Melhores livros de biologia

melhores livros didáticos de biologia

Biologia é uma das matérias mais interessantes para serem estudadas, só de pensar em biologia já conseguimos imaginar animais, o inicio da vida na Terra e o funcionamento do corpo humano. Os biólogos estudam a estrutura, função, crescimento, origem, evolução e distribuição dos organismos vivos. São geralmente considerados pelo menos nove campos principais da biologia, cada um dos quais consiste em múltiplos subcampos de estudo, eles são: biologia celular, biologia evolucionaria, biologia molecular, bioquímica, botânica, ecologia, fisiologia, genética e zoologia.

Veja direto qual é o melhor livro de biologia na Amazon.

Biologia de Campbell ★ ★ ★ ★ ★

Biologia de Campbell

Ver na Amazon
Vida: A Ciência da Biologia ★ ★ ★ ★

Vida: A Ciência da Biologia

Ver na Amazon
Biologia: Unidade e Diversidade da Vida ★ ★ ★

Biologia: Unidade e Diversidade da Vida

Ver na Amazon
Biologia: Unidade e Diversidade da Vida - Cecie Starr

5. Biologia: Unidade e Diversidade da Vida - Cecie Starr

Biologia: Unidade e diversidade da vida de Cecie Starr é um livro separado em três volumes com uma linguagem bem simples para qualquer um que deseje se aventurar no mundo da biologia. Um detalhe interessante sobre o livro é que as fotos ilustrativas são todas de autoria do National Geographic, canal de televisão reconhecido por suas séries e documentários sobre ciência e meio ambiente.

  • Livro didático de biologia com o melhor preço
  • Conteúdo de fácil entendimento
  • Imagens ilustrativas fornecidas pelo National Geographic
Ver na Amazon Ver na Americanas
Biologia Marinha - Peter Castro

4. Biologia Marinha - Peter Castro

Biologia Marinha de Castro é o livro de referência no campo de biologia marinha, além disso, é um livro amplamente utilizado por diversos estudiosos de outras áreas marinhas, como geólogos marinhos, oceanógrafos, ecologistas, entre outros.

  • Livro com estrutura organizada
  • Exercícios de revisão bem elaborados
  • Imagens imersivas ao conteúdo explicado
Ver na Amazon
Fundamentos da Biologia Celular - Alberts, Bray, Hopkin, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, Walter

3. Fundamentos da Biologia Celular - Alberts, Bray, Hopkin, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, Walter

Se nosso quarto colocado é referência em Biologia Marinha, podemos dizer que Fundamentos da Biologia Celular é o principal recurso em estudos sobre as células. O livro reúne anos de trabalho de diversos professores e pesquisadores para entregar um material de fácil compreensão para aqueles que buscam formação em biológicas.

  • Escrita lúcida de fácil compreensão
  • Vários professores/pesquisadores envolvidos
  • Ilustrações de alta resolução
Ver na Amazon Ver na Americanas
Vida: A Ciência da Biologia - David Sadava , David M. Hillis , H. Craig Heller , Sally D. Hacker

2. Vida: A Ciência da Biologia - David Sadava , David M. Hillis , H. Craig Heller , Sally D. Hacker

Com a 11ª edição acabando de sair do forno para o público brasileiro, o livro Vida: A Ciência da Biologia é uma ótima alternativa ao Biologia de Campbell, sendo separado em três volumes que abordam os seguintes temas: vida, célula, genética, evolução, diversidade, ecologia, forma e função animal e vegetal.

  • Três livros separados por temas
  • Nova edição pela Artmed
  • Livro bastante colorido e ilustrado
Ver na Amazon
Biologia de Campbell - Reece, Wasserman, Urry, Cain, Minorsky, Jackson

1. Biologia de Campbell - Reece, Wasserman, Urry, Cain, Minorsky, Jackson

Biologia de Campbell, escrito por seis professores que atuam ativamente, é o livro referência na área de biologia, utilizado na maioria das universidades do mundo(inclusive no Brasil) e até como principal material de estudos para a Olimpíada Internacional de Biologia.

  • Abrange a biologia de maneira geral
  • Livro de volume único
  • Leitura de fácil compreensão
Ver na Amazon Ver na Americanas

Nota do Editor

Escolher entre os melhores livros didáticos de biologia é uma tarefa que requer atenção. A primeira coisa que precisamos entender é que biologia é uma área que é separada por diversos campos de estudos e aprofunda bastante em cada um deles. Alguns livros citados neste artigo exploram a biologia de uma forma mais generalista passando por células, evolução, cadeia alimentar, meio ambiente e outros tópicos da biologia, enquanto outros podem ser mais específicos, como é o caso do Biologia Marinha de Peter Castro.

De maneira geral o livro Biologia de Campbell é o mais recomendado, por ser uma antiga referência nos estudos da área, utilizado como material principal nas graduações de biologia, também é o principal recurso para as Olimpíadas Internaconais de Biologia.

Os livros Vida: A Ciência da Biologia e Biologia: Unidade e Diversidade da Vida são outros livros que abordam a biologia de maneira geral passando por todos seus tópicos, são excelentes alternativas ao Biologia de Campbell com a diferença que são separados por volumes.

Fundamentos de Biologia Celular e Biologia Marinha são livros mais específicos, assim como existem de diversos outros campos como zoologia, bioquímica, ecologia e etc. O motivo deles aparecerem na lista é justamente por serem livros singulares e referências em seus seus campos, principalmente no Brasil, onde não há muita variedade para Biologia Celular e Biologia Marinha. É de interesse do Lista Melhores criar novas listas de outros campos da biologia como ecologia, zoologia, botânica, entre outros.

Entendendo melhor a ciência da vida

Biologia também é conhecida como a ciência da vida. O seu nome deriva das palavras gregas "bio" que significa vida e "logo" que significa estudo. A biologia é dividida em vários campos, como mostraremos a seguir:

Biologia Celular: o estudo das unidades celulares básicas dos seres vivos
Biologia evolutiva: o estudo das origens e das mudanças na diversidade da vida.
Biologia Molecular: o estudo das moléculas biológicas.
Bioquímica: o estudo das substâncias materiais que existem dentro de todos os seres vivos.
Botânica: o estudo das plantas e vegetais.
Ecologia: o estudo da interação dos seres vivos com o meio ambiente.
Fisiologia: o estudo das funções dos organismos.
Genética: o estudo da hereditariedade, também está ligado a biologia evolutiva.
Zoologia: o estudo dos animais.

Algumas dessas áreas estão bastante correlacionadas, podemos dizer que é impossível você se tornar um especialista em ecologia sem, antes, conhecer o básico sobre biologica evolutiva.

Darwin e o evolucionismo

Charles Darwin é considerado o pai da biologia moderna, em seu livro "A origem das espécies", formulou a teoria da evolução por seleção natural. A teoria basicamente consiste que os organismos, para se adaptarem e terem mais chances de sobreviver ao ambiente em que vivem, mudam suas características ao longo do tempo e essas mutações são passadas de geração em geração através do DNA.

A evolução por seleção natural é uma das mais importantes teorias na história da ciência e é apoiada por evidências de uma grande variedade de disciplinas científicas, como geologia, genética e palenteologia.

A teoria de Darwin também implica dizer que todos nós viemos de um ancestral em comum, ou seja, todos os seres vivos estão ligados entre si. As teorias mais aceitas falam também que a primeira forma de vida se originou nas águas.

Muitas vezes a teoria da evolução de Darwin é descrita como "sobrevivência do mais apto" ou "sobrevivência do mais forte", mas isso pode ser enganoso. Aqui, "aptidão" não se refere à força ou habilidade atlética de um organismo, mas sim à capacidade de sobreviver e reproduzir-se.

Por exemplo, um estudo sobre a evolução humana em 1.900 estudantes, publicado online na revista Personalidade e Diferenças Individuais em outubro de 2017, descobriu que muitas pessoas podem ter dificuldade em encontrar um companheiro por causa da rápida mudança dos avanços tecnológicos sociais que estão evoluindo mais rapidamente do que os humanos. "Quase 1 em cada 2 indivíduos enfrenta dificuldades consideráveis no domínio do acasalamento", disse o autor principal do estudo Menelaos Apostolou, professor associado de ciências sociais da Universidade de Nicósia, no Chipre. "Na maioria dos casos, essas dificuldades não se devem a algo errado ou quebrado, mas a pessoas que vivem em um ambiente muito diferente do ambiente em que evoluíram para funcionar".

Seleção natural

Se nós quiséssemos compreender a origem das baleias seria necessário ter uma compreensão básica de como funciona a seleção natural. A seleção natural pode mudar uma espécie de pequenas formas, fazendo com que uma população mude de cor ou de tamanho através de uma mutação e essas características podem ser passadas ao longo de várias gerações. Essas pequenas mutações são chamadas de "microevolução."

Mas a seleção natural também é capaz de muito mais. Pode transformar dinossauros em aves, mamíferos anfíbios em baleias e os antepassados dos macacos em humanos. Dado tempo suficiente e suficientes mudanças acumuladas, a seleção natural pode criar espécies inteiramente novas, conhecidas como "macroevolução"

Vamos usar felinos como exemplo. Um uma onça pode ser amarela com bolinhas pretas, mas por conta de uma pequena mutação, algumas características genéticas dela podem mudar e ela passará a ser uma pantera negra, este é um bom exemplo de "microevolução".

Agora imagine um tigre dentes-de-sabre. Antigamente o planeta Terra tinha bem mais oxigênio e, por consequência disso, os animais eram maiores e necessitavam de mais oxigênio. Conforme o tempo foi passando, a terra perdeu oxigênio e somente os tigres, que sofreram mutações para ficarem menores, conseguiram sobreviver com menos oxigênio, os tigres dentes-de-sabre que eram maiores e exigiam mais oxigênio não conseguiram se adaptar às condições climáticas, dai em diante somente essas espécies menores conseguiram se adaptar e sobreviver. Este fenômeno de uma espécie se transformar em outra para sobreviver é chamado de macromutação.

Problemas modernos da biologia

O estudo de biologia é extremamente importante e necessário, com o avanço da biotecnologia, medicina e agricultura surgem inúmeras descobertas que podem ser motivo de preocupação, não somente os biólogos, mas para toda a sociedade. A seguir, listaremos alguns temas da biologia que estão em alta.

Engenharia genética: se trata de um termo utilizado para a manipulação de genes, ou seja, é possível controlar as características de nosso organismo. As principais preocupações com a engenharia genética são os problemas de saúde que a engenharia genética pode causar e a diferença social que pode aparecer ao criar uma espécie muito mais avançados em comparação ao homo sapiens atual.

Ecologia e meio ambiente: aquecimento global, poluição e catástrofes ambientais são sinais de que o mundo está mudando, e isso acontece principalmente por conta da ação do homem sobre o planeta em que vive. A ecologia é a ciência responsável por entender a relação do homem com o seu planeta e como fazer para diminuir o impacto causado pelo nosso avanço.

Agricultura e segurança alimentar: a previsão é que a população mundial aumente para 9 bilhões de pessoas até 2050. A triste realidade é que nossos recursos são finitos e precisamos achar um jeito de administrá-los de forma sustentável. Caso isso não seja feito, é provável que o mundo entre em colapso por conta da falta de alimentos. Além disso, é preciso entender os riscos que existem nas formas de produções atuais de alimentos, como por exemplo, o uso de agrotóxicos no processo da agricultura.