Melhores livros de geografia

melhores livros didáticos de geografia

Geografia é uma das matérias mais gratificantes de aprender, principalmente se for através de um livro didático. Mapas, vulcões, oceanos, hidrelétricas, florestas, cidades, meio ambiente e planetas são algumas das ilustrações que você irá vislumbrar ao abrir um livro de geografia. Geografia se trata do estudo da superfície terrestre e dos fenômenos, sejam eles físicos, biológicos ou de ações humanas que interagem com a paisagem do nosso planeta. Separamos alguns dos melhores livros para você começar seus estudos de geografia e dominar a matéria.

Veja direto qual é o melhor livro de geografia na Amazon.

Para Entender a Terra ★ ★ ★ ★ ★

Para Entender a Terra

Ver na Amazon
Decifrando a Terra ★ ★ ★ ★

Decifrando a Terra

Ver na Amazon
Geossistemas: Uma Introdução à Geografia Física ★ ★ ★

Geossistemas: Uma Introdução à Geografia Física

Ver na Amazon
Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica e Evolucionária - C. Barry Cox, P. Moore, R. Ladle

5. Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica e Evolucionária - C. Barry Cox, P. Moore, R. Ladle

Como o próprio nome já diz, Biogeografia é um livro que sintetiza duas áreas de estudo: a biologia e a geografia, abordando as seguintes áreas da pesquisa: biogeografia continental, marinha e insular. O objetivo dessa união de disciplinas é mostrar para o aluno como a distribuição das espécies e ecossistemas podem afetar o espaço geográfico. O livro também mostra como podemos, com a biogeografia, entender problemas ambientais atuais como o aquecimento global, poluição de rios e lagos, vazamento de petróleo, falta de água e recursos, extinção das espécies e outros assuntos.

  • Abordagem biogeográfica com foco na ecologia
  • Contextualização de problemas ambientais modernos
  • Poucos jargões utilizados, facilitando a compreensão
Ver na Amazon Ver na Americanas
Geossistemas: Uma Introdução à Geografia Física - Robert Christopherson, Ginger H. Birkeland

4. Geossistemas: Uma Introdução à Geografia Física - Robert Christopherson, Ginger H. Birkeland

Geossistemas é um dos recursos de geografia física mais utilizado nas universidades ao redor do mundo. O livro aborda, assim como o quinto livro de nossa lista, geografia focando principalmente nas mudanças climáticas. O livro é escrito numa linguagem que até os mais novos estudantes da áreas de ciências da Terra podem compreender e possui ótimas ilustrações com imagens, gráficos e tabelas coloridos para melhorar a experiência de leitura do aluno.

  • Grande foco nas mudanças climáticas
  • Ilustrações coloridas e cheias de vida
  • Linguagem de fácil entendimento
Ver na Amazon Ver na Americanas
Geografia Geral e do Brasil - João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

3. Geografia Geral e do Brasil - João Carlos Moreira, Eustáquio de Sene

Geografia Geral e do Brasil de Eustáquio de Sene é o livro referência para Geografia no ensino médio e, também, o manual mais utilizado para a preparação de vestibulandos para provas de nível médio, como FUVEST e ENEM. Por ser muito utilizado no ensino médio, o livro acaba se tornando um ótimo recurso para os cursos de licenciatura, onde os graduados terão que se adaptar ao livro para poder utilizar ele quando estiverem dando aula nas escolas.

  • Principal recurso para ensino médio e vestibulares
  • Recurso valioso para professores de licenciatura
  • Aborda aspectos da geografia brasileira
Ver na Amazon Ver na Americanas
Decifrando a Terra - W. Teixeira, M. Cristina Motta de Toledo, T. Fairchild, F. Taioli

2. Decifrando a Terra - W. Teixeira, M. Cristina Motta de Toledo, T. Fairchild, F. Taioli

Decifrando a Terra é um manual completo para geologia totalmente feito por professores brasileiros. Então, além de apresentar geologia de forma completa, o livro também trás exemplos, ilustrações e diagramas completos do território brasileiro. Outra característica importante sobre o livro é que ele pode ser um pouco mais aprofundado que os demais livros dessa lista, ainda sim o mesmo apresenta uma linguagem de fácil entendimento, seja para alunos das áreas de ciências da terra ou curiosos que queiram aprender um pouco mais sobre o Brasil.

  • Livro escrito por professores brasileiros
  • Conteúdo um pouco mais aprofundado
  • Exemplos utilizados são de território nacional
Ver na Amazon Ver na Americanas
Para Entender a Terra - John Grotzinger, Tom Jordan

1. Para Entender a Terra - John Grotzinger, Tom Jordan

Para Entender a Terra é o livro mais tido como referência nos cursos de ciências da Terra pelas universidades ao redor do mundo. Publicado pela primeira vez em 1965 por Frank Press e Raymond Siever, o livro foi continuado pelos cientistas John Grotzinger e Tom Jordan. O principal detalhe sobre este livro é que os autores estimulam os alunos a pensarem como geólogos para entender como os cientistas chegaram ao conhecimento atual.

  • Livro referência na área de ciências da Terra
  • Ótimas ilustrações gráficas
  • Linguagem simples para todos os alunos
Ver na Amazon Ver na Americanas

Nota do Editor

Escolher o melhor livro de geografia requer atenção para alguns detalhes. Primeiramente, é preciso especificar qual será o proposito do livro seja ele para um curso de geografia, passar em uma disciplina ou prova específica ou apenas para aprender a matéria como um hobbie.

Os livros Para Entender a Terra, Geossistemas o Decifrando a Terra são livros referências nos estudos de geográfia física, o terceiro sendo mais apropriado caso você queira aprender com ênfase no território brasileiro e o primeiro se você quer aprender de uma maneira mais geral.

Geografia Geral e do Brasil do Eustáquio de Sene também pode ser o mais apropriado em alguns circunstâncias, primeiramente se você quer passar num vestibular de ensino médio como, por exemplo, FUVEST, Comvest, Vunesp, ENEM, etc. Se você estiver cursando uma licenciatura, o livro pode ser uma boa alternativa, já que é o material utilizado como principal fonte para dar aula nas escolas de ensino médio.

Se você está em um curso de biologia, ecologia ou qualquer outra área de ciências sustentáveis, o livro Biogeografia se torna a alternativa ideal já que o foco dele é uma abordagem mais voltada para entender as interações das espécies e seus impactos no meio ambiente.

De maneira geral, todos estes livros possuem uma leitura simples e podem ser utilizados para quem busca aprender geografia com um determinado fim ou apenas como um hobbie, afinal é uma matéria muito interessante e os livros contam com diversas imagens para tornar a leitura mais agradável possível.

Principais conteúdos de um livro de geografia

Os livros de geografia costumam variar bastante entre os temas apresentandos. Alguns livros de geografia podem começar apresentando o estudo das placas tectônicas e outros podem começar apresentando a formação do planeta Terra. Se o livro for nacional ele pode mostrar os biomas e dar ênfase na geografia brasileira e se for um livro traduzido provavelmente terá mais exemplos internacionais. Além disso os livros de ensino médio podem trazer o conteúdo mais generalista e menos detalhado que o livro de ensino superior.

No geral, o conteúdo apresentado será bem parecido, você verá um pouco sobre os métodos ciêntíficos, como ler um mapa com legendas e coordenadas, as vegetações(biomas brasileiro, se o livro for de autoria nacional), as placas tectônicas e suas principais teorias, processos de formação de relevo e como se formam as montanhas e vales, a globalização e como as revoluções indústriais alteraram o planeta, os funcionamentos das energias elétricas (principalmente as sustentáveis que podem ser: hidroelétrica, eólica, solar, das ondas, geotérmica, bioenergia e outras tecnologias), problemas ambientais como aquecimento global e escassez dos recursos do planeta, teorias demográficas e suas principais características. Em livros do ensino superior, temas de geografia física começam a aparecer bem mais como os tipos de mineirais e rochas, sedimentação, metamorfismo, deformação e modificação das rochas, geobiologia, vulcanismos e terremotos, o sistema do clima e os principais cálculos, ciclo hidrológico e água subterrânea, transporte fluvial, costas e bacias oceânicas, etc.

Quais principais temas da geografia

A geografia possui cinco temas principais que oferecem uma organização eficaz dentro do ensino da matéria e, dentro desses cinco temas, existem diversos subtemas e assuntos que podem ser compreendidos nos estudos geográficos. Esses temas são localização, lugar, interação humano-ambiente, movimento e região.

Localização

Na maioria das escolas, o estudo de geografia começa pela localização, que tem como objetivo situar o espaço geográfico que será utilizado como base para algum estudo. A localização pode ser divida em absoluta ou relativa.

Localização absluta possui uma referência própria para o lugar, pode ser uma coordenada, latitude e longitude ou até mesmo um endereço de uma casa. O importante é que esta localização seja um valor próprio.

Localização relativa é a descrição de um local com base nas suas conexões com outros lugares. Neste tipo de localização você pode usar um ponto de referência para localizar o lugar. Exemplo: A cidade de Santos fica à 80km do Centro de São Paulo.

Local

Local serve para descrever as características de um local. As caracterísitcas também são divididas em dois tipos: física ou humana.

Característica física pode ser a descrição de florestas, rios, litorais, praias, desertos. Podemos dizer, por exemplo, que uma floresta é tropical ou equatorial dependendo da sua temperatura, quantidade de chuva e tipo de vegetação que é apresentada. Um mapa de relevo ou vegetação são algumas das ferramentas que podemos utilizar para descrever características físicas.

Características humanas são as caracterísitcas projetadas pela modificação do homem em seu espaço geográfico. Revoluções, cultura, arquitetura, práticas religiosas são diversos exemplos de características humanas que podemos citar. Um bom exeplo de característica humana sobre nosso país seria: os brasileiros falam a língua portuguesa e a religião predominante do país é o Cristianismo.

Interação Humano-Meio Ambiente

Talvez seja nesse tema que a geografia seja mais entendida, já que é o tema que trata das interações dos seres humanos com o ambiente em que vivem. Os humanos moldam o planeta e meio ambiente ao seu redor para se adaptarem, do humano que retira uma maçã de uma árvore para se alimentar até a empresa que polui rios e mares para gerar lucro, o que precisamos entender é que toda ação do homem gera impactos no lugar em que vive. Existem três conceitos básicos para a Interação Humano-Meio Ambiente: dependência (os humanos dependem do ambiente), adaptação (os seres humanos adaptam-se ao ambiente) e modificação (os seres humanos modificam o ambiente).

Movimento

Este tema trata não somente da movimentação do homem de um lugar para outro, mas também do alcance e percurso de suas ações. Os movimentos podem ser migração ou emigração, que seria a mudança do homem do seu país ou cidade de origem para outro(a), seja para ter uma vida melhor ou fugir de uma guerra, revoluções indústriais como a expansão das tele comunicações ao redor do mundo e também o curso da exploção de uma bomba nuclear.

Regiões

As regiões são áreas com caracterísitcas distintas(física, política, vegetação, clima...) que são divididas para se tornarem gerenciáveis aos estudos geográficos. A região não possui muita utilidade quando se trata de visualizar a área real, mas é bastante útil quando queremos compreende-las como unidades. As regiões podem ser separadas por continentes(Europa, América do Norte e África), país(Brasil, Argentina e Uruguai), região(Norte, Nordeste e Centro-Oeste), cidade (Rio de Janeiro, Fortaleza e São Paulo) e muito mais.