Melhores roteadores WiFi

Roteador TP-Link Wireless N 450 Mbps - TL-WR940N

1. Roteador TP-Link Wireless N 450 Mbps - TL-WR940N

A primeira posição dessa lista pertence a um roteador TP-link que dispõe de uma velocidade de até 450Mpbs, o que corrobora para aplicações sensíveis a interrupção, como em serviços de streaming. O produto possui três antenas que o tornam mais robusto e estável. Além disso, conta com criptografia de fácil configuração e um controle de banda baseado em IP, o que faz com que os administradores possam decidir quanta largura de banda é alocada para cada PC.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador TP-Link Wireless Dual Band AC1200 com 4 antenas

2. Roteador TP-Link Wireless Dual Band AC1200 com 4 antenas

Esse roteador possui uma nova geração de WiFi, o que permite que ele alcance até três vezes velocidades normais. A velocidade desse equipamento pode atingir até 867M, enquanto as taxas de transferência de dados chegam ao número de 1.2Gbps. Esse produto é indicado para pessoas que buscam um bom desempenho em aplicações como streaming e jogos online.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador TP-LINK Wireless Dual Band AC750 Archer C20

3. Roteador TP-LINK Wireless Dual Band AC750 Archer C20

O Archer C20, também da TP-link, tem um padrão de WiFi da próxima geração. Ele promete acelerar uma rede de residência e evitar congestionamento causado por diversos dispositivos simultâneos. A proposta é facilitar tarefas simples, como o envio de e-mails ou navegação na internet. A velocidade wireless é de 433Mpbs sobre 5GHz e 300Mbps sobre 2.4GHz.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Wireless Tp-link 5 Antenas Dual Band Ac 1350 Archer C60

4. Roteador Wireless Tp-link 5 Antenas Dual Band Ac 1350 Archer C60

Esse roteador possui bandas de 2.4 GHz (450Mbps) e 5GHz (867Mbps). Ele faz com que todos os dispositivos wireless possam funcionar livremente através de uma cobertura superior de três antenas de 2.4 GHz e duas de 5GHz. A tecnologia Beamforming promete uma grande eficiência da transmissão. Além disso, o produto possui funções diferenciadas, como o controle dos pais e a rede para convidados.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Wireless Tp-Link TL-WR840N 300Mbps 2.4Ghz

5. Roteador Wireless Tp-Link TL-WR840N 300Mbps 2.4Ghz

O TL-WR840N possui uma rede de cabo e wireless para suprir as necessidades de pequenas empresas ou residências. Sua proposta é cobrir funcionalidades como streaming de vídeo, VoIP e jogos online. Ele possui uma tecnologia do botão WPS para garantir uma criptografia WPA2, o que evita riscos como a invasão da rede por externos.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Wireless Intelbras ACtion RG 1200 4 antenas

6. Roteador Wireless Intelbras ACtion RG 1200 4 antenas

Esse roteador da Intelbras conta com um potencial de alto desempenho para streaming, jogos e compartilhamento de conteúdo. Ele promete mais velocidade e estabilidade nas frequências 2,4 GHz (até 300 Mbps) e 5 GHz (até 867 Mbps) para essas atividades. A marca conta com um aplicativo que torna fácil o gerenciamento do dispositivo pelo usuário.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Wireless Intelbras 300Mbps - WRN300

7. Roteador Wireless Intelbras 300Mbps - WRN300

O WRN300, também da Intelbras, é um roteador de fácil instalação e configuração. Ele possui o modo cliente, que gera flexibilização para usuário e pode transformar o wireless em uma forma de conexão da Smart TV. Seu design é inovador e o aparelho é pequeno, o que faz com que ele seja discreto dentro de casa. O dispositivo possui 2 antenas de fixas de 5 dBi.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Roteador Wireless Tp-link Archer C50 1200mbps

8. Roteador Wireless Tp-link Archer C50 1200mbps

O Tp-link CS50 é compatível com a nova geração do WiFi, ou seja, padrão 802.11ac. Ele possui conexões simultâneas de 2.4GHz (300Mbps) e 5GHz (867Mbps). A largura de banda total disponível é 1.2Gbps. As quatro antenas externas são responsáveis por uma conexão de alta cobertura e estável. Além disso, o produto é de fácil gerenciamento, considerando o Tether da Tp-link.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Wireless Tenda Giga Ac1200Mbps 4 antenas

9. Roteador Wireless Tenda Giga Ac1200Mbps 4 antenas

Esse roteador da marca Tenda também é um produto de muita qualidade disponível no mercado. Ele é dual-band, atua em 2,4 GHz e 5GHz e possui disponibilidade de conexão Gigabit, o que aumenta a transmissão dos dados. O roteador possui uma tecnologia Beamformin+, que faz com que as ondas da rede ultrapassem alguns obstáculos, como várias paredes, por exemplo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Roteador Mercusys 2 Antenas 300MBPS - N300

10. Roteador Mercusys 2 Antenas 300MBPS - N300

O Mercusys de duas antenas possui taxa de transmissão de 300 Mbps, o que o torna perfeito para trabalhos básicos e simples. Ele possui duas antes de 5dBi e elas possuem ampla cobertura do ambiente. Além disso, o equipamento disponibiliza uma página da web intuitiva que pode auxiliar o usuário durante o processo de instalação que, por sua vez, poderá ser executado em alguns minutos.

Ver na Submarino Ver na Americanas

Como escolher o melhor roteador WiFi para você

Na hora de escolher um bom roteador WiFi, algumas dicas devem ser levadas em consideração. Para começar, você pode avaliar o perfil da sua conexão, como a velocidade. Se você precisar de uma rede mais veloz, por exemplo, deverá investir em um equipamento capaz de suprir essa necessidade de maior recebimento de dados. Além disso, é importante considerar quantos aparelhos serão conectados à rede e qual é a demanda que você requer da internet. Aliado a isso, outro ponto é o da segurança digital, que deve ser completamente considerada na hora da escolha de um roteador. Sempre existe a terrível oportunidade de roubo de dados e, para evitar esse problema, você deve verificar os recursos de segurança dos produtos. Outras opções disponíveis ao consumidor dizem respeito à personalização das funcionalidades conforme o desejo de quem adquire um dispositivo roteador.

Velocidade máxima em Mbps

A velocidade da internet em Mbps diz respeito à capacidade de desempenho de uma conexão à rede. Ela é medida em byes por segundo e diz respeito a transferência de dados entre a própria internet e um dispositivo. Os Mbps são megabits por segundo, unidade de medida dessa velocidade. Quando você contrata um pacote de internet, dispõe de duas velocidades diferentes: de download e upload. A velocidade de download normalmente é maior nos planos contratados, e significa a rapidez dos dados que você deseja utilizar ao acessar um site ou assistir a um vídeo, por exemplo. A velocidade de upload significa a rapidez no envio de dados por e-mail ou por chat, por exemplo.

Tipos de frequência: 2.4Ghz e 5.0Ghz

As frequências disponíveis nos roteadores são controladas por órgãos reguladores, ou seja, qualquer equipamento pode dispor de uma ou de outra capacidade. Quanto maior a frequência de um dispositivo, maior é o consumo de energia elétrica e o tráfego de dados e menor é a distância alcançada pelo roteador. Os celulares, normalmente, contam com a frequência de 2,4 GHz, o que permite a velocidade da internet a chegar até 54 Mpbs em um cenário perfeito.

A diferença básica entre as duas frequências é o fato da de 2,4 GHz dar um alcance maior, mas um sinal mais lento. A de 5GHz torna disponível um sinal mais rápido, mas uma distância menor.

Antenas

A antena de um roteador tem o objetivo de aumentar o sinal do produto, na recepção ou transmissão de dados. Isso faz com que o WiFi seja melhor e mais abrangente. Existem duas opções de roteadores quando se trata de antenas: duas de 5 dBi ou três de 3 dBi. Quanto mais valor em dBi um equipamento apresenta, mais forte é o sinal e mais longe esse sinal consegue chegar.

Na hora da compra, vale a pena pensar na capacidade de transmissão e recebimento de dados do roteador, mas isso também altera o valor do produto: quanto mais antenas, melhor o sinal e maior o preço. Se você pretende conectar diversos dispositivos simultâneos à mesma rede, talvez seja importante considerar um roteador com mais antenas. Se você utilizar poucas tecnologias ao mesmo tempo, não é totalmente vantajoso comprar um dispositivo com alta capacidade, mas que não vai estar sendo utilizado completamente.

As melhores marcas produtoras de roteadores WiFi são, atualmente, Tp-Link, Intelbras e Tenda. A Tp-Link é uma fabricante global, considerada a principal companhia de rede domésticas do mundo. A Intelbras é uma empresa brasileira do estado de Santa Catarina que produz diversos equipamentos de telecomunicação, inclusive roteadores Wi-Fi. A Tenda, por sua vez, é uma fabricante chinesa que opera com seus produtos em território brasileiro. Essas são as marcas principais quando se trata de roteadores Wi-Fi. Apesar de existirem outras com produtos bons e que cumprem com o prometido, as três supracitadas disponibilizam tecnologias simples ou sofisticadas e preços acessíveis aos consumidores.

FAQs - roteadores WiFi

📗 Qual é o melhor roteador wi-fi?

O melhor roteador WiFi depende da sua exigência do produto. Caso precise de um equipamento mais complexo, com maior capacidade e velocidade máxima, existem algumas opções satisfatórias disponíveis. Se você procura uma tecnologia que possa satisfazer uma demanda mais simples e básica de conexão, o marcado também atende a essas necessidades. Antes de comprar o roteador, vale a pena avaliar quais são os benefícios de cada um dos produtos, considerando que eles são moldados conforme o que o consumidor espera de sua compra.

📗 Como funciona o roteador de internet?

Os roteadores enviam e recebem pacotes de dados dos computadores, celulares, tablets e outros dispositivos através de uma rede interna. Ele possui um switch que busca os melhores caminhos de recepção e transmissão desses dados. Normalmente, os dispositivos buscam por alternativas de menor distância e menor congestionamento. Os roteadores modernos se conectam ao cabo de banda larga e possuem quatro saídas para computadores e possuem antenas, que são responsáveis pelas conexões sem fio.

📗 Como comprar um roteador?

A compra de um roteador WiFi deve ser analisada conforme as necessidades do consumidor e o quanto ele deseja gastar no produto. Hoje em dia, no mercado, existem diversas opções. Se você precisa de uma velocidade boa, mas não pretende conectar tantos dispositivos ao equipamento, vale a pena pensar em uma opção mais econômica. No entanto, se o seu objetivo é ter uma conexão alta e de grande alcance, outra pesquisa deve ser feita. A sugestão é para que você pesquise preços, capacidades e funcionalidades antes de adquirir um roteador WiFi.

📗 Qual tipo de roteador wi-fi tem maior alcance?

Os roteadores com maior alcance são aqueles que dispõem de mais antenas. Um roteador de cinco antenas, por exemplo, tem maior cobertura de distribuição do sinal do que aqueles com três antenas. Além disso, roteadores de 2,4 GHz possuem maior alcance, mas o sinal é mais fraco.

📗 Qual a melhor marca de roteador w-fi?

As marcas que se destacam atualmente no mercado são, principalmente, Tenda, Tp-Link e Intelbras. Apesar de existirem outras, essas três são as que mais estão presentes no mercado e mais disponibilizam opções para o consumidor.

📗 Como configurar roteador wi-fi?

Para configurar um roteador wi-fi, você deve acessar a interface de configuração do dispositivo. Para isso, você deverá digitar o endereço de IP, 192.168.1.1 e pressionar enter. Nessa página, o usuário e a senha normalmente são admin (ambos os cambos). No menu, clique em Wireless e Wireless settings. Onde aparecer SSID, você deve digitar o nome da sua rede WiFi; Region é o seu país; Channel é o canal de rádio (você pode selecionar 1, 6 ou 11); Mode é modo, e deve ser escolhido o 802.11 b/g. As opções “Enable Wireless Route Radio” e Enable SSID Broadcast” devem ser habilitadas e, no final, você deve optar no item “Enable Wireless Security” se você deseja proteger sua rede sem fio com uma senha ou não. No final, é só clicar em “Save”.

📗 Qual a diferença entre roteador e repetidor?

O roteador é o dispositivo responsável por criar redes Wi-Fi particulares, além de transmitir essa conexão para outro aparelho. Ela transmite o sinal de serviço de banda larga. A transmissão de dados pelo roteador ocorre por meio de ondas, que procura a melhor rota para envio e recebimento de dados. O roteador é o equipamento base que gera a conexão e a rede, mas nem sempre consegue transmitir dados em espaços grandes e que necessitam de uma maior cobertura e abrangência. Por esse motivo, existem os repetidores de sinal. Eles são chamados de extensores e conseguem ultrapassar obstáculos, como as paredes. Os repetidores são utilizados para conquista de maior alcance da cobertura da rede em espaços.

Pode-se concluir, portanto, que o roteador é o que geral a transmissão de dados, e que o repetidor é o equipamento que faz com que esses dados cheguem em lugares maiores e com necessidade de maior cobertura.