Melhores notebooks

Notebooks são essenciais na vida de muitas pessoas, principalmente quando você utiliza para trabalho, você pode levar ele para qualquer lugar e executar as mesmas tarefa que um computador de mesa executa. Além disso, notebooks são ótimos para lazer, seja para usar redes sociais, assitir vídeos ou jogar seus jogos favoritos.

Sabendo o quão útil é um notebook e o quão difiícil é escolher um modelo, devido suas variadas especificações, montamos uma lista com os melhores notebooks disponíveis no mercado brasileiro.

Melhores notebooks de 2020

Notebook Dell XPS 13 - i5 8GB 512GB SSD

1. Notebook Dell XPS 13 - i5 8GB 512GB SSD

O nosso primeiro colocado é um notebook premium, Dell XPS é um modelo completo, ótimo notebook para trabalho e uso pessoal. A primeira coisa que chama atenção no modelo é a sua incrível tela que, por menor que seja, consegue exibir imagens com cores exuberantes e um ótimo brilho. A tela também possui um painél IPS e tecnologia flicker free, uma combinação excelente para reduzir o cansaço visual e dores de cabeça. O modelo também conta uma excelente capacidade de armazenamento SSD, que pode variar de 512GB até 1TB. Seu processador é de 10ª geração, que não vai deixar você na mão na hora de executar suas tarefas diárias. Outro ponto vai para seu design, que possui um tamanho compacto e espessuras bem finas.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Notebook Lenovo Ideapad S145 - i5 8GB 1TB

2. Notebook Lenovo Ideapad S145 - i5 8GB 1TB

Asus ZenBook é outro modelo premium, só que bem mais em conta que nosso primeiro colocado. O que mais chama atenção nesse modelo é seu design, começando por seu teclado e touchpad, que possuem iluminação e cor metálica de fundo. Combinando com sua seu design, sua tela de LED IPS possui uma ótima qualidade de imagem com suporte a resoluções Full HD (1920 x 1080 pixels). Sua tela também possui tecnologia flicker free, para reduzir o cansaço visual de usuários que passam bastante tempo na tela do notebook. O ZenBook conta com SSD's que podem variar de 256GB até 1TB, o que é um valor muito generoso para um armazenamento tão rápido. Seu processador Intel de última geração irá dar conta do recado dos softwares e aplicativos disponíveis no mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Notebook Asus ZenBook - i5 8GB 256GB SSD

3. Notebook Asus ZenBook - i5 8GB 256GB SSD

Asus ZenBook é outro modelo premium, só que bem mais em conta que nosso primeiro colocado. O que mais chama atenção nesse modelo é seu design, começando por seu teclado e touchpad, que possuem iluminação e cor metálica de fundo. Combinando com sua seu design, sua tela de LED IPS possui uma ótima qualidade de imagem com suporte a resoluções Full HD (1920 x 1080 pixels). Sua tela também possui tecnologia flicker free, para reduzir o cansaço visual de usuários que passam bastante tempo na tela do notebook. O ZenBook conta com SSD's que podem variar de 256GB até 1TB, o que é um valor muito generoso para um armazenamento tão rápido. Seu processador Intel de última geração irá dar conta do recado dos softwares e aplicativos disponíveis no mercado.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Notebook Acer Aspire Nitro 5 - GTX1650 i5 8GB 512GB SSD

4. Notebook Acer Aspire Nitro 5 - GTX1650 i5 8GB 512GB SSD

Acer Aspire Nitro 5 é um primeiro notebook gamer da nossa lista, um modelo gamer de entrada e o melhor custo-benefício entre os notebooks gamers. O modelo se destaca pelo desempenho, a placa de vídeo GTX 1650 conseguirá rodar todos os jogos em configurações médias, entregando um ótimo desempenho. Jogos mais leves como LoL, CS GO, Dota 2 e Fortinite, podem ser jogados na configuração alta. Para acompanhar a placa de vídeo, o processador do notebook é um intel i5 de nona geração, que tem um desempenho de notebook premium. Além do processador, o SSD de 512GB dará conta de armazenar tudo que você precisa, filmes, séries, aplicativos ou jogos.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Notebook Dell G3 - GTX1650 i5 8GB 512GB SSD

5. Notebook Dell G3 - GTX1650 i5 8GB 512GB SSD

Dell G3 é o principal concorrente do Acer Aspire Nitro 5. O notebook possui configurações bem semelhantes ao seu concorrente, o que coloca ele como mais um notebook de entrada. A placa de vídeo é uma GTX 1650, que dará conta dos jogos em configurações medianas. Seu processador também é um i5 de nona geração, sua memória de é de 8GB e seu SSD é de 512GB, uma configuração bastante forte para um notebook de seu preço. A tela do notebook é de 15 polegadas, resolução full HD, IPS com antirreflexo, perfeito para quem pretende jogar por muito tempo.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Apple MacBook Air - i5 8GB 128GB SSD

6. Apple MacBook Air - i5 8GB 128GB SSD

Se você busca um modelo da Apple, Macbook Air é o melhor notebook da Apple no mercado. A principal vantagem de ter um notebook da Apple é que alguns aplicativos são exclusivos para seu sistema operacional, o MacOS. Então, além da sua elegância, muitos designers, programadores e editores preferem o Macbook por esses softwares exclusivos. Em termos de desempenho, o Macbook não deixa a desejar tanto, o modelo conta com um processador i5, 8GB de memória RAM e SSD de 128GB.

Ver na Submarino Ver na Americanas
Notebook Legion Y540 - RTX2060 i7 16GB 512GB SSD

7. Notebook Legion Y540 - RTX2060 i7 16GB 512GB SSD

Se você busca um modelo Gamer de ponta, o Lenovo legion 5i é o notebook mais recomendado. O modelo conta com uma placa de vídeo RTX 2060, capaz de rodar jogos mais robustos em configurações elevadas. O processador é um i7 de décima geração, um dos modelos mais fortes para notebooks. Sua memória é de 16GB e seu armazenamento é SSD de 512GB de capacidade, sulficiente para colocar bastante jogos no seu notebook.

Ver na Lenovo
Notebook Ideapad L340 - i7 8GB 1TB

8. Ideapad L340 - GTX1050 i7 8GB 1TB

O Ideapad L340 da Lenovo é outro notebook gamer da nossa lista, com as configurações bem parecidas com os dois primeiros modelos já citados. O notebook possui placa de vídeo GTX 1050, processador intel i7 de nona geração, HD de 1TB e memória RAM de 8GB, uma boa configuração para rodar jogos com configurações médias.

Ver na Amazon Ver na Americanas
Notebook Dell Inspiron 15 3000 - i5 8GB 2TB

9. Notebook Dell Inspiron 15 3000 - i5 8GB 2TB

Dell Inspiron 15 3000 é uma ótima versão para quem busca custo-benefício da marca Dell. O modelo conta com um processador de oitava geração, que pode variar de i3 a i7. Seu HD possui um armazenamento de 2TB e, por mais que não seja SSD, possui um ótimo desempenho para rodar seus softwares favoritos. A placa de vídeo do modelo é uma AMD Radeon 520, que pode te ajudar com jogos mais leves e aplicativos, mas que não dará conta de jogos mais pesados. O sua tela de 15.6 polegadas possui antirreflexo e consegue suportar uma resolução Full HD.

Ver na Amazon
Notebook Ideapad S145 - Celeron 4GB 500GB

10. Notebook Ideapad S145 - Celeron 4GB 500GB

Se você busca um notebook de entrada, a Lenovo possui uma versão do Ideapad S145 com configurações mais modestas, mas sulficientes para executar tarefas mais simples como redes sociais, aplicações de escritório e assistir vídeos e filmes. O notebook conta com um processador Celeron, 4GB de RAM e 500GB de armazenamento, um desempenho satisfatório para um notebook de entrada.

Ver na Amazon Ver na Americanas

Como escolher o melhor notebook para você

Notebook é mais um daqueles produtos cheio de especificações. Você tem que analisar diversos pontos como processador, ram, sistema operacional, tela, entre outras coisas.

A primeira dica é ficar atento às suas necessidades. Se você procura um notebook para jogos, você precisará de um notebook que tem foco maior na placa de vídeo. Se você procura um notebook empresarial, você terá que focar em seu processador e armazenamento.

É sempre importante ficar atento ao seu orçamento, pois existem notebooks de todos os tipos de preço. Os mais básicos estão na casa dos 1000 reais, mas podemos encontrar modelos que passam de 10.000 reais.

Agora, vamos conferir quais os principais critérios que você deve ficar atento na hora de escolher seu novo notebook.

Processador

O processador é a principal válvula de desempenho de um notebook, tendo uma influência maior que a memória, armazenamento e o disco rígido.

Um bom processador realizar diversas tarefas sem que o notebook trave, seja utilizar um programa de edição de imagens ou rodar um jogo mais pesado.

Existem diversos tipos de processadores no mercado, você deve ficar atento para ver qual o modelo dele, sua quantidade de cores e sua geração. Na maioria dos casos, você vai lidar com um processador Intel, que podem ser distribuidos como i3, i5, i7 e de diversas gerações. Quanto maior forem esses números, mais desempenho o processador terá.

Para usuários mais casuais, é recomendável pegar um notebook que tenha, pelo menos, um processador i3 de sexta geração, para não ter dor de cabeça ao usar fazer coisas mais simples, como navegar na internet e utilizar redes sociais.

Memória RAM

A memória RAM também está ligado ao desempenho do notebook. Um sistema operacional trabalha alocando memória em todos os aplicativos que você usa. Então, quanto mais memória seu notebook tiver, mais velocidade você terá na execução de seus aplicativos.

Alguns aplicativos não funcionam se seu notebook não atender os requisitos minímos de memória RAM, outros funcionam, mas com um desempenho muito lento. Por isso, assim como processador, memória é um dos itens que você não pode economizar tanto na hora de comprar seu novo notebook.

Nós recomendamos que você pegue um notebook com 4gb de memória, no mínimo. Se você vai utilizar notebook para tarefas mais pesadas, como jogos ou edição de media, recomendamos que você pegue um notebook que tenha 8GB ~ 16GB de memória RAM.

Vale a pena lembrar que você pode colocar pentes de memória adicionais depois, desde que seu notebook tenha mais slots de memória, mas você teria que abrir seu notebook, o que envolve a garantia.

Sistema Operacional: Mac OS ou Windows

É importante você ter uma noção prévia do sistema operacional que você deseja utilizar, pois muitos aplicativos são exclusivos para Windows ou Mac OS.

O Windows é, disparado, o sistema operacional mais utilizado no mundo. O Windows é mais recomendado se você busca um notebook para jogar e executar tarefas de escritório. Além disso, possui a vantagem de ser um sistema operacional mais simples, até para quem é mais leigo.

O Mac OS é o segundo sistema operacional mais utilizado do mundo. O sistema operacional da Apple se destaca em edição, então, se você busca um notebook para editar imagens, vídeos, música, nós recomendamos muito o Mac OS, devido aos seus excelentes aplicativos exclusivos para essas funções. Outro vantagem dele em relação ao Windows, é que o sistema operacional é mais bonito e possui fontes melhores.

Além desses, existem outros sistemas operacionais como Linux e Chrome OS, mas são bem mais limitados em relação aos dois mais utilizados.

Armazenamento: HD ou SSD

O HD ou SSD tem a função de armazenar arquivos em seu notebook, quanto maior for a capacidade de armazenamento, mais arquivos você pode ter. Além de armazenamento, o HD normal e o SSD também tem uma relação com o desempenho.

A diferença do HD e SSD é uma coisa bem simples de entender, o HD é mais barato, enquanto o SSD é mais caro e mais rápido. Um HD de 1TB custa aproximadamente o mesmo valor de um SSD de 240GB, uma capacidade de armazenamento quase 4x menor que a do HD, mas o SSD possui uma velocidade maior, em comparação ao HD.

Se você planeja armazenar filmes, séries, fotos e músicas, recomendamos que você pegue um HD normal. Caso você opte pelo desempenho, para jogous o apps mais pesados, você pode pegar um SSD com menos capacidade de armazenamento. Agora, se você quer desempenho e armazenamento, você pode pegar um SSD com bastante armazenamento.

É importante lembrar, o SSD por si só não traz desempenho, o desempenho do notebook é uma junção de processador, memória, tipo de armazenamento e placa de vídeo.

Placa de vídeo: Intel, AMD e Nvidia

A placa de vídeo é um assunto que interessa mais quem busca um notebook para jogar jogos mais pesados, tipo os games de consoles.

A primeira coisa que precisamos entender é que todo notebook tem uma placa de vídeo, geralmente essa sendo integrada com a placa-mãe. Por outro lado, o notebook gamer tem uma placa de vídeo dedicada, que seria uma placa de vídeo mais potente que a integrada.

As marcas mais comuns de placa de vídeo dedicada são NVIDIA e AMD, embora esta última marca possua diversos notebooks com placa de vídeo integrada. A principal linha de modelo da NVIDIA é a GTX, enquanto a AMD possui uma linha chamada RX.

Para você rodar os jogos atuais, com configurações médias, pelo menos, você precisará ter no minímo uma GTX 1050 Ti ou RX 560, lembrando, quanto maior for o número do modelo, mais desempenho terá a placa de vídeo.

Caso você esteja na dúvida e queira comparar diferentes modelos de placa de vídeo, existem diversos sites que te ajudam nisso, basta você pesquisar no Google uma placa x a outra.

Tela

A tela é outro fator que vale a pena ser considerado. Dentro dos critérios da tela, temos alguns subcritérios como polegada, resolução, tipo de painél, touch screen e outras tecnologias.

É importante ficar atento se você precisa de um notebook menor para seu uso diário, porque um notebook maior pode ser um impecilho, principalmente se você tiver que ficar transportando ele de um lugar para o outro.

A resolução também é um fator a ser considerado. Recomendamos que você pegue um notebook com a resolução miníma de 1366 x 768, para conseguir executar vídeos e fotos em alta definição.

Assim como resolução, busque um notebook que tenha cores vivas e bons níveis de brilho. Já que o aparelho irá te acompanhar ao longo de anos, pegue uma versão que tenha uma tela agradável aos olhos.

O tipo de painél é algo que vale a pena ser mencionado. Existem dois principais tipos de painéis: TN e IPS. O painél TN tem um custo de produção mais baixo e tem melhor tempo de resposta para games, mas as cores são menos vivas e tem menos brilho. O painél IPS oferece um brilho e cor melhor, tem o custo de produção mais elevado, porém é bastante acessível.

Se você passa bastante tempo em frente ao computador, existe uma tecnologia chamada flicker free que reduz o cansaço visual e dores de cabeça. Essa tecnologia geralmente é mais encontrada em modelos IPS, mas também pode ser encontrada em notebooks com tela do tipo TN.

O painél touch screen é outra tecnologia que pode facilitar sua vida, mas muitas pessoas preferem não usar, porque além de deixar marcas de dedo na tela, muita gente prefere usar mouse ou touchpad.

Bateria

A bateria é um fator muito importante, principalmente se você não tiver muito tempo para carregar seu notebook ao longo do dia.

Uma bateria legal precisa durar de 6~8 horas fora da tomada, isso enquanto ela for nova. Uma coisa que precisamos entender é que a maioria das baterias perderão vida útil e passarão a durar menos horas, então priorize bateria se você vai passar muito tempo sem carregar seu noteboook.

É importante priorizar algumas marcas como a Dell, Lenovo e Apple, que oferecem um ótimo suporte contra problemas de bateria e energia de seus aparelhos. Além disso, é muito fácil encontrar novas baterias e carregadores dessas marcas para repor as antigas peças.

Melhores marcas: Dell, Lenovo, Apple, Asus e Acer

Notebook é um produto que costuma dar muita dor de cabeça quando o mesmo dá um problema. Escolher uma boa marca é garantir que o problema será resolvido caso o aparelho apresente algum defeito.

As principais marcas do mercado são Dell, Lenovo, Apple, Asus e Acer, além de terem um ótimo suporte, serviço de garantia e assistência técnica, são marcas que são conhecidas pelos seus produtos de qualidade e ótimo custo-benefício, como é o caso da Apple.

Tipos: Notebook, Ultrabook, Macbook ou Chromebook

Quando você for comprar um notebook, você verá um monte de nomes diferentes, a maioria deles sendo apenas um nome comercial como Ultrabook, Macbook ou Chromebook.

Macbook são os laptops fábricados pela Apple, com Mac OS instalado como sistema operacional, que é seu maior diferencial em relação aos outros notebooks. A principal vantagem do Macbook são alguns aplicativos exclusivos que só podem ser instalados em um Mac OS, mas acaba que é a principal desvantagem também, já que não recebe diversos aplicativos do Windows.

Um Ultrabook é um Notebook mais fino e mais leve, geralmente pesa em torno de 1 quilo, possuem processadores Intel, sistema operacional Windows 10, uma boa bateria e armazenamento SSD. Ultrabook é uma nomenclatura criada pela Dell para concorrer com o Macbook da Apple.

O Chromebook é uma versão lançada pelo Google, muito parecido com o Ultrabook e Macbook, que assim como esses, possui um sistema operacional exclusivo chamado Chrome OS. A principal proposta do Chromebook, é ser um notebook simples, fácil, leve, rápido e que tem seu funcionamento focado na nuvem, totalmente ligado aos serviços do Google, como Google Drive e Google Docs.

FAQs - Notebooks

📗 O que um notebook precisa ter?

Existem algumas coisas que você precisa ficar de olho na hora de escolher seu notebook. Para que seu notebook tenha um desempenho legal, ele precisa ter um bom processador e uma boa memória RAM. Se você busca um notebook para jogos, ele precisa ter uma boa placa de vídeo. E se seu objetivo é passar pouco tempo com ele ligado direto na tomada, é recomendado escolher um notebook que tenha uma boa bateria, que dure pelo menos 6 horas direto sem ligar na tomada.

📗 Como escolher um notebook?

Existem diversos critérios que podemos analisar antes de escolher um novo notebook para comprar. Processador, memória RAM, HD, tela, tipo, bateria e marca são alguns desses critérios que você ficar ligado na hora de escolher seu novo notebook. Em nosso link, separamos uma seção especial para ensinar você a como escolher seu novo notebook.

📗 Qual notebook comprar em 2020?

Separamos os melhores modelos de notebooks para você que não quer perder tempo e dinheiro na hora de escolher seu novo laptop. Dell XPS, Inspiron, Ideapad e Macbook são alguns modelos que selecionamos como os melhores notebooks disponíveis no mercado. Confira nosso post e escolha o notebook mais adequado para as suas necessidades.

📗 Onde comprar notebook?

Você vai encontrar notebooks vendendo em diversas lojas, mas sempre recomendamos que você compre um notebook em uma loja confiável, que ofereça suporte, assistência, garantia e outros recursos. Além das lojas oficiais de cada marca, recomendamos a Amazon, Americanas, Submarino e Shoptime como algumas das melhores lojas para você comprar seu notebook. Em nossa lista, separamos alguns links com ótimas ofertas dos nossos modelos selecionados