Melhores frigideiras antiaderentes

Um bom cozinheiro precisa estar bem equipado para fazer o seu talento se transformar em sabor. Entre os equipamentos indispensáveis para ter uma cozinha bem equipada e preparar pratos saborosos está a frigideira antiaderente. Ela é bastante versátil, permitindo fazer carnes, fritar ovo, refogar legumes e cozinhar tantos outros alimentos. Esse modelo de panela, por evitar que o alimento fique grudado, também facilita na hora de lavá-lo.

Mas as frigideiras não são todas iguais. Existem modelos fabricados com diferentes materiais, tamanhos e uma infinidade de marcas. Algumas frigideiras mais modernas possuem design arrojado e podem servir como item de decoração da cozinha.

A imensa quantidade de opções disponíveis pode dificultar na hora da compra. Como saber qual escolher? Tudo dependerá da sua necessidade e do quanto você pretende gastar.

Para você não errar na hora de escolher sua próxima frigideira antiaderente, formulamos esse guia que lhe conduzirá sobre os aspectos mais importantes na hora de comprar um modelo. Antes de chegar lá, apresentamos primeiro o nosso ranking das melhores frigideiras de 2020.

Melhores frigideiras antiaderentes de 2020

1. Frigideira antiaderente Tramontina Paris 24cm
2. Frigideira antiaderente Tramontina Alumínio 24cm
3. Frigideira Antiaderente Polishop Sauté Grand 24cm
4. Frigideira Antiaderente MaxChef Cerâmica e Titânio
5. Frigideira Antiaderente com tampa Classic Home DreamCook 24cm
6. Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 28cm
7. Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 25cm
Frigideira antiaderente Tramontina Paris 24cm

1. Frigideira antiaderente Tramontina Paris 24cm

Esse modelo da Tramontina pode ser utilizado em fogão a gás, elétrico e vitrôcerâmico. Também pode ser lavado na máquina de lavar. Feita de alumínio, a Paris 20150724 possui revestimento interno e externo de antiaderente Starflon T1. O cabo e as alças são compostos por baquelite antitérmico. Junto com a frigideira, você ganha uma espátula. Apesar de ser um modelo considerado mais básico, a Paris possui um ótimo custo-benefício por ter um preço mais acessível e uma boa durabilidade.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Frigideira antiaderente Tramontina Alumínio 24cm

2. Frigideira antiaderente Tramontina Alumínio 24cm

A grande diferença desse modelo para a Paris é que este tem o fundo reto. Essa frigideira também pode ser levada ao gás, elétrico e vitrôcerâmico. Outra característica comum é pode ser lavada na máquina de lavar. Sua composição é de alumínio, revestido com o antiaderente Starflon T1, tanto na parte interna quanto na externa. Os cabos e alças são feitos de baquelite antitérmico, proporcionando uma pegada firme. Também acompanha espátula de nylon. Também é um modelo mais básico, mas com ótimo custo-benefício.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Frigideira Antiaderente Polishop Sauté Grand 24cm

3. Frigideira Antiaderente Polishop Sauté Grand 24cm

Esse modelo da Polishop tem um nível mais elevado. O seu preço também é um pouco mais salgado, custando cerca de três vezes mais que as duas frigideiras citadas anteriormente. Sua estrutura conta com seis camadas. Essa grande quantidade de camadas permite muita eficiência na hora de fazer a selagem das carnes. As camadas se dividem da seguinte forma: revestimento antiaderente; revestimento top para aumentar a vida útil do utensílio; revestimento premier, que resiste ao calor; seu núcleo é composto por alumínio com eficiência na distribuição e condução do calor; uma camada é de poliéster de silicone, para manter a temperatura elevada dentro da frigideira; e, por fim, a base de indução é de aço inoxidável. O seu antiaderente, segundo a fabricante, permite cozinhar sem utilizar uma gota de óleo. Mesmo em baixas temperaturas, o calor é distribuído de maneira uniforme dentro da frigideira. A Sautè Grand tem cabo feito de baquelite. Pode ser utilizada nos mais diversos tipos de fogão.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Frigideira Antiaderente MaxChef Cerâmica e Titânio

4. Frigideira Antiaderente MaxChef Cerâmica e Titânio

A MaxChef é feita através da mistura de titânio e cerâmica. Essa combinação colabora para que esse modelo tenha uma vida útil maior. Sua fabricação é livre de produtos químicos e tóxicos. Essa frigideira tem fundo antiaderente de teflon. Ela pode ser utilizada sem óleo. A MaxChef resiste a altas temperaturas. É mais indicada para ser utilizada no forno. Ideal para assar carnes, hambúrgueres, gratinar pratos e, até mesmo, assar tortas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Frigideira Antiaderente com tampa Classic Home DreamCook 24cm

5. Frigideira Antiaderente com tampa Classic Home DreamCook 24cm

Essa é uma linha um pouco mais sofisticada da Tramontina se comparada à Paris. Ela é feita com alumínio laminado. O seu revestimento antiaderente é feito de cerâmica. Esse modelo acompanha tampa feita de vidro e silicone. As alças são de baquelite. Porém diferentemente de outros modelos da marca, ela tem uso mais limitado. É indicada apenas para ser utilizada em fogão a gás.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 28cm

6. Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 28cm

Esse é outro modelo mais sofisticado. Essa frigideira da Tramontina é feita em alumínio. Ela conta com o seu revestimento externo lixado, aumentando a sua durabilidade. Possui revestimento antiaderente Starflon T3. Esse modelo é indicado para uso profissional. Tem cabo de baquelite.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 25cm

7. Frigideira Antiaderente de alumínio Tramontina 25cm

A principal diferença para o modelo anterior é o tamanho. Essa frigideira é feita em alumínio. Ela conta com o seu revestimento externo lixado, aumentando a sua vida útil. Essa frigideira da Tramontina tem revestimento antiaderente Starflon T3. Esse modelo é indicado para uso profissional. Possui cabo de baquelite.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor frigideira antiaderente para você

Alguns aspectos devem ser levados em conta na hora de escolher uma frigideira. O primeiro ponto a ser avaliado é o tipo de material que faz parte da fabricação da frigideira. Também será necessário decidir se você vai querer uma que tenha tampa de vidro ou não.

Por último, será preciso analisar o tamanho do utensílio. Para você não se embananar na hora de escolher sua próxima frigideira, vamos explicar o que deve ser avaliado em cada um dos itens citados.

Material: Cerâmica, Inox, Alumínio

O tipo de material da frigideira é o item que mais faz diferença na hora da compra. A escolha da matéria-prima evitará aborrecimentos e influenciará diretamente na vida útil da peça. Os três materiais mais comuns de serem encontrados à venda são cerâmica, inox e alumínio. Confira as principais características deles.

Cerâmica

As frigideiras de cerâmica antiaderente se tornaram bastante populares nos últimos anos. Elas apresentam duas características importantes. A primeira é que a comida não fica grudada nela. A outra está relacionada à saúde.

As frigideiras de cerâmica não apresentam nenhum tipo de metal em sua composição. Isso evita que possa ocorrer qualquer tipo de contaminação do alimento devido à utilização da frigideira.

Inox

A grande vantagem das frigideiras de aço inox é a durabilidade. Sua resistência permite que ela também possa ser utilizada não só no fogão, mas também no forno.

O calor propagado pelos modelos de inox é feito de maneira uniforme em toda a frigideira. Ela é ideal para a preparação de peixes e frutos do mar.

Alumínio

Os modelos de alumínio apresentam bom custo-benefício. Geralmente o valor deles é mais baixo comparado às de aço inox e cerâmica.

As frigideiras de alumínio contam com três características principais. São práticas, resistentes e mais leves, facilitando o seu manejo na hora de cozinhar e lavar. Porém, possuem uma durabilidade menor e alguns estudos recentes apontam que esse tipo de panela libera metais na comida.

Existem modelos feitos com outros materiais. O ferro é bem popular também. Apesar de terem uma vida útil bastante longa, essas frigideira não são tão fáceis de limpar e são mais pesadas que as feitas de outros materiais, dificultando o seu manejo.

Modelos com tampa de vidro

Diversos modelos disponíveis no mercado possuem também de vidro. A utilização da tampa permite que o calor não seja perdido. Assim, ele segue dentro da frigideira e, como consequência, facilita o cozimento dos alimentos.

Se você fizer questão de ter uma frigideira com tampa, dê preferência para os modelos que contam com tampa de vidro. Com elas é possível acompanhar o que está acontecendo dentro da panela. Dica: evite tirar a tampa durante o preparo da refeição para não perder o calor. As tampas de frigideiras mais modernas contam com um dispositivo para a saída do vapor.

A tampa também evitará que na hora de fazer frituras, o óleo respingue no cozinheiro. Após o alimento estar preparado, ela também vai ajudar a mantê-lo aquecido por mais tempo.

Diâmetro em centímetros

O tamanho ideal de uma frigideira varia conforme a necessidade. Cada tipo de alimento e cada tipo de preparo necessitam de um diâmetro diferente de frigideira. O número de pessoas que serão servidas também deve ser levado em conta.

As frigideiras de tamanho maior geralmente são mais fundas. Elas servem para quem quer cozinhar paellas e moquecas. Em alguns casos, é possível fazer até mesmo sopa nos modelos com maior diâmetro. São indicadas para preparos que utilizam uma grande quantidade de ingredientes.

Mas não tem sentido, por exemplo, tem uma frigideira grande para fritar um ovo. Nesse caso, quanto menor a panela, melhor.

Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora da escolha do tamanho da frigideira é para quantas pessoas a refeição servirá. Preparos para mais gente exigem um utensílio maior.

Melhores marcas: Tramontina, Multiflon, Polishop e Maxchef

Estão disponíveis no mercado uma grande quantidade de fabricantes de frigideiras antiaderentes. Há modelos e marcas para todos os gostos e bolsos. Porém, algumas se destacam em relação às outras. Entre as mais tradicionais estão Tramontina, Multiflon, Polishop e Maxchef.

Nosso ranking conta com cinco frigideiras feitas pela Tramontina. A fabricante gaúcha possui um vasto catálogo de modelos, agradando cozinheiros amadores e profissionais. A marca gaúcha é uma das mais tradicionais quando o assunto é utensílios domésticos. Com mais de um século de vida, ela é uma das fabricantes mais confiáveis no mercado.

FAQs - frigideiras antiaderentes

📗 Qual é a melhor frigideira antiaderente?

Tudo vai depender da sua necessidade e do quanto você quer investir na compra de uma frigideira. Escolhemos a Tramontina Paris 20150724 como a primeira colocada do nosso ranking. A principal razão para ela ocupar essa posição é o seu custo-benefício. Além de prática, ela possui um preço mais acessível. Caso você queira investir um pouco mais na compra de uma frigideira, indicamos a Sauté Grand, da Polishop, por sua sofisticação e alta tecnologia existente em sua fabricação.

📗 Para que serve a frigideira antiaderente?

As frigideiras antiaderentes são confeccionadas com teflon. Esse material permite que os alimentos sejam cozinhados sem grudar no fundo da panela. Elas servem para cozinhar e fritar diversos tipos de alimentos, indo do ovo até parrillas. Outra característica desse tipo de frigideira é facilitar a lavagem do utensílio.

📗 Como usar frigideira antiaderente na primeira vez?

Alguns cuidados devem ser tomados antes da primeira utilização de uma frigideira antiaderente. Antes do primeiro uso é preciso lavar o utensílio com sabão neutro ou detergente e esponja. Depois, seque-o. O segundo passo, é untar a parte interna da frigideira com óleo ou gordura. Na sequência, coloque a panela sob fogo baixo por cerca de dois minutos. Quando a sua antiaderente estiver fria, volte a lavá-la. Depois de completar essas duas etapas, a frigideira estará pronta para ser utilizada.

📗 Como limpar frigideira antiaderente?

Para aumentar a vida útil da frigideira antiaderente alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de limpá-la. A esponja para lavar o utensílio deve ser macia. Nada de esponja de aço, pois ela pode aranhar o fundo da panela. Em alguns casos, além de riscar, a esponja de aço pode até tirar a acamada antiaderente. Tenha atenção a outras situações que podem causar avarias na frigideira. O revestimento também fica avariado nos seguintes casos: esfriar a panela em água gelada e deixar ela aquecer demais quando ela estiver vazia. Se algum alimento ficar grudado no fundo da frigideira, deixe o utensílio de molho em água morna por alguns minutos. Isso deverá amolecer o alimento, desgrudá-lo do fundo e, assim, a frigideira poderá ser lavada novamente com facilidade. Evite tentar tirar os resíduos com facas ou objetos de metal. Eles também podem causar estragos na camada antiaderente, causando arranhões e diminuindo a vida útil da frigideira. Infelizmente, não é possível tirar manchas decorrentes do uso caso elas surjam na frigideira. Porém, é possível amenizar o estrago. Para isso, o recomendado é lavar a panela com água morna e detergente. A maioria dos modelos são em cores escuras justamente para dificultar a visualização das partes manchadas.

📗 Onde comprar frigideira antiaderente?

Os mais variados tipos de estabelecimentos vendam frigideiras antiaderentes. É possível comprá-las em lojas online como Amazon e Americanas e também em supermercados, lojas de departamentos ou especializadas em utensílios domésticos, entre outros tipos de comércio.