Melhores parafusadeiras

Fazer força na hora de aparafusar ficou no passado. As parafusadeiras elétricas acabaram com o problema. Esse é o tipo de aparelho que parece indicado apenas para uso profissional, mas é extremamente útil para quem precisa realizar consertos e montar móveis em casa sem fazer força. A importância de ter um equipamento desses em casa só é visto na hora em que a necessidade aparece. E como acaba fazendo falta.

Aqui você terá um guia completo para comprar uma parafusadeira que se encaixe naquilo que você precisa, seja para uso doméstico ou profissional. Lembre-se de não confundir parafusadeiras com furadeira. Elas são ferramentes diferentes, embora muitas parafusadeiras também contem com a função de furar superfícies.

Melhores parafusadeiras de 2020

1. Parafusadeira / Furadeira Bosch GSR 7-14 400w
2. Parafusadeira / Furadeira Bosch Professional GSR 1000 Smart 1000w
3. Parafusadeira / Furadeira Black & Decker LD12SP 12V com 13 acessórios 520w
4. Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/2 DeWalt Mandril 1000w
5. Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/4 Makita 1.5Ah DHP482SY
6. Parafusadeira / Furadeira 3/8 DeWalt DCD700LC1-BR
7. Parafusadeira/Furadeira Black & Decker com 101 Peças e Maleta
Parafusadeira / Furadeira Bosch GSR 7-14 400w

1. Parafusadeira / Furadeira Bosch GSR 7-14 400w

Essa parafusadeira, que também funciona como furadeira, é mais indicada para uso doméstico. O mandril de 3/8 faz com que essa seja uma ferramenta que apresenta bastante versatilidade. Ela conta com 400 watts de potência. Esse modelo da Bosch tem uma boa graduação de potência e de torque, o que a torna adaptável aos mais diversos tipos de tarefas. A GSR 7-14 E tem uma excelente relação entre torque e parafusamentos e perfurações.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira / Furadeira Bosch Professional GSR 1000 Smart 1000w

2. Parafusadeira / Furadeira Bosch Professional GSR 1000 Smart 1000w

Esse é outro modelo 2 em 1, servindo como parafusadeira e furadeira. Trata-se de um equipamento de grande potência. São 1000 watts. Ela é eficiente para ser utilizada em superfícies como madeira, metal e alvenaria. Portátil, com punho ergonômico e leve, esse aparelho da Bosch é de fácil manuseio. Ela foi projetada para realizar mais de 100 mil parafusamentos. Ou seja, dura uma vida. Uma carga da bateria da Professional GSR 1000 Smart dura até 600 parafusamentos. O modelo também conta com led para iluminar locais escuros e de difícil acesso.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira / Furadeira Black & Decker LD12SP 12V com 13 acessórios 520w

3. Parafusadeira / Furadeira Black & Decker LD12SP 12V com 13 acessórios 520w

Essa é outra ferramenta portátil que funciona como parafusadeira e furadeira. Ela possui led para pontos de difícil acesso. Um dos seus diferenciais é contar com um kit completo, com 13 acessórios. É indicada para uso doméstico, como reparos, instalações e montagens. Sua potência é de 520 watts. Para trabalhos mais pesados, ela pode deixar a desejar. A empunhadura desse modelo da Black & Decker é emborracha e ergonômica. A bateria tem carga que dura, em média, uma hora de uso contínuo. A LD12SP consegue perfurar alvenaria, metal e madeira.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/2 DeWalt Mandril 1000w

4. Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/2 DeWalt Mandril 1000w

Prática e versátil são as principais características da DCD776LC1, da DeWalt. Sua potência é de 1000 watts, além de contar com velocidade reversível e opção de impacto. Fura alvenaria e madeira. Indicada para uso profissional. Resistente, ela tem uma empunhadura com excelente pegada. Esse modelo tem longa durabilidade e bom custo-benefício para quem trabalha com esse tipo de ferramenta.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/4 Makita 1.5Ah DHP482SY

5. Parafusadeira / Furadeira de Impacto 1/4 Makita 1.5Ah DHP482SY

A DHP482SY, da Makita, é uma das ferramentes do seguimento de parafusadeiras mais completas do mercado. O modelo conta com diversos níveis de velocidade e com rotação reversível, além de 21 níveis de torque. Pode ser utilizada em madeira, metal, plástico e alvenaria. Ela também funciona como parafusadeira de impacto. Embora ela seja leve no peso, o que pesa contra ela é o valor elevado, na casa dos mil reais.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira / Furadeira 3/8 DeWalt DCD700LC1-BR

6. Parafusadeira / Furadeira 3/8 DeWalt DCD700LC1-BR

Com 15 níveis diferentes de torque, essa parafusadeira da DeWalt é indicada para ser utilizada na fixação de parafusos em madeira, metal e concreto. Ela é mais indicada para uso profissional com alto volume de trabalho, como marceneiros e montadores de móveis. A DeWalt DCD700LC1-BR conta com led para iluminar locais de difícil acesso.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Parafusadeira/Furadeira Black & Decker com 101 Peças e Maleta

7. Parafusadeira/Furadeira Black & Decker com 101 Peças e Maleta

Esse modelo da Black & Decker é ideal para ser utilizado em casa. É um dos modelos mais versáteis do mercado por vir com uma maleta para guardar as 101 peças que vêm junto com a parafusadeira. Essa grande quantidade de acessórios facilita a realização das mais diferentes atividades. O aparelho apresenta 17 posições controle de torque.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor parafusadeira para você

Como a parafusadeira é um equipamento extremamente versátil e com vários itens, são diversos pontos que devem ser levados em conta na hora de escolher o equipamento ideal para aquilo que você precisa. O ponto de partida é saber qual será a necessidade para adquirir esta ferramenta. Tendo isso em mente, você poderá refinar a sua escolha com outras características mais específicas.

É importante sabe qual será o seu volume de trabalho. Caso sua necessidade seja recorrente ou com um alto volume diário, o mais indicado é optar modelos mais compactos para que você não fique cansado rapidamente devido ao peso do aparelho. Outra escolha inicial importante é decidir se você quer uma parafusadeira elétrica, cada vez mais raras no mercado, ou prefere ter uma com energia proveniente de uma bateria. Os modelos elétricos são indicados para quem trabalha em um local fixo, sem a necessidade de se movimentar.

Caso sua escolha seja por um equipamento que utilize bateria, opte por modelos que tenham baterias de íon lítio. Esse tipo de fonte de energia possui uma vida útil mais longa.

Por fim, você terá de escolher a potência de torque da parafusadeira.

Elétrica e reversível

Embora sejam fabricados poucos modelos deste tipo no mercado, as parafusadeiras elétricas podem ser uma boa opção. Esse tipo de fonte de alimentação funciona muito bem para aqueles profissionais que trabalham parados em uma bancada, por exemplo. Assim, você não precisará ficar preocupado em carregar a bateria ou se a carga dela está perto de acabar.

A função reversível atualmente é encontrada em todos os modelos de parafusadeiras. A função reversível serve para girar a ponta do equipamento no sentido anti-horário, para desaparafusar os parafusos já fixados.

Parafusadeira furadeira

Contar também com a função de furadeira vem sendo bastante comum nas parafusadeiras. Além de fixarem e tirarem parafusos, esses modelos também servem como furadeira. Preste atenção caso queira ter um modelo 2 em 1. Nem todos são eficientes como furadeiras. Geralmente, eles conseguem funcionar em superfícies como madeira, metal e alvenaria.

Parafusadeira de impacto

As parafusadeiras de impacto possuem um desempenho superior se comparadas às parafusadeiras normais. Elas possuem maior potência de torque. São mais indicadas para uso profissional ou para quem monta móveis com constância. Esse tipo de parafusadeira proporciona um controle maior sobre o parafuso. Geralmente, esse tipo de aparelho também possui um leque de recursos maior, além de contar com baterias de maior duração, quando ele não é elétrico.

Voltagem: 12v a 24v

A bateria é o coração da parafusadeira portátil. Além de ser preciso ficar atento aos recursos incluídos na ferramenta, é muito importante prestar atenção nas especificações da bateria para não ficar na mão durante uma tarefa.

Ainda são fabricadas dois tipos de baterias: as de níquel cádmio e de íon lítio. Os modelos de níquel cádmio são considerados ultrapassados, pois elas ficam facilmente viciadas. A cada recarga a sua vida útil vai diminuindo. Também é preciso descarregar a bateria por completo para poder dar uma nova carga para não acelerar o processo vicioso. Outra desvantagem em relação às baterias de íon lítio é que ela descarrega sozinha quando fica muito tem sem ser utilizada. A grande vantagem, talvez a única, é que as parafusadeiras com esse tipo de bateria são mais baratas. Os modelos de íon lítio possuem vida útil maior.

Um ponto adicional que deve ser levado em consideração na hora de escolher uma parafusadeira é a autonomia da bateria. Isso está ligado à capacidade de armazenamento de energia, conhecida como amperagem, do equipamento. Quanto maior a amperagem, maior a durabilidade da carga.

Embora muita gente leve em consideração, a potência da bateria nem sempre é o fator mais importante. Nos principais modelos disponíveis no mercado, elas variam entre 12 e 24 volts. A potência influência no torque máximo da parafusadeira. Porém, a potência da bateria não é totalmente usada para gerar o torque. Ou seja, baterias com voltagens diferentes podem oferecer o mesmo torque máximo.

Quem usa as parafusadeiras profissionalmente compra uma segunda bateria para não precisar se preocupar em ficar preenchendo a carga constantemente.

Melhores marcas: Bosch, Makita, Dewalt, Black & Decker

Praticamente todas as principais fabricantes de ferramentas produzem parafusadeiras. Entre as marcas líderes e mais procuradas no mercado estão Bosch, Makita, Dewalt, Black Decker. Esse quarteto é considerado a principal referência quando o assunto é parafusadeira.

A nossa lista de melhores parafusadeiras de 2020 conta com dois modelos da Bosch, dois da Black & Decker, dois da DeWalt e um da Makita. Isso mostra a qualificação dos equipamentos destas fabricantes. Detalhes dos equipamentos que mais se encaixam na sua necessidade serão o fator decisivo na hora da escolha.

FAQs - Parafusadeiras

📗 O que é uma parafusadeira?

A parafusadeira é um equipamento similar a uma furadeira. A diferença é que em vez de furar, ela serve para aparafusar. Ela também é diferente de uma parafusadeira de impacto, embora os dois equipamentos sirva para o mesmo fim. A principal diferença está em que momentos utilizar cada um desses equipamentos.
A parafusadeira de impacto é utilizada em parafusos de pressão, que são aqueles que usam somente a força exercida durante a aplicação do parafuso durante a fixação, mais utilizadas para fins profissionais.
Existem modelos que contam com as três funções (furadeira, parafusadeira e parafusadeira de impacto), mas dificilmente ele será eficiente em todas elas.

📗 Qual a melhor parafusadeira?

Indicamos neste guia a GSR 7-14 E 127V, da Bosch, como a melhor parafusadeira de 2020. Ela foi eleita por nós como a melhor parafusadeira do mercado devido à versatilidade do modelo e o seu custo-benefício.
Ela também é a única parafusadeira com cabo que possui controle de torque. Outra vantagem desse modelo da Bosch é ter um dispositivo eletrônico que controla a velocidade na hora de instalar os parafusos. O aparelho também é eficiente quando usado em metal, madeira e argamassa.

📗 Qual é a melhor marca de parafusadeira?

O mercado oferece uma grande gama de marcas de parafusadeiras. Essa é uma ferramente fabricada por todos os principais fabricantes de ferramentes. Entre as marcas mais conceituadas estão Bosch, Black & Decker, DeWalt e Makita.
Todas essas fabricantes são renomadas e estão estabelecidas há algum tempo como referências quando se fala de parafusadeiras. Há também uma série de outras marcas disponíveis nas lojas, como Mondial, Skil, Wesco, FortG são facilmente encontradas à venda.
Nosso ranking conta com as duas primeiras posições ocupadas por equipamentos fabricados pela Bosch. Por isso, essa é a marca que mais recomendamos. A fabricante alemã tem mais de um século de experiência na fabricação dos mais diversos tipos de ferramentas e é uma das principais referências mundiais no setor.

📗 Como usar a parafusadeira elétrica?

A parafusadeira elétrica é um equipamento simples e muito fácil de ser utilizado. Junto com a ferramenta virá uma série de ponteiras que serão encaixadas no equipamento e funcionarão como chaves de fenda, porém com muito mais eficiência e velocidade, agilizando o serviço.
O tipo de ponteira deverá ser escolhido de acordo com o parafuso que você precisa fixar. Depois de feita a escolha, a ponta é encaixada facilmente na extremidade da parafusadeira, chamada de mandril.
Os modelos são em formato de pistola e possuem um gatilho, que coloca o aparelho em funcionamento. Geralmente, pressionando o gatilho para cima o parafuso será fixado. Pressionando-o para baixo, o parafuso será removido. A parafusadeira é um equipamento ideal para montar e desmontar móveis e outros equipamentos.

📗 Qual parafusadeira comprar para uso doméstico?

Nosso ranking de melhores parafusadeiras de 2020 teve a GSR 7-14 E 127V, da Bosch, ocupando a primeira posição. Por sua versatilidade e fácil manuseio, esse equipamento possui um ótimo custo-benefício. Consideramos que essa seja a ferramenta ideal para uso doméstico.

📗 Onde comprar uma parafusadeira?

A parafusadeira é uma ferramente facilmente encontrada em lojas virtuais, como Amazon, Americanas e Submarino. Caso você prefira comprar o equipamento em uma loja física, procure em ferragens e lojas especializadas no ramo de ferramentas.