Melhores antenas digitais

A antena digital é o equipamento que possibilitou a eliminação das transmissões analógicas. Isso ocorreu no final de 2018 por conta de um decreto que fez com que o sinal analógico tivesse que se tornar digital. Nesse momento, diversos consumidores procuraram por aparelhos de televisão e antenas que pudessem ser utilizadas em suas residências. Por toda essa importância, é necessário avaliar as melhores antenas digitais, suas especificações e diferenças.

Melhores antenas digitais de 2020

1. Antena Digital TV Amplificada Interna Externa Prova Água UHF
2. Antena Digital Externa TV Aquario DTV-2000 VHF / UHF / FM / HDTV
3. Antena Digital Externa TV Aquario DTV-1500 UHF / HDTV
4. Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Bestfer
5. Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Lotus LT-130
6. Antena Digital Interna TV Aquario DTV-100 VHF / UHF / FM / HDTV
7. Antena Digital Interna TV Pix VHF / UHF / FM / HDTV
8. Kit de Antena Parabólica Sky e Receptor Digital Sky Flex HD
9. Antena Digital Interna Amplificada Intelbras UHF / HDTV
Antena Digital TV Amplificada Interna Externa Prova Água UHF

1. Antena Digital TV Amplificada Interna Externa Prova Água UHF

Essa antena feita para recepção do sinal digital para uso duplo, interno ou externo, também se destaca pela alta qualidade de seus recursos. Um cabo de 4.3 metros acompanha o equipamento. Além de ser a prova de chuva, ela é definida como uma antena de alta sensibilidade e que não necessita de energia elétrica para funcionamento.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Antena Digital Externa TV Aquario DTV-2000 VHF / UHF / FM / HDTV

2. Antena Digital Externa TV Aquario DTV-2000 VHF / UHF / FM / HDTV

Essa antena é de uso exclusivo externa. Ela possui sinais disponíveis em VHF, UHF, FM e HDTV digital. O comprimento do cabo que a acompanha é de 16 metros e ela é definida como muito versátil, pois é compatível com todos os televisores e conversores que constam no mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Antena Digital Externa TV Aquario DTV-1500 UHF / HDTV

3. Antena Digital Externa TV Aquario DTV-1500 UHF / HDTV

Também externa, essa antena é considerada completa, 2 em 1 e possui 16 metros de cabo em sua constituição. Os sinais disponíveis são UHF e HDTV, sendo que ela pode ser utilizada com qualquer modelo de TV ou conversor que está disponível no mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Bestfer

4. Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Bestfer

2 em 1, essa antena digital possui sinal Ultra HD e base magnética. Ela possui som e qualidade de alta qualidade e, ainda, é de fácil instalação. O comprimento de seu cabo é de 3 metros e ela promete reduzir os ruídos, melhorando o funcionamento e performance do aparelho.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Lotus LT-130

5. Antena Digital Interna Externa TV 4K Ultra HD Lotus LT-130

Essa antena de 3 metros é interna e externa. Ela vem pronta para sinais de HDTV, Full HD, 3D e SBTVD-TV. É de fácil instalação, possui pouco ruído e libera sons e imagens de boa qualidade e promete sintonizar todos os canais disponíveis facilmente.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Antena Digital Interna TV Aquario DTV-100 VHF / UHF / FM / HDTV

6. Antena Digital Interna TV Aquario DTV-100 VHF / UHF / FM / HDTV

Essa antena já vem montada e possui um design moderno e compacto. O cabo tem comprimento de 5 metros e sua base é magnetizada. Ela é considerada compacta e capta diversos sinais, inclusive VHF, UHF, FM e HDTV digital. Ela pode ser utilizada em qualquer aparelho televisor ou conversor.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Antena Digital Interna TV Pix VHF / UHF / FM / HDTV

7. Antena Digital Interna TV Pix VHF / UHF / FM / HDTV

Blindada para mínima interferência, essa antena Pix é compatível com diversos sinais, inclusive HDTV, DVB-T, ISDB-TV, DMB-T/H e ATSC, além de poder ser utilizada com todos os televisores e conversores do mercado. Seu design na cor preta é compacto e estiloso e o equipamento possui tecnologia de circuito SMD.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Kit de Antena Parabólica Sky e Receptor Digital Sky Flex HD

8. Kit de Antena Parabólica Sky e Receptor Digital Sky Flex HD

Essa antena é diferenciada pois é um kit, que reúne a própria antena e um receptor digital da marca Sky. Ela é exterior, funciona via satélite e também é parabólica. Possui diversos recursos da TV a cabo, como reserva de programas, acesso a aplicativos exclusivos e guia de programação.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Antena Digital Interna Amplificada Intelbras UHF / HDTV

9. Antena Digital Interna Amplificada Intelbras UHF / HDTV

A antena da Intelbras amplifica o sinal pelo cabo USB, o que faz com que ela não necessite de tomadas. Ela promete triplicar o poder de captação em alta definição dos sinais UHF e HDTV. Seu LED indica amplificação e ela também é compatível com qualquer TV ou conversor do mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher a melhor antena digital para você

Alguns aspectos devem ser levados em consideração quando surge a necessidade de uma antena digital. Existem muitos modelos e opções e, por isso, é preciso estar atento a aspectos específicos que tornam a decisão mais fácil.

Tipos: Antena interna e externa

Uma das diferenças que constam no mercado entre as diferentes antenas digitais disponíveis é o fato de algumas serem externas e outras, internas. Ambas possuem um bom custo-benefício. A antena interna, por exemplo, possui um tamanho menor e pode captar sinais como UHF, VHF e FM. A transmissão é gerada por redes e torres próximas e, por isso, esse deve ser um aspecto considerado na escolha: estar próximo a um possível transmissor do sinal.

A externa, por sua vez, é maior, instalada no telhado e seus sinais mais importantes são VHF e UHF. A instalação é mais complexa, já que alguns cuidados precisam ser tomados (clima e posicionamento). Ela capta o sinal de uma maneira mais eficiente e, por isso, deve ser considerada quando a transmissão do sinal não é tão significativa.

Para decidir entre essas duas opções, é importante ter uma ideia de qual é o sinal de transmissão que chega até onde você mora. Se a antena interna for uma opção, ela é menor e mais econômica. Se não for, vale a pena adquirir um equipamento externo, que capta o sinal melhor e pode dividi-lo em mais aparelhos. Uma estratégia é observar as casas vizinhas: muitas antenas externas indicam que o sinal para aparelhos internos pode não ser tão eficiente ou significativo.

UHF, VHF e HDTV

UHF: a sigla UHF, em inglês, significa Ultra High Frequency (Frequência Ultra Alta) e possui frequências a partir de 300 MHz que atingem 3 GHz. É mais potente e ultrapassa melhor obstáculos humanos, como paredes dos préditos, pontes ou aço.

VHF: em inglês, VHF é Very High Frequency (Frequência Muito Alta). As frequências contempladas por esse sinal vão de 30 a 300 MHz. Esse sinal é para rádio FM e é um método primitivo de transmissor utilizado em outros sistemas de comunicação.

HDTV: com o nome inglês High-Definition Television, esse modelo de transmissão é a Televisão de Alta Definição. Sua resolução é melhor do que os formatos previamente citados e conhecidos. Esse sinal libera uma imagem mais limpa e sem chuviscos.

Melhor captação de sinal amplificada

Quando a casa ou apartamento precisa de um sinal de TV mais intenso e uma antena externa não é suficiente para resolver esse problema (alguns motivos são regras condominiais ou tamanho dos apartamentos), pode haver uma alternativa. Nesse caso, uma boa opção é a aquisição de uma antena interna que venha com um amplificador de sinal.

Esses amplificadores maximizam e potencializam a captação dos sinais de TV através dos aparelhos acoplados.

Full HD e Ultra HD (4k)

A resolução HD é pioneira com relação às telas finas e seu surgimento no mercado. Ela é comparada à resolução anterior, das TVs de tubo, que vinham dominando as casas até então. Hoje em dia, a melhor resolução que se pode encontrar é a Ultra HD, também conhecida como 4K ou UHD. Sua qualidade é quatro vezes maior do que a Full HD.

Enquanto a Full HD – melhor do que a HD apenas - possui 8 milhões de pixels em uma tela 16:9, a Ultra HD possui o quadruplo desse valor. A qualidade fica ainda mais significativa quando a tela aumenta, já que mais detalhes aparecem para o espectador.

Melhores marcas: Aquario e Intelbras

A marca Aquário dispõe de diversos aparelhos e equipamentos para serem utilizados em televisores e conversores. Além dela, também existe a Intelbras, que possui antenas de ótima qualidade que correspondem às expectativas do consumidor. Apesar de serem extremamente significativas e boas, essas duas marcas não são as únicas do mercado, mas as mais conhecidas e que apresenta um custo-benefício mais evidente e claro.

FAQs - antenas digitais

📗 O que é uma antena digital?

A antena digital é um aparelho indispensável para a captação do sinal da TV digital. Hoje em dia, o sinal analógico já foi praticamente excluído, mas a previsão é de que ele seja eliminado por completo até 2023 de todos os municípios brasileiros. Essa decisão veio da Portaria número 378/2016 do Ministério das Comunicações. A alta definição e a recepção portátil do antigo estabelecimento de sinal não é modificada por essa inovação. O que muda é, na verdade, a qualidade da imagem e do som que são transmitidos para aqueles que assistem televisão.
Televisores antigos não possuem conversores digitais, que podem ser adquiridos separadamente – o que não dispensa a necessidade de uma antena. Os novos aparelhos fabricados, no entanto, já saem das lojas com a capacidade de receberem o sinal digital.

📗 Qual é a melhor antena digital?

A melhor antena digital pode ser externa ou interna, dependendo da sua habitação e do contexto. Se você viver em um apartamento, por exemplo, a antena interna é uma boa opção. Se você vive em uma casa, a externa pode ser melhor, já que possui mais capacidade de transmissão do sinal. Você pode escolher a antena que melhor satisfaz as suas necessidades e exigências, considerando que os produtos disponíveis no mercado possuem diferentes particularidades (sinais captados, design, comprimento do fio, recursos de otimização...) que podem ser positivas ou indiferentes, dependendo do que você busca.

📗 Qual é o preço de uma antena digital?

As antenas digitais possuem preços variados, que podem ir dos R$ 25,00 até R$ 300,00. Normalmente, as mais baratas são as internas, enquanto as externas precisam de um investimento maior.

📗 Como instalar antena de TV digital?

O primeiro passo da instalação de uma antena digital é a afixação dos parafusos no mostro. A extremidade deve ser apontada para uma estação transmissora. Depois, o cabo deve ser encaixado e rosqueado até o fim. Ele vai fazer com que o sinal chegue até a TV ou até o conversor (o cabo pode ser montado em casa ou adquirido em lojas). Você deve apertar a ponta metálica do cabo com a estrutura flexível, para que não haja mau contato. Então, o cabo deverá ser levado até a TV. As mais novas, lançadas as partir de 2012, possuem o conversor, o que faz com que o cabo possa ser colocado diretamente no televisor. As mais antigas precisam de um conversor que pode ser adquirido separadamente. Na hora de levar o sinal até a televisão, você deve ligar o conversor ao aparelho. Três cabos coloridos são responsáveis pela reprodução de áudio e de vídeo (essas entradas, normalmente, estão atrás ou do lado da televisão). A etapa comum para TV novas ou antigas é a sintonização dos canais. Quando você realizou todas as etapas anteriores, é a hora de ligar o aparelho e identificar os novos canais. As televisões mais novas podem ter a instalação realizada pelo próprio controle remoto. Caso você tenha precisado de um conversor, precisará do controle desse aparelho adicional. Você pode, então, utilizar o equipamento adequado para buscar os canais no sistema. Caso isso não aconteça da primeira vez, é necessário modificar a posição da antena (mesmo no telhado) para fazer com que essa etapa funcione.

📗 Como funciona a antena digital interna?

O funcionamento da antena digital interna depende do sinal digital do estado. Ela fica dentro de casa e funciona por conta de sua conexão ao conversor e ao aparelho de TV. A ideal é o modelo 4 em 1, pois contempla quatro faixas de sinal diferentes: VHF, HDTV, FM e UHF.

📗 Onde comprar antena digital?

As antenas digitais podem ser encontradas em lojas de eletrodomésticos físicas ou até mesmo virtuais. O mesmo ocorre com os conversores, que também podem ser encontrados nesses estabelecimentos.

📗 Como sintonizar antena digital?

A sintonização dos canais da antena digital instalada pode ser feita através da própria TV. Depois da instalação, o usuário precisa utilizar o controle remoto da televisão ou do conversor (caso ele tenha sido necessário no processo) para buscar a sintonia dos canais nas funções dos aparelhos. Depois de alguns instantes de busca, os televisores costumam mostrar os canais que estão disponíveis, incorporando-os à programação e disponibilizando-os para o usuário. Às vezes, quando os canais não são encontrados na primeira tentativa, é necessário reposicionar a antena para que a procura funcione.