Melhores livros de sociologia

melhores livros didáticos de sociologia

Sociologia é a matéria de ciências humanas que busca compreender a sociedade humana interagindo em grupos, seu comportamento e suas relações. Uma coisa que precisamos entender a respeito da sociologia é que a ciência está em constante transformação, afinal se trata de uma interpretação da sociedade ao longo do tempo. Hoje, mais do que nunca, os seres humanos estão passando por mudanças de diferentes formas, estas podem ser políticas, econômicas, sociais ou religiosas. Os livros, embora não consigam transcrever todas as mudanças, ainda são os melhores recursos para estudar sociologia, pois através deles você será capaz de compreender as principais mudanças e os eventos históricos que aconteceram para que tal mudança acontecesse. Confira agora todos os melhores livros de sociologia.

Veja direto qual é o melhor livro de sociologia na Amazon.

Sociologia da Infância - William A. Corsaro

5. Sociologia da Infância - William A. Corsaro

Sociologia da Infância de Willian Corsaro é um pouco diferente dos demais livros que serão abordados nessa lista. O foco principal deste livro é trazer uma visão mais pedagógica da sociologia para entender o comportamento das crianças e como este comportamento pode influenciar essas mesmas crianças no futuro. A obra também traz também a discussão em volta do direito das crianças que é discutido pela ONU(Organização das Nações Unidas).

  • Foco principal no comportamento infantil
  • Livro conta com vários exemplos para melhor entendimento
  • Impressão de boa qualidade
Ver na Amazon Ver na Americanas
Sociologia - Richard T. Schaefer

4. Sociologia - Richard T. Schaefer

Sociologia de Richard Schaefer já é um livro didático com uma abordagem moderna sobre sociologia e um dos mais utilizados no mundo, principalmente nas universidades americanas. A principal diferença deste manual de sociologia é que ele integra diversas culturas para o aluno entender e trabalhar sobre diversos temas como raça, religião, etnia, sexo e idade. Além disso, o livro reforça o pensamento crítico do aluno ao trazer a pesquisa sociológica para o mundo atual.

  • Induz ao pensamento crítico
  • Tópicos modernos de sociologia
  • O livro trabalha com pesquisas sociológicas
Ver na Amazon Ver na Americanas
Filosofia e Sociologia - Marilena Chauí

3. Filosofia e Sociologia - Marilena Chauí

Filosofia e sociologia são duas áreas que estão bastante ligadas, a primeira está relacionada a questionar a existência e a segunda o comportamento, mas foi por outro motivo que o livro apareceu na lista. O livro de Marilena Chauí é o manual mais utilizado no ensino médio e também a referência principal para os vestibulares do mesmo nível, então ele se torna muito útil para os alunos de licenciatura que tem como objetivo se tornar professor. Por mais que seja de nível médio, o livro de Marilena Chauí consegue abordar bem os principais temas da sociologia.

  • Principal recurso para alunos do ensino médio e vestibulandos
  • Muito útil nos cursos de licenciatura
  • Sintetiza os conhecimentos de filosofia e sociologia
Ver na Amazon Ver na Americanas
Sociologia: Sua Bússola para o Novo Mundo - Robert Brym

2. Sociologia: Sua Bússola para o Novo Mundo - Robert Brym

O livro de sociologia de Robert Brym é outro livro de sociologia para cursos do ensino superior. A grande novidade deste livro é que além de trazer as pesquisas sociológicas, ele também trás diversos outros recursos pedagógicos como, por exemplo, histórias pessoais dos autores, discussão sobre tópicos modernos e a situação da política mundial. Assim como outros livros dessa lista, este livro didático incentiva o pensamento crítico do aluno ao introduzi-lo para as questões sociais.

  • Também trabalha com pesquisas sociológicas
  • Traz histórias individuais dos autores
  • Linguagem simples de fácil entendimento
Ver na Amazon Ver na Americanas
Sociologia - Anthony Giddens

1. Sociologia - Anthony Giddens

O primeiro livro desta lista é o renomado Sociologia de Anthony Giddens. Giddens é um sociólogo britânico, conhecido mundialmente por sua Teoria da Estruturação. O sociólogo também possui mais de vinte livros de sociologia e seus livros são tido como o principal material para cursos de sociologia, principalmente entre as universidades britânicas, como a Universidade de Oxford.

  • Principal livro didático de sociologia
  • Escrito por um sociólogo renomado
  • Ótimos exemplos textuais e ilustrados
Ver na Amazon Ver na Americanas

Menção honrosa: Textos básicos de sociologia - Celso Castro

Embora não seja um livro didático de sociologia, o livro Textos básicos de sociologia, obra do professor Celso Castro, é um livro muito importante para estudantes de ciências sociais. O livro trás a leitura e análise das obras dos principais nomes da sociologia como Émile Durkheim, Max Weber, Georg Simmel, Alfred Schutz, Karl Marx e Howard Becker.

Você pode conferir este livro pelo site da Amazon clicando aqui.

Nota do Editor

Nossa lista teve como principal objetivo trazer livros didáticos que pudessem transmitir os conhecimentos necessários para os alunos que estão aprendendo sociologia, seja para um curso ou de maneira individual. É importante lembrar que sociologia é uma matéria que exige mais que livros didáticos, é preciso ler livros dos principais autores como, por exemplo, Karl Marx, Zygmunt Bauman ou Friedrich Engels para entender melhor seus pensamentos, lutas e revoluções. Além disso, muito de sociologia pode ser aprendido através de um olhar crítico para a sociedade, quando você pega um contexto atual de algo que está acontecendo e tenta entender o porque daquilo estar acontecendo, aonde as pessoas querem chegar com tal movimento ou qual as motivações para suas batalhas.

Questionar é uma boa forma de fazer pensamentos críticos, vamos pegar como exemplo a imigração, para exemplificar, algumas perguntas boas seriam: porque as pessoas sentem necessidade de abandonar as seus países de origem para ir de um país para outro? Seria por um contexto de guerra ou para ter condições melhores? Será que elas vão aceitar aceitas? Se não, porque as pessoas que não aceitam imigrantes têm esse comportamento? Será que elas se sentem ameaçadas pela cultura diferente, pela situação econômica do seu país ou simplesmente por motivos internos? Essas e muitas outras perguntas podem ser feitas para quem busca entender o comportamento da sociedade, a partir delas você pode traçar um caminho para continuar seus estudos e desenvolver seus próprios textos na área.

Conteúdo dos livros didáticos de sociologia

Os livros didáticos de sociologia costumam apresentar uma estrutura semelhante em relação ao conteúdo. Normalmente o livro começa apresentando o que é a sociologia e como ela se diferencia de outras matérias, os tipos de estruturas sociais que existem, as teorias clássicas da sociologia dos autores mais importantes (Marx, Weber, Durkheim). Se o livro for de ensino superior, é possível que ele aborde os métodos científicos para sociologia que geralmente incluem pesquisa qualitativa e quantitativa, entrevistas, observação dos participantes, comparação e análises históricas, probabilidade e análises estatísticas(sim, não da para fugir de matemática). Os tipos de instituições sociais também é um dos temas principais da matéria, cada instituição social conta com diversos estudos mais especializados, entre esses tipos de instituições podemos ver família, escola, religião, trabalho, política, mídia e cultural. No tópico cultura estudamos como somos influenciados pelos nossos grupos sociais, as características e elementos da cultura como escrita, linguagens, direitos e deveres, normas, valores, cultura popular e influência da mídia. Alguns tópicos de psicologia também podem aparecer nos seus estudos de sociologia, como acontece na Teoria da Socialização de Freud, que utiliza a perspectiva psicoanalítica. Um dos principais tópicos da sociologia, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, é a desigualdade social. Esse assunto trata as principais injustiças que aconteceram(e acontecem) ao longo da história. Podemos ver a desigualdade do proletariado de Marx, o movimento feminista e suas lutas em busca da igualdade de tratamento e salarial, a discriminação racial e como isso afeta os negros até os dias de hoje, a distinção de gênero e sua construção social, identificação sexual e os principais problemas enfrentados por pessoas LGBT's. População, urbanização e meio ambiente é outro assunto bastante cobrado em sociologia e em outras matérias de ciências humanas, como geografia. Aqui estudamos imigração, o crescimento populacional e os problemas com recursos humanos, o comportamento humano, movimentos sociais e mudanças sociais.

Além desses, podem ser abordados diversos temas nos livros de sociologia, alguns livros podem entrar mais em política e sistema judiciário, outros tratam com mais ênfase a questão da desigualdade e as lutas das minorias e outros são mais voltados à pesquisa e comportamento social moderno.

A importância da sociologia no ensino

Muito tem se discutido sobre a importância das matérias de ciências humanas, como sociologia e filosofia, no ensino médio e superior. Primeiramente, isso é uma opinião que vária de pessoa para pessoa, algumas podem achar que matérias de ciências exatas são mais importantes e outras podem achar que matérias de ciências humanas são mais importantes, mas no aspecto geral todas matérias tem suas próprias utilidades que são essenciais para o nosso desenvolvimento como ser humano e membros de uma sociedade.

A sociologia tem diversas funções importantes dentro do nosso ensino, uma coisa que temos que entender é que o mundo de hoje é bastante colaborativo, devido aos avanços tecnológicos que nos permitem transferir dados em informações na velocidade da luz, e isso implica em lidar com pessoas de diversos tipos de grupos, nacionalidades, etnias, religiões, seja no trabalho, em escolas, comunidades ou pela internet. Aqui a sociologia nos ensina a ser mais tolerante, temos que recapitular que durante toda a nossa história, o ser humano sempre tentou separar minorias como, por exemplo, falar que pessoas LGBT estavam ligados a DST's, que pessoas negras eram vistas como suja, pessoas com castas inferiores traziam má sorte, entre outros absurdos. Um dos principais objetivos da sociologia, principalmente no ensino médio, é tentar desmistificar essas falácias e compreender todo o contexto por trás delas, para que possamos formar pessoas menos ignorantes e que respeitem outras pessoas e suas diversidades. O pluralismo de ideias também é um dos benefícios do aluno que aprende sociologia no ensino médio ou superior, principalmente quando ele for para o ambiente profissional, onde terá que lidar com grupos e líderes que pensam de maneira diferente. As grandes empresas de hoje necessitam de pessoas com essa disposição para trabalhar em equipe afinal, em um mundo globalizado, é importante ter funcionários que consigam se entender com pessoas de diversas cidades e países.