira do ventilador. Esse motor está acoplado às hélices que possuem um formato especial e ao girar direcionam o vento da parte de trás para a frente do ventilador. A potência do ventilador determina o quanto as hélices vão girar e a quantidade de hélices está ligada a quantidade de vento deslocado. Ao atingir a pele, o vento gerado pelo ventilador evapora o suor, resfria a temperatura da pele e alivia o calor.