As 10 melhores creatinas de 2022

Melhores creatinas

Se você está procurando uma boa creatina em pó, mas não sabe que modelo escolher, este artigo foi feito para hoje.

Hoje você conhecerá as melhores creatinas do mercado. Além disso, você também entenderá mais sobre os benefícios da creatina, seu uso ideal, e muito mais!

Mas antes de começarmos, não se esqueça de enviar este conteúdo para um amigo (a) que está procurando pelas melhores creatinas do mercado, mas ainda não achou um modelo ideal. Com certeza este conteúdo ajudará bastante.

Como último aviso, gostaríamos de ressaltar que o foco deste conteúdo não é lhe recomendar o uso da creatina. Nós queremos deixar claro que é de suma importância que você busque por um nutricionista antes de começar a tomar qualquer suplemento alimentar. Consumir sem auxílio de um especialista pode fazer com que você sofra com efeitos colaterais.

Agora, vamos lá!

Melhores creatinas de 2022

Abaixo, confira as melhores creatinas para ganho de força de 2022:

  • Creatina Max Titanium
  • Creatina Dynamize Nutrition
  • Creatina Growth
  • Creatina Probiótica
  • Creatina Universal
  • Creatina Black Skull
  • Creatina Darkness
  • Creatina Dux Creapure
  • Creatina Integralmédica
  • Creatina Optimum Nutrition Micronized

Creatina Max Titanium

Creatina Max Titanium

Para começarmos a nossa lista das melhores creatinas do mercado, falaremos de um modelo da marca Max Titanium. Para aquelas pessoas que já estão acostumadas a consumir suplementos alimentares, é bem provável que a marca Max Titanium já seja uma marca bem conhecida.

Falamos isso porque a Max Titanium possui excelentes suplementos alimentares, como por exemplo: whey protein, creatina em pó, pré-treino, etc... Realmente é uma marca de grande renome no mundo dos suplementos.

Falando um pouco mais sobre a creatina em pó da Max Titanium, essa creatina é capaz de auxiliar a ganhar massa muscular e também contribui no ganho de energia, nesse caso, melhorando desempenho no treino.

Em relação ao uso da creatina, geralmente recomenda-se um uso de 3 gramas de creatina por dia, sendo diluída em água ou na sua bebida preferida.

Mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa, portanto, sempre que for consumir qualquer um dos tipos de suplementos alimentares, busque pelo acompanhamento de um nutricionista, pois ele conseguirá lhe falar precisamente quantos gramas de creatina por dia você deverá consumir.

Se você está buscando por uma creatina para lhe ajudar a ganhar massa muscular e que lhe auxilie provendo o ganho de energia, e no caso, melhorando desempenho do seu treino - com certeza vale muito a pena dar uma olhada nesta incrível Creatina da Max Titanium:

Melhor preço

Creatina Micronizaded Dynamize Nutrition

Creatina Dynamize Nutrition

Partindo agora para a Creatina da Dynamize Nutrition, essa é uma Creatina incrível e que auxiliará bastante as pessoas que costumam fazer atividades físicas em alta intensidade.

Falamos isso porque um dos principais benefícios da creatina Dynamize Nutrition é que ela contribui para o aumento de força, desse modo, ela lhe auxiliará muito durante os treinos de alta intensidade.

Além disso, essa creatina também servirá bem para aquelas pessoas que estão buscando ganhar massa muscular.

Com base nesses benefícios da Creatina Dynamize Nutrition e no seu custo-benefício, com certeza este é um modelo muito bacana e que vale a pena você dar uma olhada.

Por isso, confira agora:

Melhor preço

Creatina Growth Monohidratada Creapure

Creatina Growth Monohidratada Creapure

Como terceiro modelo de nossa lista, falaremos da Creatina da marca Growth - mais especificamente a Creatina Monohidratada Creapure.

Na nossa opinião, esta é uma das creatinas com a maior qualidade do mercado.

Falamos isso porque ela possui o selo de Creapure. Hoje em dia, há diversos tipos de creatina no mercado, contudo, entre todos esses tipos de creatina que temos à disposição, há as creatinas que possuem o selo Creapure.

A Creatina Creapure é a Creatina que possui um selo de qualidade que afirma que ela possui uma pureza maior e que é de alta qualidade. Com base nisso, a Creatina Creapure é um dos tipos de creatina com a maior qualidade que temos no mercado.

E é por isso que não poderíamos deixar de falar dessa Creatina da Growth.

Além disso, em relação aos benefícios, esta creatina da Growth contribui para o aumento de força, ganho/aumento de massa muscular e aumento da resistência física.

Com tudo isso, você conseguirá fazer atividades físicas mantendo um bom desempenho durante os treinos, algo essencial para aquelas pessoas que buscam fazer treinos de alta intensidade.

A Creatina Growth Monohidratada Creapure é realmente sensacional!

Vale muito a pena você conferir:

Melhor preço

Creatina Probiótica Monohidratada Pura

Creatina Probiótica

Falando agora sobre uma Creatina Pura, falaremos da Creatina Pura Profissional da marca Probiótica. Na nossa opinião, essa é uma das creatinas com um dos melhores custo-benefício do mercado.

Sendo ideal para os praticantes de atividades físicas que estão buscando por um suplemento capaz de contribuir para o aumento do volume muscular, ou no caso, auxiliar no aumento de massa muscular, essa é uma excelente creatina!

Em relação ao uso da creatina, esta creatina recomenda que você dilua 3g em água ou na sua bebida preferida. Ela também ressalta que consumir acima de 3 gramas de creatina por dia pode ser prejudicial à saúde - mas como já falamos aqui, o ideal é sempre buscar por um especialista na área para lhe auxiliar e falar qual o consumo ideal para você.

Se você está buscando por um suplemento capaz de lhe auxiliar no aumento de massa muscular, sem dúvida a creatina é um dos suplementos mais interessantes para esse objetivo.

Vale muito a pena você conferir a Creatina Pura Profissional - Probiótica. Confira agora:

Melhor preço

Creatina Universal Nutrition Monohidratada

Creatina Universal

Partindo agora para a creatina que consideramos como uma das melhores da lista, falaremos da incrível Creatina Universal.

Essa é uma creatina que possui uma qualidade muito bacana, bom custo-benefício e benefícios muito interessantes.

Falando um pouco mais sobre os seus benefícios, a Creatina Universal possui 4 benefícios espetaculares, são eles: Diminuição da fadiga muscular, melhora na recuperação muscular, aumento de força e aumento de massa muscular.

Realmente é uma creatina muito completa e que conta com benefícios incríveis.

Um ponto que nos impressionou bastante nessa creatina foi a questão da melhora na recuperação muscular. Essa foi uma das poucas creatinas que vimos que possui este benefício, que algo tão importante para os praticantes de musculação, afinal, a recuperação muscular precisa ser rápida para que ele consiga se manter constante nos treinos.

Sem dúvida alguma esta é uma das melhores creatinas de nossa lista, por isso, você não pode deixar de conferi-la!

Confira agora:

Melhor preço

Creatina Black Skull Pure Monohydrate

Creatina Black Skull

Seguindo agora para mais um modelo, falaremos da Creatina Black Skull.

Sendo uma creatina de muita qualidade, a Creatina Black Skull auxilia no aumento de energia, melhorando desempenho durante os treinos e também apoiando no aumento de volume muscular (ganho de massa muscular).

Sem dúvidas essa Creatina da Black Skull é uma das que mais possuem qualidade e custo-benefício de nossa lista.

Falando um pouco sobre os seus ingredientes, ela é feita de creatina monohidratada e maltodextrina.

Vale muito a pena conferir. Confira agora:

Melhor preço

Creatina Darkness

Creatina Darkness

Agora, você conhecerá a Creatina Creapure Darkness!

Assim como já tínhamos explicado antes, as creatinas que possuem o selo Creapure são aquelas que possuem uma pureza maior e também uma qualidade maior - só da Creatina Darkness ter esse selo, já sabemos que ela é uma creatina de muita qualidade

Mas além disso, essa creatina possui benefícios incríveis, principalmente para as pessoas que estão buscando por um suplemento que auxilie melhorando desempenho do treino.

Em relação as suas qualidades, a Creatina Creapure Darkness contribui para a otimização na recuperação muscular, aumento de volume muscular (massa muscular), aumento de força e muito mais!

É a creatina perfeita para quem está buscando por melhora no desempenho, auxílio no ganho de massa muscular e na aceleração da recuperação muscular.

Se é isso que você está buscando em uma Creatina, confira agora a Creatina Darkness:

Melhor preço

Creatina Dux Nutrition Creapure

Creatina Dux Creapure

Partindo para mais um modelo de nossa lista, falaremos da Creatina Dux Creapure. Essa é uma Creatina Creapure de muita qualidade e que provavelmente atenderá bem as suas necessidades.

Ela é uma creatina desenvolvida para pessoas que fazem treinos de força, esportes de alta performance e esportes de explosão e parada.

Se você se encaixa em algum desses grupos, com certeza essa poderá ser uma excelente creatina para você. Falando um pouco sobre os seus benefícios, a Creatina Dux Creapure proporciona um aumento no volume muscular, redução no tempo de recuperação muscular e aumento na força muscular.

Caso você esteja buscando por isso, vale a pena dar uma olhada nesta Creatina:

Melhor preço

Creatina Integralmédica

Creatina Integralmédica

Como penúltimo modelo, falaremos da Creatina da marca IntegralMédica, mais precisamente a Creatina Hardcore IntegralMédica.

Essa é uma creatina 100% pura e que tem uma qualidade incrível. Somado a tudo isso, o custo-benefício desta creatina também é muito interessante.

Falando um pouco sobre os seus benefícios, a Creatina Hardcore Integral Médica contribui para o aumento no volume muscular, aceleração do processo de recuperação, aumento de força e performance nos treinos, e muito, muito mais!

Realmente é uma excelente Creatina para aquelas pessoas que buscam treinar em alta intensidade. Se você está buscando por uma creatina que é 100% pura e que possui muita qualidade, vale a pena dar uma olhada:

Melhor preço

Creatina Optimum Nutrition Micronized

Creatina Optimum Nutrition Micronized

E para fecharmos a lista com chave de ouro, falaremos da Creatina Optimum Nutrition Micronized.

Assim como algumas creatinas que mostramos anteriormente, a Creatina Optimum Nutrition Micronized é uma creatina 100% pura e micronizada. Além de tudo isso, ela possui o selo Creapure - que gera mais credibilidade ainda para a sua qualidade.

Falando um pouco sobre os seus benefícios, essa creatina promove o aumento de força, energia e também contribui para o aumento de massa magra - que é algo desejado por muitos. Sem dúvidas é uma excelente creatina para quem busca por mais performance nos treinos e por um suplemento que auxilie no aumento de massa magra.

Se você está buscando por uma creatina que lhe deixe com mais energia e força para realizar treinos de alta intensidade, e que lhe ajude a ter um aumento de massa magra, com certeza esse é um excelente modelo!

Vale a pena conferir:

Melhor preço

O que é Creatina?

O que é creatina

Depois de ver os principais modelos de Creatina que temos hoje em dia e o que cada um deles traz de benefício para você, talvez você esteja se perguntando: "Certo, já entendi todos esses modelos, mas o que é a Creatina?"

Para muitos, essa pode ser uma dúvida simples ou que a resposta é muito prática. Entretanto, um mito muito grande e que permeia o universo da suplementação é exatamente esse: O que é a Creatina?

A Creatina, caso você ainda não conheça, é um composto feito a partir de certos aminoácidos. Desse modo, diferente do que algumas pessoas ainda acreditam, não se pode achar a Creatina apenas em suplementos, mesmo sendo uma das formas mais comuns de consumi-la.

Na verdade, se formos parar para analisar, com quase toda certeza você consome Creatina semanalmente, talvez até diariamente, mas é bem provável que você nem perceba. Falamos isso porque a Creatina é um composto que está presente no peixe, na carne, no leite e em outros derivados.

Nesse ponto, algumas pessoas podem questionar: "Mas se ela está presente nesses alimentos, por que eu devo suplementar Creatina?"

Essa é uma excelente dúvida. Mesmo a Creatina estando presente em diversos alimentos, ela ainda acaba necessitando que você a suplemente pelo fato das quantidades nos alimentos não serem tão altas.

Nesse caso, apenas para comparação, se formos analisar, em 100 gramas de carne vermelha temos aproximadamente 450-500mg de Creatina. Desse modo, para termos 5 gramas de Creatina, que é uma quantidade que muitas pessoas acabam tomando, seria necessário consumir quase que 1 quilo de carne vermelha - diariamente.

Dessa forma, tendo toda essa dificuldade para consumir uma quantidade interessante de Creatina por dia, muitas pessoas acabam preferindo suplementá-la.

Um ponto importante é que, por ser um composto produzido nos rins, no fígado e no pâncreas, muitas pessoas acabam ficando com medo da Creatina fazer mal. Será que ela faz mal? É sobre isso que falaremos agora.

Como escolher a melhor creatina para você

Como escolher a melhor creatina

Se você está querendo começar a fazer o uso da Creatina, mas se ainda não encontrou o melhor modelo para você, leia este conteúdo até o final.

Hoje, ao longo deste conteúdo, falaremos tudo que você precisa saber sobre a creatina.

Desse modo, ao lado do Whey Protein, a Creatina é um dos suplementos mais buscados, principalmente para quem está querendo ter melhores resultados na recuperação muscular, força e potência.

Contudo, não se engane, esses não são todos os benefícios que este suplemento traz para você. Mais para frente falaremos melhor sobre todos os benefícios que o uso da Creatina traz para quem faz atividade física.

Na questão da escolha do melhor modelo de Creatina, é importante destacarmos que isso irá depender muito das suas necessidades e daquilo que você vem procurando neste suplemento. Para cada caso, há um modelo melhor.

O nosso papel aqui será apresentar todas as principais características que você tem que olhar em uma Creatina antes de comprá-la.

Além disso, também falaremos sobre os principais tipos de Creatina que temos acesso hoje em dia, para que assim você consiga distinguir cada um deles e encontrar aquele que mais se encaixa com aquilo que você está buscando.

Sendo assim, para que você consiga encontrar o tipo de Creatina ideal para você, veja agora as principais especificações que devem ser analisadas em uma Creatina antes de realmente escolher um modelo:

Tipos de creatina

Tipos de creatina

Primeiro de tudo, assim como falamos antes, da mesma forma que acontece com alguns outros suplementos, a Creatina é um suplemento que conta com diversos tipos.

Nesse caso, assim como há Whey Protein isolado, concentrado, etc... - Também há tipos de creatina. Em cada um desses tipos, você encontrará diferentes componentes e, em alguns casos, diferentes resultados.

É por isso que, ao pensar em comprar uma Creatina, a primeira coisa que você deve analisar é o tipo dela. Nesse caso, é de suma importância que você veja se o tipo de Creatina escolhida irá lhe auxiliar a alcançar os seus objetivos.

Entender qual tipo está mais alinhado com os seus objetivos faz com que você consiga ter melhores resultados. E não se engane, assim como destacamos antes, os benefícios que cada tipo trará serão completamente diferentes.

Sendo assim, conheça agora os 4 tipos de Creatina:

Creatina pura

Para começarmos a falar sobre os tipos de creatina que temos acesso hoje em dia, começaremos pela Creatina Pura.

Como o próprio nome já diz, esse é um tipo de Creatina Pura - no caso, com uma alta concentração de creatina.

Nesse momento, algumas pessoas podem acabar ficando em dúvida e se perguntando: "Afinal, toda Creatina não é feita 100% de creatina?"

Essa é uma dúvida que muitas pessoas tem e que acaba gerando muita confusão. Não, na Creatina em pó, por exemplo, você tem uma quantidade X de Creatina e uma quantidade Y de água. É claro que esse é apenas um exemplo e que, na composição da creatina, podem sim ter outros tipos de compostos.

Como você verá melhor nos próximos tipos de Creatina, boa parte dos modelos não são feitos apenas de Creatina, o que é algo negativo.

No caso desse tipo de Creatina que é pura, você consegue ter uma concentração altíssima de Creatina de alta qualidade, o que faz com que você acabe ingerindo uma quantidade maior de Creatina - o que contribuirá para você ter resultados e benefícios melhores.

Contudo, assim como tudo na vida, a Creatina pura também tem seus pontos negativos.

Principalmente para aquelas pessoas que estão buscando por aqueles modelos de Creatina que contam com um preço mais acessível, acreditamos que a Creatina Pura não seja a melhor opção.

Falamos isso porque, pelo fato dela ter uma concentração de creatina maior que as outras, ela acaba sendo uma das mais caras que temos acesso hoje em dia. Desse modo, não se encaixando muito bem no orçamento das pessoas que estão buscando por creatinas mais baratas.

Agora, caso você seja uma dessas pessoas que está buscando por um tipo de Creatina que seja mais pura, com menos adição de água entre os seus principais componentes, com certeza este será o melhor modelo para você. Para quem não tem limitação no orçamento e pode investir em uma creatina melhor, a Creatina Pura é a opção certa.

Creatina monohidratada

Como segundo tipo de Creatina que iremos falar hoje, falaremos mais sobre a Creatina do tipo Monohidratada. Se você já vem pesquisando por suplementos há um tempo, principalmente a Creatina, com certeza você já viu a Creatina Monohidratada.

Entre os principais tipos que destacaremos hoje, podemos destacar que esse é o tipo de creatina que é encontrado com mais facilidade nos mercados e nas lojas de suplemento. A Creatina Monohidratada tende a ser um modelo encontrado com mais facilidade porque ele acaba sendo uma das creatinas mais baratas que temos disponíveis hoje em dia.

Contudo, até pela questão do seu preço ser mais acessível em comparação com os outros tipos, ela acaba não sendo uma das creatinas de mais qualidade. É claro que, para quem está buscando apenas por um modelo de Creatina de entrada, ela tende a suprir muito bem.

Entretanto, caso você esteja procurando por uma Creatina mais pura, com uma concentração maior de creatina e menos de água, por exemplo, esta não é a melhor opção.

No caso dela, há cerca de 88% de Creatina e 12% de água, sendo assim, nitidamente há uma grande diferença entre este tipo de Creatina e a Creatina Pura, que foi o modelo que falamos antes.

Além disso, uma outra característica chave deste tipo de Creatina é em relação a sua absorção. Diferente de outros modelos, na qual a velocidade de absorção é rápida, esta é uma Creatina que conta com uma velocidade de absorção lenta.

Dessa forma, acreditamos que este seja o tipo de Creatina ideal para quem está começando agora no mundo da musculação e dos suplementos. Mesmo não sendo um dos modelos mais Premium, ela tende a suprir bem as necessidades.

Creatina micronizada

Como terceiro tipo, nós falaremos agora sobre a creatina do tipo micronizada. Caso você ainda não conheça, esta é uma Creatina muito conhecida por ter uma velocidade de absorção rápida, em comparação com o tipo monohidratado.

No caso da Creatina que é micronizada, o processo de estruturação dela é diferente. Nesse caso, para que ela seja feita, a Creatina passa por um processo que faz com que os cristais dela fiquem em micropartículas.

Apenas como poder de comparação, se formos analisar as partículas da Creatina Monohidratada e da Micronizada, veremos que na Micronizada há partículas até dez vezes menores do que a monohidratada.

Agora, você pode estar perguntando: "Mas para quem irá consumir esta Creatina, qual a diferença?"

Como já destacamos no caso da Creatina Monohidratada, o tamanho das partículas faz com que ela tenha uma absorção lenta. Nesse caso, o seu corpo irá absorver a Creatina em um tempo maior, o que não é algo muito positivo.

De uma forma diferente disso, na Creatina Micronizada, pelo fato das partículas serem micro, a velocidade que o seu corpo leva para absorver a Creatina é muito maior.

Na prática, o fato dela conseguir ser absorvida pelo corpo em uma velocidade maior traz dois grandes benefícios para você:

  1. Redução da chance de ter problemas no estômago: Se você é uma pessoa que costuma sofrer com problemas no estômago, por não conseguir absorver os nutrientes de uma forma rápida, talvez este tipo de Creatina seja o melhor para você. Nesse caso, pelo tamanho de suas partículas serem bem pequenas, ela acaba sendo facilmente absorvida, evitando que você tenha esses problemas no estômago.
  2. Velocidade nos Resultados: Com o seu corpo absorvendo a Creatina em um tempo menor, é claro que os resultados que você terá também irão acontecer em um tempo menor. Mais para frente destacaremos com mais detalhes todos os benefícios que a Creatina trará para você. Contudo, agora, já podemos destacar que, optando pela Creatina Micronizada, você tenderá a ver os resultados de uma forma mais rápida - o que é outro ponto muito positivo.

Creatina alcalina

Como quarto e último tipo de Creatina que destacaremos hoje, falaremos sobre a Creatina do tipo Alcalina. Caso você nunca tenha ouvido falar neste tipo, saiba que esta é uma Creatina Premium que vem sendo cada vez mais desejada no universo da musculação e da suplementação esportiva.

Assim como acontece na Creatina Pura, a Creatina Alcalina tende a ser um dos tipos mais caros que temos hoje em dia, contudo, não se engane, isso não é por acaso.

Como o próprio nome já dá a entender, esta é uma Creatina que conta com um PH mais elevado. Na verdade, se formos fazer uma comparação entre a Creatina Alcalina e os outros tipos, veremos que ela conta com o PH mais elevado entre todos os tipos que temos hoje em dia.

Nesse caso, para quem irá consumir esta Creatina, o fato dela ter um PH mais elevado faz muita diferença. Entre as principais diferenças que a Creatina Alcalina traz, nós podemos destacar: Absorção mais rápida, necessidade de ingerir menos doses.

Sobre a questão das doses, esse é um problema que impacta muitas pessoas. Hoje em dia, vemos muitas pessoas reclamarem que, para bater a meta de Creatina diária, elas precisam tomar doses altas. Tanto pela questão da praticidade quanto para o bem-estar, ter que ficar ingerindo altas doses da Creatina pode não ser tão bacana.

Sendo assim, se você não gosta ou tem algum tipo de dificuldade para consumir a Creatina pelo fato das doses serem altas, não se preocupe, com a Creatina Alcalina isso não é um problema.

Além de conseguir gerar os mesmos resultados, mas com doses menores, esta Creatina também inova bastante nos formatos. Entre os principais formatos dela, um que acaba se destacando muito é o formato em cápsula. Para que não gosta de diluir a Creatina ou até mesmo de tomar diretamente, que é o que muitas pessoas acabam fazendo, a Creatina Alcalina em cápsulas pode ser uma ótima escolha.

Mesmo tendo um valor mais elevado, com certeza este é um tipo de Creatina que vale muito a pena ser analisado por você.

Quais são os benefícios do Creatina?

Benefícios da creatina

Agora que já destacamos diversos pontos positivos sobre a Creatina, é muito importante que nos aprofundemos nos principais benefícios que este suplemento traz para a vida das pessoas.

Antes de realmente entrarmos nos benefícios que a Creatina traz, achamos muito relevante destacarmos que, entre os principais suplementos que nós temos acesso hoje em dia, sem sombra de dúvidas a Creatina está no top3 dos melhores.

Falamos isso porque, além de ser um suplemento que traz os mais diversos benefícios, ele ainda consegue manter um custo acessível e uma velocidade de visualização dos benefícios muito baixa. Dependendo do organismo da pessoa, em pouco tempo ela já pode começar a ver os benefícios da Creatina acontecendo.

Sobre os benefícios, acreditamos que estes sejam os principais:

  • Combate a fadiga: Se você é uma pessoa que acaba sofrendo muito com a fadiga e que, ao treinar, percebe que isso é algo que está atrapalhando o seu rendimento nos treinos, a Creatina pode ser uma opção muito vantajosa. Nesse caso, para que você não precise sofrer com a fadiga, este suplemento acaba combatendo-a. Acreditamos que apenas esse benefício já fará uma mudança muito grande na vida das pessoas, principalmente se elas praticarem exercícios físicos.
  • Aumento da Performance: Principalmente se o seu grande objetivo é se manter com um corpo saudável e que esteja apto a praticar atividade física, consumir a Creatina pode auxiliar bastante. Falamos isso porque, entre os principais benefícios do suplemento, há a questão do aumento da performance. Tendo a sua performance melhorada, você vai conseguir pegar mais cargas, melhorar a intensidade do seu treino e, em conjunto com o outro benefício, você ainda não conseguirá combater a sua fadiga. Todo esse conjunto de benefícios faz com que você renda muito mais nos momentos de atividades físicas.
  • Cognição: Para quem acreditava que a Creatina fosse um suplemento que colaborasse apenas com a questão física e prática dos praticantes de atividades físicas, podemos considerar que esse foi um grande erro. Na verdade, os benefícios que a Creatina traz estão presentes e contribuirão para a vida de todos. Uma prova disso é a melhora na cognição. Ao começar a tomar Creatina, você pode acabar tendo uma melhora na cognicão considerável - que é algo muito fantástico.
  • Doenças: Indo até para uma parte mais séria, um outro benefício da Creatina que choca bastante e que faz com que ele se torne um suplemento ainda mais usado é a questão das doenças. Nesse caso, ao começar a tomar a Creatina, você acaba combatendo também certas doenças. Um ponto importante é que, quando falamos em doenças que a Creatina atua, podemos destacar até casos mais graves, como é o de pessoas que estão com câncer, por exemplo.

Sendo assim, conferindo apenas esses quatro benefícios, podemos entender que este é um suplemento muito completo e que faz transações na vida das pessoas que acabarão fortalecendo e progredindo todas as áreas - tanto na questão da estética quanto na parte da saúde.

Esse fato dela ser um suplemento completo faz com que este seja um suplemento cada vez mais requisitado no país.

Quais os efeitos colaterais da Creatina?

Bom, até agora, como você pôde ver, destacamos apenas os principais benefícios que a Creatina pode trazer para você. Entretanto, assim como acontece com qualquer medicamento ou suplemento, a Creatina conta com contraindicações e possíveis efeitos colaterais.

Achamos válido que, antes de começar a tomar este Suplemento, você faça uma análise dos possíveis efeitos colaterais. Assim como destacamos antes, também é muito importante que você tenha um nutricionista ao seu lado para lhe auxiliar.

Nesse caso, entendendo os efeitos colaterais, caso você sinta algum deles ao começar a tomar a Creatina, busque por um médico no menor tempo possível, isso é muito importante.

Dessa forma, voltando para os principais efeitos colaterais que a Creatina pode trazer para você, nós podemos destacar:

  • Tontura
  • Diarreia
  • Cãimbra

Vale destacar que esses são apenas alguns dos efeitos colaterais que você pode ter ao tomar Creatina. Também é importante pedirmos para que você olhe a parte de efeitos colaterais da Creatina que você comprar, lá, você verá com nitidez quais são os efeitos colaterais deste suplemento.

Um último ponto, também é importante destacarmos que, em alguns casos, são sentidos esses efeitos colaterais ao juntar a creatina a uma dieta de má alimentação. Nesse caso, você realmente pode acabar tendo problemas com esse suplemento.

Para que serve Creatina?

Agora, indo mais para os benefícios que a Creatina pode trazer para você, falaremos um pouco sobre para que serve a Creatina. Assim como acontece com outros suplementos e, como já falamos antes, acontece com a Creatina - este suplemento conta com uma série de efeitos.

No caso dela, a Creatina é feita para auxiliar na produção de energia. Nesse caso, essa produção de energia vai para as células musculares. Nesse ponto, essa é uma outra parte que acaba gerando muita confusão.

Ao começar a tomar Creatina, algumas pessoas começam a achar que o suplemento serve para dar um "pump" a mais. Pump, para quem não está familiarizado, é o termo dado para quando há um aumento do fluxo sanguíneo que está sendo bombeado para um determinado músculo. Nesse caso, geralmente o pump acontece após o treino.

Entretanto, mesmo até podendo ver diferenças no pump, a finalidade da Creatina não é aumentar o seu pump. O grande efeito deste suplemento está principalmente na questão do aumento da resistência e da força. Desse modo, pense que, ao começar a tomar creatina, você pode acabar conseguindo progredir nas cargas e ter uma resistência melhor.

Aumentando a sua resistência e progredindo nas cargas, você acaba conseguindo treinar com uma maior qualidade. Assim, treinando com mais intensidade, é claro que os efeitos pós-treino também responderão de tal maneira.

Sendo assim, podemos considerar que, para quem pratica atividades físicas, a Creatina pode acabar servindo para aumentar a resistência e força física, gerando um resultado mais atrativo nos treinos.

Pode tomar Creatina todo dia?

Quebrando um mito que por muito tempo confundiu os praticantes de musculação e consumidores de suplementos: não há problema algum em tomar Creatina todos os dias. Na verdade, por muitos, isso é até considerado como o recomendável. Para que você consiga realmente ter uma mudança e ver resultados, é de suma importância que você consuma continuamente.

Essa questão de tomar creatina todos os dias ou de "cicla-la" é algo que fez com que muitas pessoas acabassem tomando de forma errada. Por ser produzido pelos rins, algumas pessoas acreditavam que, ao tomar todos os dias, elas poderiam acabar tendo pedra nos rins.

Hoje, isso é algo que já foi desmentido. Sendo assim, a nossa recomendação é que, ao começar a tomar Creatina, você não fique uns dias tomando e uns dias sem - isso pode acabar afetando os seus resultados.

Creatina ou Whey Protein, qual é o melhor?

Creatina ou Whey Protein

No universo dos suplementos, muitas vezes acabamos vendo que há uma certa competição e comparação entre os principais suplementos do mercado.

Uma das comparações que é feita com frequência e que, de forma leiga, acaba confundindo muitas pessoas, é a comparação entre Whey Protein e Creatina para ver "qual é o melhor"

Essa é uma comparação que não faz o menor sentido, afinal, o objetivo em tomar Whey Protein é um e o objetivo em tomar Creatina é algo.

Nesse caso, apenas para tirarmos uma dúvida de muitos, o Whey Protein funciona como se fosse uma refeição protéica em pó. Nesse caso, dependendo da forma que fique mais fácil para você, você pode tomar este suplemento na versão líquida. Já a Creatina, como você bem sabe, é um suplemento que visa aumentar a disposição e diminuir a fadiga durante os treinos.

Assim, arriscamos dizer que, para quem faz dieta e busca alto rendimento nos treinos, esses dois suplementos se complementem bem.

Tomar Creatina faz mal?

Por muito tempo, quando se falava em tomar Creatina, muitas pessoas ficavam com medo desse suplemento fazer mal. Para termos uma noção do quão grande foi o estigma ao redor deste suplemento, houve uma época em que ele foi proibido no Brasil.

Além disso, por muito tempo e, de certo modo, até hoje, muitas pessoas ainda acham que para tomar Creatina de uma forma saudável, é necessário "ciclar". Mais para frente falaremos melhor sobre se é necessário ou não fazer ciclo de Creatina.

Contudo, agora, o que queremos que você entenda é que a Creatina não faz mal. O grande problema é que, assim como acontece com suplementos, remédios ou qualquer outro tipo de composto que deve ser tomado em doses certas - no momento em que uma pessoa extrapola a dose diária ideal, ela pode acabar fazendo mal.

É por isso que, na nossa opinião, antes mesmo de você pensar em começar a tomar Creatina, é muito importante que você busque pelo acompanhamento de um profissional. Tendo um profissional para lhe auxiliar, você conseguirá saber qual a dose diária ideal de Creatina para você.

Jamais comece a tomar qualquer tipo de medicamento ou suplemento sem antes consultar um especialista na área - isso sim pode acabar lhe fazendo mal.

Como tomar creatina?

Um outro ponto que acaba gerando muitas dúvidas é a questão da forma ou do horário que uma pessoa deve tomar Creatina. Assim como acontece com o Whey Protein, na qual não há um horário certo ou errado, podemos considerar que a Creatina também é um suplemento super livre. No geral, muitas pessoas tomam ele antes do treino, já que ele vai proporcionar um ganho de força muscular na hora do treino.

Explicando de forma prática, não há nenhum horário que seja considerado como o horário certo para tomar Creatina. Contudo, mesmo o horário não sendo o ponto primordial, consideramos que seja de suma importância que você tome constantemente, independente do horário ser antes ou depois do treino.

Em alguns casos, se formos ver atletas de fisiculturismo, veremos que muitos deles preferem tomar a Creatina na parte da manhã, outros à noite. Portanto, para não ter erro, escolha um horário que seja bom para você e que ao mesmo tempo faça com que você não consiga esquecer deste suplemento.

Creatina antes ou depois do treino?

Assim como falamos antes, a forma que você deve tomar a creatina vai depender das recomendações do seu nutricionista. Algumas pessoas poderão tomar antes do treino e outras no pós treino - depende muito da estratégia.

Contudo, geralmente se vê as pessoas tomando mais no pré-treino.

Essa questão de tomar pré ou pós treino vai variar muito da sua frequência de treino, horário que você treina e até mesmo o tipo de treino - portanto, veja com um especialista.

Essa questão de tomar no pré ou no pós treino é muito importante, por isso, antes de começar a tomar, faça questão de ver qual se encaixa mais com os seus objetivos e a sua rotina!

Creatina engorda?

Uma outra dúvida muito marcante e que faz com que algumas pessoas tenham medo de começar a tomar esse suplemento está ligada ao mito de que, ao começar a tomar Creatina, a pessoa começa a reter mais líquidos e, consequentemente, a engordar.

Dessa forma, se você já vem pesquisando por este suplemento há um tempo, pode ser que você já tenha encontrado algo falando sobre isso. Bom, diferente do que se fala em muitos lugares, a Creatina não engorda.

Contudo, sobre a questão da retenção de líquidos, podemos considerar que isso é uma meia verdade. Mas calma, você não precisa se preocupar.

Você lembra que falamos que, ao começar a tomar a creatina, você tende a ter um pump maior por causa da intensidade do seu treino? Pois bem, de tal modo, com esse aumento de creatina nos músculos, um ponto negativo que acaba trazendo é a questão da retenção de água.

Porém, o que é importante destacarmos é que essa é uma retenção normal. De fato, por si só, a Creatina não faz com que uma pessoa engorde. Contudo, caso esta pessoa esteja se alimentando de forma irregular e consumindo a Creatina, inevitavelmente ela vai acabar engordando.

Creatina emagrece?

Já que falamos sobre a questão da creatina engordar ou não, é muito importante destacarmos se a Creatina emagrece ou não.

Do mesmo modo que falamos com a dúvida sobre a creatina engordar ou não, podemos destacar que este suplemento não é responsável por fazer com que emagreça.

Assim, desta forma, como acontece com uma pessoa que engorda, para quem não tem uma boa alimentação e não consegue seguir hábitos saudáveis, é claro que, mesmo tomando Creatina, você pode acabar emagrecendo. Na verdade, se você finalizar o dia tendo comido menos calorias do que você gastou, que é o chamado déficit calórico, você vai emagrecer - tomando creatina ou não.

O ponto aqui é que, indo para outro viés dessa dúvida, para quem está em processo de cutting (emagrecimento), mas está com medo de acabar perdendo a massa magra, a Creatina pode auxiliar muito.

No próximo tópico nós entraremos melhor em todos os benefícios que a Creatina traz para o seu dia a dia, contudo, agora, já podemos destacar que ela ajuda muito a preservar a massa magra.

Assim, pode até ser que você não saiba, mas ao começar a emagrecer, é praticamente inevitável que uma pessoa comece a perder, mesmo pouco, uma quantidade de massa magra. Para quem pratica musculação e não quer perder o volume muscular, que é algo difícil de se conquistar, a Creatina pode acabar sendo uma ferramenta muito útil para conseguir preservar essa massa magra.

Creatina é caro?

Por se tratar de um suplemento muito completo e que, como podemos ver antes, acaba trazendo uma série de benefícios para nós, muitas pessoas acabam achando que este é um suplemento muito caro, mas não é.

Na verdade, em certa parte dos casos, você verá Creatinas mais baratas que Whey, o que é algo super bacana. Além disso, também é importante destacarmos que o preço da Creatina também pode acabar sendo influenciado pelas suas marcas. Nesse caso, geralmente quanto mais famosa e reconhecida a marca é, mais caro o produto final.

Dessa forma, indo direto ao ponto, podemos ver que, se você abrir hoje o Google Shopping, você verá um preço médio da Creatina variando de R$70,00 até R$250,00 ou mais.

Como dissemos antes, a marca na qual a Creatina é feita também conta bastante no seu preço final. Portanto, se você não tem muito capital para comprar uma boa Creatina, tente pegar aqueles modelos de marcas que ainda não estão tão em alta. Vale a pena lembrar, que todo suplemento tem um custo de produção elevado, por isso os preços deles podem ser influenciado.

Qual melhor Creatina para ganho de massa muscular?

Sobre o ganho de massa muscular, assim como tínhamos destaco no começo deste conteúdo, não há um modelo certo ou errado para você escolher. Nesse caso, tudo vai depender muito daquilo que você está buscando.

No caso, tanto para quem quer emagrecer quanto para quem busca crescer, ganhar e preservar a massa magra é algo fundamental. Nesse caso, uma recomendação para quem já tem mais capital e pode comprar uma Creatina de qualidade, nós achamos relevante escolher a Creatina Pura.

Contudo, caso você ainda não tenha tanto dinheiro para investir em uma Creatina, mas se realmente quer começar este suplemento, nós recomendamos que você procure pela Creatina Monohidratada mesmo. Mas sempre se atentando a marca escolhida. Mais para frente falaremos melhor sobre esse processo de escolha da marca da sua creatina.

Quais são as melhores marcas de creatina?

Agora, como o último ponto para lhe ajudar a escolher a melhor Creatina para você, falaremos um pouco sobre as principais marcas que temos no mercado. Nesse caso, antes de comprar qualquer modelo, é muito importante que você escolha uma marca de qualidade, pois assim não terá problemas.

Nesse caso, entre as principais marcas do mercado, podemos destacar: Probiótica, Black Skull, Universal Suplementos, Max Titanium, Dynamize Nutrition, Optimum Nutrition, Growth e IntegralMédica.